Arábia

Arábia Rafael Coelho...

Resenhas - ARÁBIA

Aécio de Paula 29/08/2021

Brasileiro que foi estudar mestrado na Arábia Saudita em uma das universidades mais conceituadas de lá, sendo da primeira turma formada. Ele explica como é morar no país mais conservador do mundo. Além disso, fez várias viagens para outros países.

Afegc 31/03/2020

Negócio das Arábias
Baixei esse livro gratuitamente na plataforma do Kindle. Surpreendi-me com as aventuras do rapaz que largou "tudo" para iniciar um intercâmbio na Arábia Saudita. O mais incrível desse livro é que o leitor pode aprender diversas coisas sobre a cultura da Arábia saudita e entender a diferença entre as arábias, pois cada uma tem suas especificidades, umas são mais rigorosas, enquanto que outras são menos rigorosas. Durante a leitura, consegui viver o sonho do jovem brasileiro que se aventurou nessa empreitada um tanto incomum, gostei bastante da forma como a história foi contada e gostaria de ter vivido aqueles momentos que o personagem presenciou. Esse livro é essencial para quem quer uma leitura para se distrair, há muitas situações divertidas nele também.

Jaíne 04/02/2017

Conhecendo uma nova cultura sem sair do lugar
"Quando você toma uma decisão, não pode ficar pensando no que teria acontecido se tivesse seguido o caminho A ou B. Tem que fazer o caminho que você escolheu ser o certo. Se joga!"

Pois bem, hoje falarei do livro Arábia, escrito por Raiam Santos e pelo parceiro do Mundo das Resenhas, Rafael Coelho.

Antes de começar a resenha, tenho algumas perguntas.
Você largaria seu emprego em uma multinacional para se dedicar a um mestrado?
E se eu te falar que esse mestrado será cursado em outro país? Mais especificamente, na Arábia Saudita?
E se eu te falar que a universidade na qual você irá estudar, sequer foi construída ainda?
Você largaria tudo aqui no Brasil e se lançaria nessa aventura?
Vou repetir novamente o país... É na Arábia Saudita... E aí?
Pois a resposta que Rafael deu a todas essas perguntas foi SIM e por isso, temos a oportunidade de ter agora esse livro em mãos, onde são narradas de forma engraçada e descontraída, as experiências geradas por essa decisão tão inusitada, que poucos teriam coragem de tomar.

O livro é curto, com capítulos curtinhos e diretos, narrando desde o momento em que Rafael foi apresentado a essa oportunidade, até sua decisão em abraçá-la, largando tudo por aqui e indo para lá.
É um mergulho de cabeça numa cultura completamente diferente da nossa.
Estamos super acostumados a ver na televisão todo tipo de coisa ruim a respeito desse país: terrorismo, mulheres sendo oprimidas, intolerância, etc e tal. Mas vemos tudo isso "de fora".
Em "Arábia", temos a experiência de ver a opinião de alguém que viveu imerso, de fato, nessa cultura: as leis de lá, os comportamentos das pessoas, como funciona o comércio, locais públicos... Até uma coisa simples para nós brasileiros, que é uma ida ao shopping, se transforma numa aventura, em um país tão "rígido".
Além de conter um excelente teor cultural, o livro certamente foi uma maneira de eternizar esse momento da vida do autor.
Se você tem curiosidade de saber um pouco mais sobre a Arábia, com esse livro em mãos, você viajará para lá sem sair do lugar (e sem sofrer para conseguir um visto). E irá descobrir que nem todos por lá são potenciais terroristas ou pessoas retrógradas e intolerantes, como muitas vezes pensamos.
Aqui está uma leitura que eu recomendo a vocês! Façam como eu fiz, e embarquem nessa viagem.

Até a próxima, galera!

E para ler a essa e outras resenhas, acessem:

site: mundodasresenhas.com.br

Pah Aleksandra 17/07/2017

Uma viagem sobre escolhas, preconceitos e sucesso!
Arábia é a história de um jovem que fez uma escolha ousada e que, mesmo rodeado de inseguranças e incertezas, provou que sair da sua zona de conforto foi a melhor maneira de construir um novo futuro. –Consegue imaginar largar casa, emprego e terra natal para iniciar um mestrado na Arábia Saudita? Rafael também não, mas mesmo assim decidiu correr o risco.

A obra narra os anos que Rafael Coelho, o próprio autor, passou na Arábia Saudita. Acho importante dizer que a ideia da obra não é reconstruir os passos dele no melhor estilo biografia, muito pelo contrário, o foco está na necessidade que Rafael viu de compartilhar suas escolhas, acertos e erros, e todo o aprendizado gerado por esses anos em que esteve em um continente tão diferente – tanto em costume, quanto em política. Assim, aqui acompanhamos a vida desse jovem corajoso e aventureiro, mas sempre na intenção de entendermos o quanto viver na Arábia Saudita mudou, completamente, a vida de Rafael.
Surgiu para o jovem a oportunidade de fazer mestrado na KAUST, King Abdullah University Of Sience. Na época a universidade não passava de um projeto gráfico: o Rei Abdullah, na tentativa de diminuir a dependência da nação diante do petróleo e de fazer o país ser reconhecido pela formação acadêmica de ótima qualidade, investiu 20 Bilhões de Dólares na construção de uma universidade de ponta. Além de um projeto incrível e de muito dinheiro investido, e também porque não são bobos nem nada, a KAUST abriu bolsas acadêmicas para os melhores alunos do mundo, buscando criar uma primeira turma forte e sólida. E é aí que Rafael entra nessa história. O rapaz, que não pensava em fazer mestrado e só queria terminar a faculdade e ser efetivado na empresa em que estagiava, acabou sendo um dos escolhidos para a turma de primeiros alunos da KAUST. E, depois de alguns incentivos financeiros, decidiu ir para Arábia Saudita. Decisão que, anos depois, provou ser uma das melhores que já tomou.

O livro traz tanto o dia a dia de Rafael na universidade, convivendo com estudantes do mundo todo e aprendendo a lidar com as regras de um país tão rígido e fechado, quanto às viagens que ele e seus amigos fazem ao longo dos dois anos de mestrado. Existem inúmeros países e culturas próximos da Arábia Saudita, assim ele aproveitou os feriados e finais de semana prolongados para visitar regiões para quais nunca sonhou ir. Portanto, é fato que o livro possui dois pilares que gosto muito: a possibilidade de mergulharmos em outra cultura (nesse caso uma cultura fortemente embasada e dependente do Islamismo) e de viajarmos pelo mundo ao lado do personagem principal. Carrego em mim essa vontade de rodar o mundo, então foi incrível ver o autor listar suas idas e vindas, principalmente por regiões pouco conhecidas. O clima do livro é tão focado na aventura e nas viagens que, sem brincadeira, a vontade que dá é comprar uma passagem e partir pelo mundo. Além disso, adorei a perspectiva de conhecer essa região tão mística e fervorosamente religiosa. Aqui, o autor traz tanto a visão preconceituosa que a mídia prega dos costumes desse povo, como a maneira fechada, reclusa e inaceitável para quem vê de fora que esse povo vive.

Além das viagens e de conhecer mais essa cultura tão opressiva, o livro também traz a perspectiva de um jovem de vinte e poucos que quer ter dias normais: jogar futebol, sair pra noitada, namorar, encher a cara e tudo isso sem se preocupar com as leis que dominam o oriente médio. A narrativa do Rafael é bem “gente como a gente”. Ele escreve como se tivesse falando com um amigo, o que torna a leitura bem rápida e fluida, e não tem vergonha de contar as dificuldades – sociais ou comportamentais – que passou no seu período na Arábia Saudita. Afinal, independente de estar lá para estudar, qual jovem que não precisa de um pouco de diversão de vez em quando? Claro que também devo dizer que não concordei com algumas das opiniões do autor (principalmente com relação ao papel desempenhado pela mulher no oriente como um todo), mas o ponto é entender que o livro é a forma como ele vê e sentiu o sua estadia na Arábia Saudita e em seus países vizinhos.

No final do livro o autor compartilha com o leitor tudo o que essa experiência, de convívio e viagens, ensinou. Ele criou uma lista de dicas bem bacanas e que nos fazem refletir sobre nossos medos e anseios, e como deixamos de conquistar determinadas vitórias simplesmente por termos pavor do desconhecido. Ou seja, o livro é um prato cheio para os amantes de viagens e também para aqueles que precisam de um empurrãozinho para lutarem por aqueles sonhos guardados na gaveta.

site: http://www.livrosefuxicos.com/2017/04/resenha-arabia-incrivel-historia-de-um.html

Stefany 30/01/2021

Gostei. Leitura fácil, rápida que entretém-se também informa, mostrando diferenças culturais e também me trouxe uma certa nostalgia dos anos de 2010.

Thais 15/02/2017

Recomendo. Bom, bonito e barato.
Rafael nos conta como foi parar na Arábia Saudita para fazer um mestrado em uma Universidade ainda a ser construída por um rei.
Coloque um carioca em um lugar onde mulher não se mistura com homem, bebida alcoólica é proibida e ainda há patrulha religiosa e isso tudo em um ambiente acadêmico. Com certeza vai dar samba. Não espere por literatura, ou algo mais aprofundado, do tipo que leríamos em um relato do Amyr Klink, por exemplo, a narrativa é direta e sem muitas digressões. É mais um relato, o que na amostra já fica claro.O autor é honesto no que propõe, nos relata bem as diferenças culturais, o modo de vida, as viagens, os perrengues e a vida na universidade e nos conta o que aprendeu com a experiência. Gostoso de ler, rápido e barato, pelo preço de uma revista de banca (pelo menos no Kindle) você leva uma bela experiência para a casa.

Evy 19/02/2017

Não julgueis o livro pela capa
Quando vi este livro falando sobre as arábias logo pensei que seria algo mais para o lado do terrorismo, mas é na verdade uma quebra de paradigmas de como as coisas realmente são. Valeu a pena ler e descobri como é viajar para lá.

Mel | @resenhasalacarte 20/02/2017

Um novo olhar sobre a ARÁBIA!
O livro Arábia – A Incrível História de um Brasileiro no Oriente Médio, é um relato autobiográfico de Rafael Coelho, que teve a incrível experiência de cursar mestrado na Arábia Saudita. Por não fazer ideia de como seria essa “aventura”, o autor escreveu um livro para mostrar aos jovens o quão interessante é conhecer outras culturas, além de desmistificar vários preconceitos contra um país do Oriente Médio que, muitas vezes, é visto como “terrorista”.

Com uma linguagem bem descontraída e jovial, Rafael conduz os leitores por essa experiência gratificante, além de contar todos os pormenores de um país com regras, morais e costumes tão diferentes do Brasil. O livro é voltado especialmente para jovens que ainda têm dúvidas sobre faculdade, futuro e experiências de intercâmbio. Aqui, de forma bem divertida, Rafael aconselha todos a saírem da zona de conforto e buscarem seus sonhos, por mais difíceis que eles pareçam.

Além de conferir sua trajetória saindo do Brasil, e os receios do autor em largar tudo e morar “no meio do nada”, conhecemos também fatos curiosos sobre a Arábia Saudita. Eu desconhecia vários e achei bem interessante aprender tanto sobre esse país, que para muitos é quase “um outro mundo”. Não sabia que os shoppings eram locais de “azaração”; sabia que o país tinha uma influência religiosa bem forte, mas nem imaginava que eles eram obrigados a rezar cinco vezes ao dia; não tinha a menor ideia de que existe uma polícia religiosa; muito menos poderia conceber que mulheres não podem dirigir. Essas e outras curiosidades fazem parte de Arábia, com relatos que me lembraram bastante o o estilo “jornalismo gonzo”, com muitas gírias e impressões bem pessoais do escritor.

site: http://resenhasalacarte.com.br/resenha/resenha-arabia-incrivel-historia-de-um-brasileiro-no-oriente-medio-rafael-coelho-raiam-santos/

MILA 31/07/2017

Deu um gostinho de quero mais...
Foi pelo contato do autor que conheci o livro Arábia, claro que o livro me interessou, primeiro foi a sinopse, ela é super instigante, e depois essa capa maravilhosa, Rafael Coelho passou por uma experiência maravilhosa e fez questão de escrever um livro para nos contar um pouco dela.

Através de um amigo, Rafael fica sabendo da incrível oportunidade de estudar em uma universidade que ainda nem existia, somente no projeto, mas pela curiosidade ou apenas por alguns incetivos, Rafael parte para a entrevista e por estar tranquilo acaba sendo selecionado, surpreso com tudo aquilo, ele parte agora para o México para conhecer melhor o projeto e seus possíveis colegas de turma, a primeira turma da King Abdullah University of Science and Technology, ou KAUST. Ali ele sente um certo impacto ao perceber que aquilo tudo é real e que ele pode fazer parte daquilo se ele assim desejar. A dúvida persiste um pouco, mas ele resolve embarcar nesta aventura num país cheio de leis retrógradas e a incrível oportunidade de se jogar em algo novo, emocionante e com muitos aprendizados.

"Você conhece alguém que já foi para a Arábia Saudita? Pois é ... Eu também não conhecia."

"No dia 3 de janeiro de 2009, parti para a Arábia Saudita pela primeira vez. É claro que eu estava muito receoso. Achava que poderia explodir uma bomba a qualquer momento e que poderia ser preso se, sem querer, olhasse para uma mulher na rua como fazia no Rio de Janeiro."

A narrativa do autor é bem instigante, flui rapidamente ao ponto de deixar um gostinho de quero mais, o leitor passa a querer conhecer todo o processo daquela experiência, desde a ideia do amigo de ir para Arábia Saudita a todos os processos seletivos e viagens, como também o projeto da faculdade King Abdullah University of Science and Technology.

Ler por tudo que Rafael passou é simplesmente maravilhoso, suas histórias são impressionantes, os causos que ele nos relata também são hilários, como no caso do Irlandês que bebeu em Bahrein, mas na volta para Arábia estava apagado ao ponto de ser jogado no banco de trás do carro, ele e seu colega passaram numa boa pela imigração, porém quase no caminho de casa são surpreendidos num check-point, claro que o Irlandês não se deu bem e nem adianta falar que bebeu em outro lugar que não na Arábia, no final ele teve duas opções...

"Ser demitido e ter uma semana para arrumar suas malas, cair fora da Arábia e nunca mais voltar... OU... Encarar vinte chibatadas que nem homem, Allah vai te perdoar e vida que segue! Ele ganhava bem e tinha família que dependia do dinheiro, que mandava de volta todo mês para casa. Não pensou duas vezes... Partiu chibatada!"

Rafael passa por diversas situações que nos conta neste livro, não só de sua experiência na Universidade, ele também fala da facilidade de viajar e conhecer vários lugares, alguns conhecidos por nós, outros nem tanto como Chipre que fica entre a Europa e a Ásia, conhecida como A ilha de Afrodite, Rafael fala também da estranheza de dirigir em mão inglesa, você já imaginou passar a marcha com a mão esquerda? Deve ser bem complicado de se acostumar a isso..

Resenha Completa no Blog..

site: http://dailyofbooks.blogspot.com.br/2017/07/resenha-arabia-incrivel-historia-de-um.html

Fernando.Subra 23/04/2024

Arábia: A incrível história de um brasileiro no Oriente Médio
Rafael Coelho se muda para Riad com o objetivo de estudar na Harvard do Oriente Médio e ao chegar lá se depara com as nuanças da cultura árabe oriental.
Um relato bem simplório do cotidiano desse estudante durante o tempo que viveu nesse país no qual ele faz questão de estereotipar como "exótico".
Das aulas na Universidade até os problemas recorrentes relacionados a proibição do álcool, essa biografia é rápida e superficial, porém, merece ser lida.

Paraíso dos Livros 07/08/2017

Resenha | Arábia - A incrível história de um brasileiro no Oriente Médio ? Rafael Coelho e Raiam Santos

Viajando para Arábia Saudita com Rafael Coelho.

É exatamente essa a sensação que você tem ao ler este livro, isso por que a leveza que Rafael conduz à narrativa faz o leitor embarcar em suas aventuras e expectativas ficando fácil esquecer que ele está relatando fatos reais, sua própria biografia.
Rafael divide com o leitor como foi fazer uma difícil decisão ainda muito jovem, que mudaria totalmente a sua vida. Afinal, seria outra cultura, novos hábitos, distância familiar com estudos em outra língua, em um país que infelizmente quando se ouve falar muitos associam a guerra.

Possuindo uma vida estável, cursando a faculdade, apareceu uma grande oportunidade de ir para Arábia Saudita para fazer um estágio em uma universidade que sequer existia e ainda estava em projeto. Você pode pensar: ?Mais que loucura é essa?? Pois é, aposto que em algum momento essa frase surgiu para Rafael Coelho, mesmo assim ele preferiu arriscar!
Teve algum arrependimento? O autor garante que não! Temos uma história real, então claro que houve momentos de dificuldade que ele pensou em voltar para o Brasil e que até que não se formaria, porém segundo ele o projeto da University of Science and Tecnology ou KAUST, foi uma experiência única e se pudesse repetiria tudo outra vez.

No livro Rafael diz:
"Muito mais que meu lindo diploma de mestre em engenharia elétrica, o que mais ganhei nisso tudo foi a bagagem cultural que vou carregar para sempre!"

O ponto mais positivo desse livro sem dúvida é as descrições culturais apresentada sobre o país. Com grande riqueza de detalhes expostas pelo autor. Quebrando preconceitos, possibilitando que seus leitores tenham uma visão mais adequada sobre vários países do Oriente Médio. Mostrando como é importante não só almejar uma conquista como também planejar e neste caso pesquisar para saber se é viável seguir adiante. Estar preparado para o desafio, muitas vezes é o que nos torna capazes e Rafael é um exemplo disso.

Para aqueles que ficaram curiosos, eu super recomendo este livro! Eu particularmente gosto muito de livros que falem de culturas diferentes, que tem essa maneira natural de interagir com o leitor e torná-lo parte da experiência, com base histórica e fatos que agregam ao conhecimento. Arábia, possui todos esses quesitos, sendo super dinâmico, uma leitura leve e rápida. O autor não tem como intenção incentivar as pessoas a abandonarem suas vidas e seguir a primeira oportunidade que surgir, mas sim mostrar que às vezes seguir sua intuição, apostar em algo novo, mesmo que a principio pareça impossível pode trazer resultados que você queria e não conseguia alcançá-los por não ter coragem de arriscar.

Tenho certeza que após este livro você verá a Arábia Saudita com outros olhos. #Recomendo.

site: http://paraisodoslivros1.blogspot.com.br/2017/08/resenha-arabia-incrivel-historia-de-um.html

Beatriz 19/10/2017

ARÁBIA: A INCRÍVEL HISTÓRIA DE UM BRASILEIRO NO ORIENTE MÉDIO - RAFAEL COELHO E RAIAM SANTOS
Vocês que leem o blog já deve saber que meu tipo de livro favorito são os young adult e histórias com adolescentes problemáticos que encontram um amorzinho no meio da história. Dessa vez eu resolvi arriscar e ler um livro totalmente diferente do que eu estou acostumada o resultado foi melhor que eu esperava.

Recebi um email do Rafael contando sobre o livro e perguntando se eu tinha interesse em lê-lo. Respondi que sim e depois de uns dias comecei a leitura.

O livro vai falar sobre a experiência do Rafael em fazer um mestrado na Arábia, na KAUST, King Abdullah University Of Sience, uma universidade que ainda nem existia mas que no fim das contas foi a decisão mais acertada de todas. Ele largou família, emprego e embarcou nessa aventura. Durante a história podemos ver que ele nem estava tão a fim assim do mestrado mas durante os anos em que ele ficou lá ele foi amadurecendo e até cogitando a hipótese de permanecer no país.

Acho que o mais legal desse livro é ver os erros e acertos do Rafael e o mais importante: mudar a imagem que a gente tem sobre o Oriente Médio. Ele mesmo quando chegou pensou que tivesse homens bomba e terrorismo por todo lado mas é bem diferente. É claro que o país é super fechado e tem mil regras como: mulheres não podem dirigir, álcool é proibido, alguns crimes dão pena de morte em praça pública e muitas outras coisas que pra gente é um absurda lá é super normal.

Tem uma parte do livro em que ele relata alguns casos de pena de morte e decapitação em praça pública e eu fiquei apenas chocada. É um evento super natural, as pessoas assistem e aplaudem como se fosse um espetáculo e quando tudo acaba o pessoal limpa e volta ao normal passando pelo mesmo local onde uma cabeça tinha caído a poucos minutos.

Mas o livro também mostra a parte em que os árabes são super gente boa e vão te ajudar caso precise de algo.

Todo o livro é narrado de uma forma super informal com uma linguagem super fácil e isso faz a gente ler o livro numa sentada só. As aventuras que o Rafael passa com os amigos são super empolgantes e você fica ali querendo colocar uma mochila nas costas para desbravar todo o mundo lá fora.

Eu achei super legal ler esse livro e eu li enquanto voltava de uma viagem então ele me inspirou muito a continuar fazendo isso mesmo que de vez em quando. Sem medo de se arrepender ou não ser tão bom assim. O importante é a gente fazer dar certo e lugar pelos nosso sonhos apesar toda dificuldade que possa existir no meio do caminho.

site: http://www.prateleiracolorida.com.br/2017/10/arabia-incrivel-historia-de-um.html

Argemiro.Nascimento 03/02/2018

Uma leitura interessante e instrutiva de forma alegre
Achei a leitura bacana.
É sempre muito bom ouvir narrativas da experiência de quem viveu na pele.

A leitura é bacana porque transmite informações relevantes a cultura de um pais tao importante e rigoroso como a Arabia Saudita de uma forma satirica e espontânea.

Parabens aos autores.

Igor13 18/09/2018

Rápido, informativo e motivacional
Como também fiz um mestrado numa terra 'exótica', Coreia do Sul, identifiquei-me de cara com a história do autor. Certamente menos 'exótico' e complicado que a Arábia Saudita, mas ainda sim, cheio de experiências e aprendizados similares.

Só faria uma crítica que ele poderia ter descrito um pouco mais da rotina na universidade e particularidades dos professores locais.

Vale a pena!

Marcelo 23/09/2018

Ótimo!
Se você procura uma leitura para esplairecer no final da tarde, esse tô livro! Com uma linguagem simples, a história não fictícia relata em primeira pessoa, a história de um Brasileiro que foi convidado a estudar em uma universidade que ainda não existe, parece loucura? Bom pra piorar ou melhorar ????? essa universidade fica no meio do deserto lá na Arábia Saudita. A história se desenrola desde o momento da decisão do autor até os autos e baixos que o BR passo lá nas arábias. Super indico! Boa leitura ??