Chega de Saudade

Chega de Saudade Ruy Castro

Resenhas - Chega de Saudade

Antonio Maluco 21/01/2024

Música
O livro conta histórias de vários personagens que são músicos que fizeram parte de uma geração da Bossa Nova no Brasil e no mundo

Josiane74 03/04/2023

Vai minha tristeza...
Imprescindível para quem ama música brasileira. Livro que formou minha base de conhecimento e me fez entender a importância que a bossa nova tem no mundo. Nossa música, nossa cultura é riquíssima e deve ser motivo de orgulho ?

bovinoreads 22/09/2022

Virou um dos meus favoritos. Lindo. Tenho algumas questões. Mas reservo. Por que Ruy Castro fala bonito e adoro os períodos curtos dele. Adoro uma palhaçada. Conheci muita gente nova. Reconheci muita gente também, como João Gilberto e Tom Jobim que não era “brother” como diria Rafael. Mentira, duvido que ele falaria isso de João e Tom. Me arrependi do termo. Foi ele quem me apresentou Ruy (ou O Ruy, como ele prefere), e sou grata por isso. Aparentemente são amigos próximos, com direito a desavenças. Ele é amigo de Ruy Guerra também, mas este é outro sujeito, que também reconheci no Chega de Saudade.

Acho que coisas vão acontecer e não consigo ficar sentada.

Enfim, livro lindíssimo, muito informativo e cheio de fotos lindas. Qualquer coisa que eu falar não vai fazer jus ao que foi essa experiência. Então encerro aqui.

Ana 01/06/2022

Leitura necessária para saber como a música brasileira conquistou o mundo a partir dos anos de 1960, por meio da Bossa Nova.

Ruy Castro é mestre. Leitura super agradável, com humor e inteligência.

Helder.Nunes 31/01/2022

esse livro é INCRÍVEL o único defeito é que Ruy Castro é um péssima pessoa e isso transparece em alguns trechos (especialmente quando ele fala de Helô), a bossa nova parece uma grande historinha em que ele vai viajando nela. o livro é muito bem escrito e detalhado, muito bom mergulhar em algumas coisas como: a história de Newton Mendonça, a vida pessoal de João Gilberto, os discos Getz/Gilberto e Francis Albert Sinatra & Antonio Carlos Jobim, dentre muitas outras coisas. um dos melhores livros que já li, sem dúvidas.

alex 01/12/2021

Chega de saudade, de Ruy Castro (1990)
O livro entrega o que promete no subtítulo: "a história e as histórias da bossa nova".

De uma curiosidade ímpar.

Ocorreu de lê-lo após "Verdade Tropical" (1997), de Caetano Veloso, que trata do nascimento do Tropicalismo. E algumas referências, presentes em ambos os livros, deram ainda mais substância às leituras.

A bossa nova como evolução; como status quo; como alienação. Como uma febre, como restrita a um pequeno grupo elitizado, como alçada ao mundo.

E como os movimentos culturais se deram, se envolveram e responderam a ela, no contexto dos anos 1950/1970.

Centenas de referências, mas com muitos detalhes de João Gilberto e Tom Jobim.

Muito bom!

Tiffany 13/08/2021

Divertido
Com muitos detalhes, ironia e muita muita coisa bossa nova, Ruy Castro arrasa nessa narrativa das histórias da Bossa Nova.
Conta tanto com parte da vida de João Gilberto até casos, brigas e fofocas dos principais personagens da música brasileira.
Esse livro, apesar de bem longo, é bem divertido e te faz dar risada as vezes e se sentir mais próximo dos artistas que por muito ja foram esquecidos.
Gostei muito e acho que se você gosta de MPB de verdade, você gostará também.

Sergio21 28/07/2021

Ruy Castro no auge
Ruy Castro talvez seja o melhor biógrafo e retratista de um tempo no país. É notória a sua capacidade de compilar informações quando vai escrever um livro. São tantas coletadas que acabam gerando outros livros, periféricos e complementares ao projeto original. Some-se a esse conjunto de informações um texto fino, alegre, cativante e o resultado é uma obra excepcional, tanto do ponto de vista jornalístico informativo quanto do histórico entretenimento. O grande efeito colateral que essa obra provocou em mim ( e em outros que indiquei ou presentiei com o livro) foi começar a ouvir e gostar de Bossa Nova. É improvável começar a ler as avaliações musicais que Ruy Castro apresenta e não ir para Internet e procurar a faixa ou o álbum citado.Em resumo você não sai desse livro do mesmo jeito que entrou.

Jackie 24/05/2021

História da música brasileira.
Apesar de ter nascido depois da Bossa Nova sempre gostei das músicas. Acredito que foi uma era de ouro para música. As letras das músicas tinha história em poesia. Fiquei maravilhada da forma que tudo se deu início. Nesse livro fala da personalidade de cada músico, sua história, suas excentricidades, sua forma de viver e de criar. Além de ter várias referências músicas para quem gosta pesquisar e ouvir.

Alef 20/05/2021

Uma biografia da Bossa Nova
É disso que se trata: de uma biografia da Bossa Nova. Seus personagens, suas canções, seus lugares... Enfim! É um livro bonito de se ler, é um livro musical.

Recomendadíssimo aos, como eu, amantes do gênero.

Aninha 19/10/2020

E viva João Gilberto!
Eu já havia lido o "A onda que se ergueu no mar", que é quase como uma continuação do "Chega de saudade" (pois é, li em ordem inversa...).
Tive a impressão que o segundo é mais divertido, mas esse apresenta para os leitores comuns, leigos, o contexto musical da época que provocou o surgimento da Nossa Nova. Desde o fã clubes de Dick Farney até seu apogeu quando Sinatra gravou músicas de Tom.
É um belo livro sobre a Bossa Nova mostrando que antes de ser rotulada como música de burguês de apartamento da Av. Atlântica, ela propôs um salto de qualidade da música brasileira que era feita e na que se ouvia na década de 60 no Brasil.

Kaire 19/05/2020

"Chega de cantar para dois ou três intelectuais uma musiquinha de apartamento. Quero o samba puro, que tem muito mais a dizer, que é a expressão do povo, e não uma coisa feita de um grupinho para outro grupinho. E essa história de dizer que a Bossa Nova nasceu na minha casa é uma grande mentira. Se a turma se reunia aqui, fazia-o em mais de mil lugares. Eu não tenho nada, mas nada mesmo, com um gênero musical que não é o meu nem é verdadeiro."

Nara Leão não foi considerada grande à toa. Apenas.

Lennon.Lima 12/02/2020

Para todos os gostos

Não é necessário você gostar de Bossa Nova para poder curtir o livro.

Claro, se tiver afinidade melhor ainda, mas a narrativa tem o mérito de fazer um retrato de uma época e reunir relatos de vários personagens de maneira tão cativante e fiel que se você gosta do clima dos anos 50 e 60, do universo de boêmia, boates, noitadas, bebida, cigarros, confusões amorosas, das músicas, moda da época, você vai curtir a “vibe” do livro mesmo se detestar “Chega de Saudade”, “Desafinado”, “Bim Bom”, entre outros clássicos do gênero.

Porque o movimento, como todos, aliás, é constituído de pessoas e o enfoque do trabalho de Ruy Castro é narrar o processo histórico de nascimento, ascensão e declínio dessa revolução musical brazuca e não se ater a análise musical, esmiuçar o desenvolvimento criativo das composições, harmonias etc, embora também faça isso em alguns momentos, mas não é o foco.

Veja a resenha completa no link.

site: https://cartolacultural.wordpress.com/2019/12/26/resenha-chega-de-saudade-a-historia-e-as-historias-da-bossa-nova/

DaniM 26/08/2019

Chega de Saudade, Ruy Castro
Pensa num livro que me envolveu, me distraiu e me relaxou...fiz questão de ler bem devagarinho, curtindo cada momento e cada canção. Parava a cada capítulo pra ouvir todas as músicas citadas, gargalhava com algumas histórias e chorava em outras. Aprendi muito sobre um tema que eu conhecia pouco, conheci personagens que desconhecia, me envolvi num movimento musical e cultural com o qual tinha pouquíssima familiaridade.
“Tudo aquilo repicava nos ouvidos de Menescal como pepitas douradas e ele percebeu, fascinado, que estava ficando preso àquele homem. A imagem que lhe veio à cabeça, para definir João Gilberto, foi a de uma aranha em sua teia, tecendo seduções ao redor de moscas. Precisava tomar cuidado. Pois não lhe adiantou de nada saber disso: quando se despediu dele na rua e voltou pra casa, a fim de tentar dormir, já estava falando, pensando e se comportando com João Gilberto.”

HEVELYS 09/05/2019

Muito interessante, um belo acervo sobre histórias desse momento da história da música brasileira. Um bom livro para amantes da música