Anna e o Planeta

Anna e o Planeta Jostein Gaarder

Resenhas - Anna e o Planeta

Danih8 13/10/2023

Aborda um tema importante mas a leitura é muito cansativa, não sei se é porque a personagem tem dezesseis anos e envolve muito a vida dela, mas eu não gostei.

Cinara... 25/05/2023

Não desistam do Jostein...
"É preciso ter fé na vida, assim como é preciso ter esperança de que o mundo tem salvação. Mas não é razoável supor que um novo céu e uma nova Terra nos aguarda. Não é razoável acreditar que forças sobrenaturais algum dia vão promover um juízo final. Em algum momento seremos julgados pelos nossos próprios descendentes. É possível não pensar neles, mas eles nunca deixaram de pensar em nós."

Apesar do tema importante e do jeitinho Jostein de escrever o livro acaba se tornando massante e repetitivo, imagino o quão terrível é pra alguém ler na escola sendo leitura obrigadatória.
Não desistam do Jostein por causa desse livro ele é um escritor incrível!

Demasiado Humano 16/04/2023

Um livro extremamente atual
Esse livro é uma das essências do Gaarder, a construção de uma reflexão desenvolvida pelo diálogo quase socrático. Livro carrega muita informação, mas o tema não permite não sê-lo. Nada foi irrelevante. Se sentiu-se cansado não é erro do autor nem seu, mas sim de como o livro pode ter sido apresentado para você, é uma leitura reflexiva e deve ser encarada como tal. A história não é para entreter e sim construir conhecimento, mas com roupagem lúdica de ficção.

"Tenho uma identidade tão profunda que vai além do meu próprio corpo e da minha breve existência na Terra. Sou parte de algo — que também é parte de mim — maior e mais poderoso do que eu mesmo." (Anna e o Planeta, de Jostein Gaarder.)

"Nenhuma circunstância justifica destruir o legado natural da terra. Agora que o ser humano deixou sua marca implacável, a “sexta” extinção em massa teve início, se nada for feito para manter o equilíbrio natural, entraremos em uma era que tanto os poetas como os cientistas podem chamar de “era da solidão” e teremos feito tudo isso sozinhos e conscientes do que estava acontecendo. A vontade de deus não é desculpa!" (Edward o. Wilson)

"Um dia o interesse das crianças por dinossauros vai ser substituído por uma verdadeira febre de galerias de fotos de aves e mamíferos extintos. Pelo menos nesse caso podemos esperar um renascimento do jogo da memória. Era loucura. Que direito o ser humano tinha de erradicar outras formas de vida? O que havia de errado com nossa espécie?” (Anna e o Planeta, de Jostein Gaarder.)

"Uma floresta destruída para o ganho econômico é como a queima de uma pintura renascentista para cozinhar uma refeição." (Edward o. Wilson)

Pedro 13/11/2022

O livro trás uma mensagem importante: a saúde do nosso lar, do nosso planeta. O único que temos, e que a cada dia que passa o destruímos de diversas formas. Mostra que precisamos ter a consciência de que ele é nosso único lar.

Emi 02/11/2022

Acho que o autor não teve a pretensão de ser conteudista, ele citou uns dados aí e repetiu ao longo do texto, usou mais uma abordagem reflexiva pra abordar o tema, usando de apelo emocional, intimista. Me fez refletir algumas coisas, mas eu gostaria de mais, pra mim foi superficial, porém pra um adolescente de 12, 13 anos seja suficiente. Dá pra semear a ideia. Quanto ao romance... talvez os adolescentes noruegueses sejam mais distantes, algo cultural ou o autor seja mesmo mais antiquado rs de fato foi bem distante da realidade daqui. Aliás, a relação com o psiquiatra achei mais intimista, o que achei bizarro, mas beleza rs

readsbynaju 12/07/2022

eu fui obrigada a ler esse livro só pra escola.
é facilmente o pior livro que eu ja vi, a escrita é um tédio, não te da uma unica emoção, é totalmente parado. se tiverem a oportunidade de ler, não leiam?

ester 28/04/2022

Que direito o ser humano tinha de erradicar outras formas de vida? ?

hm a leitura é meio maçante, é muito informação durante toda a leitura, vc entende oq o livro quer passar e realmente ele faz com q venhamos refletir sobre e outros mais
NAO TEM NADA DE ROMANCE, eu tive uma migalha já no final do livro e o livro em si não é sobre romance nem venha ler pensando que sim
é isso, leitura razoável
ester 28/04/2022minha estante
terminei super rápido pq se demorasse mais provavelmente ia deixar ele de lado

Karen632 14/04/2022

Anna e o planeta
Não é um livro q eu curti muito pelo fato de não ser dos temas q gosto, então eu apenas li pois a escola mandou. Achei a leitura um pouco chatinha e complicada em algumas partes, mas não é tãoooo ruim assim a história.
É razoável.

azzy 14/03/2022

deve ser o pior livro desse ano
Simplesmente abandonei meu plano de nn enrolar pra fazer resenhas, mas, tem custumes que nunca saem da mesa KKKMKKKKKKKKKKK
Sabe um livro que eu chego na pessoa e falo : NÃO LEIA?! É esse aqui, ele até ne fez entrar de ressaca por um tempo
Então vamos lá, a tentativa do autor era trazer um livro cheio de informações, suspense, romance, mas nisso tudo ele só conseguiu informações. A história tem muita informação jogada do nada, o casal não tem química NENHUMA, juro, os personagens nn se conectam e o final foi simplesmente horrível pra mim, principalmente pq gosto de finais surpreendentes ou muito bom, seja triste ou feliz. Me decepcionei e realmente nn abandonei a leitura pq é um livro a escola e que tem que ler pq vale ponto.

Lara 26/02/2022

eh...
li esse livro por causa da escola, e não vou dizer que me agradou muito... resolvi começar por esse por causa da capa bonitinha, e o livro não é ruim, mas o que me deixou incomodada foi o fato de que o foco não era a história, e sim jogar vários fatos sobre meio ambiente e poluição, que quem não entende o mínimo do assunto, acaba ficando completamente perdido. Não sei se posso falar da história história em si, já que nem eu entendi, e também não posso falar que teve um final "em aberto" já que pra mim foi mais um final "incompleto". Esse livro me deixou a desejar, mas não foi completamente ruim

Amandinha 20/01/2022

"Anna e o planeta" é um daqueles livros em que a premissa é muito boa, mas o desenvolvimento, nem tanto. Os personagens parecem não evoluir e amadurecer durante o livro, e de vez em quando têm atitudes que parecem ser de crianças de 10 anos. O livro não aborda um tema tão complexo que é a mudança climática de forma profunda. Jonas, namorado de Anna, parece estar lá só para concordar com ela. Anna, por sua vez, às vezes é birrenta e não parece ter a idade que tem. Por mais que ninguém seja muito maduro aos dezesseis, ela não tem maturidade alguma. Nova, por outro lado, é tão sem carisma quanto sua bisavó.
Mas, como todo livro, esse tem seus pontos positivos. Os capítulos curtos facilitam a leitura, além de haverem algumas frases importantes e reflexivas e o tema ser importante. Como a própria nota diz, é um livro razoável que tem seus defeitos e poderia ser melhor.

maitecoropos 20/01/2022

resenha - Anna e o planeta
comprei esse livro porque achei a ideia muito intrigante e já tinha amado "O Mundo de Sofia". me emocionei várias vezes lendo! a escrita é super simples, todas as idades podem ler. queria que a história tivesse sido um pouco mais aprofundada, e que as relações se desenvolvessem mais. mas acho que a proposta do autor foi criar uma narrativa simples e curta mesmo. apesar dos diálogos um pouco superficiais, muitas passagens são impactantes e trazem reflexões sobre a responsabilidade da nossa geração de cuidar do nosso planeta.

lua 14/01/2022

anna e o planeta
Gostei bastante desse livro, ele aborda de uma maneira divertida coisas que podem vir à acontecer (ou que já estão acontecendo) com o nosso planeta.

Amei o jeito que o autor fez de toda a história por trás e todos os mínimos detalhes se encaixarem, gostei bastante.

vempramimedicina 22/08/2021

Triste realidade!
Anna e o Planeta é um livro bem rapidinho de ler, com poucas páginas e uma linguagem super simples.

Mas, não se engane, ele também é um livro que dá um aperto gigantesco no coração a cada página lida.

Anna é a protagonista do livro e ela vive não só a sua realidade (em 2012), como também sonha com a realidade de sua bisneta (2082). Nesse salto temporal de 70 anos, Anna vê a transformação mundial causada pelo Efeito Estufa: destruição da natureza, extinção de milhões de espécies, Amazônia virando savana, crise imigratório de refugiados do clima...

O papel de Anna é tentar modificar o seu momento presente para que sua bisneta não viva em um mundo completamente degradado pelo egoísmo de seus antecedentes.

Uma das frases mais marcantes do livro para mim foi:

Nós podemos até fingir que nossos descendentes não existirão, podemos esquecer da existência deles. Mas eles não esquecerão de nós um único dia.

Esse livro possui uma leitura dolorosa porque estamos em 2021, ano em que a Amazônia já possui pontos de virada, ou seja, pontos em que ela mais emite gás carbônico do que o estoca. Ano no qual, apesar de ter tido o ponto de virada, o desmatamento cresce absurdamente em comparação aos anos anteriores... E a pergunta que fica é: será mesmo que não dá para ter desenvolvimento sem a destruição total da nossa natureza?

Jonas, namorado de Anna, fala o seguinte: para conseguirmos salvar a natureza temos que levar em consideração o sentimento egoísta e mesquinho do ser humano, caso contrário, não conseguiremos modificar nosso cenário.

Indico muito a leitura desse livro, é uma leitura necessária demais.