Um Contrato Com Deus e Outras Histórias de Cortiço

Um Contrato Com Deus e Outras Histórias de Cortiço Will Eisner

Resenhas - Um Contrato Com Deus

robespierr3 08/07/2023

Arte linda e histórias profundas
Como pessoa que estuda quadrinhos, ler Will Eisner me fez refletir muito sobre o conceito de graphic novel e a própria origem do gênero. As histórias são histórias que acontecem em um único lugar, o cortiço n° 55, os personagens são humanos de um jeito único sem forçar características perfeitas neles. Recomendo muito.

Pizza Fernandes 21/06/2023

Finalmente li uma obra de Will Eisner e pude compreender o porque de ser um autor tão aclamado. Os textos no início e fim ajudam muito a entender o contexto histórico da obra e a importância do autor para as histórias em quadrinhos. As quatro histórias contidas aqui são muito fortes, tem temas e momentos muito pesados que geram um incomodo muito forte em alguns momentos mas é exatamente esse peso que fez a obra ser esse marco. O autor mostra sua visão melancólica e crua do mundo de forma que nunca havia sido feita no genero até então e pensar que todas essas histórias tem um grau elevado de realismo traz um impacto muito maior na leitura. É uma hq que pode ser realmente incomoda em alguns momentos e entendo algumas avaliações negativas mas lendo e conhecendo seu contexto é possível entender o porque de ser considerada um clássico obrigatório dos quadrinhos

JeamSZ 02/05/2023

Outro Nível
É absurdamente incrível o que esse homem faz com a arte de quadrinhos, e lendo os extras, prefácios você dá o devido valor ao quadrinho ao mestre Will Eisner, foi a primeiro quadrinho de vários que quero ler dele, é INCRÍVEL

Geovana.Duarte 16/03/2023

Sinceramente isso não me parece valer nem uma estrela, comecei a ler pela primeira estória e do meio pro fim ela simplesmente acabou, até aí tudo bem mais veio as outras uma mais sem sentido que a outra, Sinceramente não me agradou em nada,mais isso é uma opinião particular talvez outros gostem.

Maria 19/03/2022

Razoável!
Serve como passa tempo. Leitura rápida! O conteúdo é interpretação de cada um.. eu particularmente não gostei, porém, a leitura e rápida e entre as 4 histórias, prefiro as duas primeiras.

Vitor.Castel 28/06/2021

Um Contrato com Deus
Graphic Novel do americano Will Eisner, traz quatro histórias sobre a vida dos judeus na América após a Segunda Guerra Mundial

jotaefesanchez 26/03/2021

Clássico é clássico... e vice versa
A Graphic Novel que deu origem ao termo "Graphic Novel".

Quatro belos contos do mestre Will Eisner que tratam de amadurecimento, perda, decepção e tantas coisas cotidianas.

Como obra em quadrinhos, é impressionante como ainda exibe uma narrativa tão atual em seu estilo. Um gênio da arte.

Jornal Nota 29/04/2020

Um Contrato com Deus & Outras Histórias de Cortiço, de Will Eisner: superfície e alma dos corpos
Um Contrato com Deus & Outras Histórias de Cortiço, de Will Eisner, é o primeiro quadrinho do autor após o sucesso de Spirit, com um intervalo de vinte anos entre uma produção e outra. Este tempo sem fazer HQs, de alguma maneira, como se algo ficasse encubado para pular para fora, serviu para que Eisner desenvolvesse sua técnica e atingisse uma maturidade em termos de percepção do mundo, resultando numa obra que é um verdadeiro marco nos quadrinhos americanos. O Livro gira em torno de um cortiço americano localizado na Avenida Dropsie, 55, no Bronx, e possui quatro histórias: Um Contrato com Deus, em que um sujeito, quando jovem, resolve assinar um contrato com Deus e segui-lo a risca até que sua filha morre e ele se sente traído pela figura divina; O Cantor de Rua sobre um homem que, como muitos, vai para os becos dos cortiços cantar por alguns trocados, após perder seus empregos nas principais casas da cidade, e conhece uma mulher que se diz diva da música e promete transformá-lo em um super cantor; O Zelador, que conta a história de um taciturno zelador de cortiço que, em sua solidão e taras, vê sua derrocada; e, por fim, Cookalein, sobre o período de férias das pessoas do cortiço em que renovam esperanças de uma vida melhor, casamentos, etc.

É muito comum em diversas análises sobre as obras de Eisner, se dizer que ele de alguma maneira “capta a alma das figuras” que representa, entretanto, o que vemos é justamente o oposto: o que parece claro em suas histórias é justamente aquilo que se debruça de subjetividade em seus corpos. Quase todos são entregues a seus principais vícios, como o Cantor de Rua que vê sua vida espelhada naquilo que a própria diva acusa de seu ex-marido, ou o Zelador que é facilmente deixado enganar por uma criança em troca de um níquel; São, ainda, figuras que se se veem a todo instante projetados em suas deformações, como Frimme Hersch, em Um Contrato com Deus, que não consegue projetar seu futuro para além de seu contrato e, sem ele, repete a história americana de sucesso e opressão aos mais pobres.

Resenha completa no link!

site: http://notaterapia.com.br/2020/04/29/um-contrato-com-deus-outras-historias-de-cortico-de-will-eisner-superficie-e-alma-dos-corpos/

Deza 11/01/2020

Agradável.
É interessante de maneira histórica, já que essa é uma "graphic novel" bem antiga (acho que é uma das primeiras). Não sou tão fã desse estilo de leitura, já que sou acostumada com mangá, mas ainda sim é uma leitura instigante e "gostosinha".

Guilherme Amaro 30/04/2018

Um Contrato com Deus
HQ de Will Eisner, publicado pela editora Brasiliense em 1988, contém 192 páginas.

A primeira história é a que nomeia o livro, Um Contrato com Deus: conta a relação de um homem que começa a refletir e indagar acontecimentos da sua vida à Deus.

O Cantor de Rua: o autor dá vida e homenageia personagens intrínsecos dos becos e cortiços dos subúrbios de New York.

O Zelador: está mais para mistério, protagonizado pelo zelador do prédio nº 55, é um homem asqueroso, arrogante e que carrega uma dose misteriosa e ameaçadora, e com isso todo o ódio dos inquilinos, por não fazer direito seu trabalho.

No último conto Cookalein: o comportamento abordado é diferente, mas o mais comum entre as pessoas e isso sobrevive até hoje, o desejo de grandeza, a curiosidade pelo que é do outro e mais acessível.

Matheus G. 08/12/2016

Eu tenho Will Eisner como um visionário. Para a época que as histórias foram publicadas, as temáticas e modo de abordagem são realmente impressionantes. Temos antes de tudo personagens humanos, que irão dialogar conosco a sua maneira. Muito bom, vale conferir.

Pedro 05/05/2016

Só quem já leu Eisner sabe, a arte sequencial é deveras maravilhosa!
A primeira Graphic Novel da história, uma inovação imposta por Eisner em 1978 e que não deixa nada a desejar quase 40 anos depois, mesmo com o avanço de técnicas narrativas e de ilustração, Will já sabia de tudo, sempre soube. Segundo Jotabé Medeiros do Jornal Folha de São Paulo, Um Contrato com Deus é um álbum excepcional que conta histórias Pré-Bukowskianas passadas num cortiço, em clima de dilacerante miséria moral que não perde de vista emanações poéticas. Sendo assim, de um ceticismo a toda prova. Eu não poderia concordar mais.