Uma Semana de Inverno

Uma Semana de Inverno Maeve Binchy

Resenhas - Uma Semana de Inverno

Biblioteca Álvaro Guerra 22/02/2024

Uma Semana de Inverno é um livro da escritora irlandesa Maeve Binchy, que conta as histórias de diferentes personagens que se hospedam na Casa de Pedra, um hotel restaurado por Chicky Starr, uma mulher que deixou sua cidade natal para viver um romance nos Estados Unidos, mas que acabou voltando viúva e desiludida. O livro é dividido em capítulos que focam em cada hóspede, revelando seus dramas, conflitos, sonhos e esperanças, e como eles se conectam com Chicky, sua sobrinha Orla e seu assistente Rigger, que também têm suas próprias trajetórias de vida. O livro é uma leitura leve, agradável e envolvente, que mostra a importância do amor, da amizade, da família e do recomeço.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788528616835

jbueno2023 26/04/2023

Faltou uma finalização...
Gostei da história, mas a autora foi lançando personagens sem explicação, e acabou deixando a desejar na finalização, ela poderia entrelaçar o destino dos visitantes da Casa de Pedra, mas não o fez.

Renan 08/01/2023

Uma leitura muito agradável
O livro é muito bom. Não espere uma grande história com temas elaborados, mas sim algo leve, do dia a dia. São pequenos recortes na vida de vários personagens que vão se entrelaçando, com várias passagens emocionantes.

Ana Clarke 22/12/2022

10/10
Uma Semana de Inverno tem uma estrutura muito interessante, os capítulos são divididos de maneira que cada um leva o nome de um personagem e dentro dele é contada a história dele e como a pessoa foi parar na Casa de Pedra. Parece um livro de contos porque cada pessoa tem uma história de vida diferente, mas o mais interessante é que todos estão interligados pela Casa de Pedra, achei uma ideia muito original.
Todos os "contos" foram bem interessantes, claro, uns mais que outros, mas todos são ótimos. O que eu mais gostei foi o de Rigger e o que menos gostei foi o dos Wall porque eles são um porre. Mas tudo se resolve quando eles chegam à Casa de Pedra.
Ler esse livro traz um quentinho inexplicável pro coração, da vontade de conhecer Stoneybridge, de fazer aqueles passeios, de jantar aquela comida e de conversar com aquelas pessoas. É o tipo de livro perfeito para se tornar um comfort book, é super agradável e aconchegante.
Ler Uma Semana de Inverno foi uma surpresa incrível, estou muito feliz por ter encontrado uma história com uma escrita tão envolvente e do jeito que eu mais gosto, com um leve sarcasmo, um narrador em terceira pessoa mas que ainda assim imprime sentimentos e emoções, e com histórias super interessantes. Eu amei esse livro.

Miry 08/05/2022

Não espere reviravoltas
Parece que tô lendo esse livro faz 84 anos, mas finalmente ACABEI!!!!!!

Não é um livro de reviravoltas, não vai te fazer ficar sem dormir. É uma história de pessoas com dramas comuns. Onde num determinado ponto eles vão passar uma semana de férias numa Casa de Pedra e suas vidas acabam mudando de alguma forma e acham as respostas que procuravam.

O que mais me matou foram os capítulos imensos. Nossa que tortura!!! Capítulos curtos >>>>>>

Pam 11/04/2022

Amei muito
Gostei da forma que o livro é composta por capítulos narrados por diferentes personagens, fiquei muito curiosa para sempre saber mais e não conseguia mais largar o livro.

Maria.Eduarda 24/09/2021

Decepcionada é o meu sentimento depois de ter lido esse livro, a autora não soube desenvolver direito a história. Os personagens até que foram bem desenvolvido, mas muito sem graça os capítulos contanto a história da vida chata deles antes de encontrar a pousada. Nunca vi pior.

Taina.Gomes 08/05/2021

O livro conta sobre uma semana de inverno numa casa de pedra do interior da Irlanda
Cada capítulo é a história de cada um dos hóspedes e funcionários da casa
Tem partes interessantes e tem umas que são bem paradas
É uma leitura leve e sem muito que se esperar

Giovanna.Reis 21/01/2021

Queridinho
Esse livro é realmente como se fosse um abraço quentinho no inverno, suas histórias são gostosas de ler, como se fossem pequenos contos, histórias que vc conta nas férias Conheci muitas coisas que eu não sabia que existia na Irlanda e fiquei apaixonada. Simplesmente Amei o livro super fofo apaixonei.????

Stefanie.Fogaca 21/10/2020

Incrível
O livro cumpre com sua palavra de aquecer os corações durante a leitura. Os capítulos se dividem para apresentar individualmente os personagem que ficam hospedados na pousada Casa de pedra e em cada um dos contos a história de um hóspede é aprofundado, entrelaçando-se com o vilarejo e os motivos que levaram cada um deles a essa semana de inverno tornando a leitura inesquecível e cada vez mais difícil de largar.

Coisas de Mineira 07/02/2018

Chicky conheceu seu grande amor num lindo verão em Stoneybridge, oeste da Irlanda, sua casa. Apaixonada e certa de que estava fazendo a coisa certa, seguiu para os Estados Unidos, embora suas amigas achassem que ela tivesse enlouquecido e sua família considerasse aquilo um ato de rebeldia irreparável. O começo foi maravilhoso: Walter era ainda mais maravilhoso do que sempre fora, tudo era tão novo e inexplorado, vivia num apartamento comunitário com pessoas entrando e saindo na agitação de Nova York e amava aquilo. Para seus pais, no entanto, nunca contou como realmente vivia, escrevendo-lhes apenas sobre passeios ao ar livre e como o emprego de Walter estava melhorando, como ambos cresciam na vida. O final não foi tão maravilhoso assim, e ele ocorreu rápido, menos de um ano.

“Não podia estar terminado. Não o que eles tinham. Ela implorou e suplicou; mudaria qualquer coisa que estivesse fazendo errado.
Interminavelmente paciente, ele lhe garantiu que não era culpa de ninguém. Era o que acontecia – o amor florescia, o amor morria. Era triste, claro, essas coisas sempre eram.”

Como não podia voltar para casa, Chicky se virou, arrumou um novo lugar para morar, era jovem, muito esforçada e não tinha medo do trabalho. Conforme os anos passaram, sua família se tornou menor resistente à sua vida, o Walter sobre o qual ela lhes contava era tão diferente do que eles imaginavam. Ela então resolveu fazer uma visita, não seria difícil fingir após anos escrevendo sobre sua vida fictícia. Na sua viagem ela visitou a Casa de pedra, o local de vida de três solteironas – três irmãs – que ela amava brincar quando criança. Com as visitas continuadas à família, logo queriam fazer uma visita. Ela inventou que Walter morrera num acidente, e tivera que se mudar. A visita foi cancelada, e ela decidiu que voltaria para Stoneybridge, restauraria a Casa de Pedra com a companhia da única irmã viva das três moradoras.

A partir daí o enredo conta a formação da casa de pedra. A autora explora em capítulos separados a vida de Rigger e Orla, o primeiro um filho de uma ex amiga de Chicky que após se envolver em grandes problemas, recebe a ideia de Stoneybridge como uma oportunidade de uma vida digna. Orla, sobrinha de Chicky que foi para Londres trabalhar com tecnologia, vê o convite da tia como uma oportunidade de repensar os rumos que sua vida está tomando. Os três personagens têm isso em comum: ver a Casa de Pedra como um local de recomeço. Além disso, os outros capítulos vão tratar das histórias dos hóspedes que passarão uma semana de inverno nesse belíssimo lugar.

“– É que isso simplesmente não é o que eu pensei que faria na vida – confessou ele.
– Também não é o que pensei que faria da minha vida, mas, em algum ponto ao longo do trajeto, temos de pegar o que temos e fazer o que dá.”

Acredito que a intenção da autora tenha sido criar um pano de fundo sólido para a Casa de pedra, antes de colocar histórias que ocorreriam lá e que se ligariam de alguma maneira. Um ator desiludido, um casal de médicos, uma relação sogra-nora... todos juntos lá numa semana de inverno. Infelizmente, não funcionou muito bem pra mim porque o que sobrou no fim foi apenas isso: cenário. A escrita da autora é boa, fácil de ler, mas é como se fosse um livro muito raso. São pessoas reais com histórias que você poderia facilmente ouvir no dia a dia, o que geralmente é algo positivo para mim, mas o máximo que a história conseguiu fazer comigo foi me tirar um leve sorriso no meio do livro. Isso pra mim faz com que tenha algo faltando, eu gosto de me emocionar quando leio.

A personagem principal, Chicky, parece simplesmente incapaz de sentimentos depois da sua decepção amorosa. Ela é extremamente esforçada e mostra que temos que lidar com a decepção respondendo com mais esforço, mas ao mesmo tempo, parece que ela está tão preocupada em dar a volta por cima que não sente nada – felicidade, tristeza, ansiedade. Rigger foi um dos poucos personagens no qual notei um verdadeiro impacto de uma nova vida. Os outros personagens, no geral, apesar de terem um capítulo exclusivo, são trabalhados de forma superficial. Os capítulos sobre eles são um pouco mais movimentados, e embora pareçam um pouco à parte do começo do livro, são bons. A sensação das paisagens Irlandesas e a Casa de pedra em si dão certa sensação de aconchego quando lemos, o que é algo muito positivo. É isso: uma leitura leve, que talvez deva ser feita de forma mais lenta, aproveitando capítulo por capítulo.

“– E você já amou alguém, Orla?
– Não, não amei. Já gostei, sim.
– Bem, pelo menos você sabe a diferença, e isso é mais que algumas de nós conseguem.”

A capa reflete tudo que descreve: o aconchego, um chá quente num dia frio. A editora Bertrand Brasil fez um belo trabalho combinando o exterior com o interior, e tanto a qualidade da folha quanto a letra apenas completaram o belo trabalho estético.

Por: Lô Scalioni
Site: http://www.coisasdemineira.com/2017/05/resenha-uma-semana-de-inverno-maeve.html

Cris Paiva 16/09/2017

Falou inverno é comigo mesmo! Confesso que comprei o livro por causa do título. Me julguem.
Chick Star é uma mocinha inocente, que mora na Irlanda, se apaixona por um americano bonitão e larga a familia e sua terra para ir atras do amor da sua vida. Só que o seu amor tem prazo de validade, e logo eles se separam e agora ela não pode mais voltar para a casa, pois para a familia ela é uma “mulher perdida”. Então ela inventa que eles estão casados e que a vida segue maravilhosa, enquanto ela trabalha de camareira e faz tudo em uma pensão em Nova York e tenta seguir com a sua vida. Esse segredo dura muito tempo, para a familia ela é uma senhora casada, até que a sobrinha decide visitar a tia, e ela tem de, infelizmente, “matar” o marido. Depois desse baque enorme em sua vida, Chick fica “viúva” e resolve voltar para a Irlanda, e com o dinheiro da “herança” compra uma casa antiga que decide transformar em uma pousada, a Casa de Pedra.

A historia tem o fio condutor através da Chick e é dividida em partes com os nomes dos personagens que são unidos pela pousada, onde vão passar uma semana de inverno. Vão aparecer o menino delinquente que ela ajudou a sair da vida de crimes e vai virar o seu faz tudo, a sobrinha que vai ajudá-la nos preparativos e seus primeiros hóspedes e suas histórias.

Achei simplesmente delicioso!! Não é uma história onde os eventos acontecem de forma rápida e tem reviravoltas, a historia vai seguindo o seu ritmo, contando a história das pessoas até a sua chegada na Casa de Pedra, e você vai passeando pela vida deles e os conhecendo aos poucos. Realmente é uma leitura perfeita para fazer no inverno, debaixo dos cobertores.
15/10/2023minha estante
Amo ler livros de inverno. Vou ler ?

a world to read 09/09/2017

Chicky é a filha mais nova de uma família bem grande. Ela sempre foi muito séria, confiável e responsável, com cuidados com seus pais e um respeito inegável. Cresceu sob a sombra dessa imagem guiando seus passos para um futuro estável na cidade em que nascera, Stoneybrigde, no oeste da Irlanda. A moça era jovem e trabalhava na fábrica de malhas da cidade, sendo sempre muito elogiada por sua conduta, até que Walter Starr entra na fábrica pedindo por um um cardigã típico irlandês.

Walter e Chicky engatam um romance improvável e intenso com a esperança apaixonada de que seja duradouro. Ele finalmente tem que partir, mas a convida a ir com ele para Nova York, a fim de que o relacionamento possa seguir adiante. Contra tudo e todos ela vai com ele, e no dia-a-dia percebe seu erro, a decisão precipitada cobra seu preço e ela passa a inventar toda uma vida com Walter nas cartas que manda para a família, mesmo que trabalhe em uma pensão – de forma muito digna – para a Sra. Cassidy.

A Sra. Cassidy é de suma importância em sua vida, a ajudando, a guiando em parte de sua jornada. É ela quem a ajuda a conseguir força psicológica para voltar a Stoneybrigde e rever sua família, pelo menos uma semana todos os anos, e é ela quem a ajuda a acabar com a farsa que Chicky construiu por anos sobre seu ralacionamento feliz com um Walter maravilhoso.

Resenha completa em:

site: http://aworldtoread.com/2017/05/06/uma-semana-de-inverno-maeve-binchy/

@Marverosa 26/08/2017

Revisão urgente
O livro em si é uma doçura. Você viaja pelos personagens, é uma leitura fácil e gostosa. Porém muitos erros de concordância, tradução e até ortográficos, a ponto de incomodar a leitura. A editora precisa rever isso, porque acaba colocando a qualidade da obra inferior...

Tamara 18/08/2017

*Resenha postada originalmente e na íntegra em: https://rillismo.blogspot.com.br/2017/08/resenha-uma-semana-de-inverno-por-maeve.html

Essa é, certamente, uma das histórias mais leves e gostosas que li nos últimos tempos, e me pergunto porque não havia a lido antes, pois ela já estava na minha lista há um certo tempo, e eu tinha plena convicção de que seria algo que eu gostaria, porém, só decidir começá-lo bem recentemente, quando estava fazendo uma outra leitura bem arrastada, e então encontrei uma resenha que elogiava essa obra. Então, resolvi começá-lo, e disse a mim mesma que ia lê-lo em paralelo com o outro livro que já estava em andamento. Porém, mero engano, eu só consegui largar Uma semana de inverno na hora em que virei sua última página, e confesso que até agora estou sentindo saudade daqueles personagens tão cativantes, e, embora eu não goste de séries, admito que nesse caso, eu gostaria de ter pelo menos mais uns dez livros que trouxessem a história dos hóspedes da casa de pedra e das pessoas que trabalham lá.
É preciso saber, antes de começar essa leitura, que este não é um livro extraordinário, daqueles cheios de reviravoltas e que nos surpreendem no final. Pelo contrário, aqui, encontramos uma história que fala de pessoas, e de como eles conseguiram de certa maneira um lugar que lhes fizesse sentir mais em paz consigo mesmo e também que lhes desse uma fuga do mundo comum, para colocarem suas vidas em perspectiva. Também, é uma história gostosa, daquela que nos deixa com uma maravilhosa sensação ao final, percebendo que todas as pessoas tem problemas e que na maioria das vezes, há alguma solução a ser encontrada.
Um dos pontos que mais considero atrativo nessa história é o cenário, que é a Irlanda, mais propriamente Stoneybridge, uma pequena cidade onde todos se conhecem, se ajudam e também sabem tudo uns da vida dos outros e a casa de pedra onde tudo se passa, que parece um lugar totalmente aconchegante, daqueles nos quais temos vontade de ter chocolate quente, um livro e ficar lá para sempre. Também, achei muito instigante a forma como o livro foi construído, narrando a história de cada personagem, abordando o passado deles, e o que lhes levou até aquele lugar, e toda essa narração é feita de uma forma tão leve que parece que estamos ouvindo a história sentados entre amigos em torno de uma fogueira, e, ainda mencionando a narração, achei muito boa a forma como descobrimos a história de cada pessoa, sendo que nada é muito mirabolante, e todos tem problemas ou impasses que bem poderiam ser os nossos próprios, fazendo com que consigamos imaginar tudo com perfeição.
Eu não encontro pontos propriamente negativos a destacar. Apenas dei quatro estrelinhas para o livro pois algumas histórias dos hóspedes não me fascinaram tanto, e também porque de certa maneira fiquei querendo um epílogo, que não veio, mas são todas questões de preferências que não atrapalham nem um pouco no quão bacana é a história.
Quanto aos personagens, cada um tem suas peculiaridades e são cativantes a seu modo. Aqui, temos uma gama bastante grande, pois cada personagem principal que vemos, que são os hóspedes da pousada e os que trabalham lá, trazem outros personagens quando suas histórias são contadas, por exemplo, pais, irmãos, amigos, então seria impossível mencionar todos, ou até mesmo é difícil de lembrarmos de todos. Mas, os que mais me chamaram atenção foram Chicky, a dona da casa de pedra, que tem uma história muito instigante e bonita, e foi a pessoa que mais me deixou a fim de ler um final mais fechado sobre ela. Também há Rigger, um rapaz com um passado um pouco conturbado, e que fica revoltado ao ser mandado para a casa de pedra, naquele lugarejo remoto da Irlanda, mas que depois encontra lá sua felicidade. Mas também, todos os outros hóspedes da casa me marcaram e fiquei desejando ter um livro para cada um deles.
O livro é dividido pela história de cada personagem, e começamos vendo a história de Chicky e como ela construiu a casa de pedra, logo depois vemos a história de Riggie e de Orla, que trabalham na casa, para depois lermos sobre os hóspedes. A narração é toda feita em terceira pessoa, e infelizmente, durante a leitura, encontrei quatro ou cinco frases mal traduzidas, que me deixaram um pouco confusa, bem como alguns erros de ortografia que me incomodaram.
Recomendo essa história para os leitores que procuram livros leves, aconchegantes e de fácil leitura, bem no estilo comédia romântica e para todos aqueles que desejam conhecer uma autora ótima, que já entrou para a minha lista de autores dos quais quero ler muitas outras obras.

site: https://rillismo.blogspot.com.br/2017/08/resenha-uma-semana-de-inverno-por-maeve.html