Evellyn Galathynius 07/12/2020
Cortella expõe de forma tão clara ( e muito bem embasado) vários assuntos ligados ao conhecimento e seus fundamentos. Um texto profundo e acessível que gera muitas reflexões, e questionamentos. Com certeza um livro que está contribuindo muito em minha formação!
*FRASES*
"A crise da Educação tem sido inerente à vida nacional porque não atingimos ainda patamares mínimos de uma justiça social compatível com a riqueza produzida pelo país e usufruída por uma minoria." (4%)
"A qualidade tem que ser tratada junto com a quantidade; não pode ser revigorado o antigo e discricionário dilema quantidade x qualidade e a democratização do acesso e da permanência deve ser absorvida como um sinal de qualidade social." (6%)
"(...) em uma democracia plena, só há qualidade quando todas e todas estão incluídos; do contrário, é privilégio."(6%)
"A democratização do saber deve revelar-se, então, como objetivo último da Escola Pública, na educação da classe trabalhadora (agora a frequentando em maior número) com uma sólida base científica, formação crítica de cidadania e solidariedade de classe social." (6%)
“Uma nova qualidade social, por sua vez, exige uma reorientação curricular que preveja o levar em conta a realidade do aluno. Levar em conta não significa aceitar essa realidade mas dela partir; partir do universo do aluno para que el consiga compreendê-lo e modificá-lo.” (6%)
"Todas e todos que atuam em Educação, porque lidamos com formação e informação, trabalhamos com o conhecimento." (10%)
"Somos, antes de mais nada, construtores de sentido, porque, fundamentalmente, somos construtores de nós mesmo, a partir de uma evolução natural." (13%)
"Esse meio ambiente humano, por nós produzido e no qual somos produzidos, é a cultura. (17%)
"Essa ação transformadora consciente é exclusiva do ser humano e a chamamos de trabalho ou práxis; é consequência de um agir intencional que tem por finalidade a alteração da realidade de modo a moldá-la às nossas carências e inventar o ambiente humano. O trabalho é, assim, o instrumento da intervenção do humano sobre o mundo e de sua apropriação (ação de tornar próprio) por nós. Se o trabalho é o instrumento, qual é o nome do efeito de sua realização? Nós o denominamos cultura conjuntos dos resultados da ação do humano sobre o mundo por intermédio do trabalho. " (18%)
"Em suma, o Homem não nasce humano, e sim, torna-se humano na vida social e histórica no interior da Cultura." (18%)
"Mas, valores, conhecimentos e preconceitos mudam porque humanos devem mudar; como vida é processo e processo é mudança, ser humano é capaz de ser diferente." (20%)
"(...) a produção dos valores e conhecimento, dando-se em sociedade, não é neutra, envolvida que está no âmbito do poder e de quem o possui" (20%)
"É fundamental notar que a compreensão mais presente em nosso sistema educacional é aquela que entende conhecimento ou a verdade como descoberta." (27%)
“Dessa forma, aprender é recordar, conhecer é descobrir." (40%)
"Como dissemos, nenhuma teoria neutra, assim como nenhum método pedagógico, pois tem raízes no momento histórico, político e econômico em meio aos quais é formulada." (41%)
"Cabe enfatizar: o conhecimento e, nele, a verdade, estão construções históricas, sociais e culturais." (46%)
"Quando um educador ou uma educadora nega (com ou sem intenção) aos alunos a compreensão das condições culturais, históricas e sociais de produção do conhecimento, termina por reforçar a mitificação e a sensação de perplexidade, impotência e incapacidade cognitiva." (51%)
"O conhecimento é fruto da convenção, isto é, de acordo circunstâncias que não necessariamente representam a única possibilidade de Interpretação da realidade." (52%)
"Não há conhecimento significativo sem pré-ocupação." (57%)
"Se o conhecimento não só não é neutro, como também é político, ou seja, produzida a partir de um interesse, ela está certamente presente nesse confronto Homem versus Homem." (62%)
"A escola pode, sim, servir para reproduzir as injustiças mas, concomitante, é também capaz de funcionar como instrumento para mudanças; as elites a utilizam para garantir seu poder mas, por não ser asséptica, ela também serve para enfrentá-las." (67%)
"No nosso âmbito, a produção do pedagocídio, intencional ou não, manifesta-se no uso não reflexivo e crítico dos livros didáticos, passa por uma seleção de conteúdos excessivamente abstratos e sem, integração, e chega até a uma culpabilização dos alunos pelo próprio fracasso." 70%
"É preciso enfatizar: avaliação é diferente de auditoria! A finalidade da avaliação na Escola é identificar problemas e facilidades na relação ensino/aprendizagem de modo a reorientar o processo pedagógico; já a auditoria tem por objetivo localizar desvios para punição dos envolvidos." (71%)
"(...) uma Escola ajustada aos interesses e necessidades de todos os que ela tem direito." (75%)
"É preciso, em Educação, reinventar, em conjunto, uma ética da rebeldia, uma ética que reafirme nossa possibilidade de dizer não e que valorize a inconformidade docente. (77%)
"Ser humano é ser junto." (77%)
"Nascemos não prontos e vamos nos fazendo; eu, neste momento, sou o mais novo de mim, minha mais nova edição." (78%)
"Só se pode falar em ética quando se fala em humano porque a ética tem um pressuposto: a possibilidade de escolha." (81%)
"Ética tem a ver com liberdade, conhecimento tem a ver com liberdade, porque conhecimento tem a ver com ética." (82%)
"Ética é a possibilidade de recusar falência da liberdade, a ética é a nossa capacidade de recusar a ideia de que alguns cabem na nossa casa, outros não cabem; alguns comem, outros não come, algum sem graça e outros têm desgraça." (84%)
"Porque só é um bom ensinante que for um bom aprendente. Se professores e professoras que somos, não fomos bons aprendentes não conseguiremos ser bons ensinantes." (90%)
"Pode parecer anacrônico, mas para ser feliz é preciso procurar a vivência do essencial, sem amarrar-se ao que é somente fundamental" (90%)
"Não é preciso parar para pensar; é preciso pensar sempre, enquanto se faz, enquanto se vive, enquanto se pensa" (91%)
"Sonhar não é delirar; sonhar é desejar e procurar o que oferece paz ao espírito e honra ao sonhador." (93%)