A noite escura e mais eu

A noite escura e mais eu Lygia Fagundes Telles




Resenhas - A Noite Escura e Mais Eu


56 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4


Deivid.Asaphe 09/04/2024

Qualidade ímpar
Acredito ser o melhor livro de contos da autora, escrito quando ela já tinha quase 80 anos, fica claro como Lygia dominava o estilo e gostava de se arriscar. Os contos são enigmáticos, comoventes, mas sobretudo intensos. Seja de maneira cruel, surpreendente ou triste, o que fica claro é que a autora não tem medo de escancarar as perversidades e dissimulações do ser humano. Por meio de personagens traumatizados e feridos por alguma situação da vida, a autora desenvolve os dilemas e conflitos que os levam até o extremo, e o que em cada caso, ele representa. Diferente dos livros anteriores, o título não é o de uma das histórias presentes na obra, mas sim um trecho da poesia de Cecília Meireles. São contos subversivos que me marcaram profundamente.
comentários(0)comente



carlineeeee 25/03/2024

Meus contos favoritossssssssssss:

dolly
o segredo
papoulas em feltro negro
uma branca sombra pálida
comentários(0)comente



Luiza 23/01/2024

Dolly - ???½
Você Não Acha que Esfriou? - ???
O Crachá nos Dentes - ??½
Boa Noite, Maria - ??
O Segredo - ???
Papoulas em Feltro Negro - ???½
A Rosa Verde - ????
Uma Branca Sombra Pálida - ?????
Anão de Jardim - ???
comentários(0)comente



janja fragão 03/01/2024

Um primor
Grande demonstração da excelência da escrita de Lygia Fagundes Teles. o nível de envolvimento na leitura é tal que me fez sentir afeto por um anão de jardim =)
comentários(0)comente



skuser02844 14/12/2023

Confesso que não sou uma leitora de contos, daí sempre demoro para engatar uma leitura desse tipo.
Lygia Fagundes Telles é minha autora preferida, nesse livro ela se concentrou em temas considerados tabus: adultério, prostituição, suicídio, assassinato, entre outros.
Os três últimos contos - A rosa verde, Uma Branca Sombra Pálida e Anão de Jardim - são primorosos e merecem destaque.
Lygia nunca me decepcionou, sua escrita era sensível e ao mesmo tempo dura, e seus contos seguem a mesma fórmula! Não deixem de apreciar essa obra prima!
comentários(0)comente



Cat Lu 18/11/2023

É sobre a escrita, mas é mais sobre a escritora
A obra reúne contos de Lygia, todos revelando a genialidade da escritora que conheci dois livros atrás e que já se tornou uma das minhas preferidas.

Seus contos possuem estruturas parecidas: longos parágrafos com fluxos de consciência. Algo também muito recorrente, pelo menos para mim, é uma certa confusão nas falas das personagens, que nunca sei se são realmente falas, pensamentos ou divagações. O passado, presente e futuro se misturam na cronologia psicológica. E daí? A leitura não é a interpretação singular de cada um? Ela gosta de brincar com isso, a Lygia, deixando seus contos entreabertos e você e sua curiosidade que se virem.

Os contos, ao meu ver, são fotografias, é o que a escritora me faz perceber. É quase como se ela sorteasse alguém no mundo e contasse um pouco de sua história. É preciso atenção para ler seus textos e se afundar na perspicácia da autora. E algo que gosto muito é como a Lygia se torna nítida! É quase como se ela estivesse sentada ao meu lado e eu pudesse vê-la escrevendo ou me contando a história de alguém, mesmo que as narrativas sejam em primeira pessoa. É possível ver Lygia por trás de todas elas.

Meu conto preferido foi "Anão de Jardim". Nele fica claro a intenção dela de denunciar. O que, eu não sei, talvez a humanidade. Fagundes Teles nada mais faz que usar as personagem como pretexto para xeretar o íntimo dos seres humanos. É como se ela olhasse dentro de nós, sem aviso ou permissão, revirando tudo e deixando apenas a perplexidade do enxergar de nós mesmos.

Nesse livro, você experimentará da crueldade crua de algumas pessoas. Não é ficção, por mais que seja. Só depois de terminar de lê-lo percebo o quão mórbido ele é e me pergunto como a escritora teve coragem de despir a todos nós tão profundamente, sem cerimônias.
Guilherme 19/11/2023minha estante
Essa foi a resenha mais bem elaborada que já li em toda a minha vida, descreveu a escrita da Lygia com perfeição. Tenho sorte de conhecer duas escritoras tão incríveis como você e ela.




HonorLu 16/10/2023

A Noite Escura e Mais Eu
Que livro emocionante. Acho que ele fica entre um dos meus favoritos da Lygia Fagundes Telles. Aqui há tanta complexidade e beleza, ao mesmo tempo que uma precisão incrível na abordagem das narrativas e como somos atravessados pelos detalhes das personagens, suas reações e suas formas de conceber o mundo e a vida. Inspirador.
comentários(0)comente



Nicole 03/10/2023

Esse livro não me agradou tanto como os outros que li da Lygia. Confesso que um ou dois contos terminei sem entender muito bem o sentido, voltei para ler o final e mesmo assim, não peguei a coisa (kkk). Acontece.

Nessa obra temos nove contos, bem curtos, que falam sobre a morte, solidão, amor e velhice. Meus contos favoritos foram Rosa Verde e Anão de Jardim.
Vinícius Tyrone 05/10/2023minha estante
Minha escritora favorita. Amo demais tudo da Lygia




tabatatucat 22/07/2023

Livro sensacional, cada conto é melhor que o outro. Já está na minha lista de livros para releitura.
comentários(0)comente



Perdida_nas_Estrelas 26/06/2023

Esplendoroso!
Eu não consigo parar de me perguntar como alguém pode não ter gostado de "Dolly"?!?! Pois era o único conto que eu já havia lido e a releitura foi da mesma maneira que a primeira: instigante e maravilhosa. As ambiguidades que a Lygia deixa em seus contos me consomem por completo, amo o modo de escrita dela.
Confesso que o conto "O crachá nos dentes" me confundiu em um nível que creio não ser capaz de compreender, quem sabe num futuro, em alguma releitura?!?
Mas os outros contos foram totalmente imersíveis, e além de "Dolly", os meus favoritos foram "Uma branca sombra pálida", "Anão de jardim", "Papoulas em feltro negro" e "O segredo" o que no fim dá mais d metade do livro (risos).
Sempre que estou lendo Lygia Fagundes Telles aproveito aquele deleite de arte, pois ela consegue tornar os mais simples hábitos cotidianos, ou os atos corriqueiros das pessoas, em uma leitura esplendorosa, que leva você àquele local e junto daquelas pessoas como um espectador (a) curioso e atento.
Sempre me sinto agraciada por poder ler os escritos dessa mulher magnífica. Muito obrigada, Lygia!
Nara_Thais 01/09/2023minha estante
Estou gostando muito das suas indicações. Eu já queria ler mais Lygia Fagundes e foi um ótimo incentivo. Grata!!


Perdida_nas_Estrelas 01/09/2023minha estante
Oi, Nara! Obrigada pelo comentário, amei




Robson68 24/06/2023

Reflexivo?
Primeira vez que leio Lygia Fagundes Telles. Escolhi esse livro de contos que, embora não seja o tipo preferido de leitura, me faz encantar a cada conto novo. Noto que Lygia tem uma forma muito peculiar em seus contos, trazendo profundas reflexões sobre a sobre a vida, mas, nesses contos, em sua maioria, sobre a morte. A vontade de gritar tudo é enorme? uma ótima primeira experiência!
comentários(0)comente



Gui 30/05/2023

Noite escura e mais eu
Um livro de contos, com histórias cotidianas nada tradicionais. A autora tem um estilo muito único, que traz para seus contos um toque de ?pensamento?.

Muito bom livro
comentários(0)comente



Frederico.Andrade 13/05/2023

Um livro de contos sobre desencontros - seria isso ? Leitura agradável embora tenha seus momento mais densos na minha opinião. Gostei do livro.
comentários(0)comente



Michela Wakami 06/05/2023

Razoável
Esse livro contém 9 contos.

Dolly (ruim)
Você não acha que esfriou? (bom)
O crachá nos dentes (ruim)
Boa noite, Maria (bom)
O segredo (ruim)
Papoulas em feltro negro (ruim)
A rosa verde (ruim)
Uma branca sombra pálida (bom)
Anão de jardim (muito bom)

Essas são minhas avaliações.
comentários(0)comente



Helder 27/04/2023

Bons contos, mas...
Fui lendo este livro aos poucos durante pouco mais de uma semana.
Normalmente um conto por dia.
E quando terminei, fiquei com a sensação de que foi bom, mas podia ter sido melhor e não sei explicar por que, pois agora antes de escrever esta resenha fui ler os resumos de leitura que fui fazendo à cada conto e vi que dos nove contos deste livro, eu só não gostei de um.
Todos os outros me trouxeram sensações. Boas, ruins, medo, alegria, incomodo, curiosidade. Mas me parece que faltam finais mais bombásticos que fiquem na minha cabeça, ou aquela sensação de que eu "queria ter escrito algo tão sensacional"
Mas talvez isso não seja Lygia Fagundes Telles.
Acho que seu objetivo não é ser sensacional ou explodir cabeças. Acho que ela quer mais é nos trazer pequenos incômodos contando histórias cotidianas, mas que saem do caminho reto.
Isso acontece logo no inicio em Dolly, primeiro conto do livro onde uma moça responde a um anúncio para dividir um apto e acaba encontrando um cenário de violência. Neste conto podemos dizer que Lygia mostra a “perda da inocência” desta menina. Outro conto que vai por este viés de “perda de inocência” é Segredo, onde uma menina precisa entrar em um local para pegar uma bola.
Já em alguns contos a autora traz textos ousados e de mais difícil leitura, pois usa diversas vozes e diversos tempos narrativos. Exemplos disso são o segundo conto chamado “Você não acha que esfriou” que traz uma narrativa complexa que requer atenção onde uma mulher vai pra cama com o melhor amigo do marido, mas nada acontece porque este amigo é apaixonado pelo marido dela e Boa Noite Maria onde a autora discute solidão e eutanásia. Ambos os textos cheios de vozes e em diferentes tempos que mostra o talento da autora em levar o leitor por diversos caminhos, mas pedem atenção do leitor.
Mas para mim os contos mais interessantes são Uma Branca Sombra Pálida onde uma mãe tenta entender a atitude de sua filha tentando se isentar de suas culpas e Anão de Jardim, onde temos um narrador inédito na literatura, até onde eu saiba.
Sendo assim, como literatura com certeza todos os contos valem a leitura, mas infelimente para mim faltaram estopins que fizessem com que os contos seguissem comigo após a leitura.




comentários(0)comente



56 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR