Utopia

Utopia Thomas More

Resenhas - Utopia

Jardim de histórias 06/11/2023

Ferramenta introdutória para um olhar social mais profundo.
O livro é uma ferramenta introdutória para o socialismo utópico de Robert Owen, Saint-Simon e Charles Fourier, que se tornando uma base intelectualizada do ideal igualitário. As percepções ideológicas que serviram de motivação para base imaginária que compõem a criação desta história clássica, se desenvolvem no entendimento da normalização da desigualdade aplicada no feudalismo, onde, os senhores tinham um grande domínio territorial e para os servos, só restava a subsistência.

Uma leitura densa e profunda, que irá auxiliar a compor os estudos aprofundados ao olhar social do século VI e sua atual influência, através um olhar fictício da existência de uma república imaginária governada pela razão e pretende contrastar com a realidade política do período.

sscorpiuskingg 04/04/2023

Muito bom! Vários pontos ótimos pra discutir sociedade, política e religião atualmente, o que não é muito bom porque mostra o quanto nada mudou desde que esse livro foi escrito...

Marcos606 22/03/2023

Para pensar
Utopia, descreve uma cidade-estado pagã e comunista na qual as instituições e políticas eram inteiramente governadas pela razão. A ordem e a dignidade de tal estado destinavam-se a fornecer um contraste notável com a política irracional da Europa cristã, dividida pelo interesse próprio e pela ganância por poder e riquezas. A descrição da Utopia é colocada na boca de um misterioso viajante, em apoio ao seu argumento de que o comunismo é a única cura contra o egoísmo na vida privada e pública.

Letícia Lemos 18/01/2023

Um marco histórico
Esse livro não sou mudou o mundo, mas mudou minha vida. Desde o momento em que fui apresentada ao conceito e ao livro Utopia, fiquei extremamente encantada e sinto muito orgulho de pesquisar sobre utopias e distopias na universidade. Uma obra-prima que vale à pena conferir para pensarmos um mundo melhor!

Thiago.Silva 15/08/2021

Não encaixei com a leitura
Gostei muito pouco rssss. Sei que é uma clássico da leitura mundial,mas o livro mão me conquistou. Achei uma leitura muito arrastada,onde vai-se apenas descrevendo o porque de utopia ser muito boa.Enfim,não foi um livro pra mim

SunshinetySick 21/10/2020

Surpreendente
Eu já tinha uma ideia do que era Utopia, mas ler é uma coisa bem diferente. Na primeira tentativa, achei a escrita difícil e desisti. Há poucos dias, peguei novamente e insisti um pouco do primeiro livro. Pessoalmente, a leitura fluiu muito mais no segundo livro, onde ele realmente começa a narrar os costumes dos utopienses. Genial.
Tem algumas coisas completamente normais na época como escravos e mulheres só trabalhando na casa com os filhos, mas não temos muito o que fazer porque olhem a data de escrita e publicação. Só ter isso de questionavel é uma benção. É uma obra incrivel, apesar de não totalmente envolvente, você continua curioso para saber mais sobre essa ilha. Eu gostei bastante, mas do que achei que gostaria.

Ari_Nay 07/01/2019

Utopia
Um dos clássicos mais renomados do mundo, superando os séculos...utopia é sobre um não lugar em um não tempo, sobre uma nação perfeita aos olhos de quem a viu...onde a igualdade triunfa de uma forma boa, onde não existe a luta por dinheiro, onde não se mata por religião, onde todos estão em uma sincronia para que a sociedade seja perfeita...e ainda assim a sociedade perfeita....Não era exatamente ideal. O triste é que o Autor não tenha vivido com base em suas idéias colocadas na obra.

Ricardo 29/08/2017

Entre a Utopia e a Realidade
Sempre ouvi falar deste livro, mas por obrigação acadêmica apenas agora tive que iniciar sua leitura para uma análise da visão utópica de mundo versus a opção realista que é a distopia. Até que ponto a Utopia de um mundo mais justo não descamba para o totalitarismo, ou por outro lado a distopia e a comodidade em manter as coisas como elas são não torna a injustiça e a desigualdade algo insuportável? Ou seja próprio coveiro da civilização. Eis a questão, existe algum caminho viável no meio termo?
Cristiam Valim 12/09/2017minha estante
Distopia não é "opção realista" é opção opressora, geralmente totalitarista.