A Forma Bruta dos Protestos

A Forma Bruta dos Protestos Eugênio Bucci

Resenhas -

ViagensdePapel 17/06/2017

A forma bruta dos protestos foi um livro que caiu nas minhas mãos ao acaso. Não estava esperando ele. No entanto, quando vi do que se tratava, fiquei extremamente curioso; afinal, é impossível não se envolver com a situação política do país. Porém, o que pode ser algo extremamente positivo também pode não ser. Por se tratar de um assunto tão recente e que está a todo instante vindo a tona, o livro pode pecar em alguns aspectos e deixar a desejar. Mesmo assim, decidi dar uma chance a ele e ver no que dava.

O jornalista Eugênio Bucci se aventura a realizar uma análise sobre as manifestações de junho de 2013, que se alastraram em todo o país, indo até 2016, quando acontece o "Impeachment" contra a presidente "Dilma Rousseff". Buci se debruça a pensar aquelas passeatas como algo que culminou no processo contra a presidente. As manifestações pegaram o governo de tal maneira que este não soube como reagir. O próprio autor afirma que não havia uma causa específica para tal ocorrência, fazendo com que grupos sociais que não tinham o hábito de se envolver em tais atividades fossem para as ruas. Junho de 2013, para o autor, é como uma ruptura nas fronteiras da política para configurar um acontecimento que se impôs no campo da cultura, mas com potencial de transformar também a cultura política.

As manifestações tornaram a ocorrer em 2014, durante a abertura da "Copa do Mundo", no Brasil, quando a presidente foi vaiada em pleno estádio, mas também em 2015, quando parcela da população foi para as ruas trajando uniformes da CBF, tirando fotos e selfies e colocando nas redes sociais. Todos esses atos são objetos de análise pro jornalista. Porém, aqui começa o meu problema com o livro. Como afirmei no início da resenha, trabalhar com um assunto tão recente pode parecer um pouco arriscado, pois não conseguimos ter uma maior dimensão de análise crítica. E talvez tenha sido o que mais tenha desgostado nele. Não que seja um livro ruim. Chamei e torno a chamar a atenção para a ousadia do autor em pegar o tema, mas acredito que faltou uma reflexão mais crítica. Tive a impressão que não havia uma sincronia entre os capítulos, ao mesmo tempo em que senti a falta de uma opinião mais amplificada sobre o assunto. Entendo que o autor possui um posicionamento, mas acredito que para tornar o livro ainda mais rico era necessário mostrar ao leitor outras possibilidades.

Leia a continuação da resenha, acesse o link abaixo:

site: http://www.viagensdepapel.com/2017/06/13/resenha-a-forma-bruta-dos-protestos-de-eugenio-bucci/