007 - Diamantes São Eternos

007 - Diamantes São Eternos Ian Fleming

Resenhas - Os Diamantes São Eternos

Rosana.Montenegro 13/02/2024

Os Diamantes são Sternos
Adoro os filmes do 007, mas acho a escrita do Ian Fleming muito "arrastada". Ele perde tempo descrevendo coisas que nem são importantes. Entretanto, gostei MUITO desse livro. A leitura fluiu muito rapidamente.
Bond precisa descobrir como diamantes da África estão sendo contrabandeados para a Inglaterra e EUA.

otxjunior 28/02/2023

Os Diamantes São Eternos, Ian Fleming
Na esteira da notícia de que o texto de Ian Fleming será censurado, sob o pretexto de combater o racismo, me pergunto quantos lêem os livros de 007, entre aqueles que são contra a reescrita, claro. Quanto a mim, penso que esta entrada da série ganharia com um 1° ato mais dinâmico. Os diamantes até podem ser eternos, mas a prosa do autor parece que não sobreviverá ao Século XXI hein. Pena.

Bruno 21/03/2022

Esperava mais
Primeiro livro do Bond que eu leio, achei bem mais ou menos, a leitura é bem fluída, mas poderia ser mais movimentado, falta um ar mais espião acho, um pouco mais de ação, o JB deixa tudo acontecer fácil demais. O que fica pra mim é que 3 bom, mas poderia ser melhor

V_______ 20/05/2021

Diamantes são Eternos
James Bond, o agente 007, precisa investigar uma rede internacional de contrabando de diamantes saídos da África, em terras da coroa britânica, para os Estados Unidos, nessa investigação enfrentara as forças da poderosa gangue dos irmãos Spang, para isso contará com a ajuda de Tiffany, uma linda mulher membro dessa organização criminosa.
A receita tradicional das aventuras de 007 no cinema é a mesma nos livros, vilões caricatos, mulheres que não resiste ao charme de Bond e uma jornada internacional.
Como entretenimento é um bom livro e flui bem também, mas não é de arrancar grandes emoções do leitor.

Cris 05/03/2017

+ 007
"Os Diamantes são Eternos" de Ian Fleming: + uma aventura do espião + foda do MI6, + uma sensação de taquicardia ao término da leitura, + cenas de ação que parecem terem sido escritas de encomenda para serem filmadas por Alfred Hitchcock, + uma trama que chafurda no que o mundo tem de + prazeroso e + sórdido.
Com 007 viva e deixe morrer!

ReiFi 27/08/2015

007 - Diamantes São Eternos
Terminei.

Esse ano eu me deparei com uma verdade assustadora: quase todo filme espetacular que eu já assisti foi baseado num romance. Vou citar só alguns que eu li esse ano: Ensaio sobre a Cegueira (esse eu sabia, não foi surpresa), O Poderosa Chefão (idem), A Profecia (não sabia), A Ilha do Dr. Monroe (sabia), Laranja Mecânica (sabia), O Exorcista (idem), e, por último, 007 (descobri faz pouco tempo). O que dizer a respeito disso?

Na mesma viagem que comprei F, de Antônio Xerxenesky, comprei esse romance do mais famoso espião do cinema. E não é que gostei e muito do James Bond?!!

A romance nos conta como Bond conseguiu se infiltrar e desmantelar um milionário esquema de contrabando de diamantes da África para os EUA. Aqui nós temos um aperitivo daquilo que nos deparamos nos filmes: ação, trama investigativa, personagens duas caras, a mulher linda e sombria (a Bond Girl), cenas de arrepiar e nos deixar com os nervos à flor da pele e, como não poderia faltar, aqueles vilões com peculiaridades mais do que singulares.

Tudo que foi colocado acima diverte e transforma a leitura nalgo muito prazeroso, mas o que me marcou mesmo foram as frases de efeito e mesmo o sarcasmo de Bond. Nesse últimos filmes, apesar de manter a elegância e estilo, Bond parece mais um jagunço do que um espião galã. Aqui nos livros nós temos o estilo, o galã inveterado e adicione a isso um pouco de cinismo mais sarcasmo. Coisas absurdas como um momento no qual ele será interrogado pelo possível vilão e ele diz que vai precisar beber algo para poder conversar com ele. Outros trechos são perfeitos, como esses a seguir:

““E tem Shady”, prosseguiu ela. “Não é mau sujeito, na realidade, só que rouba tanto que, se você apertar sua mão, é melhor contar os dedos depois”.”

Em especial uma das tiradas mais charmosas. Simples mas charmosa demais:

“””Diabo”, disse a garota. “Puxa vida! Será que você não pode elogiar o meu vestido, ou algo assim, em vez de ficar reclamando o tempo todo que eu sou dispendiosa? Você conhece o ditado. “Quem não gosta dos frutos, que não sacuda a árvore”.

“Mas ainda não comecei a sacudir. Você não me deixa abraçar o tronco.”” (pág. 80)

“”Nada mal”, respondeu Bond. “Arranquei uma grana deles na roleta. Mas acho que não deu para preocupar o nosso amigo. Ouvi dizer que ele tem de sobra.”

Ernie Cureo fungou. “Quer saber de uma coisa? Esse cara é tão recheado que não precisa usar óculos quando dirige. Mandou fazer os para-brisas de seus Cadillacs com o grau certo do oculista.”

E por último, uma que faria Osacr Wilde lacrimejar de alegria:

““Vamos, James. Arremate um número para mim”, disse Tiffany. “Você não sabe mesmo agradar a uma moça. Veja como aquele homem é gentil com a namorada.”

“Ele já é maior de idade”, disse Bond. “Deve estar na casa dos sessenta. Até os quarenta, as namoradas não custam nada. Daí por diante custam dinheiro ou alguma conversa fiada. Das duas, gastar dinheiro é o mais penoso.”

Definitivamente, Ian entra na minha lista de autores que merecem ser lidos. E se fosse possível fazer uma comparação com algum outro autor, sua escrita e estilo me fez lembrar muito, muito mesmo o H. G. Wells. Eu estava lendo este autor no mundo dos espiões. Raymond Chandler estava certíssimo quando escreveu certa feia: “Bond é o que todo homem gostaria de ser, e o que toda mulher gostaria de ter entre os lençóis.”

Clã 05/11/2014

Clã dos Livros - Diamantes são eternos
Não se iluda sobre essa tarefa, 007- disse M incisivamente. Quando digo que poderá ser dura, não estou sendo melodramático. Há muita gente perigosa que você nunca enfrentou e que talvez esteja metida neste negócio. Gente muito eficiente. Por isso não fique irritado porque pensei duas vezes antes de envolvê-lo nessa história. (pág 21)

A história de Diamantes são eternos é centrada na investigação de James Bond em uma operação de contrabando de diamantes e suas implicações no mundo do crime.

Os diamantes eram contrabandeados na África, lapidados na Europa e gastos na América.

Entre a África - em Serra da Leoa, uma emocionante corrida em Saratoga e a movimentada Los Angeles, James Bond enfrenta Jack Spang, chefe de umas das quadrilhas mais bem organizadas do Estados Unidos - A Turma de Spang- acobertada por alguns setores das administrações estaduais e federal e pela polícia, usa como fachada para os negócios com os diamantes, a empresa The House of Diamonds, Inc.

Mesmo com todo perigo na investigação, Bond não deixa a sedução de lado, uma característica marcante do personagem, e acaba se envolvendo com a contrabandista Tiffany Casse.

Ela riu e deu a Bond um olhar de aprovação. Ora, sr. Bond, disse ela Até que o senhor sabe como adular uma garota.

E quanto ao vestido, prosseguiu Bond, é um sonho, e você sabe disso. Adoro veludo preto, especialmente em contraste com a pele bronzeada, e me alegro por você não usar joias demais e não pintar as unhas. Em suma, aposto que você é a contrabandista mais bonita de Nova York esta noite. Para quem vai trabalhar amanhã?(pag 81)

Além de Tiffany , duas figuras que merecem destaque nesta história são os assassinos Mr. Wind e Mr. Kidd, melhores capangas da gang, que além de suas características particulares, são os que espancam Bond com muita violência quando o sr. Spang desconfia do agente ser tira ou detetive particular.

É o que vamos investigar, disse o sr. Spang, e investigar até que esse sujeito abra a boca. Se ele acha que aguenta o tranco, aviso logo que é melhor mudar de ideia. Olhou por cima da cabeça de Bond para o capanga. Wint, vá chamar Kidd e traga as chuteiras.
As chuteiras?
...
Bond ouviu os dois guarda-costas se aproximarem por trás dele.
Levem ele para a plataforma, ordenou o sr. Spang. Bond percebeu que ele pusera a ponta da língua para fora para roçar leve os lábios finos Sapateado de Brooklyn. Oitenta por cento. Entendido? (pag 181)

Nesta história James Bond deixa de lutar contra agentes soviéticos e terroristas para enfrentar uma quadrilha muito bem orquestrada por um gangster, o que trás mais realismo à história.

O livro editado pela Editora Objetiva/Alfaguara narra uma aventura emocionante que prende o leitor do inicio ao fim, provando que Ian Fleming -o escritor inglês- foi, sem dúvida, um dos grandes autores deste século e que não só os Diamantes são eternos mas a sua obra também.

site: http://cladoslivros.blogspot.com.br/2014/11/resenha-diamantes-sao-eternos-livro-4.html

Inlectus 01/11/2009

Bom livro.
Bom para se ler no ônibos, ou no ponto de ônibos, ou na fila do banco. Aventura legal.