Release

Release Patrick Ness

Resenhas - Release

Bárbara P. 03/05/2023

Salvo pelo final
Eu tive a impressão que eu não fui a única pessoa que só entendeu esse livro nas últimas dez páginas do final.

Vamos em partes: a história tem duas narrativas paralelas que acontecem no mesmo lugar, mas pertecem a mundos totalmente diferentes.

De um lado, temos Adam, um adolescente gay que busca a aceitação da família, que é extremamente religiosa (e a própri aceitação, e o amor, e mil outras questões internas).

Do outro, temos a narrativa de um fauno e a rainha de um reino etéreo, que entra em contato com o espírito de uma garota que foi assassinada e se mistura a ele de uma forma tão forte que não consegue mais saber quem é quem.

Essas duas narrativas vão acontecendo ao mesmo tempo, e, no que parece, também no mesmo espaço geográfico: em uma cidade da Inglaterra, cercada por uma floresta e um lago.

Pois muito que bem. É uma doideira só. Os capítulos vão alternando a narrativa entre essas duas perspectivas e o leitor que lute, porque é bem confuso e não dá pra entender muita coisa.

Esses mundos se cruzam (por acaso, pela fatalidade da menina ter sido assassinada ali e o espírito dela ter sido encontrado pela forma etérea da rainha??) e por mais que grande parte do livro tenha sido um paralelo do que provavelmente foram experiências pessoais do autor, que também é gay, inglês, de família religiosa, etc, o final é bem amarrado e te faz entender tudo, inclusive o título do livro.

Release é, no final das contas, uma história sobre deixar ir. Sobre encerrar ciclos e talvez sei lá, aceitação, evolução pessoal e amadurecimento também.

Mas é impossível explicar como sem dar um spoiler enorme.

Bom, eu pessoalmente achei um pouco chatinho acompanhar o drama adolescente do Adam e ficar lendo os capítulos do fauno e da rainha sem entender nada até o final, mas acho que valeu a pena pelo entretenimento.

É um bom livro YA, e uma leitura leve para passar a tarde.

Nicolas.Hiromi 25/03/2020

O livro possui duas narrativas: a do protagonista Adam e outra sobrenatural/fantástica. Confesso que não entendi muito bem a conexão entre essas duas narrativas, os capítulos sobre a rainha fantasma e o fauno deveriam ser alguma metáfora/analogia que não consegui pegar... Tirando isso, é uma leitura super rápida e gostei de como Patrick Ness abordou alguns temas.

asiwithbooks 24/09/2017

O necessário para esse momento
O que dizer sobre mais um livro do Patrick Ness que eu leio muito rápido e termino amando a história?
Sério, Release foi um livro que caiu no meu colo porque eu sou o pior tipo de pessoa pra acompanhar autores e não estava sabendo que ele tinha acabado de publicar mais uma maravilha. Então eu meio que comprei às cegas, sem saber nem o que esperar da história, e devo dizer que fiquei bem chocada.
Nós acompanhamos um dia na vida de Adam. É o dia de um encontrinho com os amigos e conhecidos, pois muitas pessoas já estão seguindo seus caminhos para ir para a faculdade. E muita coisa acontece nesse dia.
Ness vai discutir muito os valores dos pais com filhos que não seguem um padrão estipulados por eles. Principalmente sobre quando você vive em uma família extremamente religiosa e então percebe que não viverá nos padrões que essa família impõe a você.
Enfim, é um ótimo livro, que, principalmente com essa nova limiar aí do tratamento de reversão sexual, deveria ser lido por todo mundo que diz que "se a pessoa está procurando ajuda, nós deveríamos ajudá-la"~fazendo esse """"tratamento"""".