A máquina de fazer espanhóis

A máquina de fazer espanhóis Valter Hugo Mãe

Resenhas - a máquina de fazer espanhóis

Monroe 03/04/2024

Valter Hugo Mãe, a máquina de fazer boas histórias.
Nem se passar anos eu vou conseguir expressar o que esse livro foi pra mim. Uma história absurdamente linda e triste sobre o fim e principalmente sobre a vida, que insiste em nos mostrar que não importa a idade, ela vai continuar a nos surpreender e mostrar que vale a pena estar vivo, mesmo que seja por 3 segundos (quem leu e chorou vai entender).

?eu acabara de aprender que a vida tem de ser mais à deriva, mais ao acaso, porque quem se guarda de tudo foge de tudo.?

??

Biahzlr 30/03/2024

Uma bela surpresa
UAU! Não dava nada por este livro, mas super vale a pena ler. A escrita de Valter Hugo Mãe é pura poesia.
Uma reflexão sobre o luto, a solidão, a amizade... Simplesmente maravilhoso.

Ana Laura Duarte 09/08/2022

delicadamente complexo
é o primeiro livro do Valter Hugo Mãe que leio. Primeiro de muitos, foi das mais lindas experiências que a literatura já me deu.

?a máquina de fazer espanhóis? propõe um retrato delicadamente complexo de uma vida entre camadas de solidão, amizade, amor e portugalidade. Eu saio desse livro com a dimensão empática do que é a velhice porque fui capaz de, em muitas passagens, sentir o Senhor Silva, ele foi real. Em grande verdade, tão real que poderia ser inclusive o meu avô Silva, que não viu a Laura partir, mas viu a sua Ana.

É verdade que o autor faz o personagem existir, mas mais que isso, faz uma sociedade inteira existir. É o retrato também de uma guerra fascista x comunista, tão atual quanto problemática. Um sistema que faz questionar o que é ser homem bom, e mostra os fantasmas de um passado que insiste em ser presente. Em alguma medida, isso é (infelizmente) o Brasil de 2022 em páginas sobre portugal dos anos 60.

E ainda que a temática aborde sobretudo luto e fascismo, o livro conseguiu me tirar algumas risadas, um senso de humor inerente e único do autor. Nesse aspecto, fez até eu ter pena de não ser portuguesa o suficiente para poder perceber todas as entrelinhas e sutis críticas que Mãe propõe
Michele Boroh 09/08/2022minha estante
Que resenha maravilhosa, Ana! Essa também foi, como você bem diz, uma das mais lindas experiências que a literatura já me deu.

Experientei mais VHM depois, mas sigo achando esse o melhor dele.

Claudio 07/11/2021

É bruxaria?
Existe magia na literatura. Magia real, verdadeira, bruxaria braba, daquela que nos transporta para outros mundos, outros tempos e outras vidas. Não é sempre que um autor é bruxo.

Neste livro, primeiro que li do autor, Valter Hugo Mãe me fez viver como um senhor português de 85 anos em luto pela perda da companheira que foi sua esposa por 50 anos, enquanto se adapta a vida em uma casa de repouso.

Bruxo, dos magníficos esse Mãe!

Além de toda empatia ao nos mostrar o mundo pelos olhos dos mais velhos, os seus medos e as suas fraquezas, a riqueza das suas vidas, o efeito de suas memórias sobre as suas ações e manias, as relações familiares, a íntima relação com a morte (ou mais especialmente com a proximidade a ela), tudo isso de forma realista sem deixar de ser poético, o autor também traz um bela reflexão sobre o passado português dos tempos da ditadura de Salazar, sem passar pano para ?os bons fascistas? e, ao mesmo tempo, apresentando o efeito da própria repressão da ditadura sobre os aspectos mais íntimos do português comum e o resultado disso sobre a sociedade de hoje, muito caracterizada por sentimentos de descrença, desconfiança, inferioridade perante a Europa, saudosismo de um passado mítico e um catolicismo ainda profundo.

Para quem for ler, em um primeiro momento o fato do autor não usar nenhuma pontuação além de vírgulas e pontos, não usar letras maiúsculas, não diferenciar de forma clara qual personagem fala o quê pode dificultar e, por isso, recomendo ler o livro com o espírito de quando estamos num grupo grande de amigos com todos falando ao mesmo tempo: você pode não ter certeza de quem disse o que, mas a história fica toda detalhada em sua cabeça.

Resumindo: Um livro perfeito! Recomendo sem pensar duas vezes, pois não só o enredo é intrigante como as reflexões que dispersa são potentes.

Três trechos que destaquei a seguir:

?a coragem tem falhas sérias aqui e acolá. e nós, que não somos de modo algum feitos de ferro, falhamos talvez demasiado, o que nem por isso nos torna covardes, apenas os mesmos de sempre. os mesmos vulneráveis e atordoados seres humanos de sempre. tanta cultura e tanta fartura e ao pé da morte a igualdade frustrante e a mesma ciência?

?o que justifica a vida de um homem depois dos oitenta anos quando perde a mulher que amou e com quem partilhou tudo durante quase meio século. quarenta e oito anos. o anísio fitou-me e respondeu-me, é mais fácil falarmos da ditadura, senhor silva?

?o salazar foi como uma visita que recebemos em casa de bom grado, que começou por nos ajudar, mas que depois não quis mais ir-se embora e que nos fez sentir visita sua, até que nos tirou das mãos tudo quanto pôde e nos apreciou amaciados pela exaustão?

Carolina 28/03/2021

Reflexão dura, mas também bonita acerca do processo de envelhecimento. Incrível a empatia de Valter Hugo Mãe, poderia dizer fácilmente que seria um relato real.
Yasmin 28/03/2021minha estante
VHM é incrível!

Isa 28/03/2021minha estante
eu tinha começado a ler mas a falta de pontuação me cansou um pouco, vale a pena continuar?

Carolina 06/04/2021minha estante
vale muito a pena continuar! nem dava conta da falta de pontuação