Dom Quixote

Dom Quixote Miguel de Cervantes

Resenhas - D. Quixote de la Mancha

Cesar Garcia 12/03/2024

Magnífico Dom Quixote
Esse livro nos conta a história de Dom Quixote e Sancho Pança que saem em busca de aventuras e para salvar aqueles que necessitam.
O livro conta de forma bem humorada e cheia de personagens inesquecíveis todo um mundo criado pela mente desse personagem que nos faz refletir sobre as certezas, os dogmas e costumes de todo ser humano.
Um clássico para ser lido e apreciado.

bongars 25/01/2024

O Cavaleiro da Triste Figura
Como não dar 5 estrelas para um dos maiores clássicos de todos os tempos?
Passagens muito engraçadas, momentos divertidos que só a mente de Dom Quixote pode nos proporcionar.
Leiam e releiam sempre. Pelo menos é o que pretendo fazer. E ainda falta ler o segundo volume, mas não será por enquanto.

Andreia 28/11/2023

Considerado o primeiro romance moderno e o segundo livro mais lido na História. Influenciou grandes nomes da literatura mundial.
?Não existe nada mais profundo e poderoso do que este livro?. Quem sou eu para discordar do gênio Dostoiévski ??!!
Dom Quixote de La Mancha é um clássico que simplesmente precisa ser lido.

João 10/03/2023

O cavaleiro da triste figura
Depois de longos anos, enfim, consegui ter coragem e, creio eu, um pouco de maturidade pra tentar entender esta obra de importância não só na literatura espanhola, bem como na literatura clássica mundial. O livro trata sobre as aventuras (desventuras) em série do cavaleiro da triste figura, dom Quixote, personagem no limbo entre a loucura e sanidade, Rocinante, o pangaré, e seu fiel escudeiro Sancho Pança. Confesso que no início fiquei bem envolvido com o trama que a história seguia e as confusões criadas pela triste figura, porém, outros trechos e capítulos considerei bem enfadonhos e diminuí o ritmo e gosto pela leitura da obra. Gostei bastante das passagens de Marcela, Cardênio/Lucinda/Doroteia, Zoraida/cativo, a luta contra os dragões, entre vários outras passagens cômicas. Outra não. Foram passagens bem prolixas. Balanceando todos os pontos reitero a importância desta obra para a literatura mundial. Com certeza valeu a experiência recebida.

Fran 14/12/2022

Do século XVII, mas traz ensinamentos e muito divertido.
Um livro incrível. Cervantes, cuidadosamente coloca nessa obra muito humor, encontro, desencontro e reencontros de paixões dignas de conto de fadas.

Entre as aventuras de Dom Quixote e seu ingênuo escudeiro Sancho pança (embora as vezes sagaz kkk), uma estalagem que para Dom Quixote é um Castelo, é palco de acontecimentos que além de divertido, também acontece muitas revelações lindas. Amei todo o enredo, mas sem dúvidas, não me contive sempre que surgia o bendito elmo de Mambrino kkkkk

Partindo para o próximo volume. Espero reencontrar o pobre Rocinante firme e resistente.

Teppei 28/07/2022

Clássico
Leitura obrigatória para todo leitor, as desventuras do cavaleiro da triste figura ficarão marcadas nas memórias daqueles que tiram o seu tempo ocioso, para ler tais façanhas.

pedro villar 22/07/2022

Pra mim não rolou muito. Entendo a importância da obra, especialmente pra sua época. Mas lendo hoje, em 2022, achei tudo meio bobo e sem sentido.

No fim, quando há aquela discussão sobre o significado de arte popular ou erudtia, as coisas melhoraram um pouco. Mas até chegar aí confesso ter achado a leitura bem enfadonha.

Mas enfim, Dom Quixote é Dom Quixote, azar o meu que não consegui entrar por completo na história.

Veremos o que o segundo volume nos reserva.
Cirne 22/07/2022minha estante
Queria colocar um estrela, mas é clássico né kkk

pedro villar 23/07/2022minha estante
Uma não, mas se não fosse Dom Quixote de duas não passava. Hehehe

Karolline.Campos 26/06/2022

Marcela
O discurso de Marcela me fez sentir o significado da obra. Foi o primeiro sinal de que havia feito uma escolha ótima, ler D. Quixote aos 30 anos, após ter sido inserida por completo nesse mundo Literário de clássicos. Ao perceber a força daquelas palavras e o sentido delas na e para a época pude compreender a importância transformadora desse livro de Cervantes. Um ótimo livro que muito nos ensina e faz sentir.

Mari.Vasconcelos 23/06/2022

Desmisticando
Eu comecei esse livro com um medo descomunal pelo que o nome de Cervantes carrega.
Fui encarando a possibilidade de não entender bulhufas e pior, não gostar.
Ainda acho que toda vez que eu reler, se assim o fizer, (pois só os dignos merecem) vou entender melhor e me encantar mais e mais
Além de todas as questões filosóficas, a leitura é completamente acessível e sobretudo engraçada; o Cavaleiro da Triste Figura e seu fiel escudeiro Sancho Pança, foram responsáveis para que eu entendesse que nem tudo é o que parece, muito embora, muitas vezes, o próprio Dom Quixote visse as coisas por sua própria ótica... e quem se atreve dizer que era ele quem estava vendo da forma errada?
Precisamos tanto de 'Quixotes' nesse mundo...

"Aqui se enquadra o exercício de minha profissão: desfazer opressões e socorrer os miseráveis"
Midi.Gomes 23/06/2022minha estante
Precisamos!!!

Karina599 05/03/2023minha estante
Falou tudo! Senti exatamente a mesma coisa. Adorei a resenha

Adelson 29/12/2021

Como ser odiado pela comunidade literária ...
Eu queria muito, de verdade, gostar de Dom Quixote. Porém o livro me prendeu em poucos momentos quando o Dom Quixote vê coisas diferentes ao invés da realidade e Sancho Pança tenta explicar o que o seu senhor está vendo. Mas o livro é lotado de digressões e principalmente, aí que me perdeu de vez, várias histórias de outros personagens que contam algumas aventuras sem graça e que não movem em nada a trama principal, ou como ocorre em uma delas, o próprio personagem principal e seu escudeiro não estão prestando atenção. Vou iniciar o volume dois logo mais dessa bela coleção da Pinguim e parabéns para a editora com relação a tradução, glossário e notas. Espero que o segundo livro seja mais empolgantes e com menos histórias paralelas.

Thiago275 26/07/2021

Muito bom!
Publicada pela primeira vez em 1605, O Engenhoso Fidalgo Dom Quixote de La Mancha é a primeira parte do livro que conta as aventuras do Cavaleiro de Triste Figura. Juntamente com a sua continuação, que sairia dez anos depois, é considerada por muitos a melhor e mais importante obra literária de todos os tempos.

A história de Dom Quixote é amplamente conhecida: de tanto ler livros de cavalaria, o fidalgo fica com os "miolos fritados", pensa ser um cavaleiro andante e sai pelo mundo em busca de aventuras. Daí vem nossa primeira identificação com o personagem, pois ele é, antes de qualquer coisa, um leitor.

Apesar de ser um calhamaço escrito há 400 anos (e isso assustar muita gente), a leitura é muito fácil e divertidíssima. Afinal, Cervantes escreveu uma paródia aos livros de cavalaria em voga na época, ironizando e brincando com os elementos encontrados nesse gênero.

Mas o livro é muito mais que isso. Permeado por metalinguagem, ele mostra vários personagens discutindo sobre temas como: o que faz um livro ser bom? Livros para "divertimento" são piores que os livros "sérios"? Assuntos sobre os quais falamos até hoje.

Apesar de ser um livro com grande carga de humor (beirando a bizarrice em alguns trechos), a obra nos leva à reflexão: será que não deveríamos ser mais idealistas, como Dom Quixote? Sim, o Cavaleiro da Triste Figura enxergava castelos onde havia estalagens, elmos no lugar de bacias, gigantes onde só havia moinhos de vento, raptores de princesas que na verdade eram frades. Mas ele também enxergava injustiças onde elas realmente estavam. E, mais importante, tinha a coragem de combatê-las.

Mais do que sonhador, louco, lunático, romântico, Dom Quixote é nobre. E essa qualidade, já rara nos tempos de Cervantes, está em extinção nos dias de hoje. Motivo suficiente para ler – e se espelhar – em Dom Quixote.

Velho Vesgo 09/04/2021

Não é pra qualquer um
Linguagem muito formal, de entendimento e gramática mais bem apurado mas que com esforço é possível entender. Cervantes é mais um daqueles seres humanos que ficarão na história.

Ruth Diniz 04/03/2021

Um livro rico
Não imaginei que fosse gostar de Dom Quixote, mas este livro nos traz lições, reflexões. É bonito e engraçado. É imprevisível. Nunca você vai imaginar qual é a próxima aventura e qual destino cruel espera pelo personagem rs.

Leandro257 01/02/2021

Rumo à parte 2
Incrível, mas só posso ter uma conclusão maior com a leitura da parte 2, o "Engenhoso cavaleiro Dom Quixote de La Mancha", mas desde já recomendo!