A História ou a Leitura do Tempo

A História ou a Leitura do Tempo Roger Chartier
Roger Chartier

Resenhas - A história ou a leitura do tempo

beckgbrl 16/04/2024

A história ou a leitura do tempo
"ser dono de seu próprio tempo, controlar o tempo dos demais (o todo poderoso é aquele que não espera e que, ao contrário, faz esperar")

Luca.Hosken 21/10/2021

Pouco aprofundado
O livro é bem fácil de ler, mas não se aprofunda muito nas questões apresentadas o que me deixou bastante perdido em alguns tópicos.. Mas no geral apresenta algumas questões interessantes em relação a história em si e formas em que a mesma é melhor recebida pelos indivíduos durante a leitura..

Priscila 08/05/2021

Pequeno mas denso
Apesar de pequeno requer concentração na escrita do autor. Obra essencial para pesquisadores da história da leitura, o texto ainda vai além fazendo uma reflexão teórica da História cultural e do fazer historiográfico como um todo.

Professor Eddie 11/10/2020

Como sempre é Chartier
Para quem estuda Nova História Cultural, o Chartier é um dos principais nomes. Pertencentes a Escola dos Annales, traz neste livro alguns ensaios sobre historiografia e teoria da História discutindo alguns conceitos que vêm sendo transformados no mundo atualmente. Meus ensaios preferidos são sobre História e literatura e sobre a História digital, temas que são essenciais em minhas pesquisas.

Nayara.Rafaelly 03/09/2020

O ensaio faz uma reflexão a respeito das muitas interrogações que ocorreram a partir dos anos de 1970, com o objetivo de debater a suposta “crise da história”, é fundamentado nas questões postas por Hayde White, Paul Veyne e Michel de Certou. Por um lado era defendida a idéia da história enquanto ciência comprovada, e o outro, o conflito presente entre a forma retórica e a narrativa da história, dividida com a ficção.
Chartier faz uma introdução aos conceitos base de representação, temporalidade e as formas de se pensar e escrever a história. A partir dessas questões, o ensaio enfatiza três problemas mais recentes: primeiro a provável concorrência entre história, literatura e memória, como representação do passado. Segundo, os efeitos que a comunicação e publicidade eletrônica podem gerar nas investigações e escrita da história. E por fim, a relação entre as experiências do tempo e a do relato histórico.
Em seus estudos, Paul Ricoeur diferencia memória e história usa como exemplo testemunho e documentos, reconhecimento e representação do passado. Segundo ele a historiografia tem o compromisso com a busca da veracidade, já a memória geralmente é entendida como se fosse naturalmente verdadeira.
Em A memória, a história, o esquecimento, Ricoeur diferencia o trabalho historiográfico em três fases: o estabelecimento da prova documental, a construção da explicação, e a apresentação em forma literária. Mas, chama atenção para o fato de historia e memória serem incomensuráveis, por existir ligação entre elas. Ainda salienta que em meio a construções de identidades é preciso instituir um critério de verdade histórica, para que não aconteça distorções e construções ficcionais.
Sobre as relações entre a cultura popular e a cultura letrada e suas diferenças, Chartier compara metaforicamente a cultura a uma fênix. O historiador diz que a legitimidade e o como pensar a articulação entre os discursos e as práticas é o principal desafio que se apresenta a história cultural.
Ainda enfatiza a importância do conceito de representação para a história cultural, porque por meio dele é possível vincular as costumes e analogias sociais com o modo como os indivíduos percebem a si mesmos e aos outros.

rsip22 19/01/2015

Excelente livro introdutório
Este livro traz uma excelente introdução aos conceitos base de representação, temporalidade e às formas de se pensar (e escrever) a história. Para quem nunca leu Chartier, saiba que o livro possui uma linguagem clara e compreensível ainda que um pouco comprometida pela tradução. Recomendo.