Cartas para Martin

Cartas para Martin Nic Stone

Resenhas - Dear Martin

monique.marquesini 17/06/2021

Decepcionante e Irresponsável
Um livro que eu tinha muita expectativa de ser incrível, justamente por abordar um tema de grande importância e por ser indicado para um público jovem adulto. Mas, foi extremamente decepcionante ver como o assunto foi tratado e como a própria narrativa foi mal construída.
A história tem como foco principal o racismo sofrido pelas pessoas negras e as violências cotidianas que infelizmente essa parte da população sofre. Porém, a má construção e planejamento da autora tornaram um livro de extrema relevância em um desserviço.
Personagens pouco desenvolvidos, assuntos fortes banalizados, mulheres negras sendo completamente apagadas, a ancestralidade africana deixada de lado, falas problemáticas (até ?naturalizando? racismo reverso), protagonismo e papel de brancos salvadores e principalmente a falta das cartas para martin, que dão o nome do livro.
Estava muito ansiosa para essa leitura, mas é decepcionante ver como esse assunto foi mal trabalhado e banalizado por parte da autora, como vi aqui um jovem negro falando exatamente sobre o gatilho que o livro trás, por ser completamente irresponsável com cenas fortes de violência. Tento ver um ponto positivo no livro, no sentido de trazer a reflexão sobre o racismo e a violência policial para um público mais jovem, mas não sei se tem algum saldo positivo, já que é raso e problemático em diversas partes.
lia 17/06/2021minha estante
nossa... tava na minha lista p ler, nem quero mais

monique.marquesini 17/06/2021minha estante
socorro desculpa te desanimar, mas eu real achei muitooo mal elaborado e problemática ? se eu tiver uma dica com o mesmo tema é ?o ódio que você semeia?

lia 17/06/2021minha estante
ai esse tmb ta na lista, parece ser mt bom

Carol 29/09/2020

"You can't change how other people think and act, but you're in full control of you. When it comes down to it, the only question that matters is this: If nothing in the world ever changes, what type of man are you gonna be?"

Diana 07/10/2020

Uma leitura muito importante.
O livro aborda temas reais de uma forma simples e fluida.
Só acho que faltou se aprofundar mais nesses temas.
Mas é uma leitura que eu recomendo, principalmente para o público mais jovem.

Marina Aguiar 21/05/2021

que livro necessário! APENAS LEIAM "CARTAS PARA MARTIN"

MÚSICA: SEE YOU AGAIN (essa música foi feita para esse livro)

? Tem sido um longo dia sem você, meu amigo
E eu te contarei tudo quando eu te ver de novo
Oh, eu te contarei tudo quando eu te ver de novo

Caramba, quem diria
Todos os aviões que voamos
As coisas boas que passamos
Que eu estaria bem aqui falando com você
Sobre outro caminho
Sei que adorávamos pegar a estrada e rir
Mas algo me dizia que aquilo não iria durar
Tive que mudar
Olhar as coisas de modo diferente, ver a coisa como um todo
Aqueles foram grandes dias
O trabalho duro sempre compensa
Agora te vejo em um lugar melhor (te vejo em um lugar melhor)

Oh
Como podemos não falar sobre família
Quando a família é tudo que nós temos?
Tudo o que passei
Você estava lá, ao meu lado
E agora você vai continuar comigo para o último passeio

Tem sido um longo dia sem você, meu amigo
E eu te contarei tudo quando eu te ver de novo
Oh, eu te contarei tudo quando eu te ver de novo
Quando eu te ver de novo

Primeiro, vocês dois fazem seus caminhos
E a vibração se fortalece
E o que é pequeno se transforma em uma amizade
Uma amizade se transforma em um laço
E esse laço nunca será desatado
O amor nunca será perdido

E quando a irmandade vem primeiro
A linha nunca será cruzada
Nós a estabelecemos por conta própria
Quando essa linha teve que ser desenhada
E essa linha foi o que alcançamos
Então lembre-se de mim quando eu me for

Como podemos não falar sobre família
Quando a família é tudo o que nós temos?
Tudo o que passei
Você estava lá, ao meu lado
E agora você vai continuar comigo para o último passeio

Então deixe a luz guiar seu caminho, sim
Guarde todas as lembranças enquanto você vai
E qualquer estrada que você pegar
Sempre o levará para casa
Casa

Tem sido um longo dia sem você, meu amigo
E eu te contarei tudo quando eu te vir de novo
Fizemos um longo caminho desde onde começamos
Oh, eu te contarei tudo quando eu te vir de novo

Te ver de novo
Quando eu te ver de novo ?
alice 21/05/2021minha estante
QUERO MUITO LER

Ingrid917 02/04/2021

Cartas para Martin
Esse livro é muito necessário para as pessoas que são negacionistas sobre o racismo e acham que a sociedade nos trata igualmente. Ele é bem parecido com O ódio que você semeia mas é um pouco menos aprofundado, mas em compensação ele é super rápido de ler e fluído. Super recomendo!
Ray 03/04/2021minha estante
eu comprei esse hoje, já já vou ler

Ingrid917 03/04/2021minha estante
aaa que legal! depois me conta oq achou.

Lavi 30/09/2020

LEIA ESSA RESENHA
Você ai do outro lado da tela, você mesmo

Leia esse livro, eh isto

Analice77 09/09/2021

Ótimo!!!
Livro com um tema super importante, escrito de uma forma simples e fluida. Aborda vários pensamentos diferentes, levanta discussões e nos faz refletir.
Recomendo a leitura! Mesmo tendo consciência de toda injustiça e preconceito recorrentes, ler essas cenas e sentir o que os personagens passam é bem impactante.

Lavi 22/04/2021

Revoltante
O sentimento que mais define este livro é "Revolta". Cartas para Martin é um livro jovem adulto com temáticas extremamente importantes. A autora vai tratar sobre a violência policial e o racismo de uma forma bem crua e verdadeira. Tudo que acontece na história te deixa com uma sensação tão ruim de injustiça, que as vezes é preciso fechar o livro e respirar fundo, mas são histórias assim que precisam ser contadas. A faísca precisa continuar.

Bia 09/11/2020

"Meu Caro Martin ..."
Um livro totalmente necessário, que nós faz rir e chorar . Que quando começar a ler não quer parar mais .

Com um tema real , que em pleno século XXI deveria ser óbvio . Só queria que tivesse se aprofundado mais . Amei a escrita da autora é fluida e envolvente.

raiglazielle 19/10/2020

Melhor livro de 2020. Com certeza.
Eu sinceramente não sei o que dizer, esse livro apenas me fez sentir, sentir raiva, indignação, tristeza. É como o próprio livro diz: ?Pode até não haver mais bebedouros separado para as pessoas de cor hoje em dia, mas é bem obivio que a sociedade não é tão igualitária quanto às pessoas gostam de dizer.?

Isso tudo é tão frustrante, porque depois de todo esse tempo, depois de tanta luta, ainda fazemos parte de uma sociedade desigual e racista, mudar isso tem se tornado cada vez mais difícil. Mas precisamos combater esse sistema de merda...

porra... eu sinto raiva toda vez que penso nos casos de violência policial contra negros que apesar de tudo foram apenas deixados de lado como se a vida deles não importassem.

Depois de tantas vidas derramadas... hashtags levantadas... depois de tantos protestos... depois de tantas e tantas vozes gritando por respeito e igualdade... depois de tanta luta... eles ainda se recusam a ouvir. Se recusam a abaixar suas armas.

Mas apesar de tudo isso ainda acredito que podemos quebrar esse ciclo que podemos enfim viver em uma sociedade igualitária para todos, mesmo não tenho a menor ideia de como fazer isso.

?Mas no fim das contas, a única questão que importa é: se nada no mundo mudar, que tipo de pessoa você prefere ser??

Crislane 15/05/2021

Ótima escrita, mas conteúdo muito pesado.
O livro é fácil de ler, mas uma temática que doi muito. Ler a história de um adolescente bom que faz de tudo pra ter um futuro promissor e acontecer tanta coisa ruim com ele. Enfim, o livro é bom mas tem que ser lido num momento em que o leitor esteja forte. Eu chorei muito.

Duda 29/09/2020

Uma leitura necessária.
Estou com o coração na mão e um aperto no peito, e mesmo depois de chorar um pouquinho essa sensação não passa. É uma leitura extremamente necessária, principalmente para os jovens. Faz um copilado de assuntos importantes que PRECISAM ser debatidos e vistos como problema. Recomendo para todos, mas vá com o psicológico preparado. Mesmo sendo uma leitura fluida, com uma escrita super simples (o que não estou pontuando como um defeito) que tu termina em um dia, se quiser, é de partir o coração.

Igor 10/06/2020

SIMPLES E PODEROSO
Em Dear Martin, conhecemos o Justyce, o melhor aluno da sala de aula, capitão do time de debate e já está escolhido pra estudar em uma das melhores faculdades no próximo ano, mas isso não vale nada quando um policial o algema sem ele ter feito nada. Ele acaba sendo liberado, mas é claro que isso deixa a pessoa balançada.

Tendo que lidar com masculinidade tóxica e o que as pessoas esperam de um menino preto, a vida de Justyce já não é tão fácil, mas tudo piora durante um passeio de carro com seu amigo Many, com musica alta, uma discussão acontece, as coisas saem fora de controle e tiros são disparados. Pra mídia, o culpado é o Justyce, enquanto uns morreria pra saber a verdade do que aconteceu, Justyce só quer esquecer.

Apesar de ser um livro que fala de assuntos mais pesados, como racismo, perseguição policial com pessoas negras e em específico, o que se esperam de meninos negros, a narrativa da história é muito fluida, os capítulos se intercalam com cartas escritas por Justyce para Martin Luther King, e nessas cartas ela se deixa ser vulnerável, confessa seus medos e inseguranças que sociedade tenta fazê-lo reprimir e foram com essas cartas, que eu me apaixonei por Justyce.

Ele é só um adolescente que quer se divertir com seus amigos, ficar com algumas meninas, ir para uma boa faculdade e ser feliz, todo mundo sabe que ser adolescente não é fácil, todo mundo concorda, mas sei que poucos aqui sabem o que é saber que o que estão te julgando é única coisa que você não pode mudar em si mesmo, que é a sua cor. Justyce, aprende que não precisa mudar nada, mas da pior maneira possível.

O livro vai falar com alguns muito mais que outros, questão de representatividade e tal, mas tenho certeza que toda pessoa que ler, sairá alguém melhor com os ensinamentos e discussões que a Nic Stone nos entrega aqui.

site: https://youtu.be/giGPVgZIJsY