Cartas para Martin

Cartas para Martin Nic Stone




Resenhas - Dear Martin


798 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


umbookaholic 16/11/2020

Recomendo (, mas não pra todo mundo)
Apesar de ser bem escrito, achei certas coisas EXTREMAMENTE irresponsáveis e problemáticas. Recomendo esse livro pra pessoas BRANCAS pq, pra outros meninos pretos como eu, esse livro é uma merda de gatilho (uma cena específica acontece justamente no dia 26 de janeiro, q é o dia do meu aniversário). Fui dormir triste, chorando, com peso no coração e muito medo; não recomendo essa sensação pra nenhum dos meus. Tem muito/a autor/a escrevendo o mesmo tipo de história de uma forma melhor, mais responsável e com uma escrita muito mais madura.
Maria.Guimaraes 16/11/2020minha estante
Nossa, que triste ?


Rosy 17/11/2020minha estante
Uau...


Ana 17/11/2020minha estante
Puxa, que tristeza :(((


Iza 17/12/2020minha estante
Nossa, eu sinto muito que vc tenha passado por isso. Meu abraço.


Fran 21/12/2020minha estante
Terminei a leitura hoje e o livro todo eu só quis abraçar o Justyce.sério quis bater naquele policial ridículo que bateu no Justyce... ??


ray :) 03/05/2021minha estante
eu deveria ter te escutado:(((


Alediohead 03/05/2021minha estante
Meu amigo se eu concordar mais é impossível. O livro é muito over em algumas partes


AndriellyBriam 25/05/2021minha estante
Concordo esse livro é ideal para pessoas brancas sairem da bolha delas, para pessoas negras é so para falar oq ja sabemos.


Francielle.Santos 25/05/2021minha estante
Concordo muito! Tem mais gatilho que conteúdo! Me deixou muito mal!


Kimi 23/08/2021minha estante
oiee... sinto muito pelo o que tenha passado... quais seriam os livros que você recomendaria que abordam o assunto de uma forma melhor, como mencionou? pls, mande suas indicações! Obrigada :)


Nicki 09/02/2022minha estante
@Kimi a pergunta não foi pra mim, mas eu recomendo muito O Ódio Que Você Semeia da Angie Thomas


Kimi 15/02/2022minha estante
Obrigada @Nicki! Ta na minha listinha ?


Carla 21/10/2022minha estante
Nossa isso é mto triste mesmo, eu to gostando do livro pq me faz refletir sobre a temática, mas fiquei morrendo de raiva em varias partes ??????




spoiler visualizar
comentários(0)comente



Queria Estar Lendo 02/08/2020

Resenha: Cartas para Martin
Na resenha de hoje vamos falar um pouco de Dear Martin, o livro de estreia da Nic Stone que ainda não foi lançado por aqui (embora deveria ter uma fila de gente querendo publicar!). No livro, Justyce, um jovem negro que sofre profiling da polícia quando tenta ajudar sua ex-namorada, passa a escrever para o Dr. Martin Luther King Jr. enquanto tentar aprender a lidar com o racismo sistemático da sociedade.

Cartas para Martin é o tipo de livro que é um soco na cara. A história começa quando Justyce é colocado em algemas por um policial que "pensou" que ele estava tentando roubar um carro. Justyce estava apenas tentando impedir que sua ex, completamente embrigada, dirigisse até em casa. Mas, para o policial, não importava que ele só quisesse ajudar, ou que ele fosse bolsista de uma das escolas mais prestigiadas da região, ou que tivesse pela frente um futuro brilhante em alguma universidade Ivy League, tudo que importava era a cor da pele dele.

O episódio de profiling - que é quando a polícia age com base em um "perfil" que considera criminoso, no caso jovens negros - marca Justyce profundamente, fazendo-o focar ainda mais nos episódios de violência truculenta da polícia contra jovens negros desarmados. Porque, apesar de aprender desde cedo sobre como o mundo funciona com dois pesos e duas medidas para pessoas brancas e negras, nunca achou que ele mesmo fosse sofrer esse tipo de violência.

A partir de então, Jus começa a escrever para o Dr. King, procurando encontrar nos ensinamentos do homem que viveu há mais de 50 anos e lutou pelo fim da segregação racial e pelos direitos civis, uma forma de enfrentar o racismo que permanece sistemático, arraigado e cruel sob uma falsa pretensão de que somos todos iguais.

"Você já considerou que talvez não seja para você "encaixar"? Pessoas que fazem história raramente se encaixam."

Até o dia em que Jus e Manny, seu melhor amigo, acabam em uma discussão no trânsito onde palavras são trocadas e tiros disparados. De repente, os ensinamentos do Dr. King não fazem mais sentido algum.

Preciso dizer que chorei muito com o livro - e ele tem cerca de 210 páginas. Dear Martin foi uma história que me emocionou demais, e me deixou com muita raiva também. Pela injustiça, principalmente. Mas também pelas pessoas brancas que continuam insistindo na ideia de que somos "uma sociedade que não vê cor" e, por tanto, se recusam a ser anti-racistas e combater um sistema que trata a morte de jovens negros como banal.

Que trata o direito de jovens negros à vida, como menor do que o direito de um homem branco ao sossego.

A narrativa da Nic foi bastante diferente do que eu estava acostumada, mas já nas primeiras linhas ela me apresentou um protagonista altamente cativante e divertido. Jus conquista a gente com suas primeiras palavras e atitudes, e conseguimos entender todo a sua trajetória. Toda a forma como ele responde as situações que aparecem a sua frente e como ele lida com a dor, com a raiva, com o incerto.

"Você não pode mudar como as pessoas pensam ou agem, mas você está em completo controle de si mesmo. Quando chega a isso, a única pergunta que importa é: se nada no mundo mudar, que tipo de homem você vai ser?"

É, verdadeiramente, um livro de auto-descoberta e crescimento. Dear Martin fala sobre como lidar com a forma como o resto do mundo te vê, e como isso quase nunca é quem você é de verdade. Fala sobre como enfrentar a frustração, o medo, a raiva, se descobrir mais forte do que achou que era e encontrar um propósito quando nada parece fazer sentido. Quando parece não existir mais nenhum ponto em seguir em frente.

Em 210 páginas, Nic Stone me fez rir, chorar e refletir. Me fez sentir perdas de forma muito profunda, me fez reavaliar aquilo que eu achava que estava fazendo para ser anti-racista, e mostrou, de forma clara, simples e até didática, se assim você quiser, que ainda estamos muito longe de alcançar a igualdade de direitos na prática, e que enquanto continuarmos nos sentindo ofendidos por essa discussão e batendo na tecla de uma "sociedade que não vê cor", vamos continuar matando jovens negros que tentaram ajudar uma pessoa com o carro quebrado, que estava brincando no quintal de casa ou que dirigia um carro de luxo rua abaixo.

"Eu tenho uma memória do dia em que tudo aconteceu: dores agudas pelo meu peito e ombro, e então não ser capaz de respirar. Naquele momento, quando pensei que estava morrendo, me dei conta: não importa o quão bom Martin tenha sido, eles ainda o mataram, cara."

Não tenho nem palavras para dizer o quanto eu recomento Dear Martin - principalmente se você já leu O Ódio que Você Semeia, duas leituras que deveriam ser obrigatórias, em especial para jovens em idade escolar.

site: http://www.queriaestarlendo.com.br/2019/03/resenha-dear-martin-querido-martin.html
comentários(0)comente



resenhasdajulia 31/05/2021

Raiva e tristeza foram meus sentimentos lendo esse livro.

Gostei muito dos personagens, principalmente do Justyce e do Manny, e é de partir o coração ver o tanto que eles sofrem.

Achei a escrita fluida e leve (mas com alguns gatilhos) apesar de se tratar de um assunto pesado.

Adorei!
Lore 31/05/2021minha estante
Ai, está na minha lista desse ano ainda. Li O ódio que você Semeia e acabou comigo


resenhasdajulia 31/05/2021minha estante
Ainda não li O Ódio Que Você Semeia, Lore, mas esse livro aqui também acabou comigo!




@Ju 04/03/2021

Uma nova visão de mundo!
Eu não tenho lugar de fala para explicar e falar o quão importante esse livro é para representação.
Amei-o livro, porém teve umas coisas que não me agradou muito! No geral o livro foi um tapa na minha cara. Chorei e fiquei super revoltado com o mundo por sermos assim.
Recomendo muito o livro!!!!
comentários(0)comente



Debora.Mello 27/12/2020

Sensacional ?
Uma história que precisava ser lida!!!
Nossa, simplesmente amei esse livro, a história, todos sem sombra de duvida deveriam ler, cada página que me fizeram refletir bastante sobre a sociedade em que vivemos, e que me fez ter uma visão mais diversificada de como são realmente as coisas. Uma escrita cativante, um tapa de realidade. E emocionante.
A história contada por Justyce, um menino de 17 anos, que em certo momento decide escrever cartas para Martin Luther King, descrevendo as situações em que vive, os altos pré-conceitos da sociedade e do círculo de "amigos" que tem. Justyce questiona muito sobre esses fatos, seja com seu professor de classe sua amiga SJ. E seu amigo Manny. Porém um acontecimento inesperado vai mudar a vida de Justyce, fazê-lo questionar sobre seus princípios, e decisões que podem mudar seu futuro.
Yvan 27/12/2020minha estante
Que legal, no momento, estou lendo a autobiografia de King e essa leitura parece ótimo complementar


Debora.Mello 27/12/2020minha estante
Vai ser sim, é uma leitura rápida e bem fluída, você vai gostar.




Stella Salles 30/09/2020

Chorei
Que livro mais incrível.
Eu não sou do tipo de leitor que gosta de livros que chegam tão perto da realidade assim, eu gosto de viajar mesmo, mas esse livro foi uma verdadeira surpresa pra mim, apesar das ótimas avaliações fui com o pé atrás por ser um tema tão pesado, mas valeu cada minuto da leitura.
Chorei horrores!
comentários(0)comente



gabi 30/09/2020

O livro é ótimo, e bem rápido. E essencial. O tanto que eu chorei véi. Eu fico tão triste de saber que isso é real, e que acontece de verdade. Eu não sei mais o que falar, só leiam.
comentários(0)comente



Alessandra Tosti 31/01/2021

Abre um discussão
O livro abre a discussão de racismo, mas não aprofunda muito. Vale a pena a leitura pra nós mesmos começarmos a questionar nossas atitudes
comentários(0)comente



Davi 01/02/2021

SEM DEFEITOS!!!
Cartas para Martin é um livro incrível e extremamente necessário. O livro aborda varios temas que devem ser discutido, principalmente o racismo. E difícil pensar que até hoje pessoas são jugadas pela cor da sua pele.
comentários(0)comente



Jessica.Freitas 28/09/2020

Necessário
Leitura necessária para todos os jovens em formação. Aborta vários assuntos importantes em poucas páginas, de forma leve e fluida.
comentários(0)comente



AlAcia.Paulina 26/09/2021

Leia esse livro
cartas para Martim deveria ser uma leitura obrigatória na escola, traz uma crítica social, q é representado de uma forma real
melhores frases: 42 - 74 - 97 - 99 - 107 - 138 - 157 - 181 - 182
Natha 26/09/2021minha estante
Eu levo muito a sério esses títulos "Leia esse livro" o que quer dizer que terei que ler esse livro, se vc disse tá dito, é o que é e tem que ler ?


AlAcia.Paulina 26/09/2021minha estante
é sobre isso, tem q ler mesmo haha




anathebooks 27/02/2021

" Pode até não haver mais bebedouros separados para as pessoas ?de cor?, e racismo hoje em dia é crime, mas, se eu ainda posso ser forçado a sentar no chão de concreto com algemas apertando meus pulsos mesmo sem ter feito nada errado, é bem óbvio que temos um problema. Que a sociedade não é tão igualitária quanto as pessoas gostam de dizer. "

Esse livro é maravilhoso
comentários(0)comente



callmedante 17/05/2021

este livro é TAO
eu amei muito a historia, os personagens, a escrita, tudo
comentários(0)comente



MilocaCS 24/03/2021

Pesado
Eu não tenho palavra melhor para descrever esse livro que não seja "pesado".
Justyce é um garoto como qualquer outro. Ele pode ser meu aluno, meu vizinho, meu amigo ou até mesmo meu filho.
Poderia ser eu.
Nunca senti tantas emoções tão pessoais como senti lendo essa história que está longe de ser só uma estória.
Sei que essa foi uma das leituras mais intensas que tive e olha que o livro só tem 256 páginas.
Mari 24/03/2021minha estante
Que tipo de assunto esse livro aborda amg?


MilocaCS 24/03/2021minha estante
Os temas abordados são negritude, racismo e violência policial. Não exatamente nessa ordem. Super indico ??


Mari 24/03/2021minha estante
Entendi.. já vou adc na lista?




798 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR