The Bell Jar

Resenhas - The Bell Jar

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

iara 24/09/2022

the bell jar
adorei como a sylvia plath constrói o mental breakdown da esther, realmente me senti dentro da personagem e o que é mais interessante ainda é entender que parte reflete os próprios pensamentos da escritora
é o primeiro livro trabalhando a temática ?unhinged women? que é tanto falada no bookstagram(pelo menos no meu explore), e é um must read pra quem se interessa, mas por favor lembrem que a autora é abertamente racista no livro e que isso não pode ser ignorado ao aclama-lo

manu 17/08/2022

blah
o livro é pra mim for meio blah, foi entediante, não consegui me conectar com a Esther e as vezes eu até esquecia que ela era a protagonista. claro não posso esquecer do racismo q tem nesse livro, é forte e me incomodou bastante, não tem como ficar calada, ainda mais sendo um livro semi-biográfico.
também foi meio confuso, pesado claro, pensei que terminaria em um dia só pelo tamanho mas não foi isso que aconteceu.
enfim, não acho que um dia irei re-ler.

ihatebooks 10/08/2022

?To the person in the bell jar, blank and stopped as a dead baby, the world it self its the bad dream.?

Me identifiquei muito com a maneira que ela descreve o agravamento da depressão, é verdadeiro e sufocante.

Por outro lado, tem muito racismo e não da pra ignorar não, ainda mais se tratando de uma obra semi biografica.

_julliemarrie 20/07/2022

Por favor, procurem se informar sobre os gatilhos e temas que o livro aborda antes de iniciar a leitura.
The Bell Jar é um trabalho de ficção pesadamente inspirado na vida real da autora, e por isso eu tenho receio de falar o que eu sei que vou falar.
Apesar da escrita e estudo da personagem excelentes, não consegui me importar com Esther, a protagonista, e por isso me senti um pouco distante do livro inteiro por si só. Mesmo me identificando com alguns dos sentimentos e falas da personagem, fui incapaz de acompanhar de perto os altos e baixos pelos quais ela passa, pois pra mim ela era uma desconhecida (mesmo estando dentro da cabeça dela do início ao fim).
Como o livro inteiro é basicamente sobre Esther e sua profunda depressão, não senti ou pensei muita coisa além do desconforto nas cenas em que ela contempla ou tenta suicídio.
No fundo eu acho que li esse livro errado e pode ser que eu tente uma releitura no futuro, mas não tenho certeza já que é uma leitura difícil de levar adiante e tem temas que "hit too close to home".

Cat 20/07/2022

se for engatilhadx facilmente, nao leia.
mas nao perca essa oportunidade por nada. eu acho q esse livro realmente deveria ser lido em escolas. nao acho q romantiza o su1c1d10, pelo contrario. conta a historia de uma vida triste e altamente afetada pela depressao. nova iorque, o centro de tudo e de todas as oportunidades, é onde a personagem comeca o livro. mas nao consegue aproveitar nada por causa de varias coisas. muitoooo bem escrito. te amo sylvia plath

Luciano 19/07/2022

tô todo gatilhado
"To the person in the bell jar, blank and stopped as a dead baby, the world itself is the bad dream".

vic 14/07/2022

The Bell Jar
Sendo eu uma menina de 19 anos que não poderia estar mais perdida na vida, esse livro caiu-me como uma luva! É reconfortante saber que há 60 anos as mulheres já sentiam como se seus sonhos e ambições fossem desbancados em favor de seus ?deveres? sociais, e que qualquer uma que ousasse ir contra tais normas era taxada como louca. Faz-me sentir menos sozinha. Muito me identifiquei com a metáfora da árvore de figos, pois eu, como Esther, também quero tudo o tempo todo. Cada decisão que tomamos nos fecha uma porta, é fato. Apesar de ter amado o livro como é, gostaria que o final tivesse ido um pouco mais adiante, mostrando como Esther navegou o mundo depois de todo seu desenvolvimento de personagem. Independente disso, uma obra brilhante, recomendaria a qualquer um, mas, principalmente, às meninas-mulheres que sentem que estão num eterno filme coming-of-age em que a idade não chega nunca.

Sabrina 03/07/2022

Melhores metáforas.
A escrita dela é maravilhosa, consegue colocar de maneira muito clara por meio de metáforas sentimentos e sensações que por vezes não conseguimos expressar bem com palavras. Há muitas questões nesse livro que muitos devem se identificar, porém quando a personagem principal entra em um estado mais sombrio a coisa, para mim, fica um pouco desconfortável. Eu tive que dar umas pausas. Mas ainda bem que terminei. Recomendo, porém com a ressalva de que pode ser pesado demais para alguns e conter gatilhos também.

yas :) 22/06/2022

"I saw my life branching out before me like a fig tree"
Antes de ler eu já sabia da vida da Sylvia e sabia que esse livro era uma espécie de autobiografia, então isso influenciou 100% a forma como eu vi a história.

Dito isso, é um dos melhores retratos da depressão que eu já li e é, por quase todo o livro, angustiante acompanhar os pensamentos da Esther. Talvez por saber que a Sylvia Plath estava escrevendo sobre si mesma, o livro ficou até mais triste pra mim e a personagem ficou muito mais real.

Mas não posso deixar de falar sobre tudo que eu não gostei aqui. Primeiro de tudo é um livro confuso, não que a escrita dela seja ruim, mas os acontecimentos as vezes são bem difíceis de decifrar e isso dificulta um pouco sentir a história completamente. Segundo, o livro tem muuitas problemáticas como falas racistas e se é autobiográfico, isso me faz pensar sobre o tipo de pessoa que a autora era... Por último, é um livro lento e enquanto isso combina muito bem com a temática melancólica e na verdade não me incomodou, pode ser um ponto negativo pra muita gente.

Não me arrependo de ter lido e na verdade achei que várias partes foram coisas que eu urgentemente precisava ler, mas não sei se recomendaria pra todo mundo...

Fabiana 19/04/2022

Um livro bem pesado e carregado, não foi uma leitura fácil de se fazer. Nesse livro a autora traz elementos de sua vida pessoal para colocar na história da personagem principal, Esther. Não faria releitura nem recomendaria para um amigo. Porém, muito bem escrito.

brenda.eliza 27/03/2022

i am i am i am
é um livro confuso, agonizante, e ate mesmo um pouco perturbador, mas a escrita é sem duvidas incrível.

Ralph 24/03/2022

Se esse livro fosse uma cor, seria nublado.
Lido em inglês.

O ritmo do livro é interligado ao estado mental da Esther, começa lento e até chato, mas quando chega nos finalmente... acontece tudo de uma vez.

No início, a escrita era um pouco anômala, pelo uso de palavras mais "difíceis", mas logo ficou mais fluida (o livro traduzido pode ser diferente). Outra coisa é certos termos e jargões, percebe-se logo a época que foi escrito o livro, afinal livro antigo sem racismo quem dera né 😔

Lendo esse livro, eu senti como se tivesse corrido uma maratona sem sair do lugar.
Ao mesmo tempo que eu sentia que o livro estava demorando a andar e acabar, eu não me senti entediada. Quando vi, já tinha terminado, mas nem sai do lugar. Quase não sei o que aconteceu. E tudo aconteceu.

Sylvia Plath consegue demonstrar tão bem o emocional e "loucura" de Esther que você acabada consumindo estes sentimentos sem precisar traduzi-los para si. Diversas vezes me peguei lendo trechos dos devaneios sem sentido de Esther, dos caminhos que a mente dela anda, e não me vi questionando ou tendo que traduzir pra mim, minha situação, ao contrário, os pensamentos e ações dos mais leves ao intensos da Esther simplesmente fluem ao leitor.

Também, como alguém que sofre de ansiedade, fobia social e etc, essa de seriedade branda... E bem assim mesmo.

Super recomendo

Raissa 04/03/2022

Esse livro está integrando minha personalidade no momento, e continuo pensando nele mesmo após semanas.
Vou ler de novo com certeza

Saturno 28/02/2022

Infelizmente li na época errada. Deveria ter lido quando era adolescente, deprimida e melodramática.

gabibs 14/02/2022

gostei mas esperava mais
acho que por ser muuito aclamado pela crítica e tal eu tinha expectativas mais altas pra esse livro, achei bem interessante o jeito que entra na cabeça dela mas não me tocou tanto quanto eu esperava. ja li melhores nesse mesmo tema e achei o meio da história meio parado, mas no final melhorou

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6