A Viúva

A Viúva Fiona Barton

Resenhas - A Viúva

Tícia 05/03/2022

A viúva é o típico livro que tinha tudo pra ser ótimo e falhou miseravelmente.
Pegaram uma ideia boa e desgraçaram sem remorso. Nunca vi narrativa tão empacada e chata.

A história fala sobre sequestro, pedofilia e o mundo subversivo da pornografia. Em outras palavras, tem gatilho.

E gatilhos precisam ser ENFRENTADOS para serem RESOLVIDOS e não jogados numa caixa no fundo da mente.

Ou seja, se vc se interessou pelo livro (apesar dos pesares) não deixe que os gatilhos impeçam sua leitura.
Enfrente.
;)

Léry Marques 27/08/2023

É....
O tema do livro é bem pesado, sensível, mas nas primeiras páginas você já sabe o que aconteceu.
Algumas coisas me impressionaram, mas não precisava de tanta informação e diálogos inúteis, livro enorme sem necessidade.
Ela é uma maluca, ele um doente.
Odiei.
Drikolina 04/02/2024minha estante
Tô na metade do livro e com o mesmo sentimento...

Jaque - Achei o Livro 22/02/2017

Preciso parar urgente com essa mania de sair desesperada atrás dos lançamentos de thrillers quando têm aquele marketing gigantesco em cima. Assim foi com Caixa de Pássaros, Loney, Nem tudo será esquecido e agora A Viúva. Apesar de uns serem um pouco melhores que outro no geral não valeram a sensação causada. Essa é essa a minha opinião, meu gosto.

Vamos a estória.
A Viúva tem uma excelente premissa, fiquei encantada com ela, já imaginando mil coisas e muito suspense.
O livro se divide em capítulos curtos entre a narrativa em primeira pessoa da própria viúva e em terceira pessoa sobre o ponto de vista do Detetive, da Repórter e em algumas poucas ocasiões, do marido.
A estória começa em 2010, 10 dias após o falecimento do marido e Kate, a repórter que está na cola da viúva há muito tempo, consegue uma entrevista exclusiva com ela, deixando o jornal em êxtase.
Depois a estória volta para 2006 quando algo muito terrível acontece numa cidade próxima. Nessa parte, começa a narrativa do Detetive Bob que fica encarregado dessa investigação que se prolonga por muito tempo.
Ao mesmo tempo, temos também a narrativa da Jean no passado, sobre como ela conheceu o Glen, até ele se tornar alvo de investigação e perseguição dos jornais e da população, e uma pouca narrativa da repórter e seu modo de conseguir seus furos de reportagens.
A parte entre a Jean e a repórter é na verdade a menor de todas. A maior parte da estória se desenvolve no passado.

Depois de um tempo na leitura você já percebe do que se trata o segredo do marido e a estória fica nisso, dando voltas e mais voltas para segurar o leitor até um final que é totalmente previsível, sem surpresas, sem nenhuma reviravolta.
O bom é que a narrativa é ágil e sendo capítulos curtos, a leitura desenvolve bem.
A viúva é uma mulher submissa, omissa, sem sal nem açúcar, não questiona, não interroga.
Simplesmente aceita toda e qualquer atitude do marido para evitar confrontos.
Quanto ao marido Glen..... nem vou comentar o que achei desse personagem. Vou deixar para você saber ao ler.
O final poderia ter sido mais trabalhado depois de tanta enrolação em revelar o segredo.
A estória é muito boa, mas a falta de reviravoltas nele é que o tornou um bom livro, apenas isso.
Nota: 3,5

site: http://acheiolivroperdiosono.blogspot.com.br/2017/02/a-viuva-fiona-barton.html
MaluM1 04/03/2017minha estante
Também achei decepcionante Loney, caixa de pássaros! Horríveis

Gilles Vieira 07/03/2017minha estante
Caixa de Pássaros gostei muito, li duas vezes e pretendo ler novamente.

Claudia Cordeiro 07/03/2017minha estante
ODIEI Caixa de Pássaros!!!

Bárbara 08/03/2017minha estante
Você não gostou? Nem vou ler então, pois também não gostei de Caixa de Pássaros e comecei Loney e não terminei.

Fernanda 09/03/2017minha estante
sou da mesma opinião, achei o livro decepcionante.

Simone de Cássia 15/03/2017minha estante
Então tô no time certo... também ODIEI Caixa de Pássaros e Loney... pura propaganda.. fiquei com raiva de mim mesma por correr tanto atrás de algo que depois classifiquei como "besteirol". Agora já tô com medo desse A Viúva.. rs rs

Daniela 19/03/2017minha estante
Realmente decepcionante, como foi dito depois de tanta enrrolação esperava um final mais elaborado,na verdade eu esperava mais do livro todo...

Simone 01/04/2017minha estante
Concordo. A estória é maçante, você fica esperando uma reviravolta e nada acontece. Caixa de pássaros também deixou a desejar.

Paulascrap 03/04/2017minha estante
Passei nas resenhas pra verificar se alguém havia gostado..pq terminei ontem arrastando a leitura..estava com uma boa expectativa para ler deixei de comprar outros da lista e me arrependi......o livro trata de um assunto muito rico para ser tão mal desenvolvido ...não dá pra definir o que foi pior na leitura pq odiei do começo ao fim.

Keell 06/05/2020

A história é tão impactante que não tenho nem palavras para descrever exatamente o que foi esse livro. Pesado, surpreendente, forte, emocionante. A autora construiu uma narrativa que nos deixa apreensivos, indignados com uma realidade constante e até mesmo amargurado com o rumo da história.

MarianaCota 08/04/2021

Excelente livro!! Não é o tipo que você fica sem saber quem é o criminoso, mas fica até a última página tentando entender o que aconteceu de verdade.

@jana450 16/09/2020

Gostei muito
Cheguei a desconfiar de uma participação que não ocorreu de fato.

Rafa 24/10/2020

Ao longo dos anos, Jean Taylor deixou de contar muitas coisas sobre o terrível crime que o marido era suspeito de ter cometido. Ela estava muito ocupada sendo a esposa perfeita, permanecendo ao lado da pessoa com quem casara, enquanto vivia com os olhares acusadores e as ameaças anônimas. No entanto, após um acidente cheio de enigmas, o marido está morto, e Jean não precisa representar mais esse papel. Não há motivos mais pra ficar calada! Agora ela pode contar que havia alguns segredos!

Achei a sinopse de A Viúva muito interessante e resolvi arriscar a leitura. Infelizmente, as minhas expectativas não foram totalmente atingidas. A autora Fiona Barton foi muito feliz ao descrever a relação abusiva do casal, mostrando como uma marido manipulador pode controlar totalmente sua esposa fazendo-a acreditar que ele é um ser humano exemplar e defendê-lo piamente! Foi angustiante ver o abuso psicológico que ele cometia. E é mais angustiante ainda saber que é uma situação comum na vida real.

Mas foi só. Nos outros aspectos e temas que ela tentou abordar, achei a autora com um desenvolvimento muito superficial, principalmente no quesito suspense. Pensei assim: se a verdade que Jean tem pra contar for tal coisa, não vai ser um fim muito bom. E ela contou exatamente o que eu tinha imaginado no final! Faltou fôlego e uma reviravolta mais surpreendente!!

Daiane boeing 13/03/2022

Nao sei se é porque esperava mais desse livre que acabei nao gostando. Tinha tudo pra ser bom, mas nao me chamou atençao, historia repetitiva e sem perspectivas.

Juliana @julianaaf 26/10/2020

O livro me prendeu do início ao fim! A autora possui uma escrita bem fluída e que apesar de contar a história no passado e no presente (e intercalar esses tempos), não me deixou confusa.

Não há um grande plot twist, mas vale como uma boa leitura de suspense e também nos deixa instigado com as relações entre os personagens.

José Vitor - @zetalendo 22/05/2020

Leitura: 17/07/17
"Chega de polícia, chega de Glen. Chega dos absurdos dele."
"A Viúva" de Fiona Barton mostra a história de um caso de uma menininha de 2 anos que desapareceu. Em cada capítulo nos vemos o ponto de vista de cada personagem. A viúva Jean Taylor, a repórter Kate Water, o detetive Bob Sparkles e a mãe da garotinha desaparecida Dawn. A história se passa no passado, 2006 (ano do desaparecimento), e no presente, 2010.
Eu demorei quase três meses para finalizar essa leitura. Foi um livro com uma escrita bem confusa e não conseguiu me pegar com o mistério. (Tudo bem que é o romance de estreias da autora, mas mesmo assim..).
Os personagens são fantásticos, ela soube escrever a repórter Kate muito bem, já que a autora também já foi repórter.
Achei que o clima que a Fiona tenta criar foi fantástico, porém ela não soube como moldar ele na história, e isso acabou deixando bem meio tipo pombo.
Outra coisa que fiquei desapontado foi com o final, eu pensei que teria um super mistério e uma grande reviravolta, porém foi bem previsível, me parece que ela só colocou esse final por que estava de saco cheio do livro, assim como eu fiquei!

Isis Porto 31/12/2021

Possui gatilhos
Fala sobre pedofilia. Confesso que fui sem expectativas pelo que meus amigos me falaram, mas acabei me surpreendendo, talvez pela baixa expectativa que tava. O final eu realmente não esperava, apesar de suspeitar do que poderia ser. Vá sem muita expectativa que talvez funcione