A Escalada

A Escalada David Stevenson

Resenhas -

Jeff 18/03/2024

Um livro à altura do seu tema
A Primeira Guerra Mundial é um tema que, desde a escola, tive curiosidade em buscar mais sobre e saber mais detalhes a respeito das consequências que um evento dessa magnitude trouxe para a humanidade.

Nesse primeiro volume de um total de 4, o autor buscou trazer todo o contexto histórico pré-guerra e após o estopim que deu início a tudo, especificamente os primeiros meses, que vão de junho a dezembro de 1914. Mesmo sendo incrivelmente detalhado, acredito que não tenha funcionado tanto para mim porque são detalhes (muitos detalhes, mesmo) minuciosos a respeito das táticas, dos armamentos, doa posicionamentos, dos líderes, e muito pouco sobre a influência sociopolítica, que eu esperava muito mais disso no começo e no fim do livro. Isso acabou deixando a leitura um pouco morosa e cansativa - somando o fato de que só temos 2 capítulos para o desenvolvimento de todo o livro, além da exclusão de todas as 40 páginas iniciais e as figuras da contagem de páginas e as figuras.

Apesar disso, recomendo por ser um tema de extrema importância para a nossa história e principalmente por levantar dados e questionamentos sobre a real importância e todas as perdas que uma guerra pode trazer para toda uma civilização.