Red Sparrow

Red Sparrow Jason Matthews




Resenhas -


1 encontrados | exibindo 1 a 1


Lauraa Machado 29/04/2018

Poderia ter sido muito melhor
Quando o filme inspirado em algum livro é lançado, o livro sempre acaba ficando mais conhecido, principalmente entre as pessoas que gostaram muito do filme. Mesmo super apoiando a popularidade que Red Sparrow está ganhando com o filme, acho bom começar deixando claro que não é todo mundo que vai gostar do livro.

Eu tinha expectativas para ele, é claro, mas muitas delas eram 'ruins'. Ou seja, esperava que ele não fosse muito rápido, que fosse mais sério, que tivesse muitos detalhes e que era o primeiro livro de um autor que nem sempre foi escritor. Esperava também que fosse um livro com personagens complexos, com trama inteligente e que mostrasse lados feios e lados bons da vida de espião.

Absolutamente todas as minhas expectativas foram correspondidas, mas nem sempre para o bem. Vou começar falando de algo que gostei no livro, os personagens. Todos foram bastante complexos, até mesmo os mais secundários. O jeito do Jason Matthews de narrar ajudou a mostrar a história de vida de todo mundo, mesmo de quem aparecia pouco, o que foi sempre interessante. Não me decepcionei realmente com os protagonistas, a Dominika e o Nate, mas eles não conseguiriam fugir de duas das minhas críticas.

Como muitas outras coisas, seus sentimentos e ações foram descritos de um jeito um pouco técnico demais. Foi impossível não notar que os dois poderiam ter tido muito mais carisma, mas que a narrativa atrapalhou nesse caso. Essa é crítica (que vou explicar mais para baixo) que afetou bastante os personagens. A outra é especificamente para eles. Eu leio na maior parte do tempo livros escritos por mulheres e sou bem feliz assim. Deu para ver em muita coisa, principalmente sobre a Dominika, que este livro foi escrito por um homem. Do mesmo jeito que já vi escritoras mulheres às vezes exagerarem e transformarem seus personagens homens em idealizações, Jason Matthews fez isso com Dominika. As minhas cenas favoritas do livro eram dela, principalmente quando ela interagia com o Nate, mas algumas ficaram bem forçadas, um pouco toscas e claramente feitas pela imaginação de um homem hétero. Pior ainda era o quanto a maioria delas era desnecessária.

Por causa disso principalmente, e por todo o resto, o romance muitas vezes se tornou desconfortável, um pouco difícil de convencer. O livro parece ser uma junção de dois livros diferentes, na verdade. As duas metades têm o mesmo ritmo e alguns dos mesmos problemas, mas o romance e a relação dos dois é melhor na primeira, que ironicamente é aquela em que eles ainda não têm realmente um romance declarado.

A vantagem de ter um ex-espião escrevendo o livro ficou clara quase o tempo todo. Sempre que alguma técnica, algum detalhe ou algum procedimento aparecia e era discretamente explicado, dava para ver a competência do autor nessa questão. Essa parte foi sempre interessante também, mesmo que ele ter sido espião tenha causado um dos meus maiores problemas com o livro.

Dá para ver que Jason Matthews não é escritor em primeiro lugar. Falta um pouco mais de desenvoltura na prosa dele, de ritmo narrativo. Eu já esperava que o livro fosse muito detalhado, mas ele passou do limite nessa questão. Dá para entender, é claro. Ele veio de uma profissão em que precisava prestar atenção a tudo de um jeito quase técnico, e sua narrativa mostra isso o tempo todo. As inúmeras descrições de cômodos, roupas e comidas atrapalham demais e não são necessárias em nenhum momento para absolutamente nada. Isso deixou o livro em um ritmo muito arrastado e lento, com muita, mas muita informação inútil que atrapalha o foco na trama.

E o problema não são só as descrições. Eu esperava que o livro fosse mais sério e centrado, não alucinado e cheio de cenas de ação, mas, do jeito que foi escrita, a história nunca chegou a me envolver de verdade. Teve uma única cena em que me senti realmente intrigada pelo que aconteceria, mas voltei a perder o interesse umas cinco páginas depois. O enredo não é dos melhores, extremamente linear e sem clímax, sem tantos mistérios, sem reviravoltas. Para um livro de espionagem, ninguém inesperado foi traidor e nenhum segredo foi mantido longe do leitor. Nas últimas páginas teve uma sombra de uma reviravolta, mas que não chegou a fazer qualquer diferença mais para mim.

Mesmo assim, o enredo não teria sido um problema se a narrativa fosse mais atraente, mais dinâmica. Queria que o livro tivesse me entretido mais, e não se tornado quase um peso que eu tinha que terminar. Ainda tenho esperanças de que o próximo seja melhor, já que esse foi o primeiro e (quase) todo mundo fica melhor a cada livro que escreve. Foram poucos, mas em alguns momentos tive a clara impressão de que o autor pode se tornar um grande contador de histórias, em vez de um cara que sabe fazer um relatório detalhado sobre um caso de espionagem, como esse livro pareceu ser.
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR