Introdução à Lógica

Introdução à Lógica Irving Marmer Copi

Resenhas - Introdução à Lógica

Romeu Felix 26/02/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
Introdução à Lógica é um livro de Irving M. Copi que apresenta os fundamentos da lógica simbólica e dedutiva de forma clara e acessível. A obra é dividida em quatro partes: "Introdução", "Lógica Formal", "Lógica Indutiva" e "Aplicações da Lógica".

Na "Introdução", o autor explica o que é lógica, apresenta a importância do raciocínio correto e os tipos de argumentos. Na "Lógica Formal", Copi apresenta as regras da lógica proposicional e de primeira ordem, a partir de uma linguagem formal. O livro também apresenta uma seção sobre a teoria da dedução, que apresenta as regras para construção de provas válidas e corretas.

Na terceira parte, "Lógica Indutiva", o autor apresenta as bases para a inferência probabilística e para a argumentação informal. Nesta seção, Copi discute os conceitos de probabilidade, estatística e indução, bem como as falácias mais comuns na argumentação.

A última parte do livro, "Aplicações da Lógica", apresenta exemplos de aplicação da lógica em diversas áreas, como a matemática, a filosofia, a ciência e o direito.

Com uma linguagem clara e acessível, Introdução à Lógica é um livro indicado tanto para iniciantes quanto para estudantes avançados que buscam aprimorar seus conhecimentos em lógica.

Palavras-chave: Lógica simbólica, dedução, inferência, probabilidade, falácias, aplicação da lógica.

Observação: vale ressaltar que este fichamento trata da edição em português publicada em 1981, podendo haver variações em outras edições em relação ao conteúdo, páginação e editora.
Por: Romeu Felix Menin Junior.

ttorturepoet 24/08/2022

me ajudou muito na materia logica na faculdade, entendi a materia me baseando no livro, muito didático e é realmente muito bom

Ozeas 18/02/2022

Falácias? Jamais!
Que dizer de uma obra publicada em 1978 e permanece atualizadíssima no mercado por diversas edições? Uma obra que continua a influenciar diversos ramos científicos (filosofia, direito...)

Irving tem uma escrita agradável. Essa obra é riquíssima tanto em conteúdo quanto em exemplos práticos. Os exercícios ao final de cada capítulo são extraídos de obras literárias ou discursos de grandes pensadores.

No capítulo sobre "falácias" ele elucida como exímio professor de filosofia e riquíssimos detalhes do que ocorre no dia a dia.

Essa obra é essencial para as pessoas que almejam se libertar das amarras envoltas de palavras revestidas de "fraternidade" e/ou "desinteresse".

Copi trabalha com a seguinte divisão: linguagem, dedução e indução. "Na primeira encontra-se uma análise das diversas funções da linguagem, tema que possui interesse filosófico intrínseco. Na segunda, o autor apresenta enfoque atualizado da silogística tradicional e introduz um método gráfico - o dos diagramas de Venn - para decidir sobre a validade dos raciocínios silogísticos, método que, apesar de sua segurança e notável valor didático, é, estranhavelmente, omitido nos manuais correntes. Na terceira parte se refere a lógica da explicação científica com ilustrações cuidadosamente selecionadas. Contém todo um capítulo referente a probabilidade."

Vida longa a Introdução à Lógica!

Dissensão e Tréplica 12/11/2017

link
link

site: https://dissensaoetreplica.wordpress.com/2016/10/17/conheca-introducao-a-logica/

Beto 09/04/2011

Introdução?
Apesar de o título ser introdução à lógica, este é um dos livros de lógica lançados no Brasil com melhor conteúdo. Se ele for apenas uma introdução, todos os outros não passam de rascunhos.

Extremamente recomendado para todos que trabalham com produção científica e avaliação de artigos. Igualmente recomendado para todos os que gostam de debates. Ajudará tanto a formular seus argumentos de forma consistente, como a encontrar falhas nos argumentos alheios.