A Grande Ilusão

A Grande Ilusão Harlan Coben

Resenhas - /////

Felipe @quarta.capa 16/08/2020

Esse é o 10° livro de Coben que leio e posso afirmar com toda certeza: aqui foi onde ele mais se reinventou. Já não é mais novidade que sou apaixonado pela escrita e obras que o autor cria, sempre tão incríveis. E que, mais que isso, sempre mantendo seu nível de qualidade, mesmo com tanta estória já contada.⁣

Diferente do seu habitual, a narrativa de "A Grande Ilusão" segue por um caminho diferente, é um thriller muito mais "calmo", onde não presenciamos aquelas cenas eletrizantes e ação desenfreada, típicos desse gênero, e sim uma investigação que se mantém e te prende com base em seus mistérios (que são muitos!), com uma pegada do Domestic Noir. Em alguns momentos, dá uma derrapada em manter o ritmo, mas nada muito grave.⁣

Entretanto, o grande diferencial é o protagonismo feminino, algo que sempre senti falta nas obras de Coben. Maya é uma mulher forte, com personalidade, e que não vai medir esforços para desvendar os assassinatos que a cercam. O autor tem por costume mesclar pontos de vista em suas obras, para depois interligá-los, mas aqui só temos o de Maya, que carrega toda a estória nas costas, e se sai muito bem. Isso não faz com que a estória seja menos complexa ou que tenha menos mistérios a serem desvendados (a grande marca registrada do autor).⁣

Finalmente, somos apresentados a um final que, literalmente, nos deixa de boca aberta. A sensação é: "fui feito de trouxa o tempo inteiro". Caso tenham a oportunidade, leiam e comprovem por si mesmos.⁣

site: instagram.com/quarta.capa

Jaque - Achei o Livro 11/04/2023

Como é bom ser surpreendida!
Nada como um anúncio de adaptação para que a gente desenterre o livro da estante, né mesmo?
Nesse caso não poderia ser diferente. Assim que vi que essa estória logo chegaria na Netflix, não pude mais retardar a leitura.
Aqui na trama, Maya é uma ex piloto que voltou recentemente da guerra. Por motivos que serão esclarecidos ao longo da narrativa, ela está afastada do trabalho e agora acaba de perder o marido, assassinado brutalmente.
Apenas alguns dias depois, ela fica chocada ao ver seu marido na câmera escondida brincando com sua filha.
Logo ela começa investigar mas vai ser muito mais difícil do que ela imagina. Sofrendo de TEPT, não sabe se tudo que vê é real ou resultado do estresse e das noites mal dormidas.
Diante do real absurdo que é a hipótese do marido estar vivo, Maya sabe que não pode contar com ninguém então sozinha ela vai em busca da verdade, porém suas descobertas a levam muito mais longe. Além da morte da irmã, assassinada enquanto ela estava na guerra, outras mortes do passado começam a se revelar e Maya se vê diante de um enorme quebra cabeças, onde ela é a única que pode resolver.

Eu adorei esse livro. Não esperava muito dele e apesar de gostar muito do autor, as tramas não costumam me surpreender muito por seguir sempre o mesmo molde.
Porém aqui eu fui surpreendida desde as primeiras páginas. A revelação dos crimes, a maneira que alguns se ligam, o perfil dos personagens e então aquele final de cair meu queixo.
Em algum momento a leitura fica mais morna, com muito fluxo de pensamento da personagem, mas no geral é excelente. Um dos melhores do autor que li até o momento.
Recomendo hein?

site: https://acheiolivroperdiosono.blogspot.com/2023/04/a-grande-ilusao-harlan-coben.html
Monica Monte 30/04/2023minha estante
Eu também adorei esse livro e aquele final me surpreendeu demais

Maila15 04/02/2024

A grande ilusão

Sempre fico impressionada com a maneira que o Harlan coben nos apresenta alguns fatos, faz a gente acreditar naquilo, e depois muda, e o que eu acreditava já passo a desconfiar se é mesmo verdade.
Adoro essas histórias que me deixam pensativa, tentando descobrir o que realmente aconteceu, e consegui, desvendei algumas coisas antes, e em outras fui surpreendida, logo na coisa mais óbvia. ?
O final foi emocionante (esses dias tô meio emotiva, então não sei o quanto disso é só sobre o livro) e inesperado pra mim, não pensei que um certo personagem teria o final que teve, mas entendi que não tinha muito pra onde fugir.
Ainda não sei se vou assistir a série, provavelmente sim, mas por enquanto não tenho vontade.

Tuts 17/06/2022

O fantasma da morte a persegue,Maya?
Em ?A Grande Ilusão?,conhecemos a história da personagem Maya Stern,uma ex-militar e agora dá aulas de aviação. A personagem lidou recentemente com o assassinato do marido Joe,num suposto assalto em que ele havia sido vítima de criminosos encapuzados. Apesar de trágico,nada fora do imaginável. Acontece,que dias depois,Maya se depara com uma gravação de seu marido morto brincando com sua filha em sua casa.

A personagem então embarca numa busca por respostas,numa narrativa complexa e muito bem intrincada,que eu não fazia ideia do rumo que ia tomar. O plot é muito bom,a forma como o livro se encerra beira o impecável.

Esse livro vale muito a pena,tudo nele funciona e quando a gente acha que sabe de alguma coisa,logo vem uma outra para descareditar aquilo e nos deixar totalmente confusos. No final é um turbilhão de acontecimentos que unem as inúmeras peças do elaborado quebra-cabeças construído pelo autor. Fantástico.

lupid 19/02/2022

Não me arrependo de continuar.
Coisas que quero deixar esclarecido antes de dar minha opinião: peguei esse livro de graça com os cupons da amazon sem fazer ideia do que se tratava, apenas peguei na euforia de saber que teria ele grátis e por ter o nome de alguém que eu gostava muito. Maya.

Após ler a sinopse comecei a achá-lo muito interessante então ele foi o próximo assim que terminei um romance YA, estava com um clima totalmente diferente de qual o clima que é tratado nessa história.
Quase cheguei a desistir antes mesmo
da página 50, mas algo me disse para eu tentar mais um pouco e não me arrependo nenhum pouco.
É de importância saber que, as estrelas que provavelmente darei aqui sempre (ou quase sempre) serão por pura emoção que o livro me trás então não cobre de mim um comentário técnico cheio de críticas profissionais (e quando tiver, deixarei claro qual será minha intenção ao pontuar).
Amei ler os momentos e as descrições de Maya com Lily, primeira vez que tenho contato forte com livro que de mais detalhes da vida materna (nunca procurei muito sobre). E também de como Maya, ex-militar, passou a levar a vida cheia de segredos.
Foi uma aventura intensa e cheia de plot twists que me deixaram empolgada para ler mais, algo que não prometia nada para mim e mesmo assim entregou tudo.

Thacy Mendes 23/10/2020

“O fantasma da morte persegue você, Maya.”
O titulo do livro já denuncia o que vem a seguir: uma verdadeira grande ILUSÃO. Harlan Coben consegue entregar uma história cheia de mistério e reviravoltas, além de não ter piedade nenhuma em enganar o leitor.

Para começo de história a personagem principal, Maya Stern, me agradou bastante. Não seria o tipo de pessoa que eu simpatizaria muito na vida real, mas ao menos no livro, ela demonstrou ser uma personagem com personalidade forte e determinada.
Quanto ao enredo, a trama em si não contêm muita “ação”, o que realmente faz a leitura prender são os mistérios que são muitos e não param de surgir, deixando o leitor curioso para descobrir logo a ligação de tudo.

No entanto, o final me deixou um pouco incomodada. Gosto muito quando o autor deixa pistas durante a história que passam despercebidos aos olhos de quem está lendo e só no final de tudo que as peças se encaixam e o leitor percebe que foi trouxa. É desse tipo de enganação que eu gosto! Uma enganação disfarçada, um tipo de “eu estava aqui o tempo todo só você não viu”.

Mas não senti que isso acontece em A Grande Ilusão.

O final mirabolante não passa simplesmente de uma pura enganação. O autor não deixa muitas pistas incriminatórias sobre ele ao decorrer da história de uma forma que, realmente, ninguém esperava por isso.
Porém, com tanto mistérios no livro, talvez a verdadeira enganação tenha sido achar que tal coisa era o mistério principal, quando na verdade o ponto principal era outro.

De todo jeito, apesar desse pequeno incomodo com o final, o livro me agradou e eu recomendaria.
Gosto muito de mistérios e esse livro soube ser bem misterioso!

Manodirlah 24/05/2022

Esperei mais
Eu sempre fui fã dos suspenses do Halan Coben, mas dessa vez não teve muito impacto. Talvez seja pq a história do incio pra metade não me prendeu muito. Mas como sempre a escrita dele é muito muito boa.

22/12/2021

Misto de sentimentos
Eu particularmente esparava mais, mais suspense, mais catarse, mais tragédia e mais crimes. Foi meu primeiro livro do Harlan e tinha altíssimas expectativas, entretando, o livro consegue ser muito bom. O misto de emoções, até mesmo o final bem previsível preenchem as lacunas, ótima leitura para iniciantes do do CobenVerse!
Anna 25/12/2021minha estante
Amo ver tu fazendo resenhas

26/12/2021minha estante
Hahahha vou tentar fazer mais

Cris Fontes 02/01/2022minha estante
Já li diversos livros do Harlan e esse, sem dúvida, foi o mais fraquinho

02/01/2022minha estante
Qual o teu favorito??

Cris Fontes 02/01/2022minha estante
Confie em mim, desaparecido pra sempre e o inocente são meus preferidos até agora

Ju Oliveira 15/08/2017

Resenha + SORTEIO
Já fazia um bom tempo que eu não lia nada do Harlan Coben, e como eu sou super fã do autor, não resisti e solicitei seu último lançamento, da Editora Arqueiro. A grande ilusão vai contar a história de Maya Stern, uma ex-piloto de operações especiais do exército americano, que perdeu recentemente o marido, vítima de uma tentativa de assalto. Ele foi brutalmente assassinado em sua frente. Algumas semanas após o ocorrido, Maya fica extremamente abalada com uma imagem que vê na câmera de segurança de sua casa: Sua filhinha de 2 anos tranquilamente brincando com o pai. Mas como pode ser? Se seu marido está morto e enterrado, morreu praticamente em seus braços?

Maya fica muito confusa, sem saber se a visão que teve foi uma espécie de alucinação ou se alguém está querendo brincar com sua sanidade mental. Mas quem? E o que ganhariam com isso? Ela começa a investigar por conta própria e essa investigação só acaba levantando muitas dúvidas e suspeitas que até então ela jamais imaginou. Maya vai se deparar com a suspeita de que a morte de sua irmã, também assassinada algum tempo atrás, tem a ver com a morte do marido, que pode não ter sido uma simples tentativa de roubo. Maya agora precisa correr contra o tempo para descobrir quem está testando sua saúde mental e confiar apenas em si mesma, já que todos ao seu redor, pessoas que antes eram confiáveis, não lhe transmitem mais a mesma confiança.

A grande ilusão tem um ritmo de leitura bem frenético e super ágil. Li em dois dias, praticamente devorando suas páginas. Eu particularmente adoro tramas em que o protagonista não sabe mais em quem confiar, todos ao seu redor se tornam suspeitos, e é exatamente isso que vai acontecer com a Maya, uma mulher firme, decidida e muito corajosa. Seu maior medo é que algo de ruim aconteça a sua filhinha e ela vai lutar com unhas e dentes para defender sua cria.

Harlan Coben criou uma personagem bem complexa, uma mulher atormentada por demônios do passado, do tempo em que presenciou os maiores horrores de guerra. Gostei muito dessa visão, já que não somos acostumados a ter essa versão feminina na literatura. O final me surpreendeu muito. Não esperava de jeito nenhum a reviravolta que o autor deixou para o final. Mesmo em todas minhas teorias durante a trama, não me passou pela cabeça o final que ele criou. Enfim, adorei e super recomendo para fãs de um bom Thriller Policial. Leiam!

CONFIRAM A RESENHA COMPLETA + SORTEIO NO BLOG.

site: http://juoliveira.com/cantinho/sorteio-a-grande-ilusao-harlan-coben/
Doug 20/08/2017minha estante
Oi, Ju! Confesso que, apesar do bom ritmo, fiquei um pouco decepcionado com o livro ao longo da narrativa. Mas aquele final SENSACIONAL compensou todo o resto. Realmente, aquilo foi de uma genialidade sem fim do Coben. Falando nele, qual é o seu livro preferido do autor?

Ju Oliveira 26/08/2017minha estante
Olá! Ah, meu livro favorito dele é Seis anos depois.
Gosto muito de Cilada tbm.
Abs.

jackseydon 19/12/2020

Ótimo
Eu esperava nada menos daquilo que me foi entregue. Harlan mais uma vez me surpreendeu.

Josie 15/10/2020

Ótima Surpresa
Muito bom, a leitura flui.
As opções para desvendar vão surgindo.
E o final é surpreendente.
Novamente feita de boba pelo Harlan.

Victor 17/01/2021

Protagonista mau-caráter.
Como o título já diz, a protagonista é uma pessoa ruim e arrogante. A personificação de alguém insuportável que se acha superior à todos que a cercam.

Talvez essa característica seja proposital, devido ao que foi revelado no final da trama. Contudo, ainda assim a detestei durante todo o livro.

E não achei o desfecho impactante, como todos falam. O autor apenas jogou todas as informações na direção oposta do que realmente aconteceu. Foi equivalente à erguer uma mão pra fingir dar um tapa e no final acertar a nuca da pessoa com a outra.

Não me agradou o andamento e muito menos o encerramento de tudo.
Nanda544 17/07/2021minha estante
Meu Deus vc foi a única pessoa que eu vi aqui que concordo kkk

Victor 17/07/2021minha estante
Kkkkkkk bate ae! o/

Gui Castelo 23/12/2021

Primeira experiência super positiva!
Meu primeiro livro do Harlan Coben e, sem dúvidas, foi uma ótima introdução à bibliografia do autor! A história é intrigante, fluida, cheia de mistério e com uma protagonista (Maya) maravilhosa e bem construída! A escrita foi um dos melhores aspectos do livro: extremamente envolvente, divertida e descritiva nos momentos certos!

Duda 16/06/2021

Que livro! Como costumeiro do Harlan, cheio de um suspense gostoso de ler. Fiquei atordoada com o final, totalmente pega de surpresa. Não sou de chorar mas nesse derramei algumas lágrimas. Harlan sempre brilhante nas referências também, muito atual. Não vale a pena, vale a galinha inteira