Ontologia e Alienação

Ontologia e Alienação Norma Alcântara

Resenhas - Ontologia e Alienação

@bibliotecagrimoria 31/01/2024

Não é um texto pra iniciantes. A autora se propõe a elucidar a relação entre ontologia e alienação na obra do marxista húngaro Gyorg Lukács, Para uma Ontologia do Ser social.
Os conceitos trabalhados são um tanto complexos pra um leitor de primeira viagem. O debate filosófico sobre como o desenvolvimento do capitalismo está perpassado por sofisticações alienantes, que se sutilizam na medida em que as técnicas e complexidades da sociedade se transformam, está em grande parte abordado na obra.
São muitos os pontos que podem contribuir para um estudo ontológico do ser social a partir de uma perspectiva marxista no texto de Lukács apresentado pela autora, tendo o trabalho por base na análise. Mas o que me chamou mais atenção foi o tópico sobre economia e violência, com trechos do famosp capítulo sobre a acumulação primitiva, do Capital de Marx. Nele a autora explica como a própria economia é estruturada contendo em si a legitimação da violência.