Mulheres perigosas

Mulheres perigosas Diana Gabaldon...

Resenhas - Mulheres perigosas

Arlefe_ 26/09/2021

MULHERES PERIGOSAS
É uma coletânea de vários contos e de vários autores, mas oq me chamou atenção foi o conto "A princesa e a rainha" ou "Os negros e Verdes", de George R. R. Martin.

Nele conta de forma resumida os eventos que causaram A dança dos dragões, a luta pelo trono entre Rhaenyra Targaryen da facção negra e seu irmão Aegon II Targaryen da facção verde. É considerada por muitos a guerra mais sangrenta que os sete reinos já testemunhou.

Essa história já é contada no livro FOGO E SANGUE, que conta a história da dinastia até esse evento.
Rosana.Barreto 25/10/2021minha estante
Se tiver desapegando do livro me da um toque, estou a procura, obrigada.

Arlefe_ 25/10/2021minha estante
Eu baixei pra poder ler ?..

Rosana.Barreto 25/10/2021minha estante
Entendi, queria o livro físico, tenho dificuldade com telas. Valeu!

Tamirez | @resenhandosonhos 17/10/2018

Mulheres Perigosas
Eu tenho um certo problema com a leitura de contos e é sempre algo que me toma tempo. Eu prefiro histórias longas do que pequenos atos e Mulheres Perigosas possui 21 contos, o que tornou o livro um desafio. Uma dica que dou logo de cara é sempre ler a breve bio de cada autor que tem antes do início do conto. Ali há uma explicação sobre a colocação da história e se ela faz parte de algo que já existia previamente.

Eu não dei muita bola pra isso até que me vi envolta em uma trama que parecia pertencer a outro lugar e de fato pertencia. Há muitos autores aqui que assim como Martin e Gabaldon trazem contos derivados de suas histórias prévias, mas como não são publicados aqui no Brasil, a não ser que você já tenha lido em inglês talvez fique um pouco perdido. Não é que não é bem explicado o contexto, mas durante a leitura é possível sentir que aquilo não é único, que é uma estrutura muito complexa somente para aquela fatia de história e isso pode dar uma leve incomodada.

No breve resumo a cima citei aqueles que mais gostei e me chamaram mais a atenção durante o livro. Há contos de todos os tipos e níveis aqui. Há alguns que eu não gostei nenhum pouco, outros que adorei e alguns como o de Joi Abercrombie e do Brandon Sanderson que gostaria muito de ver uma novela escrita pois há um enorme potencial de desenvolvimento na pequena fração apresentada.

Independente do seu gênero de afinidade, esse é um livro em que você encontrará algo que vai lhe agradar, pois o título contempla de tudo um pouco. E, o conceito de “perigosa” navega aqui por águas mais turvas. Não é somente aquela que sabe lutar com armas ou possui um super poder que merece esse título, mas sim toda mulher astuta, forte e que sabe tomar as coisas nas mãos, seja a situação que for. É um conceito para a mulher atual, que batalha por tanto e principalmente por igualdade. No fundo, somos todas mulheres perigosas.

site: http://resenhandosonhos.com/mulheres-perigosas-george-r-r-martin-gardner-dozois/

13marcioricardo 05/11/2022

Contos de fantasia.
Livro de contos, em sua maioria de fantasia e de diversos escritores, em que os protagonistas são do sexo feminino. Entretanto, estas personagens se destacam por ser perigosas e nem tanto por suas virtudes. Junto com o príncipe de Westeros, que é também do mesmo gênero, foi uma experiência boa pra conhecer autores desconhecidos e este gênero de literatura, que eu prefiro chamar de entretenimento. Confesso que não vai deixar saudades, alguns contos são bons, outros nem por isso. Amo fantasia, mas minha onda é Tolkien, G.G.R. Martin e J.K. Rowling.
Quanto ao conto de Martin, é o mesmo que está no livro Fogo e Sangue, pelo que não vale a pena adquirir esta obra em busca de algo de novo ou complementar.

@tigloko 24/02/2021

Um excelente mix de contos, dos mais variados gêneros.
90% dos contos foram de ótimo para excelente, o que é difícil numa coletânea. Apesar de alguns deles serem muito bons, a temática "mulheres perigosas" não se encaixava, como se fosse uma propaganda enganosa. Mas o saldo foi positivo demais. Assassinas, guerreiras, mães de família, heroínas, princesas. Tem de tudo e mais um pouco e nesse quesito não deixou a desejar.

Demorei a terminar, só que em nenhum momento a leitura ficou arrastada. Aproveitei a experiência de mergulhar e conhecer novos autores. E autoras, o que achei excelente ter mais da perspectiva feminina na maioria do livro.

Tem uma grande variedade de gêneros: fantasia, ficção científica, policial, suspense, ficção histórica, etc. Acho que foi essa variedade um dos motivos de eu não enjoar do livro. Sempre com uma abordagem nova para manter a leitura interessante.

Alguns contos fazem parte de séries como Virgens (da série Outlander), As mentiras que minha mãe me contou (Wild Cards) e A Princesa e a Rainha ( As Crônicas de Gelo e Fogo). Já conhecia esse conto das Crônicas de outra coletânea, Fogo & Sangue. Aborda a guerra civil Targaryen conhecida como A Dança dos Dragões, para decidir quem será o próximo rei de Westeros. É um dos destaques da coletânea, sem dúvida. Tambem fiquei empolgado para conhecer tanto Outlander quanto Wild Cards. Principalmente Outlander, gostei bastante do estilo da autora, foi um dos meus contos favoritos.

Enfim, foram quase 800 pgs maravilhosas de se ler. Uma excelente porta de entrada para conhecer gêneros e autores.
thabooks 20/05/2021minha estante
Com "Virgens" tu conhece um pouquinho só, do grande personagem que é Jamie Fraser.

Graci 16/08/2021

Foi uma leitura demorada, muitoooooo demorada. Muitas vezes pensei em largar, mas como não gosto de deixar um livro pela metade... Tem contos bons e contos ruins.

ThayAvalon 26/09/2021

Tem certeza do título bb?
Pra começar comprei esse livro na Estante Virtual por um preço muito legal o que compensou a leitura péssima.
O livro leva o nome de Mulheres Perigosas, então logo eu imaginei que a leitura seria sobre: mulheres fodonas, maravilhosas e guerreiras ja imaginava uma Buffy caçadora de vampiros, ou uma Xena guerreira, como menciona a própria introdução deste. Porém, NÃO FOI NADA DISSO. São muitos contos estranhos e desconexos com o título do livro, G.Martin tava bêbado quando organizava eles pqp, ele quis fazer o barro acontecer. 4 contos na minha opinião se salvam de resto, poderiam ficar no wattpad.

Nandavxr 30/01/2024

Só li pq tinha o nome da lenda (George R. R. Martin) na capa
Um livro com vários contos de mulheres muito diferentes umas das outras, com várias personalidades e finais felizes ou tristes. Esse é o meu resumo dessa experiência que eu tive.
Não vou negar que foi muito difícil ler, mas tive várias surpresas em alguns contos geniais que li.

Silvio 12/08/2020

Uff...terminei!
De perigosas essas mulheres não têm nada. Somente uma delas é um pouquinho: Delia, do conto "Cidade de Lázaro". Algumas são poderosas, porém não perigosas; outras não são de nada, são umas bunda-moles.
Alguns contos são um tanto interessantes, muitos não têm pé nem cabeça, pouca ou nenhuma criatividade, alguns clichês.
Há um com alguma criatividade: "Lutando com Jesus". Um velhinho bom de briga que protege um rapaz e põe outros pra correr. Depois dois velhinhos, que até usam dentadura, lutam por uma mulher também já velha. O final é clichê ... putz!
Alguns contos são de difícil leitura e compreensão.
Há uma relação de prêmios e grandes trabalhos de todos os contistas. Acho que tais prêmios são pouco importantes ou cobiçados, pelos menos para esses contos. E tais grandes trabalhos só ficaram nos EUA, ou seja, não são tão grandes assim.
Tai 13/02/2021minha estante
"Os contos "futuristas" são tradicionais: sempre um mundo horrível! Por que ninguém, nenhum futurista imagina um mundo maravilhoso? Sempre e só desgraças! Tais futuristas não conseguem imaginar ou um mundo bom não dá ibope?"

Estava pensando justamente nisso essa semana! rsrsrs Se a gente pensar bem, a distopia (termo) vem de utopia. Então, a utopia veio antes. Mas não temos livros com sociedades utópicas... Acho que o mundo bom não daria ibope, mas porquê não há "desafio". Se o mundo retratado é lindo e maravilhoso, não haverá aquele "Zé Ninguém" que desafiará o governo opressor ou libertará o povo da dominação alienígena, por exemplo. Se não há desafio e/ ou jornada do herói nesse mundo perfeito, o que o escritor irá nos mostrar?

Pablo Paz 07/07/2022

Leu um, leu todos
Uma coletânea com 21 contos de 21 grandes nomes da literatura de fantasia em língua inglesa (dos EUA). Todos parecem ter o mesmo estilo, o mesmo enredo, os mesmos clichês, os mesmos valores morais, em suma, a mesma visão-de-mundo. Para um gênero intitulado 'ficção fantástica' li muita ficção e pouca fantasia. Foi como estar de férias assistindo aos filmes da sessão da tarde da rede Globo. Exceto o conto de Megan Abbott, você leu um, leu todos. Tenho para mim que George R. R. Martin, já famoso, emprestou seu nome como organizador da coletânea para ganhar mais dinheiro. Se você procura algo leve e nada surpreendente como filmes de sessão da tarde, fica a dica.

Acervo do Leitor 02/02/2018

RESENHA – Mulheres Perigosas – George R. R. Martin
Através do poder de gerar uma vida e a capacidade de levar nações para a morte, alguns temem mais seu amor do que o ódio de um homem. Enquanto homens fazem, elas fazem e levam homens a fazer. Raramente entendidas quase sempre admiradas. Possuem a fala e o silêncio para se comunicarem. Em suas partes por vezes falhas, em sua totalidade quase sempre virtuosas. Se elas ainda são consideradas “sexo frágil” então vemos nessa antologia de 21 contos a tirania do mais fraco sobre o mais forte. Uma constelação de autores consagrados destilou toda sua genialidade para nos apresentar algumas das muitas faces que certas perigosas mulheres podem apresentar.

“Eu aprendi duas coisas. Uma, que o lugar mais perigoso para um homem é entre duas mulheres brigando. E dois, não importa qual seja a espécie, o gênero mais mortal é sempre o feminino. Os homens irão lutar até morrer. As mulheres levarão isso para o túmulo e encontrarão um caminho de volta.”

ARISCAS: através da escrita veloz e furiosa de Joe Abercrombie conhecemos a fugitiva Fumaça que apresentará aço, sangue e violência para seu ex-bando que tenta persegui-la. MISTERIOSAS: arrepie-se com a tensão destilada por Megan Abbott contando o estranho comportamento de uma mãe que teve sua filha desaparecida fazendo cair sobre si a culpa de um suposto crime segunda a polícia. SONHADORAS: Cecelia Holland nos leva a conhecer as intrigas da corte inglesa do Rei Henrique II através dos olhos sonhadores de sua filha, a pequena Nora. MANIPULADORAS: Melinda M. Snodgrass nos apresenta o velho jogo de sedução, poder e morte entre um aristocrata humano e uma stripper alienígena em um futuro distante. MÁGICAS: O amado autor Jim Butcher mostra porque possui uma legião de fãs tão grande ao contar a aventura de Molly, a aprendiz de maga pupila de Harry Dresden que é convocada para investigar um estranho desaparecimento que a levará para um embate mortal contra raças e seres ocultos. CORAJOSAS: Carrie Vaughn nos traz a incrível história de Raisa, uma piloto russa durante a Segunda Guerra Mundial buscando se tornar um “ás” da aviação enquanto tenta salvar seu irmão. COLÉRICAS: Joe R. Landsdale nos traz a divertida história de dois ex-lutadores profissionais, Jesus e X-Man, que se desafiam há anos pelo coração de uma sedutora bruxa idosa. INCANSÁVEIS: a escrita inconfundível de Megan Lindholm (Robin Hobb) nos apresenta uma história sensível sobre velhice, Alzheimer e relacionamentos entre pais e filhos. PRECIPITADAS: Lawrence Block escreve de forma crua a história de uma mulher que pensando em dar um “golpe” no marido escolheu o parceiro errado para o crime. BATALHADORAS: toda a magia do astro Brandon Sanderson apresentada na história de uma dona de Taverna que também é uma “caçadora de recompensas” em meio há uma floresta habitada por monstruosas sombras que não podem ver sangue. IDEALISTAS: Sharon Kay Penman com sua ficção histórica nos apresenta Constance, rainha da Alemanha e herdeira do trono Siciliano em sua jornada para unir e preservar sua nação e garantir a vida de seu herdeiro que iria impressionar a Idade Média.

Algo feio em algum lugar bem no fundo de mim exibiu suas garras e ficou tenso. Era a parte de mim que queria alcançar Listen e fazer coisas envolvendo pregos de ferrovias e ralos no chão. Todos têm isso dentro de si, em algum lugar. É necessário que aconteçam coisas muito horríveis para despertar esse tipo de selvajaria, mas está dentro de nós. É a parte de nós que causa atrocidades sem sentido, que transforma a guerra num inferno.”

ATRAPALHADAS: Lev Grossman nos apresenta seu mundo criado na série “Os Magos” para nos contar a história de uma maga querendo pregar uma peça em outro aluno, em sua escola de magia, mas acaba mexendo com forças antigas e ocultas e se dando mal. SOBREVIVENTES: Nancy Kress nos leva a um futuro distópico onde uma idosa enfermeira tenta sobreviver e preservar o que ainda é belo em meio ao caos de uma sociedade onde apenas sobreviver parece importar. ASSASSINAS: Diana Rowland nos conta esta sufocante história de um policial protetor apaixonado por uma stripper fragilidade, em uma cidade destruída, rumando para morte devido a sua cegueira emocional. DESPREZADAS: Diana Gabaldon bizarramente nos conta um pouco da história de Jaime Fraser, um dos protagonistas de sua série famosa Outlander, e acaba “desprezando” a importância das próprias mulheres nesta antologia. RANCOROSAS: Sherilynn Kenyon nos conta os mistérios por trás da história de uma cidade abandonada amaldiçoada pela alma de um mulher desvendados por uma médium. JUÍZAS: O conto de S.M.Stirling é sobre o dever de uma sacerdotisa em manter a ordem e julgar um crime sexual em um mundo pós-apocaliptcio onde antigas crenças renascem. CONFUSAS: Samuel Sykes nos traz essa estranha história que parece uma longa parábola sobre impressões e como a realidade pode se alterar dependendo de quem estiver enxergando, mas não ficou claro em sua proposta ou conclusão. CUIDADOSAS: Pat Cadigan traz a jornada de duas irmãs cuidado de sua mãe em uma casa de repouso onde começam a ocorrer atitudes muito suspeitas. PODEROSAS: a escritora Caroline Spector nos apresenta o mundo de “Wild Cards” onde Ases e Curingas se enfrentam, no caso uma mulher superpoderosa enfrentando um vilão que tem a capacidade de “sugar” seu poderes. CONQUISTADORAS: O gênio George R.R. Martin nos leva ao passado de seu mundo criado para “As Crônicas de Gelo e Fogo” para contar a história do embate sangrento e memorável entre dois ramos da família Targaryen que levou praticamente a extinção dos dragões.

“Ela é a melhor garota má que já existiu. Ela é a maça vermelha brilhante com um verme no meio.”

SENTENÇA
Essa gigantesca antologia não é apenas enorme em suas dimensões, mas também em sua proposta. Nos apresenta inúmeros autores novos em ascensão, assim como “monstros” consagrados que já conhecemos ou deveríamos conhecer. Fantasia, suspense, distopia, ficção científica, terror, drama e ficção histórica. Raramente você encontrará uma gama tão variada de temas e estilos de escritas compilados em um só volume, tornando-se um verdadeiro “desbravador literário”. Apenas o conto final, já valeria todo o investimento. George Martin mostra porque amamos odia-lo e não suportamos esperar por tudo que ele escreve, mas o livro nos apresenta muito mais! Histórias incríveis e envolventes que vão fazer você devorar esse “tijolo” em pouquíssimos dias. O melhor livro de contos que já li na vida… ok, não sou muito fã de contos, mas gostei tanto deste livro que me fez mudar de idéia. O único e real perigo deste livro é você não te-lo em sua estante.

site: http://acervodoleitor.com.br/resenha-mulheres-perigosas/

asteuwick 11/06/2020

21 Contos
O livro traz 21 contos de autores diferentes, essa é uma boa opção para conhecer a escrita de autores novos ou de algum que você tenha curiosidade, mas nunca leu.

Leones Amorim 15/09/2020

Altos e baixos
o livro como todos livros de contos tem uns bons e outros ruins, e esse não é diferente.

Lígia 13/06/2021

tem alguns contos bons, principalmente o do martin que era o que eu estava mais querendo ler, mas no geral não é tão bom assim

João 04/06/2020

Uma boa coletânea
Nessa coletânea há 21 contos. Destes a maioria segue num nível que pra mim foi ok, mas tendo dois que eu não gostei.
Entretanto, teve três que eu acabei gostando muito sendo um deles ?Vizinhos? de Megan Lindholm, o outro foi ?Sombras na floresta do inferno? do Brandon Sanderson. Esta foi minha primeira experiência com o autor, elevando ainda mais a minha vontade de conhecer outras obras dele.
Por último é claro, gostei bastante do conto escrito pelo George Martin intitulado por ?A princesa e a Rainha". O conto é muito bom, narrando os acontecimentos da Dança dos Dragões de uma maneira mais aprofundada, satisfazendo meu desejo de conhecer melhor essa guerra civil. Esse é um dos meus eventos preferidos nessa saga, e foi uma ótima escolha para apresentar o termo mulheres perigosas.

KaioPi 07/06/2020

O tamanho e o número de páginas me assustava, não foi atoa que ele ficou na minha estante um pouco mais de 1 ano até eu ter a coragem de ler. Foi uma boa surpresa, tem CONTOS incríveis e outros nem tanto assim. Vale super a leitura.