O Armário

O Armário Fabrício Viana

Resenhas - O Armário

srlucast 29/01/2024

O ARMÁRIO ? FABRÍCIO VIANA
Concluí a leitura do livro "O Armário: Vida e Pensamento do Desejo Proibido", do psicólogo e escritor Fabrício Viana. Em sua terceira edição, a obra combina elementos autobiográficos com insights psicológicos e abordagens sobre sexualidade, proporcionando ao leitor uma compreensão mais profunda da questão da homossexualidade. Desde sua estreia em 2006, a primeira edição esgotou em apenas um ano.

A narrativa inicial destaca as experiências pessoais do autor, oferecendo um espaço de confidências e identificação tanto para gays assumidos quanto para aqueles que ainda estão no armário. Viana explora desde os primeiros encontros adolescentes até seu casamento com Alex França, proporcionando uma visão abrangente das fases de descoberta e desenvolvimento homossexual.

O livro aborda temas como a influência da internet na vida dos jovens gays, a importância da aceitação pessoal e os desafios enfrentados nos relacionamentos, desde a pressão social até questões de papéis de gênero. Dividido em diversas partes, destaca-se a significância simbólica do "armário" como o espaço onde são ocultados os desejos proibidos, proporcionando uma reflexão profunda sobre a autoaceitação.

Viana explora as razões pelas quais muitos gays escolhem permanecer no armário, destacando as repressões históricas impostas pela sociedade, religião e ciência. O autor compartilha sua própria jornada, destacando como a internalização da homofobia pode persistir mesmo após a aceitação pessoal.

O tema das chamadas "curas gays" impostas por algumas religiões é abordado, revelando os impactos negativos e os dilemas enfrentados por aqueles que tentam reprimir sua orientação sexual. O autor, ao descrever o processo de entrada e permanência no armário, enfatiza a possibilidade de superação e enfrentamento dos medos associados à revelação da própria identidade.

A relação entre homofobia e machismo é explorada, evidenciando preconceitos contra diferentes expressões de gênero. No capítulo final, o autor destaca a importância da militância e da disseminação de informações precisas sobre a homossexualidade como meio de combater o preconceito.

O livro conclui com uma bibliografia comentada, destacando as fontes utilizadas por Viana, informações sobre o autor e recomendações de links relacionados à temática LGBT. Em suma, "O Armário" não apenas oferece uma narrativa envolvente, mas também contribui para a compreensão e aceitação da diversidade sexual, sendo uma ferramenta valiosa na luta contra a homofobia.

Marcos478 28/06/2023

Muito bom!
Um bom livro, bem construído, e apesar de ter passado por boa parte finque o escritor passa, ainda assim fiz algumas descobertas legais e que me abriram mais o horizonte. Leitura ?obrigatória? pra que está passando pela fase da descoberta, com os conhecimentos e experiências nesse livro será de grande valia.

Jeferson.Gomes 25/03/2022

NÃO SEJA O "MONSTRO" DO ARMÁRIO.
Jogar vídeo game ou alugar filmes, não parece assustador quanto chamar um amigo para dormir contigo. O toque é singelo e o silêncio dura dias.

No trabalho ninguém desconfia, pergunta ou ironiza. Confirma o namoro com uma menina. O telefone toca, voz fina, a mãe desconfia.

Baladas começam a ser frequentadas e o escuro, um reduto. Resistência forjada. Mensagens não param, piscam como as do Túnel.

Namorados lhe trazem experiências. A psicologia se inicia e rompimentos são tratados.

Chegou a hora de escrever um livro didático, que rompe com a literatura, que busca por uma cura e o aprisionamento da homossexualidade.

Desejos proibidos, reprimidos por uma sexualidade que diz ser "Pecado", toda a sua representatividade, do íntimo infinito.

Para aonde você dirige sua militância? Ela internaliza o negativismo e o seu feminino? Não há um caminho sem obstáculos. Que as palavras lhe dê as chaves para a saída do Armário.

site: https://www.instagram.com/meuslivros.minhaleitura/

Marcelha.Leone 04/08/2020

Talvez se eu tivesse lido esse livro logo que foi lançado (quem o comprasse ganhava até um chaveiro de brinde) tivesse feito mais sentido.
O livro não é ruim, mas muito do que é dito me soa uma grande generalização.

PPSS 09/06/2020

Uma leitura rápida e bem agregadora pra expandir a mente e romper paradigmas!
Um livro necessário, não apenas para pessoas da comunidade LGBT.
Está obra aborda o tema de forma maestral, sendo bem objetivo e esclarecedor. Fora que parece mais um bate papo, um diálogo magnífico.
Inicialmente o autor faz um relato pessoal do processo dele de autoconhecimento, entrada e saída do armário.
E depois trás um compilado de informações mostrando de onde vem o medo, o preconceito, como era nas sociedades antigas, como foi mudando a visão sobre isso, a influência exercida pelas religiões, a condeçao e a associação ao pecado, a questão do machismo, a autoaceitação bem como outras informações que envolvem a entrada e saída do armário.

Felipe 13/05/2020

O Armário
Quisera eu ter tido contato com esse livro a uns 10-12 anos atrás. Talvez tudo pudesse ser diferente. Livros como esse são muito necessários pois quem faz parte do grupo LGBT precisa se sentir representado nos mais diversos espaços da nossa sociedade. E é muito doido como as histórias são muito parecidas. Eu me identifiquei em várias questões como do Fabrício Viana, autor desse livro. Várias situações como não ter vergonha de quem você é pela sua sexualidade, abraçar a causa e ter a consciência de que estamos todos no mesmo barco, a questão do machismo internalizado é algo que venho me desconstruindo a alguns anos já.
Mesmo você que já se identifica como gay a algum tempo, leia esse livro para se sentir confortável, talvez, não sei bem expressar a o que eu senti, para poder ver que você não estava e nunca esteve sozinho/a. Ou se você conhece alguém que está nesse processo de auto conhecimento da sexualidade/"saída do armário", indique esse livro a ele/ela. E saibam, não estamos sozinhos!

Eli Coelho 26/06/2019

Indispensável
É um livro introdutório sobre o tema, escrito em linguagem acessivel. Tem o potencial de ser para LGBTs e também para pais ou pessoas que convivem como um guia que ajuda a desmistificar e entender os mecanismos psicologicos e sociais que culminam na não-aceitação. Para entendidos em psicologia fica claro a abordagem teorica que o autor seguiu, preterindo outras. Não é desmérito da obra, pois ela de modo algum se propõe a substituir o profissional de psicologia para os que sofrem com esse dilema. Isso fica subtentendido, mas não é explicitado na obra.pelo autor.

Achei oportuno na primeira parte ser autobiografico, pois na segunda o autor consegue traçar paralelos sobre alguns temas com a sua história de vida, em especial sobre a questão do machismo. O autor também dá exemplos sobre homossexuais masculinos e femininos de seu convivio ou de histórias que tomou conhecimento.

Temas como história da condenação homosseuxual, entrada no armario, saida do armario, machismo, religião, autoestima, homofobia internalizada, são discorridos sem aprofundamentos, mas sem contudo ser superficial. É como se propõe um livro introdutorio e curto. Sou um leitor costumas desses temas, portanto é dificil avaliar. É relevante cada tema escolhido, mas sei que cada um dos temas poderia render um livro a parte, devido as miinhas pesquisas. Nesse ponto o autor recomenda diversos livros que servirão de base de pesquisa e comenta essa bibliografia.Uma decisão acertada.

Sendo ele formado em psicologia senti falta de alguns comentários sobre o trabalho do psicologo,clinico nessa area (embora o autor não seja), poderia ter citado resoluçoes do CFP por exemplo ou a Terapia Afirmativa, entre outras. Fabricio sendo um ateu convicto tende a refutar e generalizar as religiões. Não é um livro com o objetivo de discorrer sobre a fé, mas senti falta de ver depoimentos ou historias de LGBTs que convivem bem com sua pratica religiosa. Dá um entendimento generalista de que todo LGBT está condenado a não proferir a propria fé seja ela no cristianismo, religiões de matriz africana, etc. Apenas num trecho curto o autor deixa claro que existem igrejas que acolhem homossexuais, mas não discorre sobre.

É um livro delicioso sobre o tema. Em especial para que pais entendam o sofrimento de filhos, creio. Concordo com o autor na militancia e de que em alguns cursos de psicologia esse tema ainda é tratado como tabu. Lamentável, mas é fato. Cabe aos futuros psicologos (como eu) ser autodidata para entender o tema a fim de auxiliar futuros pacientes. De modo geral acredito que apenas psicologos homossexuais se interessam pela tematica. Repito: lamentavel.

RECOMENDO e por todos esses argumentos torna-se um livro indispensável em qualquer estante para os interessados no tema. Parabéns ao autor.

Didi 08/06/2018

Um livro de leitura tranquila, fácil e muito agradável. O Fabricio segiu à risca a proposta dele: não é um livro aprofundado no assunto "armário" e homossexualidade. Possui uma linguagem direta e é uma ótima introdução.

Rodrigo1185 30/12/2017

Descomplicado
Fabrício Viana usa de sua própria história para dar início a um assunto discutido de maneira bem pobre atualmente, ao fazer isso trouxe ao livro o sentido de pertencimento para que o leitor fosse até o final, pois não se trata de mais uma teoria.
Em discussões que já travei o fundamentalismo e a homofobia sempre têm mais argumentos pois, além serem mais disseminados, a discussão entre achismos reacionários e meus proprios sentimentos é bem complicada, pede-se muito estudo.
Outro ponto ótimo são as dicas de leituras dadas pelo autor ao longo do livro e sua bibliografia comentada que traz um pouco sobre que cada obra aborda.

Guilherme.Henrique 11/01/2017

Perfeito!
Esse livro me ajudou muito tanto na vida pessoa como nos meus comportamentos, foi o primeiro livro que eu lí e desde então não parei mais. E vários momentos ditos pelo autor me endentifiquei, uma história que mericia um filme. ????

bruno.mbs 15/04/2015

Minha resenha do livro: O armário: vida e pensamento do desejo proibido (4ª ed.).
Produzido pela Editora Orgástica e com um material de qualidade, o livro O armário: vida e pensamento do desejo proibido do escritor e militante gay Fabrício Viana, é uma ótima opção para quem quer conhecer um pouco mais sobre o processo de entrada e saída do armário; entender quais as causas que levaram a nossa sociedade a ser exatamente da maneira como é hoje: homofóbica e machista.
O livro é dividido em duas partes: na primeira ele relata de maneira muito explícita e orgânica toda a sua trajetória como homossexual; seus desejos internalizados, suas angústias, sofrimentos e descobertas. Fabrício é formado em bacharel em Psicologia e mora atualmente com seu marido na grande capital, São Paulo.

A primeira parte do livro nos revela dramas que são comuns a todo homossexual, o processo de se autoconhecer, de se entender, de se ver como algo que a sociedade não espera, e de que a sociedade ainda não compactua. De maneira bem sutil e interessante, o autor nos narra sua história em primeira pessoa e dá aspectos íntimos sobre sua vida, fazendo-nos conhecer e se familiarizar ainda mais com o mundo gay. Os relatos das boates frequentadas, dos outros homens por quem ele se interessou, o primeiro beijo, a primeira relação sexual, o próprio preconceito internalizado (a homofobia internalizada), os desejos e o machismo que inteiram a sua personalidade quando jovem, nos dá a noção de que é preciso combater as informações deturpadas que existem a respeito dos homossexuais.
Ainda na primeira parte, é relatado o drama de contar ou se assumir aos pais, a fase do medo e da entrega aos desejos que sempre pareceram ser proibidos e que precisavam ser externalizados. Um aspecto muito interessante diz respeito a maneira como gays já assumidos e que vivem bem com sua homossexualidade influenciam os que ainda não são assumidos ou que estão vivendo as neuroses de um armário fechado a sete chaves.
O autor termina sua trajetória nesta parte, relatando seu último casamento com outro homem (ele deixa claro que é gay), e que vive hoje um relacionamento estável e feliz.
A segunda parte faz referência a estudos psíquicos que Fabrício vem fazendo há anos e que, no meu ponto de vista como resenhista, são de muita importância na construção de argumentos e entendimento da homossexualidade, por ela ser tão julgada e marginalizada atualmente.
O medo é relatado como sendo intrínseco ao ser humano, e que por conta dele as pessoas não conseguem se assumir; porém, como sabemos, o medo não é gerado do nada, ele tem uma causa, uma que está explícita: o machismo, a sociedade tradicional, acarretando numa verdadeira neurose de que os desejos homossexuais são proibidos.
Dentre os temas abordados nesta segunda etapa do trabalho de Fabrício, podemos ressaltar: a desmistificação da masturbação; a sexualidade nas escolas (que eu julgo ser de extrema importância, já que a escola é um meio social em que a construção da identidade sexual do indivíduo está sendo formada); a família que não gosta ou não quer dar informação aos próprios filhos sobre o sexo, pois não tem conhecimento e a tradicionalidade não os deixam fazê-la; a história da condenação, em que é relatado e aprofundado a história da homossexualidade e como ela se tornou algo tão negativo; a questão da religião que está extremamente envolvida no processo de marginalização da comunidade LGBTT, já que aquela é extremamente alienante a ponto de conduzir o ser humano a ficar preso no armário por muito tempo; o papel das instituições de ensino superior em transparecer o assunto aos graduandos e ter a capacidade de fazer permear estas informações aos demais; a desconstrução do conceito de família perfeita e dos bons costumes, pois família não é sinônimo de perfeição, até mesmo uma família formada por um casal heterossexual há imperfeição, porque toda família tem problemas; dicas de como homossexuais ainda não assumidos podem se assumir; entre tantos outros temas abordados em apenas 144 páginas.
Fica claro que o livro do Fabrício Viana é um rompimento de paradigmas com relação a tudo que gira em torno da homossexualidade, sendo indicado não só a homossexuais, mas também, a heterossexuais, tendo um texto gostoso de ser lido e bem prazeroso, com uma literatura simples e que flui muito bem.

Fragmentos que eu mais gostei do livro...

"Beijar aquela boca, sentir aquela barba rasa ao meu rosto era tudo o que mais desejava" (p.25, VIANA, Fabrício).

"Tudo - resultado da homofobia internalizada, negativismo e baixa autoestima - conspira para que o mundo seja enxergado apenas de um prisma, o mais ruim possível - e somente para os homossexuais" (p. 81, VIANA, Fabrício).

"Quem não concorda com a homossexualidade, não repudia, não odeia, não tenta "curar" e não fala no assunto insistentemente" (p.86, VIANA, Fabrício).

"O homem pode chorar, ser fraco, ser frágil, expressar sentimentos e ainda ter uma boa relação com o seu feminino. E aprender que este feminino não é sinônimo de fraqueza. E nem sinônimo de bissexualidade e homossexualidade. Apenas uma harmonia de energias internas, masculinas e femininas, que compõem o ser humano e que não pode ser ignorados, combatidos ou reprimidos" (p.125, VIANA, Fabrício).

site: http://provocandoaescrita.blogspot.com.br/2015/04/resenha-do-livro-o-armario-4ed.html#more

Heller 08/03/2014

Aprendi muito.
Em O Armário: Vida e Pensamento do Desejo Proibido, o psicólogo Fabrício Viana apresenta um pouco do seu conhecimento a respeito da sexualidade humana com foco nos desdobramentos da homossexualidade. O autor parte do relato de sua vida pessoal e depois aborda questões históricas, psicológicas e comportamentais incluindo as influências da família, educação e religiosidade.

O livro se inicia com o autor contando como foi a descoberta de sua própria homossexualidade e suas experiências a partir de então. No decorrer desse capítulo é possível verificar os desafios que ele percorreu para adentrar no ambiente gay, praticamente o desbravando sozinho com o auxilio da Internet e de uma boa dose de coragem (não sei se eu mesmo teria a coragem que ele teve).

No decorrer desse capítulo o autor ainda relata seus conflitos familiares, a história de seus relacionamentos e uma visita inesperada de sua mãe a uma boate gay. Seguindo, ele nos apresenta os conceitos que culminaram na expressão “armário”, representando um esconderijo para os sentimentos gays, e também os motivos que levam ou mantém as pessoas dentro desse armário psicológico.

A seguir o autor aborda brevemente a homossexualidade na história e o início da forte disseminação dela como um pecado a partir da ascensão da religião Hebraica, bem como os impactos negativos relacionados a essa expressão sexual devido a educação “heteronormativa” em que vivemos (o autor não usa exatamente esse conceito como exemplificação, eu que escolhi o termo para sintetizar a ideia).

Seguindo o psicólogo dedica um capítulo inteiro para abordar a saída do armário, vantagens e desvantagens ocasionais, e parte para apresentar a formação e impacto do machismo na nossa criação, com certeza um dos meus capítulos favoritos, onde o conceito de homofobia é extrapolado e mostra até a violência contra a mulher e o conceito do feminino como algo inferior e indesejado.

“[...] não só os gays são discriminados, mas as mulheres, transexuais e tudo que venha a representar o feminino (ou o mais fraco) fazem parte desta discriminação” (VIANA, 2010, p. 117).

O livro é fechado com o relato do autor sobre a importância do autoconhecimento e da pesquisa correta por informações a respeito da homossexualidade para que possamos mudar o quadro deturbado em que vivemos.

De um modo geral, o livro é uma ótima escolha para quem está iniciando seus estudos sobre o tema tanto pelos dados interessantes que apresenta quanto por sua linguagem leve e direta.

O autor, bacharel em psicologia, possui diversos projetos voltados ao público homossexual, escreve artigos para portais e revistas, já concedeu diversas entrevistas discutindo a homossexualidade e possui outras obras com esse tema.

Ben Oliveira 31/01/2014

Resenha do livro O Armário
Esta semana terminei de ler o livro O Armário: Vida e Pensamento do Desejo Proibido, do psicólogo e escritor Fabrício Viana. Atualmente em sua terceira edição, a obra tem um tom autobiográfico, mas também traz conhecimentos sobre psicologia e sexualidade ajudando o leitor a compreender mais a questão da homossexualidade, por que alguns gays ficam no armário por anos e quais as vantagens de poder ser quem você é. A primeira edição foi lançada em 2006 e esgotou em um ano.

Na primeira parte do livro, o autor relata suas experiências. Para quem é gay assumido ou não, este é o momento em que escritor e leitor trocam confidências, intimidades e compartilham a identificação com as fases de desenvolvimento e descobertas dos homossexuais. Fabrício descreve desde o primeiro contato com outro rapaz quando era adolescente, até suas descobertas sexuais, saídas para noite gay, namoros, saída do armário e o seu casamento com Alex França.

É impossível ler o livro e não se identificar com as atitudes de quem está se descobrindo, o papel da internet em ajudar os jovens gays a conhecerem outras pessoas, a auto aceitação quando existe o convívio com outros homossexuais, o preconceito interno e o machismo tanto com os comportamentos nos meios sociais quanto dentro de quatro paredes com a questão de quem é ativo ou passivo, como as expectativas, os ciúmes e o excesso de convivência podem afetar os relacionamentos.

Dividido em várias partes, o livro aborda desde o significado do armário na vida de um homossexual até pontos que podem ajudar em sua saída. “O armário torna-se um símbolo importantíssimo para representar o local de nossa personalidade em que escondemos e trancamos – para que os outros não possam ver – nossos desejos proibidos. Nossos desejos homossexuais”, define o autor Fabrício Viana.

Ao abordar por que muitos gays sentem necessidade se fecharem, o autor comenta que esta repressão dos desejos pode causar uma série de problemas para a saúde, principalmente mental. Depois de falar sobre O Armário, Fabrício Viana explica um pouco sobre a condenação da homossexualidade ao longo dos tempos, passando por desde os primórdios da humanidade, Grécia, Roma, transformação do sexo em pecado até a época em que a ciência considerada esta orientação sexual como uma doença, até sua remoção da lista de patologias.

Com o entendimento dos mecanismos de repressão impostos pelas religiões, pela ciência e pela sociedade, fica mais fácil entender por que muitos homossexuais entram no armário. O próprio autor do livro permaneceu algum tempo sem coragem de se assumir. Após ouvir a vida inteira pensamentos negativos sobre a homossexualidade, segundo Fabrício Viana, o gay acaba internalizando a homofobia, o que acontece de forma gradual e que mesmo após a auto aceitação, ainda permanece dentro da própria comunidade gay.

O Armário também aborda as falsas curas gays impostas pelas religiões, nas quais muitas pessoas reprimem os seus desejos, mas depois de determinado tempo ou elas se rendem e revelam que o tratamento não deu certo ou passam a vida toda vivendo uma mentira e manifestando alguns sintomas de problemas neurológicos.

Depois de descrever o processo de entrada e permanência no armário, o autor Fabrício Viana explica que é possível sair do armário, remar contra a maré e enfrentar os seus medos. Todos os conhecimentos obtidos nas primeiras partes do livro facilitam para o leitor entender por que é importante não ter vergonha de se assumir. Segundo Viana, por exemplo, quando a pessoa é mal resolvida, é como se ela gastasse energia escondendo sua segunda vida, mentindo, entre outras ações, que poderia ser usada para ter uma vida saudável e equilibrada.

Aceitar a própria sexualidade, como lembra o autor do livro, possibilita viver em paz consigo mesmo e não contribuir para o aumento da homofobia, já que muitos homofóbicos, na verdade, são assim porque reprimem os próprios desejos. Para Fabrício Viana, não existe uma forma fácil e nem uma receita para sair do armário, porém buscando autenticidade, o indivíduo pode juntar coragem para revelar para a família, amigos, colegas de trabalho.

Em um capítulo de O Armário, Fabrício Viana argumenta como a homofobia está relacionada ao machismo. Da mesma maneira que o machismo inferioriza as mulheres, quando se trata da homofobia, o autor comenta que existe o preconceito contra gays afeminados, transexuais, drag queens, homossexuais passivos, travestis, enfim, imagens que tenham relação com o lado feminino, enquanto o lado masculino ou macho é sempre valorizado.

No último capítulo do livro é abordado como mudar o mundo através da militância e disseminação de informações corretas sobre a homossexualidade. Há muitos textos de religiosos na internet, por exemplo, que contribuem para o preconceito contra homossexuais e ao invés de orientar quem está tentando se descobrir, acaba atrapalhando e, muitas vezes, fazendo com que muitos jovens gays cometam suicídio, sentam-se culpados, alimentem pensamentos negativos e internalizem a homofobia. Logo, iniciativas como o livro do Fabrício Viana, o seu site, obras de literatura LGBT, pesquisas, portais e atitudes de cada um, podem contribuir para que a homossexualidade deixe de ser vista como um bicho de sete cabeças.

Ao final do livro Fabrício Viana traz uma bibliografia comentada com os livros sobre sexualidade e psicologia utilizados como pesquisa para escrever O Armário, apresenta informações sobre o autor, além de recomendar links com temática LGBT, como portais, jornais e revistas, igrejas inclusivas e ONGs.

Sobre o autor do livro O Armário – Fabrício Viana é formado em Psicologia pela Universidade Camilo Castelo Branco e concentrou seus estudos na área de sexualidade e homossexualidade durante anos. Além de escrever para portais e revistas, ministras palestras e workshops, o militante também já participou de projetos sociais voltados para a causa LGBT. Site do Fabrício Viana: http://fabricioviana.com/.

O livro O Armário está disponível para compra no seu site oficial: http://www.oarmario.com

*Texto: Ben Oliveira

site: http://www.benoliveira.com/2014/01/resenha-livro-o-armario-fabricio-viana.html

Fabrício Viana 03/10/2013

Sobre a Homossexualidade focada na Saída do Armário, aceitação, família, homofobia, religião, etc
Graças a nossa criação religiosa e a pouca informação que temos no dia-dia, a sexualidade humana ainda hoje representa um tema obscuro daquilo que mais nos dá prazer: O SEXO .

Se isso ocorre com a sexualidade de uma forma geral, imagine então quando se fala na homossexualidade? Além de nos depararmos com informações incorretas, muito do que se fala sobre a homossexualidade é de forma errada, deturpada e esteriotipada. Sem relação alguma com a realidade. Dentro deste panorama, o livro O ARMÁRIO, de Fabrício Viana (assista ao video acima) , foi escrito com o objetivo de levar informações sérias a respeito do desejo considerado proibido. O desejo homossexual.

Na primeira parte do livro, Viana fala um pouco de sua experiência pessoal, como descobriu sua própria homossexualidade e todas as etapas, conflitos e neuroses que passou para entender a si e aos outros. Tarefa que não é nada fácil para a maioria dos homossexuais.

Livro sobre a HomossexualidadeDa segunda parte em diante, Viana nos mostra de forma autêntica e com diversos estudos, incluindo casos reais, o motivo pelo qual a homossexualidade é mal vista pela sociedade graças a sua condenação histórica. Alertando que a prática existe há mais de 35 mil anos por sociedades primitivas mas que, desde a vinda dos hebreus e sua cultura, toda manifestação sexual sem fins reprodutivos foi e ainda é severamente condenada.

Não parando por ai, Viana enfatiza os diversos motivos que uma pessoa que descobre ter atração por pessoas do mesmo sexo tem para se trancar dentro de um armário e esconder estes desejos dos outros; Partindo-se para uma vida dupla (casando-se, tendo filhos, mas continuando saindo com homens) ou ainda reprimindo tais desejos de forma tão agressiva e inconsciente que acaba gerando a sua própria homofobia explícita (ódio de homossexuais, ou melhor, de seus desejos homossexuais percebidos no outro).

E ele vai além. Fala sobre as relações familiares, sobre o papel castrador da religião, sobre negativismo homossexual, homofobia internalizada e, principalmente, sobre machismo. Alias, neste último capítulo ele desvenda um dos maiores causadores do preconceito contra homossexuais, mulheres, passivos, drag queens, travestis e transsexuais. Uma verdadeira introdução a um tema que todos deveriam conhecer: a crise de identidade do masculino.

Com todos estes atrativos, O ARMÁRIO, como uma obra independente (por isso não é vendido em livrarias, apenas por este site), esta se tornando um verdadeiro sucesso para todos aqueles que desejam conhecer mais sobre a homossexualidade. Tanto para homossexuais quanto para heterossexuais, professores, estudantes, universitários, pesquisadores, pais, mães e curiosos.

site: http://www.oarmario.com/comprar