Enquanto Corria a Barca: Anos De Chumbo, Piracao E Amor - Uma Reportagem Subjetiva

Enquanto Corria a Barca: Anos De Chumbo, Piracao E Amor - Uma Reportagem Subjetiva Lucy Dias




Resenhas -


1 encontrados | exibindo 1 a 1


Luiza 06/01/2017

O que foram, afinal, os loucos anos 70?
Maravilhoso!
O livro esmiúça uma década (partindo de um pouco antes e encerrando um pouquinho depois). Pessoalmente, fiz uma viagem no tempo através do depoimento daquelas 30 pessoas que viveram a época e seu movimento de contracultura...
------------------
A jornalista registra as mudanças de comportamento que marcaram a década.
A radiografia minuciosa dos anos 70 claro que tem início com a descrição da revolução dos costumes dos anos 60, com o advento da pílula anticoncepcional. Lucy, por intermédio dos depoimentos de seus entrevistados, vai então caminhando pela década, relatando o movimento da contracultura no Brasil, a vida dos hippies, como o consumo disseminado das drogas foi um posicionamento político e um desafio ao sistema autoritário vigente, a resistência política, o incremento do movimento feminista, a discussão do casamento aberto e o depoimento pulsante de gays relatando tanto a dificuldade de se assumir perante a família e a sociedade repressora da época como gays assumidíssimos do grupo Dzi Croquetes e depois Ney Matogrosso dos Secos e Molhados revolucionaram o comportamento social de uma geração. A escritora fecha seu livro mostrando como a ditadura e os militares tiveram de ceder e conceder a abertura política e a anistia.
Com uma linguagem clara, sem rodeios, intercalando com os depoimentos sempre muito sinceros, bem-humorados e fidedignos, Lucy é muito criteriosa e cita exemplarmente suas fontes, não se esquecendo de ninguém.
Outro recurso usado pela autora que ajuda ainda mais a elucidar aquele período da história brasileira é o uso de canções da época.
(Trechos da matéria de Maurício Mellone, em "Favo do Mellone")
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR