Para depois que eu partir

Para depois que eu partir Heather McManamy
William Croyle

Resenhas - Cartas Para Brianna

luiwse 21/01/2022

Uma lição de vida
Esse livro me ensinou o quão importante é viver o agora, sem ficar esperando pelo momento certo de fazer as coisas e não deixar para amanhã o que podemos fazer hoje. A morte alcança qualquer e não temos tempo para pedir que ela espere, a vida é curta. Heather fez com que eu repensasse meus conceitos morais e risse ao mesmo tempo. Me ensinou a aceitar o mundo de braços abertos. Essa leitura com certeza deveria ser obrigatória

Ana 14/01/2022

Viva cada dia como se fosse o último!
Heather nos ensina uma grande lição, uma forma verdadeira e sincera de lidar com a vida nos seus últimos dias. Um livro emocionte, chorei e dei risadas na mesma proporção. ??

bru 03/01/2022

Thanks, Heather <3
Sou grata pela surpresa e alegrias que algumas histórias me trazem. Sempre comento que não tenho critério na escolha dos livros que leio. Encontrei esse livro revirando a biblioteca do KU e nossa, que momento incrível passamos juntos.

O livro gira em torno de Heather, uma paciente em estágio terminal de câncer de mama. Algumas pessoas têm dificuldade em histórias que abordam a morte, eu, particularmente gosto muito, e, sempre são livros que me transformam e me leva a ver a vida com novas perspectivas.

Quem nunca se lamentou por ter um pedaço de alguém que se foi em algum momento de alegria ou tristeza? Heather quis trazer essa história como uma forma de abraçar sua filha nesses momentos, mas, será que ela chegou a imaginar que nós também nos sentiríamos tão queridos como a pequena Bri?

O câncer é uma merda, e não há nada para dizer ou minimizar quanto a isso. Não vou dizer que ela foi corajosa ou qualquer clichê do tipo, já passei por uma situação com um familiar e ver a falta de noção das pessoas ao redor é muito louco. Posso dizer sim, que a resiliência que ela desenvolveu foi brilhante, a forma como conduziu esse processo para deixar o mais claro possível para Bri foi incrível, e, digo sem cerimônias, que, gostaria de ser assim com meus filhos.

Gostaria que tivesse um epílogo do Jeff, pois, não imagino o quão duro foi para ele todo esse processo. Afinal, um amor de 14 anos estava se esvaindo e, não havia nada que ele pudesse fazer. Sinta-se abraçado, Jeff.

O livro fala sobre amor, sobre finitude, sobre expor suas emoções, sobre viver bem sua vida, e mais que tudo, sobre como é importante que você faça todo o necessário para viver intensamente o hoje.

“Viva o momento. Esqueça o passado. Esqueça o futuro. Eles não importam. O que importa é o agora. Viva. Ria. Ame.”

Obrigada Heather, seu livro me fez uma pessoa melhor.

Lua 12/12/2021

Esse livro me fez muito mais do que ser uma boa leitura, ele mudou meu olhar para vida.
"por mais que eu odeie o câncer com cada célula do meu corpo que ele ainda não matou, a doença tem me ensinado o valor da vida".
Enquanto estava lendo eu sentir o forte espírito materno presente nesse livro, era como se aqueles bilhetes fossem para mim pela forma que me tocou. Vou ter guardado por muito tempo a lembrança dessa história que tenho certeza que tocará muitos e muitos corações.
Obrigada Heather por compartilhar e inspirar muitas vidas quem leram um pouquinho da sua história.

kksousa 11/12/2021

Para depois que eu partir - Heather McManamy, William Croyle
Com esse livro eu pude sentir o amor que a Heather tinha pela família e pela vida, era praticamente palpável esse sentimento ao decorrer da leitura. A iniciativa dela foi mostrar ao mundo (e principalmente a filha) justamente esse amor, e ela conseguiu!

amanda 05/10/2021

Emocionante!
Confesso que chorei, me desesperei, ri e sorri junto com ela.
É um livro que te ensina a ser melhor, no quesito de olhar para vida. (Vai te fazer refletir).
Quando comecei a ler já sabia que era terminal, mas ao chegar nessa parte do livro, foi um choque, a escrita dela era incrível, parece que tinha o brilho e a energia dela, no final do livro, parecia que tinha acabado essa "magia", foi quando eu li "ela morreu tranquilamente nos braços do marido", foi então que chorei pela morte dela.

skuser02844 03/10/2021

Emocionante e inspirador
Esse livro deveria ser uma leitura obrigatória! Emocionante e extremamente inspirador! Finalizo essa leitura uma pessoa diferente. A Heather nos faz verdadeiramente querer apreciar até os momentos que consideramos mais banais. Como mãe, como alguém que teve um câncer, eu me conectei com a história de maneira impressionante. Recomendo muito a leitura!

23/09/2021

tocante!
me emocionei em cada página. que amor pela filha e família, que pessoa evoluída! vale a pena a leitura.

Lariih.Teles 21/09/2021

Inspirador
É uma história realmente emocionante e comovente. Ele nos faz refletir sobre muitas coisas da vida, além de nos trazer muitos ensimentos. Cada passagem dele é muito marcante, as cartas que ela escrevia para sua filha é impossível não se sentir tocada ao ler.

Você tem que estar muito preparada para ler ele porque é impossível não se emocionar e chorar com ele, principalmente se você conhece alguém que passou por isso.

"Mesmo que a vida possa ser dolorosamente injusta, às vezes você tem a capacidade de lutar contra a adversidade e recuperar um pouco de controle."

Kássia 20/09/2021

Que livro incrível!
Confesso que a resenha dele me chamou atenção, mas eu imaginei o tempo inteiro que seria um livro melancólico e triste, mostrando a luta de uma pessoa com câncer terminal. Mas o livro mostra a força de uma pessoa em câncer terminal. E que força!
É incrível ver lições pessoais em cada página, em cada história contada por Heather.
Viva cada dia com a mais pura e completa intensidade.
Lágrimas rolaram, mas lá pro finzinho. E embora eu seja do time que só lê um livro uma vez, esse merece várias releituras.

Tori 19/09/2021

O livro é maravilhoso, com momentos de muita dor, alegria, memórias e amor. A autora consegue transmitir exatamente o que os personagens sentem e isso foi muito incrível de ler. A situação é retratada de forma real e que muitas pessoas podem se identificar. Eu recomendo muito.

aninhadelemos 01/09/2021

Sem palavras!
Descobri por acaso esse livro em uma resenha no skoob que apareceu no meu feed.
A moça se dizia tocada? procurei e encontrei na amazon unlimited e resolvi ver do que se tratava, confesso que pensei q seriam apenas recados para Bri, mas esse livro chegou num momento que tive uma perda familiar por Covid e pude pensar poxa, que bom seria se meu tio tivesse deixado algo? me fez ter idéias de como realmente viver como se fosse o último dia. No final da história me senti parte da família e espero que Jeff e Bri possam estar seguindo suas vidas em paz e de certa forma tranquilos!

Larissa Tabosa 30/08/2021

Acreditava que era um pouco diferente, mas ainda assim gostei bastante. Uma verdadeira lição de vida.

Infelizmente minha identificação com esse livro foi grande. Eu sou a Bri. Não perdi minha mãe tão cedo, ela morreu tem dois meses, mas quando se trata da dor da ausência dela, sinto como se tivesse cinco anos e não soubesse o que fazer.

Ela também tinha câncer de mama, também em estágio avançado, com metástase óssea e depois metástase no fígado, pulmão e rins, até o completo colapso do corpo dela. Para piorar ainda moramos no Brasil e nem chance de tantis tratamentos ela teve. Fraturou o fêmur em uma viagem de ônibus e passou os últimos dias da vida dela da forma como ela mais odiava: dependendo dos outros, deitada em uma cama de hospital.

Queria que ela tivesse deixado cartões, mensagens, cartas, vídeos, qualquer coisa que me fizesse passar por esse momento, com ajuda dela. Acho que teria sido menos pior.

Enfim, cuidem de quem vocês amam. Não acreditem quando os pais ou avós disserem que está tudo bem, eles mentem, o tempo todo, por medo de preocupar ou de incomodar, ou o simples medo de encontrar alguma coisa de errado. Então, coloque-os a força em um carro (caso eles se neguem) e levem-os para fazer exames regularmente. Talvez, se eu soubesse disso antes ela ainda estaria aqui.