Negação

Negação Deborah E. Lipstadt




Resenhas - Negação


26 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Theresa.Cavalcanti 21/03/2021

É triste ver como as pessoas negam e tentar silenciar a dor das outras. E mais triste ainda é quando você faz um paralelo com a atual situação do Brasil, com um presidente que nega o golpe militar.
Gostei bastante do livro, muito importante para entender um pouco do Holocausto.
Em alguns momentos fiquei cansada com tanto detalhes, com ela contando quase todo mundo que falava com ela, por isso não dei 5 estrelas.
comentários(0)comente



Livinha 30/05/2023

Debora Lisptadt, uma historiadora, fora processada por David Irving. Irving a processou por difamação e calúnia, pois a historiadora o chamou de antissemita e negacionista do Holocausto. Assim, o livro segue neste princípio: um julgamento entre uma historiadora (e professora universitária) e um negacionista do Holocausto - que, inclusive, tem vários livros escritos sobre a Segunda Guerra Mundial.

Parece história mal contada, né? Mas realmente aconteceu. É uma história real e os nomes são todos veridicos. O julgamento durou cerca de 6 anos, com Débora e sua equipe descrevendo, em um relatório de mais de 750 páginas, todas as provas irrefutáveis da existência do Holocausto.

Agora falando sobre o livro: ele é maçante. Não esperem uma obra romanciada. É basicamente a descrição de todo um julgamento. Não tem desenvolvimento de personagens, tampouco histórias que se relacionam com a trama principal. Só existe a trama principal (e não acho errado, já que a autora é a própria Débora que fora processada)

É uma obra de mais de 400 páginas que poderia, facilmente, ser diminuída para 300 e não tiraria nenhum detalhe. Mas, dentro do que se propõe, é extremamente minusciosa e traz a verdade irrefutável: embora muitas coisas relacionadas ao Holocausto estejam abertas a debate, a existência do fato não é uma delas.

Se prepare para sentir ÓDIO de David Irving (e não comprem os livros deste canalha).
comentários(0)comente



Barbara Hellen 26/04/2020

@cactosliterarios
Peguei Negação na livraria sem grandes pretenções. De longe, foi uma grata surpresa. A história real da autora, Deborah Lipstadt, é para torcer! Mas, como agir diferente quando uma judia precisa provar judicialmente que o Holocausto foi real? E que o negacionismo, vertente que minimiza e até nega o Holocausto, é um perigo e não apenas uma opinião?
ㅤㅤㅤ
Além de falar sobre antissemitismo, o relato dela mostra o lado de quem viveu os terrores da Segunda Guerra Mundial - que é, inclusive, um tema de leitura que adoro

site: www.instagram.com/cactosliterarios
comentários(0)comente



Ali 21/03/2023

Muito interessante?
A impressão que tinha durante a leitura era a de que estava vendo um documentário pela forma no qual o livro foi escrito. Mesmo o livro sendo na primeira pessoa onde só temos a opinião da autora achei todo o relato por ela narrado muito interessante. Esse livro é um mar de conhecimento para que gosta de ler e estudar sobre a segunda guerra. E o melhor de tudo é que o final é feliz. É triste vê que algumas pessoas podem achar alguma coisa boa no que Hitler fez. Apesar do tema ser muito interessante eu tirei algumas estrelas por achar a narrativa lenta em alguns momentos e um pouco repetitiva.
comentários(0)comente



Alexandra.Tavares 27/10/2020

Um bom livro
Se torna enfadonho as vezes, mas no geral é uma leitura agradável
comentários(0)comente



Cake 23/04/2023

Intenso
Sem dúvida essa foi a leitura mais densa e intensa que já tive.

Muitos detalhes minúsculos e muitas questões técnicas, mas todas essenciais.

Houve passagens que me enfureceram, enojaram e me entristeceram profundamente.
O modo como o sujeito menospreza um evento histórico responsável pelo assassinato de milhões de inocentes me deixa com vontade de vomitar.

Chorei e tive enjoo diversas vezes enquanto lia
Uma leitura completamente tensa e complicada

Mas, de certo, é inspirador e emocionante como a Deborah lutou por todos aqueles que não podiam e não se deixou calar
comentários(0)comente



MellNavarro 19/05/2021

Num país em que estamos vivendo o negacionismo na pele, a vitória nesse caso se torna absolutamente fundamental
Eu vi o filme anted de ler o livro e acho que isso ajudou a construir as imagens na minha cabeça.
Embora a impressão inicial é que o retrato do julgamento sendo minucioso vá ser massante, a gente fica tão envolvido com o julgamento que acaba querendo saber todos os detalhes e saber que os relatos são reais torna tudo mais interessante ainda.
Muito bom, recomendo tanto o livro quanto a adaptação que é bem fiel
comentários(0)comente



Renatinha 24/06/2020

Deborah Lipstadt conta sobre seus dias antes, durante e depois do tribunal onde precisou provar que o Holocausto existiu. Longe de seu país, mas com a colaboração de muitas pessoas, lutou contra um negacionista e seus adeptos cegos em relação a história.
Merece a leitura e a reflexão.
comentários(0)comente



rafagoncalvess 28/11/2020

Interessante
É um livro um pouco difícil de ler, porém muito interessante. Deborah e sua equipe são brilhantes e levaram a sério seus trabalhos, o que não da para dizer o mesmo de Irving. Foi um tanto desagradável ver como ele possuía credibilidade e liberdade para falar tantas mentiras infundadas, além disso, as falas de Irving me lembraram muito as de Trump. Apesar do livro se passar no final dos anos 90 e início dos anos 2000, essa realidade de distorções históricas, antissemitismo, racismo e xenofobia ainda se encontra muito presente nos dias de hoje.
comentários(0)comente



Yavanna 08/04/2023

Li com ódio, mas no final as coisas se resolveram.
Esse é aquele tipo de livro que você lê com raiva.

Conta a história real de um julgamento que ocorreu na Inglaterra. Um homem chamado David Irving processou uma professora de história do Holocausto por chamá-lo de negacionista.
Na lei americana, ao haver processo por difamação e calúnia, quem processou deve provar que o réu está mentindo, na lei britânica, o réu deve provar que fala a verdade.

Sendo assim, a professora Deborah teve que provar que o ARROMBADO DO IRVING era um negacionista. Como? Basicamente fazendo comparação entre os livros dele, passagens dos diários e mostrar que ele foi "evoluindo" seu pensamento através das décadas. Tiveram até que visitar Auschwitz para mostrar que ele estava deturpando a História (o cara simplesmente disse que o campo era um abrigo antiaéreo e que nenhum humano morreu lá, "apenas piolhos".)

Eu li com ódio grande parte do livro pq as declarações dele eram muito ridículas. E ainda mais, acho extremamente absurdo a professora ter que PROVAR que o campo de Auschwitz era uma máquina da morte.

No fim tudo deu certo, spoiler: Irving perdeu o processo.

Tem um filme baseado nesse livro, muito bom. Super indico.
comentários(0)comente



Ray Ribeiro 26/01/2023

Angustiante
Ler esse livro foi uma das coisas mais angustiantes que já fiz. Mesmo já sabendo como a história terminava, não consegui não sentir uma ansiedade enorme com o desenrolar da história e uma angustia misturada com ódio a cada nova situação.
O livro relata uma batalha incrível.
comentários(0)comente



Ca Agulhari @literario_universo 12/08/2018

Como pode alguém ainda negar o Holocausto?
Eu já tinha certo fascínio e curiosidade pela Segunda Guerra Mundial e por todo o enredo triste e devastador do Nazismo. Após ler o drama "O rouxinol", a vontade de me aprofundar por mais que apenas romances históricos ambientados nessa época veio com toda força, então decidi ler "Negação", mesmo já tendo assistido ao filme. E preciso dizer que sempre é possível se chocar mais com tudo que Hitler provocou no mundo.

Antes de começar a ler "Negação", eu não conhecia David Irving. Confesso que fiquei envergonhada, me senti realmente a pessoa mais alienada do planeta. E conforme fui seguindo na leitura do livro que é cheio de dados técnicos e históricos relacionados ao Holocausto, mais fui sentindo que há muito ainda pra eu conhecer sobre essa época tão sangrenta da história da humanidade. Sentir que existem pessoas que negam todo o horror perpetrado pelos seguidores do Führer é nauseante. Houve trechos do livro que me deixaram muito chocada, triste pela humanidade. Sentir que ainda hoje há discursos de direita tão inflamados (sim, Hitler era de direita) que promovem a pureza das raças, ódio contra as minorias e extermínio do que não é ''puro'' me fez sentir nojo de David Irving. Ele é uma pessoa que eu não soube definir se é "incapaz de enxergar a verdade ou capaz de enxergar mas não sentir nenhum repúdio por ela e muito pior que isso, enaltecê-la como o caminho a ser seguido por quem quiser manter a supremacia ariana."

Em vários momentos ele se mostra racista, repudia imigrantes, repudia pessoas públicas e não públicas que não são brancas e repudia mais que tudo os judeus e tudo que lhes aconteceu. Para Irving, é culpa dos próprios judeus tudo que lhes aconteceu, todas as mortes e atrocidades que lhes aconteceram, segundo suas ''fontes'', não foram ordenadas por Hitler, e ainda hoje, segundo Irving, judeus lucram financeiramente com a ''ilusão que é o Holocausto''. Logo em seguida, Irving nega que seja negacionista, nega que seja antissemita, nega que seja racista! Não consegui não repudiar esse homem! Tiro meu chapéu para toda a equipe da Dra Lipstadt que com fatos, refutou todas os absurdos proferidos por Irving em seus livros e discursos. Se você se interessa por história, se você é um leitor que quer entender mais sobre o Nazismo, sobre negacionismo e sobre o Holocausto e gosta de livros que não sejam ficção nem romanceados sobre o assunto, recomendo bastante. A leitura é densa, são muitos dados, muitas transcrições do julgamento e de documentos históricos mas o livro vale cada página.

site: instagram.com/ca_agulhari
Lorena 12/08/2018minha estante
Li este livro e gostei muito também!
Já que gostou deste, li um também incrível: O Papa e Mussolini. Acredito que você vai gostar muito. Gostei da resenha.
Beijos!


Ca Agulhari @literario_universo 13/08/2018minha estante
Obrigada pela indicação, amei!


Rosy 23/08/2018minha estante
Nossaaa! Agora vou ler com toda certeza! Ótima resenha


Monica.Sousa 20/01/2019minha estante
Estou amando a leitura deste livro, é uma aula de história, de historiografia, de pesquisa, de direito internacional e sobretudo de pos-verdade!


Ca Agulhari @literario_universo 23/01/2019minha estante
Ele realmente é incrível mesmo Mônica




Mari 24/02/2020

Muito bom para conhecer um pouco mais sobre o holocausto, porém, por se tratar da experiência de um julgamento, foi alguns momentos bem moroso.
comentários(0)comente



Brenda.Gomes 01/06/2020

A Negação
Quando li as resenhas das outras pessoas sobre o livro, eu imaginei que seria um livro muito diferente do que ele se apresentou.
Achei que a escrita não foi tão fluida, tem muitos termos em alemão não traduzidos.
Acabei enrolando bastante para ler mas finalizei pq não gosto de deixar livros pela metade.
A história em si é boa, remete a várias reflexões. Vale a leitura, para quem gosta da temática.
comentários(0)comente



26 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR