O Livro de Cinco Anéis

O Livro de Cinco Anéis Miyamoto Musashi

Resenhas - O Livro dos Cinco Anéis

Laiz 19/06/2020

- fiquei até 3 da manhã lendo um livro de 1600 e bolinha sobre um samurai ensinando várias coisas sobre espadas e lutas e tal
- gostei muito da parte da água que fala sobre ser adaptável, uma característica que eu gostaria de desenvolver

Mayara 11/06/2020

O livro dos cinco elementos
Um bom livro, de onde se podem tirar algumas técnicas e adaptar para vida e outros segmentos além da arte militar. No entanto é bem específico para lutas de espadas, por isso depende da interpretação de cada um para extrair ensinamentos sobre estratégia no geral.

Daniel Sampaio 11/06/2020

Um excelente guia atemporal da arte do combate e da guerra
A obra é repleta de preciosos princípios pertinentes à arte dos duelos ou combates individuais - contra um ou vários adversários - e também da coordenação de exércitos em um teatro de guerra. A experiência do autor é notória e a ênfase que o mesmo coloca na importância da prática, da experiência e do treinamento contínuo é notória. Seus princípios de focar na destruição do inimigo, empregando o ritmo e a energia necessários com a devida imprevisibilidade, são notórios. Recomendo.

Erick 19/05/2020

Sabedoria Oriental
Um livro importante, não pelo aspecto teórico onde o autor ensina meios como manejar espadas (por exemplo), mas, pela sabedoria dos ensinos que fará com que você possa gerenciar, através do seu "auto-conhecimento", os desafios (espadas) da vida.

Fernando 18/05/2020

Um livro antigo que, à sua maneira, destaca quanto às técnicas de batalha (sobre posições, ataques, guardas). Infelizmente, o livro tão somente cita tais estratégias, sem se aprofundar nestas e, portanto, deixando apenas um vago ensinamento.

Albino 09/05/2020

Um livro para nosso espírito guerreiro.
Muito se fala do livro "a arte da guerra" de Sun Tzu como guia para empresários e pouco se fala de Miyamoto Musashi. ? *MUSASHI (1584-1645)* foi um lendário samurais, invencível. Se recluiu por 20 anos para entender o verdadeiro espírito do samurai e escreveu este livro O LIVRO DOS CINCO ANÉIS.

Dividido em 5 partes. O LIVRO DA TERRA, conduz ao entendimento dos fundamentos do Caminho; O LIVRO DA ÁGUA conduz pela essencialidade e adaptabilidade; O LIVRO DO FOGO trata do combate e das vitórias; O LIVRO DO VENTO é sobre a amplitude do entendimento e da percepção; O LIVRO DO VAZIO trata do NADA, quando alcançamos a completude do conhecimento.

Apesar de ser, e foi feito para ser, um livro técnico para guerra e o combate, em sua leitura, e sua filosofia, de que "os mesmos princípios utilizados para vencer um único homem podem ser aplicados para derrotar 10 milhões de inimigos" e "o estado espiritual do guerreiro em combate não deve diferir do que é nos dias normais", nos conduzem a necessidade de agir sem atos inúteis e sempre treinar para uma capacidade elevada de enxergar a situação, estarmos sempre alertas e, inclusive, pensarmos como se fossemos nosso inimigo.

Traz tambem outros elementos e reflexões levando a conclusão para que se "tenha apenas o espírito como instrumento para alcançar a virtude suprema. Isso sim é o que maisio importa". Recomendo muito esse livro, que me foi apresentado como entretenimento ainda em minha fase infantojuvenil (através do recomendável mangá Vagabond), depois em um primeiro momemto de minha vida adulta, compreendendo mais sobre as responsabilidades e valores (2014, quando adquiri essa linda edição da @editoraconrad ); e agora, em um dia frio, reli com ainda mais apreço e novas notas para reflexão e aprimoramento do Caminho.

Andre.28 21/04/2020

A Arte do Guerreiro Japonês
Se você deseja aprender técnicas de luta samurai, ou compreende que a história é feita de arquétipos da vida real, com atmosferas distintas, e quer aprender técnicas de sobrevivência em batalhas com espada (ou na vida quem sabe), O Livro dos Cinco Anéis de Miyamoto Musashi é o livro indica. Escrito em 1645 esse livro é um retrato da sociedade japonesa do final do século XVI e Inicio do século XVII. Nascido em 1580 no Japão, Miyamoto Musashi viveu um período inédito até então no Japão, com a centralização do poder na mão de um grupo político, grandes expurgos, convulsões sociais que abalaram as estruturas políticas “quase feudais” do país, e classes sociais muito bem dividas em uma estrutura social rígida formavam o panorama da época.

Miyamoto foi um grande guerreiro samurai com fama em sua época, muito embora se saiba que no final do século XVI os próprios samurais foram expurgados com a acessão do shogunato Tokugawa e a perca do poder dos “feudos locais” e aparelhamento do imperador, que passou apenas ter poder simbólico. O relato de Miyamoto representa os aspectos da vida de um samurai que anda errante (ronin) Quando os grandes exércitos provinciais foram gradualmente desmantelados, muitos samurais passaram a vagar pelo país, desempregados pela era de paz que se iniciava. Ainda havia alguns samurais junto aos Tokugawa e aos senhores provinciais, porém em pequena quantidade. As hordas de samurais sem ter o que fazer se viram de um momento para o outro, numa sociedade regida inteiramente pelas antigas regras de cavalheirismo e fidalguia que lhes eram tão caras, mas onde, ao mesmo tempo, não havia mais lugar para guerreiros. Os samurais tornaram-se, assim, uma classe invertida, mantendo vivos os antigos ideais de conduta pela devoção às artes militares, com um fervor que só os japoneses são capazes. Foi a essa época que floresceu o Kendô. Kendô, ou o Caminho da Espada, sempre fora sinônimo de nobreza no Japão.

O livro prega técnicas de luta através do método da escola de esgrima Ichi. O método pelo qual o autor se expressa se chama “Caminho da Estratégia” que fará com que o guerreiro seja guiado ao “Espírito Verdadeiro”. Dividido em cinco livros (anéis) esse livro mostra através dos conceitos de Terra, Água, Fogo, Tradição (vento) e Nada toda uma gama de técnicas de luta com espadas samurais. A intenção é treinar muito para “Conhecer o Momento”, avaliar as situações com calma e determinação, estudar o inimigo nos mínimos movimentos e detalhes, e aplicar a melhor estratégia para vencer seu oponente de batalha.

Em termos linguísticos o livro não trás grandes coisas. há uma grande repetição de palavras, frases como: “aprenda isto” ou “fique atento isso”, não ajudam muito o livro a ter atrativos. Em termos literários esse livro se encaixa na ideia de interpretação que você dá. É tipo uma “Arte da Guerra” japonesa que pode (e é) ser utilizado em ambientes corporativos como instrumento para entender e montar técnicas de trabalho, ou entender o mercado competitivo. É bem difícil categorizar esse tipo de narrativa. Ler ou não ler? Acho que cabe o leitor medir a situação. Obviamente o livro é recheado de vícios de linguagem de época, mas tem seu valor se não olharmos literalmente. Há sempre novas interpretações, e que eu saiba não somos parte de uma sociedade samurai (rsrsrs).
Priscilla 14/10/2022minha estante
Alguém me ensina como abrir o livro eu não tô conseguindo

Priscilla 14/10/2022minha estante
Tem que esperar?

Luciano.Martins 28/03/2020

Shu
Legal

Calisto 28/03/2020

Muito bom, aprendi muito sobre os ensinamentos que um samurai deve ter segundo a escola de makoto musachi Mestre da escola nito Chi ryu... desde o estado de espírito ao modos, postura, olhar
Velocidade de ataque e várias outras coisas é aprendi muito sobre o uso de duas espadas.

Victor.Sadi 18/03/2020

É um livro ok
O livro é bom traz ensinamentos excelentes porém não e isso tudo é ele e sempre focado na luta e é o propósito agora por que associam esse livro a estratégias no mercado empresarial sério isso? Cada um lê da forma que quer a editora escrever isso na orelha do livro acho que deturpa o real objetivo da obra mas no final das contas ela e boa me fez ter interesse no romance Musashi

Ratinha de Biblioteca 10/02/2020

Manual de artes marciais
Fui enganada pelo subtítulo! Esse é um livro sobre artes marciais e estratégias de guerra. Há algumas dicas úteis que se poderia utilizar no mundo dos negócios, mas o foco aqui é outro.

Mandark 08/02/2020

Faz mais sentido se você já leu a trilogia.
Os ensinamentos do Musashi casam bem com a narrativa da sua vida, a descrição dos seus duelos e a forma como ele sempre encaminhou seu aperfeiçoamento como homem... Às vezes de difícil compreensão, em poucas partes relacionadas com a descrição das estratégias, no geral a leitura eh agradável e muitas partes podem facilmente serem aplicadas a outros campos da vida, em geral.

Maiara.Alves 30/12/2019

O livro possui ensinamentos interessantes, além de ser uma janela para um período da história do Japão e a sua cultura. Para quem gosta de samurais, do Musashi ou de livros de estratégia/modo de vida, este é um ótimo livro.
Esta edição em capa dura está muito bem acabada e também conta com excelentes textos introdutórios sobre a época e o contexto histórico em que o livro foi escrito e uma pequena biografia do Musashi.

Gnomot13 21/09/2019

Uma grande ideia que não consegue ser passada...
Musashi pode ter sido um exímio espadachim, samurai e mts outas coisas. De repente até um bom professor em vida. Mas não tinha grandes capacidades metodológicas para a passagem do seu conhecimento, peloemos não através da escrita. O livro vale pelas ideia interessantes que iluminam a mente em algumas passagens. Mas deixa mt a desejar com suas descrições e tentativas de ensinar.