A Escola e o Conhecimento. Fundamentos Epistemológicos e Políticos

A Escola e o Conhecimento. Fundamentos Epistemológicos e Políticos Mario Sergio Cortella

Resenhas -

Kamila.Rodrigues 22/01/2021

A Escola e o Conhecimento
Os livros do Cortella são sempre extraordinários. A Escola e o Conhecimento Fundamentos Epistemológicos e Políticos nós provoca a refletir sobre as questões que norteiam a educação em nosso país.

Evellyn Galathynius 07/12/2020

Cortella expõe de forma tão clara ( e muito bem embasado) vários assuntos ligados ao conhecimento e seus fundamentos. Um texto profundo e acessível que gera muitas reflexões, e questionamentos. Com certeza um livro que está contribuindo muito em minha formação!

*FRASES*
"A crise da Educação tem sido inerente à vida nacional porque não atingimos ainda patamares mínimos de uma justiça social compatível com a riqueza produzida pelo país e usufruída por uma minoria." (4%)

"A qualidade tem que ser tratada junto com a quantidade; não pode ser revigorado o antigo e discricionário dilema quantidade x qualidade e a democratização do acesso e da permanência deve ser absorvida como um sinal de qualidade social." (6%)

"(...) em uma democracia plena, só há qualidade quando todas e todas estão incluídos; do contrário, é privilégio."(6%)

"A democratização do saber deve revelar-se, então, como objetivo último da Escola Pública, na educação da classe trabalhadora (agora a frequentando em maior número) com uma sólida base científica, formação crítica de cidadania e solidariedade de classe social." (6%)

“Uma nova qualidade social, por sua vez, exige uma reorientação curricular que preveja o levar em conta a realidade do aluno. Levar em conta não significa aceitar essa realidade mas dela partir; partir do universo do aluno para que el consiga compreendê-lo e modificá-lo.” (6%)

"Todas e todos que atuam em Educação, porque lidamos com formação e informação, trabalhamos com o conhecimento." (10%)

"Somos, antes de mais nada, construtores de sentido, porque, fundamentalmente, somos construtores de nós mesmo, a partir de uma evolução natural." (13%)

"Esse meio ambiente humano, por nós produzido e no qual somos produzidos, é a cultura. (17%)

"Essa ação transformadora consciente é exclusiva do ser humano e a chamamos de trabalho ou práxis; é consequência de um agir intencional que tem por finalidade a alteração da realidade de modo a moldá-la às nossas carências e inventar o ambiente humano. O trabalho é, assim, o instrumento da intervenção do humano sobre o mundo e de sua apropriação (ação de tornar próprio) por nós. Se o trabalho é o instrumento, qual é o nome do efeito de sua realização? Nós o denominamos cultura conjuntos dos resultados da ação do humano sobre o mundo por intermédio do trabalho. " (18%)

"Em suma, o Homem não nasce humano, e sim, torna-se humano na vida social e histórica no interior da Cultura." (18%)

"Mas, valores, conhecimentos e preconceitos mudam porque humanos devem mudar; como vida é processo e processo é mudança, ser humano é capaz de ser diferente." (20%)

"(...) a produção dos valores e conhecimento, dando-se em sociedade, não é neutra, envolvida que está no âmbito do poder e de quem o possui" (20%)

"É fundamental notar que a compreensão mais presente em nosso sistema educacional é aquela que entende conhecimento ou a verdade como descoberta." (27%)

“Dessa forma, aprender é recordar, conhecer é descobrir." (40%)

"Como dissemos, nenhuma teoria neutra, assim como nenhum método pedagógico, pois tem raízes no momento histórico, político e econômico em meio aos quais é formulada." (41%)

"Cabe enfatizar: o conhecimento e, nele, a verdade, estão construções históricas, sociais e culturais." (46%)

"Quando um educador ou uma educadora nega (com ou sem intenção) aos alunos a compreensão das condições culturais, históricas e sociais de produção do conhecimento, termina por reforçar a mitificação e a sensação de perplexidade, impotência e incapacidade cognitiva." (51%)

"O conhecimento é fruto da convenção, isto é, de acordo circunstâncias que não necessariamente representam a única possibilidade de Interpretação da realidade." (52%)

"Não há conhecimento significativo sem pré-ocupação." (57%)

"Se o conhecimento não só não é neutro, como também é político, ou seja, produzida a partir de um interesse, ela está certamente presente nesse confronto Homem versus Homem." (62%)

"A escola pode, sim, servir para reproduzir as injustiças mas, concomitante, é também capaz de funcionar como instrumento para mudanças; as elites a utilizam para garantir seu poder mas, por não ser asséptica, ela também serve para enfrentá-las." (67%)

"No nosso âmbito, a produção do pedagocídio, intencional ou não, manifesta-se no uso não reflexivo e crítico dos livros didáticos, passa por uma seleção de conteúdos excessivamente abstratos e sem, integração, e chega até a uma culpabilização dos alunos pelo próprio fracasso." 70%

"É preciso enfatizar: avaliação é diferente de auditoria! A finalidade da avaliação na Escola é identificar problemas e facilidades na relação ensino/aprendizagem de modo a reorientar o processo pedagógico; já a auditoria tem por objetivo localizar desvios para punição dos envolvidos." (71%)

"(...) uma Escola ajustada aos interesses e necessidades de todos os que ela tem direito." (75%)

"É preciso, em Educação, reinventar, em conjunto, uma ética da rebeldia, uma ética que reafirme nossa possibilidade de dizer não e que valorize a inconformidade docente. (77%)

"Ser humano é ser junto." (77%)

"Nascemos não prontos e vamos nos fazendo; eu, neste momento, sou o mais novo de mim, minha mais nova edição." (78%)

"Só se pode falar em ética quando se fala em humano porque a ética tem um pressuposto: a possibilidade de escolha." (81%)

"Ética tem a ver com liberdade, conhecimento tem a ver com liberdade, porque conhecimento tem a ver com ética." (82%)

"Ética é a possibilidade de recusar falência da liberdade, a ética é a nossa capacidade de recusar a ideia de que alguns cabem na nossa casa, outros não cabem; alguns comem, outros não come, algum sem graça e outros têm desgraça." (84%)

"Porque só é um bom ensinante que for um bom aprendente. Se professores e professoras que somos, não fomos bons aprendentes não conseguiremos ser bons ensinantes." (90%)

"Pode parecer anacrônico, mas para ser feliz é preciso procurar a vivência do essencial, sem amarrar-se ao que é somente fundamental" (90%)

"Não é preciso parar para pensar; é preciso pensar sempre, enquanto se faz, enquanto se vive, enquanto se pensa" (91%)

"Sonhar não é delirar; sonhar é desejar e procurar o que oferece paz ao espírito e honra ao sonhador." (93%)