The Boy in the Striped Pyjamas

The Boy in the Striped Pyjamas John Boyne

Resenhas - The Boy In The Striped Pyjamas

Amanda 12/02/2021

Com um olhar sensível, John Boyne, nos mostrou a inocência das crianças, que não entendiam muito bem o momento histórico triste que foi o Nazismo.
Bruno é apenas um garoto que, após se mudar de Berlin, busca uma nova amizade, e a encontra quando conhece o Shmuel. Aos poucos eles vão se tornando grandes amigos, e Bruno imagina uma vida completamente fantasiosa nos campos de concentração, sem entender o porquê de haver uma separação entre eles.
Foi uma leitura, que me fez refletir, como deve ter sido confuso as crianças judias, o período do Nazismo. E também, como o sistema político é capaz de corromper crianças, seres inocentes como o Bruno, e conduzi-las a cometer atrocidades.

mbpedago 03/06/2014

História (e consequências) para não esquecermos
A leitura em inglês da obra permitiu conhecer a estória no contexto dos campos de concentração nazi-facistas da Alemanha e, especialmente, na perspectiva do olhar infantil. O enredo sobre o papel do homem (general) e da família, as obrigações militares e o distanciamento das crianças da história e da política da vida contidiana trazem consequências. Se o contexto das guerras e do holocausto já demonstram a importância da leitura da obra, outro aspecto se destaca nessa leitura: política, história e diálogo não devem se restringir aos chamados "adultos". Para quem quiser se arriscar na leitura da obra em inglês é um nível pré-intermediário x intermediário que contribui para conseguir compreender o enredo e expandir o vocabulário na língua estrangeira. Vale a pena!