Walter Benjamin

Walter Benjamin Bernd Witte

Resenhas - Walter Benjamin

Larissa.Cifarelli 17/01/2022

W. Benjamin
O estudo é o que cavalga contra a "tempestade que sopra do esquecimento. (...) É para trás que conduz o estudo, que converte a existência em escrita. (...) A porta da justiça é o estudo".

A história de Benjamin é baseada no amor e dedicação ao estudo, à escrita. Triste fim para um grande homem.

Michele Soares 10/01/2022

Bom livro. A biografia não vai se centrar só na vida, mas também vai abarcar e, mais do que isso, levar ao centro da narrativa a produção intelectual e testemunhos do próprio Benjamin, a maioria de cartas com seus amigos e conhecidos. Há páginas sobre exegese de algumas obras e textos mais relevantes. Logo a gente percebe as tentativas do autor da biografia de ver a vida no texto, seja no texto de crítica literária, de história, de filosofia da linguagem, no texto de rádio, etc., além de marcar como alguns textos floresceram de questões e embates na vida pessoal, do Benjamin consigo mesmo, com outros, seus contemporâneos, predecessores e com o tempo histórico em que ele escreveu.

Tudo isso forma um arabesco expositivo que achei bastante denso e complexo, como a própria vida do Benjamin foi densa e intensa, inquieta e inquietante, marcada por essas perturbações políticas, psíquicas, familiares, eróticas, financeiras, físicas, que são todas colocadas no ringue da biografia pra se chocar com a produção intelectual e com o seu próprio pensamento ao longo do tempo. Não acho que seja uma obra muito boa como introdução ao Benjamin, nesse sentido não é uma obra muito didática pra apreender conceitos chave, não é essa a proposta da obra, mas acho que a leitura tem a ganhar tanto quando feita de forma corrida, como eu fiz, ou como guia de referência ou material de consulta para leitura dos textos críticos em si.

Nytta 22/08/2021

Nas devidas proporções, meus sentimentos perante a biografia do ensaísta alemão Walter Benjamin, foram muito parecidos de quando eu estava lendo o diário da Anne Frank. Talvez, muito disso se deu porque ambos foram vitimas do regime nazista, e tiveram um fim semelhante: a morte.

Muito dos meus anseios para ler este livro, foi porque eu queria saber mais sobre a vida e como se deu o processo intelectual de um autor que me é muito caro. Dessa forma, pensei que seria um modo de me fazer compreender mais facilmente suas obras, a partir de suas vivencias.

É um livro que terminei há alguns dias e não consegui fazer resenha na hora, pois os três últimos capítulos para mim, foram bem difíceis, pois obviamente, estava tudo sendo encaminhado para o seu suicídio.

Confesso que li com receio de descobrir que ele era o estereótipo do gênio babaca, que era cretino com todo mundo. Não sei se é por ser muuuuito fangirl dele, mas eu enxerguei em Walter um homem que, apesar das circunstancias, acreditou até o fim em suas ideias.

Vi um pensador que, de certa forma, temia que os círculos que frequentava (partidos políticos, grupos estudantis, etc), pudessem fazer com que ele fosse contra com o que ele acreditava e não o permitisse sua independência intelectual.

É uma biografia que me deixou muito triste em pensar o como a ignorância humana permite que pessoas como Walter, tivessem o fim que tiveram, antes do tempo.