O Homem Invisível

O Homem Invisível H. G. Wells

Resenhas -

Lyntura 20/03/2024

Um bom livro, mas...
A leitura desse livro é rápida e dinâmica, sendo bom de se acompanhar com a trama, que eu considero simples e divertida.
Um homem descobre uma forma de se tornar e invisível, e dessa forma descobre as vantagens e desvantagens desse poder, causando um verdadeiro rebuliço nas cidades em que passa.
Eu particularmente gostei do livro, achei a leitura como eu já disse rápida e achei os acontecimentos um tanto quanto divertidos, merecendo até algumas risadas de minha parte, mas me quebrando quando chega ao final, um tanto melancólico e estranho. Foi um bom livro de se ler, mas eu esperava mais de alguma forma, então minhas expectativas foram meio quebradas. Mas apesar disso, recomendo.

perdos 27/11/2023

Gostei, mas...
Parece que o Wells não explorou muitas possibilidades interessantes nessa história. Houve várias cenas de ação bastante parecidas, que basicamente terminavam no Homem Invisível tirando a roupa e fugindo; teria sido muito fecundo ver como o descobrimento de um ser invisível numa pequena aldeia traria impactos religiosos para aquela sociedade (superstições e tal); também seria bem instigante e mais envolvente ver a mudança progressiva de personalidade do Griffin por ir se descobrindo poderoso, não simplesmente se tornando apático, enlouquecendo bem rápido e do nada querendo dominar o mundo sem um desenvolvimento decente. Achei a vontade de autoritarismo dele bem fracamente justificada pela trama.

Essa história poderia ter sido um ensaio muito significativo sobre a vontade de poder que cresce naquele que possui o Anel de Giges, mas tateou bem de leve essa questão, focando muito mais, a meu ver, na ação. Por isso, também, acho que todo o potencial suspense por ser um HOMEM INVISÍVEL foi desperdiçado em muitas oportunidades do enredo.

Isabela 16/03/2022

Clássico da ficção científica
Fazia muito tempo que queria ler essa obra de ficção científica e amei! Escrita rápida e gostosa de ler.
Uma história que mexe com a nossa imaginação, contada de uma maneira muito gostosa de ler.
Depois da leitura, uma pergunta ficou na minha cabeça: O que você faria se tivesse o poder de se tornar invisível?
Recomendo a leitura!!

Nataliene.Maia 12/01/2022

Este livro e ótimo estou realmente impressionada. A história é contada e detalhada de uma forma fácil de ser compreendida, o desfecho dos fatos te deixam ansiosos por ler mais e mais para terminar a história e saber o que houve no fim. Recomendo.

sara440 01/09/2021

Intrigante
"Realizar um tal feito seria transcender a mágica.
E contemplei, sem a sombra da dúvida, uma visão magnífica do que poderia significar a invisibilidade para um homem ? o mistério, o poder, a liberdade."

(01/09/2021)

Eduarda Araújo 09/08/2021

me surpreendeu
gostei do livro, bem rapidinho e dá vontade de ler tudo de uma vez (só não li pq minhas aulas voltaram). tem um suspensezinho, e me surpreendi pq imaginava outro final.
só não gostei muito das falas machistas, que são desnecessárias porém compreensíveis pela época em que se passa. fora isso é bem legal, indico.

Pedro Octávio 28/08/2020

O Homem Invisível - Uma reflexão acerca de nossas ambições
“Lembrei de todas as coisas que um homem pode desejar. Sem dúvidas a invisibilidade tornava possível obtê-las, mas tornava impossível desfrutá-las quando as tinha.”

Você já cogitou o quão diferente seria a sua vida caso fosse possível ser invisível? Certamente você só considerou os aspectos positivos dessa possibilidade, e eu também.

Foi exatamente assim que o renomado físico Griffin desenvolveu um estudo que o permitiu ficar invisível. Até aí, tudo estava perfeito: um estudo um tanto quanto inovador com descobertas super importantes. Agora, Griffin estaria livre para fazer o que quisesse, certo? Errado! Apesar de invisível, sua presença ainda era sentida da mesma forma que a audição de seus barulhos eram percebidas.

Sua invisibilidade era incompreendida - após cobrir cada extremidade de seu corpo em uma tentativa de esconder sua realidade, dúvidas surgiam na redondeza: o que aquele homem escondia? Seria um criminoso que não quer ser identificado? Teria sido seu rosto queimado? E daí em diante, todo o cerne da história passa a trazer em voga os questionamentos do real benefício da invisibilidade.

💬 OPINIÃO: O livro, sem sombra de dúvidas é uma obra atemporal. A própria história é agradável, envolvente e cativa nosso fator psicológico. Abordando, portanto, uma reflexão não só acerca da invisibilidade em si, mas as consequências das nossas ambições, desejos e vontades. É um livro que merece ser lido por todos que o desejam encarar como uma mera ficção científica (história que cumpre muito bem o papel), mas também deve ser lido por quem gosta de retirar ensinamentos e lições de vida dos livros.

site: https://www.instagram.com/p/CCWzWcEj8Q5/

Alineígena Alien 01/07/2020

Um cientista desenvolve a fórmula da invisibilidade e, em busca do que ele considera inumeráveis vantagens, ele torna-se invisível. O livro mostra o desenvolvimento da personalidade do homem invisível diante de sua percepção de que que ser invisível pode ser extremamente desvantajoso, difícil e perigoso. Para viver próximo da normalidade, ele usa ataduras e diz ser vítima de um acidente que o desfigurou, mas a cidadezinha onde ele se instalou desconfia sempre de seu jeito e suas histórias, e em especial de seu temperamento instável.

Fernanda 12/04/2020

A formação científica do autor faz total diferença pra criar uma teoria verossímil sobre a invisibilidade. Ao contrário de Guerra dos Mundos, esse é um livro curto com sequências de ação e poucas reflexões filosóficas, tornando a leitura bastante dinâmica.

Jeffa Koontz 04/11/2017

Sensacional.
Resenha no blog do Saga Literária.