Leitura Dinâmica

Leitura Dinâmica William Douglas

Resenhas - Leitura Dinâmica

Viviane.Sansone 16/01/2023

Satisfeita
Gostei bastante do livro. Didático, leve, com exercicios praticos e boas dicas. Descobri alguns vicios de leitura que eu realmente tinha e estou tentando evitá-los para aumentar minha velocidade de leitura e poder ler cada vez mais. A parte de estudo de concurso tambem é interessante para quem tem esse foco. Recomendo.

Brito 24/01/2014

Leitura Dinâmica e Memorização Aplicada
Ao contrário de outros livros que tratam do mesmo assunto, a obra de Ricardo Soares e William Douglas não traz fórmulas milagrosas o aumento da velocidade da leitura ou a promessa de que você, ao terminar a obra, poderá ler de cinco a oito vezes mais palavras por minuto (ppm). A fórmula apresentada pelos autores é simples, prática e sincera: treinamento.

Em sua 15ª edição o livro ganhou um capítulo dedicado à técnicas de memorização. Além disso, o livro acompanha um cd interativo com exercícios para ampliar a velocidade de leitura e a captação.

A obra é dividida em cinco capítulos básicos (ou etapas como escrito no livro). Na primeira etapa o leitor é situado no processo de leitura e se prepara para possíveis mudanças em seu hábito de ler. Ainda nesta etapa o leitor estabelece seus referenciais por meio de testes de autoavaliação. Logo depois, na segunda etapa, os autores apresentam para o leitor alguns vícios e problemas que prejudicam a leitura. No terceiro momento, são apresentados alguns exercícios que visam o aumento da velocidade, a ampliação do campo visual e também são trazidas algumas estratégias de como pré-ler um texto/livro. Já na quarta etapa o leitor otimiza os aspectos qualitativos da leitura para a sua aplicação no estudo, no trabalho e na vida. Por último, um capítulo inteiramente dedicado à memória.

O livro é interessante. Lê-lo nos faz notar os vícios que temos e nos faz ficar mais alertas. Sua dimensão e aplicabilidade prática são notáveis.

Recomendo.

Marcus Lemos 05/09/2012

Dá resultado
Terminei o livro com a sensação de estar com mais dúvidas do que antes de iniciá-lo. Mas isso é bom, considerando que o livro é uma orientação à leitura dinâmica e não uma promessa de que lerá mil palavras por minuto, como prometem tantos cursos e materiais. Isso é que faz do livro ser bom: os autores são sensatos em sua proposta e realmente orientam à leitura, quebrando paradigmas dos nossos hábitos antigos de leitura, com seus vícios e erros, inserindo novos hábitos.

Não se pode criar a expectativa de encerrar o livro e sair por aí lendo dúzias de livros por semana. Não é bem assim: os autores fornecem um bom embasamento, te mostram o caminho e o segredo está no treinamento. É necessário não só realizar os exercícios do livro, mas aplicar as técnicas no dia a dia. E o interessante é que o resultado é evidente. Pessoalmente, tenho conseguido acelerar em muito a minha quantidade de palavras por minuto (apesar de ainda não conseguir sustentar a média por um longo tempo e precisar melhorar outros aspectos) e ainda estou encontrando o equilíbrio entre velocidade x compreensão.

Mas o fundamental, e os autores falam muito disso, é ter vontade de aprender, principalmente porque dependerá de muito treino, como eu tenho feito. Portanto, se encara o livro como algo mágico, do qual terminará e já saberá ler dinamicamente, não é para você. Por outro lado, se tem muita vontade (como foi meu caso) e está disposto a treinar muito, o resultado é inquestionável.

Minha crítica fica para as constantes menções de outro livro de um dos autores e inserção de trechos do mesmo. Fica a impressão de querer empurrar outro material para o leitor consumidor. Porém, não prejudica em nada a leitura.

Klebesson 20/01/2012

Pra quem realmente gosta de ler.
Esse livro é ótimo pra quem gosta de ler e fixar o que aprendeu durante a leitura. Nos ensina um método surpreendente para a leitura, nos faz ler os livros com muito mais prazer e rapidez sem perder o conteúdo, é magnifico.

Ricardo_PA 26/11/2011

Um bom manual de leitura dinâmica
Eu já tinha interesse em leitura dinâmica há muito tempo, mas só comecei a levar mais a sério recentemente, estudando para concursos. Já li e reli este livro e até fiz os exercícios direitinho durante algum tempo.
O livro é muito bom dentro do que se propõe, não ilude o leitor com promessas vazias. Claro que seu ganho de velocidade será proporcional à sua dedicação com os exercícios: a simples leitura do texto dificilmente trará algum efeito. É preciso fazer os exercícios, que são numerosos. O CD que acompanha a obra não é muito útil, acho que poderia ser bem melhor.

Já tinha lido outro livro de leitura dinâmica, mas foi há muito tempo e não lembro direito. Minha impressão atual da técnica é a seguinte: exige dedicação pra ter algum efeito, e mesmo assim não fará milagres. Acho que, na prática, meu ganho de velocidade foi em torno de 10 a 20%. Nada de dobrar a velocidade ou atingir 1000 palavras por minuto.. não digo que seja impossível, mas requer uma dedicação e um treino que não estou disposto a tentar por enquanto (e provavelmente nunca).
E aí, vale a pena comprar um livro, dedicar várias horas de treino e terminar com uma velocidade 10% maior? Acredito que sim, pois em pouco tempo esse ganho de rendimento compensa o tempo investido e você já sai no lucro.
hugaoo 03/11/2013minha estante
Concordo com tudo que você falou, colega. Exceto o lance do CD, porque comprei uma versão antiga e num sebo, nem tive conhecimento do mesmo. Enfim, como você disse, realmente dá resultado, mas é um resultado buscado mesmo. Válido.