Fera

Fera Brie Spangler

Resenhas - ////

Lana Wesley 06/10/2020

Um romance adolescente cheio de aprendizados.
A autora conseguiu construir um romance adolescente cheio de questionamentos, impasses, confusão, mas com muitos aprendizados.
Eu gostei muito do fato de na história trazer o questionamento sobre o fato de um menino se apaixonar por uma menina trans ele deixaria de ser hetero e se tornaria, ou não, gay.
Outro ponto muito importante foi que a personagem Jamie não queria nada de diferente na sua vida, para que as pessoas a julgassem tanto. Ela queria um namorado que a amasse que gostasse dela por ser quem ela era, ou seja uma garota. Por isso meu único questionamento era porque tanto preconceito? Se ela era uma típica garota adolescente, não tinha nada de "anormal" ali ou em qualquer outra pessoa.
O desenrolar da história foi sensacional, fazendo com que eu fosse fisgada desde as primeiras páginas.
Por isso, e claro que eu recomendo e muito a leitura dessa obra, e aproveitem e tirem proveito de tudo que a autora traz de uma forma perfeita e natural, como qualquer outro romance.
clara 10/01/2023minha estante
Maravilhoso!

Sarah 14/10/2021

A representividade
então foi a minha primeira leitura de protagonismo trans, eu nunca tinha lido, e esse livro me abriu as portas a essa literatura e eu amei muito, assim eu achei que os personagens, o principal em destaque impaciente demais não sei, eu me identifico muito com ele, porque eu já sofri bullying como ele, e o par romântico dele, que agora n lembro o nome da garota eu sou parecida com ela, a história flui, eu gostei li em um dia

Kiwii_0 10/10/2021

Não consegui me apegar muito eu n sei pq, mas eu tinha raiva do protagonista o tempo todo e umas coisas q ele fez com a Jamie e eu fiquei irritada boa parte do livro pelo tanto de transfobia e eu n sei pq mas n me apeguei mt nn, achei péssimo

Carolina.Souza 26/10/2022

que bom que reli!
Fera é com certeza um livro forte que mexe com os nossos sentimentos.
quando li pela primeira vez, lembro que amei, mas como não lembrava da história direito, decidi reler e pensei que não gostaria tanto como gostei, de verdade. mas me surpreendi ao chegar no final da história super tocada e com o livro todo marcado.
essa é uma história tocante (cheia de gatilhos), mas que faz você se sentir bem, no final das contas.
adoro que os personagens são muito reais, tem seus medos, histórias, segredos, defeitos, gostos e jeitos, isso deixa a experiência de leitura fantástica. eu realmente amei, e já sinto saudade de Dylan e Jamie.
eu recomendo para todo mundo! além de abordar temas importantes, é um romance que aquece, derrete, congela, quebra e conserta o coração da gente.

Clarinha 02/09/2020

Sobre transfobia a autoaceitação
“Estar com a Jamie me traz essa sensação. Livre e boa. Eu não sabia que outra pessoa poderia fazer você ser uma versão melhor de si mesmo.”
Dylan é um adolescente ⁣de 15 anos de quase dois metros de altura e muitos, MUITOS, pelos no corpo. Sua aparência incomum e ligeiramente assustadora lhe rendeu o apelido de Fera.
Embora Dylan tente levar tudo na brincadeira na frente dos colegas de escola, por dentro todas as piadinhas e os olhares que recebe o machucam muito. Ele tem plena consciência de que as poucas pessoas que tem coragem de se aproximarem dele na escola fazem isso apenas por sua amizade com um dos garotos mais populares do colégio.
O sonho de Dylan é ser reconhecido por sua inteligência, mas os professores parecem enxergar apenas seu tamanho. Mesmo com as notas exemplares que poderiam lhe render uma ótima colocação no processo seletivo das universidades, os professores parecem pensar que é imprescindível que ele faça parte do time de futebol americano da escola. Essa visão estereotipada também o irrita muito. Ele não quer ser visto apenas como um garoto enorme e forte, linha de frente na defesa de um time. Além disso, ele tem certeza de que a violência em campo atrapalharia ainda mais sua já escassa vida social.
Um dia, Dylan resolve subir no telhado com a desculpa de resgatar uma bola de futebol. Mas acaba desabando lá do alto e quebrando uma perna. O médico percebe ali um pensamento autodestrutivo e o indica para uma terapia em grupo. É lá que Dylan conhece Jamie e sua vida muda completamente!
Jamie é a menina mais linda, divertida e inteligente que ele já viu! E o mais extraordinário é que ela parece não se importar com sua aparência. O que ele não sabe é que Jamie é uma menina trans.

Fera é um livro lindo, que nos mostra como a transfobia machuca e vem muitas vezes disfarçada de cuidado. É lindo ver o desenvolvimento dos dois e como Jamie mostra a Dylan que aparência é apenas isso: aparência. É um desses livros tão gostosinhos de ler que terminamos sem nem perceber.

Ruan Mattia 28/12/2020

Morno, quase gelado
O livro em si é interessante, pelo menos a ideia dele, mas não tem muita profundidade. Pessoas morreriam se tentassem mergulhar nesse enredo, pois bateriam a cabeça no fundo desse livro. O "Fera", Dylan, é um garoto chorão que se autodeprecia como se não houvesse amanhã, tipo "tenham pena de mim, imploro". Jamie, socorro, é aquela militante chata que perde a essência da própria existência de tanto fazer drama e se fingir de durona. Até seria interessante, se o intuito dela fosse ser uma pessoa frágil e sem forças. Mas ela se diz forte e independente. Sabemos.

Ambos foram feitos um para o outro. O alto, peludo e estranho que se apaixona por uma garota trans tão chata como ele. As emoções tornam ambos duas crianças dando tapinhas um no outro durante todo o livro. Ai, Dylan, eu sou forte e capaz de tudo. Ai, Jamie, deixa eu te proteger do JP e do mundo.

Nossa, que triste, retratar adolescentes sem noção e coitadinhos no meio de um assunto sério (ainda mais para leitores aqui do Brasil, nesse sentido e com os índices de más notícias...). Senti foi vergonha alheia em grande parte da narrativa. Ambos personagens forçados em: ser muito másculo / ser muito delicada. Entendemos, ok?

O protagonista? Acho que o JP por ter paciência em aguentar o Dylan o livro todo (mesmo sendo um babaca). O final foi emocionante, quase chorei, mas porque acabou mesmo.

Enfim, a escrita é impecável.

licaschreave 08/10/2021

Sem palavras
Não vou fazer um resenha detalhada apenas quero escrever a minha opinião sobre esse livro e sobre a escrita dele.Comecei o livro ?super? empolgada e estava bem curiosa pra entender o que iria acontecer, por onde séria o caminho e desenvolvimento dos personagens mas odiei, não vi um bom desenvolvimento, não vi os personagens irem pra frente e me arrisco dizer que ela(a escritora) não soube de jeito nenhum desenvolver os personagens secundários, não soube contar as histórias direito só fazia jogar as coisas.O final ficou chato,chato,chato
o casal ficou chato, ela só parecia que precisava terminar o livro e foi jogando tudo de uma vez porém eu precisava terminar pra tentar ver se o final iria ser algo um pouquinho melhor e nossa só fiquei me arrastando.Teria muitas outras coisas pra falar mas de vdd só vou focar nessas porque fez o livro focar chato e pesado pra terminar.

FOCO: livro cheio de gatilhos,cheio, cheio
não recomendo esse livro pra qualquer um e se vv for ler por favor de uma pesquisada ou pode vir falar cmg ;)

vivi 15/05/2021

fera
te deixa com o coração quentinho.

o livro gira em torno do dylan (um garoto com 1001 problemas de autoestima e aceitação) e de jamie (uma menina trans, com seus problemas também), enfim, a vida dos dois em geral.

a narrativa tem uma ideia de representatividade, onde vai mostrar o dylan, sua mãe e seus amigos lidando com o fato de ter uma menina trans no meio de seu convívio social.

os personagens são bem interessantes, mas senti um pouco de falta no desenvolvimento do JP, que até agora não consegui distinguir se ele é ?vilão? ou não.

também mostra muito a relação do dylan com a mãe, que achei super fofa, mas não sei, sinto que ela tinha muito mais para mostrar ao longo do livro, ela só se abriu mesmo no final.

o relacionamento dos dois personagens principais é bem cativante, as cenas deles são extremamente fofas, e gostei muito da sinceridade que eles tinham um com o outro.

a escrita é muita fluida, a narrativa te prende de uma maneira incrível, muito bom pra quem quer sair da ressaca literária.

e por final, não tem como deixar de falar sobre os gatilhos abordados. quem se sente desconfortável com assuntos que envolvem: homofobia, transfobia, depressão, automutilação e problemas de aceitação, pode se sentir mal com a história em si.

mas, gostei muito mesmo da desconstrução do dylan ao longo do livro.
se possível, leiam fera!

Line128 02/03/2020

Gostei mas nem tanto
Gostei do livro, sofri em algumas partes e até mesmo chorei um pouco (zero novidade nisso). Só faltou mais desenvolvimento dos personagens secundários e eu fiquei com aquele gostinho de quero mais no final, seria bom ter um Epílogo. Jamie é maravilhosa e Dylan vai amadurecendo ao longo do livro, um espaço aqui para dizer o quanto JP é escroto e isso nem é spoiler porque qualquer um vê isso nas primeiras páginas do livro, nem pena dele consegui sentir.
Enfim eu esperava muito mais, mas nem sempre temos o que queremos.
Por favor Brie,escreva pelo menos um mini conto!!! Quero muito saber como eles ficaram no futuro.

Nicolas464 23/07/2022

Como uma pessoa trans esse livro chegou bem perto de ser ofensivo em alguns momentos. Dá pra ver que a autora tentou trazer uma representação positiva e eu acho a Jamie incrível, mas a forma como os outros (principalmente o protagonista) vêem ela e falam sobre ela em algumas partes do livro só me deixava extremamente frustado.

A mãe do protagonista sendo extremamente transfobica com a menina, o PROTAGONISTA sendo extremamente transfobico com ela e eu não senti em nenhum momento que a evolução dele foi genuína. Aconteceu rápido demais e hora ou outra ele ainda tinha algum pensamento transfobico.

Então é isso, Jamie termina com o Dylan e fica comigo ?

Radja 12/12/2020

Fera
O livro nem de longe foi o que eu espera, diversas situações me deixaram com raiva de certos personagens. Mas não posso dizer que esse livro não é humano, podemos ver claramente as dúvidas e os preconceitos que se manifestam na adolescência. O livro que é bem fluído, mas queria que ele tivesse mostrado o ponto de vista da Jamie pra poder entender pelo o que ela passava também.

callmedante 22/06/2021

poderia ser melhor
quase foi um comfort book, dps parei pra refletir e achei o dylan mt escroto em varias situações e algumas partes bem confusas

mas a escrita foi super fluida e gostei da representatividade

Emilly 26/08/2021

Terapia pra todo mundo já!
Não consegui gostar de praticamente nenhum personagem.

Primeiro livro que eu torci pro casal não ficar junto no final. Ele não merece ela gente!!!

Todo mundo precisa de terapia nesse livro sem exceção. Um bando de personagens tóxicos que acham que os outros tem que estar à disposição deles quando bem quiserem.

Muita transfobia e bullying, cuidado gente muitos gatilhos.

lady hideko 21/02/2021

"Só queria que você soubesse que não está sozinho. Caso se sinta grande demais, saiba que é só porque às vezes o mundo é meio pequeno."

É um ótimo livro pra se ler durante uma ressaca literária, romance adolescente, leitura fluída e ótimo desenvolvimento, só não dei cinco estrelas pois senti falta de um bom desfecho em relação a alguns personagens e suas respectivas ações problemáticas.

Lu 28/01/2021

juro por deus?????
to apaixonada por esse livro. o jeito como a autora escreve é perfeito e prende muito o leitor na história. aborda questões super importantes e quase me fez chorar em milhões de partes. recomendo demais demais demais!