Contos de Anton P. Tchekhov

Contos de Anton P. Tchekhov Anton Tchekhov

Resenhas -

leticia2257 25/03/2024

Medíocre
Talvez seja mediocridade minha,na verdade
mas os contos tem um fim bastante mundano,é tudo muito entediante(ao mesmo tempo fui convencida-talvez pela narração- a ir até o final).

Ingrid145 01/02/2024

Muito bom!
Fiquei encantada com os contos de Anton Tchekhov! ?

A experiência com o audiolivro foi ótima! A narração deu vida às histórias e acredito que me fez gostar delas mais do que se as tivesse lido sem o áudio.

Amo livros que me fazem rir, e este foi um deles.

Estrelinhas: ????

Léo 06/11/2023

Estranho
Talvez estranho em um bom sentido? Primeira obra russa que leio, por isso o estranhamento. Interessante, vale a leitura, ainda assim.

Mari Pereira 06/10/2023

Maravilhada com o universo criado por Tchekhov...
Contos da vida cotidiana. Cheios de ironia, de um humor ácido delicioso!
Recomendo!

Camila de Almeida 05/10/2023

Sinopse da editora:
"Anton Tchekhov (1860 - 1904) é leitura obrigatória não só para quem está ligado ao teatro ou à literatura mas para quem se interessa em observar o ser humano. Às vezes, muito divertido, às vezes, dramático, Tchekhov tece sua prosa com todos os fios da alma humana. Nela cabem toda a grandeza e toda a mesquinhez inerentes ao ser humano. Cabem as contradições, as mudanças de opinião, as traições, a solidão cortante, o desejo de vingança, a graça das brincadeiras. Tudo isso pontuado por diferentes olhares. Tchekhov fala pelo ponto de vista de um soldado, de uma mulher e até mesmo de um bebê, como faz magistralmente no conto Gricha. Neste audiolivro, o ator Clóvia Tôrres empenhou-se para garantir a correta pronúncia dos termos em russo. Fez um trabalho detalhista e corajoso de registrar em áudio um dos maiores nomes da literatura mundial. A tradução ficou por conta de ninguém menos que Tatiana Belinky, uma das mais consagradas tradutoras de Tchekhov para o português. Nascida em São Petersburgo, em 1919, Tatiana veio com 10 anos para o Brasil e se fixou em São Paulo. Com seu trabalho de escritora e tradutora, tem hoje mais de 130 livros publicados e é ganhadora de diversos prêmios importantes na área literária."

Ah, o peculiar senso de humor russo! Tchekhov moldou situações inquietantes (e até revoltantes) do dia-a-dia de seus compatriotas em contos de uma hilariedade sarcástica sem igual. Bem divertido!

Luiz.Goulart 22/05/2023

Ouvindo Tchekov
Um áudio-livro que descobri ser uma excelente forma de ouvir contos curtos. Alguns dos 15 contos do livro são bastante poéticos, outros são dramáticos ou com um humor muito sutil. No primeiro conto, Gricha, Tchekhov fala pelo ponto de vista de um bebê, mas também temos pontos de vista de um soldado e de uma mulher. O conto O Bilhete de Loteria é hilário. Uma das vantagens desse áudio-livro é poder ouvir a pronúncia correta dos nomes dos personagens em russo pela voz do o ator Clóvis Tôrres. A tradução é de Tatiana Belinky, uma das mais consagradas e premiadas tradutoras de Tchekhov

Cris 19/05/2023

19.05.2023
É composto de 14 contos. Uns engraçados, outros tristes mas todos relatam a atitude, sentimento do ser humano diante de uma situação. Gostei bastante.

Carolina.Perdigão 20/04/2023

Meu primeiro livro do autor e uma grata surpresa. Os contos são excelentes e alguns com uma grande dose de humor. A leitura foi agradável e divertida.

Diego 06/03/2023

A grandeza da experiência humana dentro das pequenas coisas
O olhar de Anton Tchekhov, considerado um dos criadores do gênero CONTO, é um olhar particularmente subjetivo. Você não encontrará em suas histórias curtas grandes conflitos com finais extraordinários, nem viradas de tirar o fôlego. Não. Tchekhov pode, inclusive, deixar o leitor suspenso no ar, perguntando-se: "já acabou"?

Os contos de Tchekhov iniciam sempre com uma breve introdução dos personagens (com nome, sobrenome e "lugar no mundo") para depois nos conduzirem ao conflito principal, que será sempre baseado em questões humanas dentro do trivial do dia-a-dia. O cenário de um conto tchekhoviano pode ser uma dacha russa e seus habitantes. A trama será simples, envolvendo a família, e o desfecho, mesmo que imprevisível, não será "retumbante". Mas que não se confunda simplicidade com simplismo aqui. Inevitavelmente você refletirá sobre o conto. Você tentará compreender a psicologia dessa personagem - e está aí a importância do autor como um dos precursores deste gênero. Partindo do microuniverso de alguém você pode analisar questões sociais e psicológicas.

Tchekhov foi minha porta de entrada na literatura russa. Agora vamos continuar na trilha.

Lali 06/02/2023

Tchekhov traz em seus contos um estilo teatral, bastante descritivo, mas conseguindo manter a objetividade. Mantém o seu estilo realista, mas com tons satíricos, cheio de ironias, principalmente nos contos em que explora os pensamentos do narrador. Leitura interessante.

Bia Canuto 30/12/2022

Audiobook atrapalhou a experiência
Recomendo que leiam o livro, apesar da narração do audiobook da BibliOn ser muito bom, tive um pouco de dificuldade para me apegar e focar na história, talvez pq prefira ler palavras e contextos mais rebuscados do que ouvir. O conto da pai que quer conversar com os passageiros de sua charrete muito se assemelha aos Ubers e taxistas da atualidade, quando alguém especialmente idosos quiserem conversar com você, colaborem, pode ser um pedido de socorro. Outro conto que me marcou foi o do bebê, pensamentos que todos que já tiveram o receio de engravidar compartilharam em dor, esperança e medo.

Gigio 23/03/2022

Esse foi meu primeiro contato com Tchekhov, e foi um ótimo encontro.
São contos curtos, envolventes e divertidos (algo que eu não esperava).
Tchekhov é realmente merecedor de sua fama como contista, pode-se perceber isso nessa obra.