1499 - O Brasil antes de Cabral

1499 - O Brasil antes de Cabral Reinaldo José Lopes

Resenhas - ////

João Pedro 19/06/2020

Displicente ao tentar ser coloquial
O livro se propõe a tratar de um tema que reina no meio acadêmico de uma forma coloquial, para que todos consigam entender.

Mas o excesso de tentativas de ser engraçado, irônico e as tentativas de fazer caber um evento complexo em uma metáfora de 3 palavras dá um ar de displicência e falta de rigor científico que a história exige.

E nesta abordagem que visava facilitar, muitas partes se tornam redundantes, cansativas e desnecessariamente longas.

Sobre a edição, poderiam ter poupado tinta nas folhas rachuradas de explicações, o que torna a leitura péssima, e dedicado a imagens, mapas e gráficos, não?
Pablo Oliveira 19/11/2020minha estante
Vou fazer uma espécie de "react do react'.
Como você bem colocou João, o livro se propõe a abordar um tema que, na minha opinião, no Brasil se restringe ao meio acadêmico. A história pré-cabralina do Brasil é muito negligenciada quando se trata de divulgação popular, fora do meio acadêmico quero dizer. Logo, considero louvável o fato do Reinaldo José Lopes escrever, e por conseguinte, estudar sobre a história brasileira pré-cabralina.

No meio acadêmico, o assunto é tratado de maneira acadêmica. O que significa leitura pedante para grande parte da sociedade brasileira, culturalmente não-literária... Logo a escrita coloquial se justifica. A nível pessoal acredito que o texto tenha ficado, ouso dizer, um tanto quanto coloquial demais... Contudo, não acredito que o excesso de linguagem coloquial tire qualquer mérito do conteúdo do livro. Temos que parabenizar o autor pela dedicação à pesquisa, que apesar de ser o mínimo que se espera de um autor, sabemos que muitos escrevem textos pobres, e algumas vezes desinformam o leitor, por falta de dedicação à pesquisa... Concordo que a história exija rigor, em se tratando de artigos, teses, dissertações e etc. Porém, antes de todo o "rigor", a história exige compromisso com a verdade, a verdade dos fatos que se sabem ao menos... O texto do Reinaldo se assemelha muito aos artigos da revista Superinteressante, descontraído e ligado aos fatos. Portanto, considero desnecessária seu comentário, que nos dá a entender que o Reinaldo José Lopes destrata a História, quando na verdade a enobrece levando-a para o público geral, e mais jovem posso acreditar.

Faço uma crítica as longas explicações técnicas. Porém, sabendo da complexidade do tema, acredito que o autor deu-se ao máximo para tentar sintetizar as explicações. O que pode ser prejudicial, ou não. Pois tendo em vista que o objetivo da "Explicação técnica" é fazer com que o leitor entenda algum conceito, ou revelar alguma informação pertinente para a compreensão da obra, se o leitor entende, maravilha! Se não entende, o texto, a nível pessoal, se torna chato e pedante. Portanto, é uma questão de ponto de vista, o texto não pode ser integralmente ruim, nem integramente bom, quero dizer.

Quanto a sua critica à editoração, concordo que as folhas hachuradas são um tanto quanto desnecessárias, mas se o intuito do autor era destacar as explicações do texto, o objetivo foi alcançado, para o bem ou para o mal.

Por fim, acredito que seja um livro de entrada nesse universo do estudo, mesmo que amador, da história pré-cabralina. E, na minha opinião, presta bom serviço à formação da identidade indígena deste nosso amado Brasil.

Guy 27/08/2023minha estante
Nem tanto o mar nem tanto a terra. O autor tenta sair da mesmice na forma de relatar a história do Brasil antes de 1499 e por vezes realmente exagera, mas concordo com o comentário do Pablo , isso não tira o mérito de uma busca de levar à população não acadêmica, um pouco de conhecimento sobre a história do Brasil numa linguagem mais acessível. O livro é interessante e quando quer juntar história, antropologia e geologia , o desafio é imenso. Poderia ter imagens, mapas para facilitar a visualização dos temas abordados.

Marriete 30/08/2017

1499: O Brasil Antes de Cabral - Resenha Autor: Reinaldo José Lopes
Sabe aquelas aulas de história que a gente sempre assistiu na escola? Aquelas que nos ensinaram que a sociedade brasileira só começou realmente quando os europeus aportaram aqui? Aquelas mesmas aulas em que nos ensinaram que os índios não eram em nada evoluídos? Então. Esqueça tudo isso! Nossos índios são muito mais interessantes do que eu podia imaginar.

Em 1499, Reinaldo nos conta de forma descontraída através de documentos e fósseis, entre outros materiais, a história dos primeiros moradores do nosso Brasil. Fala sobre os costumes, os artefatos, a sociedade que criaram, a culinária, enfim, seu modo de vida de uma forma geral.

Sem dizer é claro, que nos deixa algumas possibilidades de tentar entender de que forma os índios vieram parar aqui. Se descendem de algum povo antigo da região, ou, se, por algum acaso eles migraram para cá e de que forma o fizeram.

Eu particularmente, fiquem encantada com esse livro. Após ler esse conteúdo intrigante, fui pesquisar algumas informações e fiquei em êxtase ao saber que muito do que o reinaldo diz, é completamente plausível!

1499: O Brasil Antes de Cabral, é uma ótima indicação para o leitor curioso, para o leitor que curte história e para aqueles que se interessam por arqueologia. Para quem está cursando o ensino médio também é uma boa pedida. A Harper Collins está de parabéns pelo ótimo trabalho de diagramação destinado a esse projeto.

#1499OBrasilAntesDeCabral#ReinaldoJoséLopes#Resenha#MarryAquinnah#AutorNacional#LiteraturaNacional#LiteraturaBrasileira#História#Arqueologia#Linguística#Índios#Indígenas#AmoLer#Instabooks
reinaldojoselop 01/09/2017minha estante
Oi Marriete! Aqui é o Reinaldo. Brigadão, fico muito feliz de ler a sua resenha, a primeirona do meu livro novo aqui no Skoob. Grande abraço!

Bruno.Vieira 17/07/2022

Bom livro
Traz bastante informação sobre nossas origens, o autor tenta ser bastante didático, mas creio que o livro carece de imagens, pois muitas vezes cita e descreve locais e artefatos que ficam no imaginário caso não se pause a leitura e vá procurar na internet. Também faltam mapas, croquis e demais artifícios para elucidar alguns pontos. Como ele tenta trazer dados técnicos sobre povos, locais, esses itens se fazem necessários para um melhor entendimento.

luana 16/09/2021

Que livro!
Obra magnifica, além de explicar diversos conceitos importantes para entender o estudo da história, o autor nos mostra como os primeiros brasileiros são diversos e faz-nos imaginar como era ou poderia ser viver aqui antes da chegada dos europeus.
Fiquei imprecionada com o pouco que conheço da "pré história" das américas e muito curiosa para saber mais. Além disso, a narrativa é facinante e extremamente dinâmica!
Enfim, recomendo muito esse livro, sem dúvida ele tem muito conhecimento e especulações (até porque estamos falando de história né?) para os leitores!

rafa_._cardoso 25/08/2021

O livro mostra que, antes da chegada dos portugueses, havia uma estrutura toda complexa, com diferentes formas de "governo" e meios de vida.

Há muitas curiosidades e informações que elucidam alguns casos, além de estudos e pesquisas feitas na área linguística e antropológica.

Vale muito a leitura.

Ket 07/01/2022

É um livro didático e de linguagem acessível sobre o assunto. Só acho que uma edição com fotos e imagens tornaria a assimilação ainda melhor.

MaurAcio.Garrido 25/01/2021

Leitura divertida e necessaria..
Repito: na minha opiniao trata-se de uma leitura divertida e necessaria.
O Brasil sempre foi uma pais rico, disso nao temos duvida. Eu particularmente nunca havia me interessado mto sobre a nossa historia (e pre-historia), mas esse livrinho deu aquela cutucada no meu desinteresse! Recomendo e vou buscar mais...

ToniBooks 29/03/2023

Bravo mundo novo
Fugindo do lugar comum e da tradicional narrativa do achamento do que concedemos, modernamente, como território brasileiro; Reinaldo José Lopes se vale de pesquisas das mais variadas ciências que dão conta das origens antropológicas para traçar um perfil dos povos que habitavam essas terras antes da chegada de Cabral. É de se destacar os achados de verdadeiros monumentos em meio a matas antes habitadas por Ameríndios, bem como a constatação de domesticação e manejo de milhares de hectares (antropogênicos) em plena Selva Amazônica. Isso para falar o mínimo acerca da grande quantidade de informações que desmistificam a colonização portuguesa como um evento meramente subjulgador em relação aos povos nativos.

Lucas Garcia 25/08/2020

Boa introdução ao tema
Incrível introdução ao tema para leigos e curiosos, de fácil entendimento e de rápida e fluída leitura.
O livro conta como os primeiros humanos chegaram no continente americano até o declínio dos povos indígenas com a chegada dos europeus ao continente, com ênfase no Brasil é claro.
Uma crítica é que o livro não possui imagens, o que entendo perfeitamente pois iria deixar o livro mais caro, o que iria contra proposta do livro de ser acessível ao público, tanto para pessoas leigas no assunto quanto financeiramente, e não é nada como se uma pesquisa de menos de dois minutos no Google imagens não pudesse resolver.
E no final do livro possui indicações de outras obras para quem quiser se aprofundar no assunto.
Pra quem já leu: Qual povo indígena apresentado acharam mais interessantes? O meu foi os Marajoáras

Marco.Baptistini 27/12/2020

História do Brasil pre cabralino para iniciantes.
Livro razoável, a primeira parte é bem mais uma história biologica do que social. Na parte final do livro aparece mais uma história social do Brasil pre cabralino. Leitura fácil, simplifica termos mais científicos, porém perde um pouco em profundidade. Para quem não tem familiaridade com a antropologia e a sociobiologia, é um bom livro para tatear alguns temas.

Djenifer 18/04/2023

Foi uma leitura muito agradável, e muito interessante, gostei muito do que o livro se propõe a fazer é conheci diversas partes da nossa história que não conhecia.
Porém o livro ao tentar ser o mais descontraído possível as vezes fica muito repetitivo e perde um pouco o foco, achei que poderiam ter imagens e mapas para ser o mais descritivo possível.
Mas é uma leitura que vale a pena, principalmente para quem tem curiosidade.

" A pré história é a chave para entender a importância dessas condições iniciais e para demonstrar que o passado profundo do Brasil é tão rico e complexo quando o do Velho Mundo. Em nome dos que são herdeiros dele, convém não esquecê-lo"

Pituka 01/06/2020

Só senti falta de imagens de mapas e etc. Amei muito esse livro

Doodu 19/12/2023

Sou suspeito para falar sobre povos originários e os grupos indígenas das amaericas. Simplesmente sou fascinado pelo assunto.
E, 1499 é um ótimo livro, até pra quem está interessado em começar a se aprofundar no tema e conhecer mais sobre as complexas e gigantesca redes de migração e andanças de diversos grupos indígenas da pré história nas Américas.

Tuyl 28/10/2021

Livro muito interessante. Pela falta de escrita dos indígenas, cresci aprendendo que não era possível conhecer a história do Brasil, e do continente, pré colonização. O autor mostra o contrário, através da ajuda a arqueologia e diversos estudos dos nossos povos originários.