Alex + Ada

Alex + Ada Jonathan Luna...




Resenhas -


21 encontrados | exibindo 16 a 21
1 | 2


Andresa 05/09/2018

Uma apaixonante relação homem x máquina!
Sou muito suspeita nessa resenha, pois se tem um tema que acho lindo (embora, eu sei, problemático) é a relação homem e máquina, e a capacidade dos humanos de se apaixonarem por robôs ou androides em uma busca de tentar suprir a ausência e a fragilidade das relações humanas. A inteligência artificial é algo fascinante, e tenho certeza que o futuro em "Alex + Ada" não está tão distante assim do nosso mundo atual - uma vez que as fronteiras do que é real e virtual muitas vezes se confundem.
É bem difícil falar sobre um volume tão curto, mas a HQ me fisgou desde os primeiros quadrinhos. O enredo é intrigante e os traços realmente encantadores, pois tem um "quê" de real e conseguem transmitir os sentimentos de forma magistral por meio dos traços e expressões faciais.
É possível também acompanhar a evolução dos personagens, o rompimento de suas barreiras e a mudança de paradigmas, tudo muito bem explicadinho e de fácil entendimento, desde a relutância de Alex a ficar com a Ada, a insatisfação dele com sua condição robótica, o conhecimento da senciência por meio de outros personagens que aparecem na trama e o final que deixa a gente com o coração quetinho - e que não merece ser comentado para deixar vocês com aquela expectativa para ler e curtir a HQ.
Quanto à edição, amo o trabalho da Geektopia. A capa é dura e em verniz, e a arte simples pode não chamar tanta atenção no início, mas gostei muito da delicadeza e do minimalismo. A qualidade das páginas é excelente, em papel semelhante ao fotográfico, com fontes em bom tamanho para leitura.
Não sei ao certo quantos volumes serão lançados no Brasil. Nos EUA, 13 foram publicados. Aqui, até agora só temos o primeiro volume, com previsão de publicação do segundo ainda em 2018 - e não vejo a hora de lê-lo. Creio que ainda vem muita adrenalina, romance e sci-fi por aí, então recomendo bastante para quem ama o gênero!

site: https://umdiamelivro.com/2018/08/10/resenha-alex-ada-de-jonathan-luna-e-sarah-vaughn/
comentários(0)comente



Tamirez | @resenhandosonhos 13/08/2018

Alex + Ada
Eu tenho cada vez mais me interessado por ficção científica e os quadrinhos e mangás tem de certa forma funcionado muito bem no gênero pra mim. Dentro da mesma linha, mas indo longe em diferenças está Ghost in The Shell que em 2017 ganhou adaptação para o cinema e que vai ser uma das minhas próximas leituras. Alex + Ada é minha terceira leitura do selo Geektopia da Novo Século e posso afirmar a vocês que por enquanto o saldo é 100% positivo.

Diferente de The Wicked + The Divine que era super colorido, cheio de contraste e brincava muito com explosões de cor, Alex + Ada se desenvolve em um mundo sépia com tons pasteis amarronzados. Salvo raríssimos momentos onde o amarelo e o azul saltam aos olhos, como vocês podem ver a baixo, a HQ se mantém sóbria em suas cores. Pra saber se isso é um traço dos autores ou se é apenas parte do ato inicial da trama, ainda teremos que aguardar os próximos volumes.

A história tem apenas 128 páginas e é bastante introdutória. Confesso que quando cheguei ao final desejei que tivéssemos ido um pouco a frente, pois a sinopse oficial praticamente serve mais como um resumo do que como uma indicação de conteúdo. Sei que em HQs tudo é mais rápido, mas mesmo assim acho que poderíamos ter tido um pouco mais de história aqui.

Tendo em vista isso, acho que a forma como o protagonista lida com o conflito poderia ter se desenrolado melhor, já que me pareceu muito drástica sua mudança repentina. Alex, assim como tantos outros humanos, ficou extremamente receoso com a presença dos androides depois do massacre que ocorreu há um ano atrás. Apesar das novas leis impedirem que as indústrias desenvolvam as máquinas sencientes, o que ocorreu está gravado na mente das pessoas e junto com a memória o medo.

Ser presenteado com Ada não foi algo que ele desejou ou ficou feliz e fica bem claro o seu desconforto com relação aos androides em geral. Porém, Alex também se sente compelido a tentar entender melhor Ada. Por ele estar muito sozinho e ainda não ter superado o fim do seu relacionamento, ele acaba por ver ali uma oportunidade, por mais que isso o assuste. Entretanto, o androide sem desejos e opinião não é o que ele espera. É entendível a mudança, mas mesmo assim poderia ter sido mais sutil e melhor trabalhada.

Quando eu estava começando a ficar interessada no que estava acontecendo a HQ acabou, e essa é realmente a única grande ressalva que eu tenho com relação à história. A premissa é realmente interessante e logo de cara já nos conectamos com o protagonista e até mesmo com Ada. Eu ainda não sei bem pra onde essa trama vai caminhar, mas certamente há um amplo caminho aqui a ser explorado e eu quero saber onde isso vai dar assim que os próximos volumes sejam publicados no Brasil.

Alex + Ada é uma boa pedida em HQ para os fãs desse ramo da ficção científica que trabalha a inteligência artificial e as suas consequências para o ser humano, mundo e também máquina. Será que alcançaremos esse ponto em um futuro próximo? Será que estaremos vivos para vermos androides com estética humana andando entre nós, fazendo as mais diversas tarefas e até desenvolvendo consciência do mundo ao seu redor? A proposta de Luna e Vaughn é mais uma que se propões a discutir isso.

site: http://resenhandosonhos.com/alex-ada-jonathan-luna-sara-vaughn/
comentários(0)comente



Carlão 16/05/2018

Ficção científica de primeira
Alex + Ada é uma ficção científica escrita e desenhada por Sarah Vaughan e Jonathan Luna respectivamente, e conta a história de Alex, um rapaz que recentemente terminou seu namoro, mas ainda está preso ao passado.

Em um futuro não tão distante, onde humanos e andróides com inteligência artificial coexistem, existe um modelo da marca X5 que é um dos mais modernos desta época, e a avó de Alex, para tentar confortar seu neto, dá para ele de presente um modelo feminino deste Androide, o qual ele dá o nome de Ada.

Essa história nos traz vários questionamentos, até onde é saudável a relação de homem e máquina? Uma Androide pode substituir um humano? O que define e difere um humano de outros seres? Até onde a solidão pode nos machucar? Entre vários outros, o que enriquecem e muito a narrativa.

A história deste primeiro volume é excelente, os desenhos por mais simples que sejam, são muito competentes e as cores são vivas, enfim ficção científica de primeira e mal posso esperar para ler o segundo volume.
comentários(0)comente



Jess 20/10/2017

Em um futuro não tão distante, a sociedade vive com androides realistas e tecnologia ligada ao pensamento. .

Alex + Ada é uma história em quadrinho onde conhecemos Alex, um jovem solitário, que tem mágoas do passado e os amigos sempre tentam o alegrar. .

No seu aniversário, após chegar de sua festa surpresa, ele encontra em uma caixa o presente de sua vó: uma X5, o último modelo de robô do momento. O X5 é idêntico ao ser humano, uma tatuagem no pulso é a diferença. A androide foi uma presente para ser companhia e preencher a solidão de Alex. .

Mas ter um robô que parece gente e está ali pra fazer tudo que ele mandar/quer é o suficiente? A companhia por obrigação é satisfatória? É certo esse tipo de tecnologia? E se os robôs tivessem livre arbítrio? Algo que criamos pode ter liberdade? Até que ponto tudo isso é real? .

A história é simples, com traços lindos e naturais. Gostei muito das cores e de pequenos detalhes como os olhares e expressões dos personagens. É o volume 1 e acaba em uma parte que precisa e te faz querer o próximo. .

Me fez lembrar de "Her", um filme em que um homem se apaixona pelo sistema operacional do seu celular. Apesar de o filme ser mais romântico me fez comparar por conta da relação humana com a ficção, até que ponto iremos curar solidão com a tecnologia e se é um relacionamento saudável, o que é real e como abraçamos às mudanças. .

Alex + Ada é ótimo (o filme "Her" também é)! Uma história com ficção científica que pode ser lida em alguns minutos e te deixa com vários "e se"... Acredito que ainda tem muito pra evoluir mas gostei demais desse primeiro volume.

site: www.instagram.com/saymybook
comentários(0)comente



Nicoly Mafra 18/10/2017

#NickMafraLendoHQs: ALEX + ADA | @jonathanlunacom | @geektopiaoficial | Nota: 5.
Ambientada no futuro onde os seres humanos e androides vivem lado a lado, mesmo depois de um período de tensão - aconteceram alguns ataques de androides contra os seres humanos e o governo impôs algumas leis e restrições quanto o uso da Inteligência Artificial -, nesta HQ acompanhamos a vida de Alex, um jovem rapaz que recentemente terminou um relacionamento, deixando-o triste e viciado no trabalho.

A avó de Alex, sabendo da situação do neto, decide lhe dar de presente de aniversário uma android X5 - modelo que ela também possui e ama. Ao receber o presente Alex logo recusa, acha ridícula a ideia de ter um android de companhia, mas logo as opiniões dele começam a mudar; um laço começa a se formar entre o homem e a android, porém, Alex sente que está faltando algo.

Essa é a estória perfeita para quem quer começar a ler HQs. Com um enredo super bacana, personagens interessantes e uma arte linda - bem simples, mas mesmo assim linda -, Alex + Ada me conquistou logo no comecinho e me deixou pensando na estória por horas.

Um dos pontos mais legais desta HQ é o desenvolvimento dos personagens; no final deste volume você não está mais pensando na estória entre um humano e sua android, e sim na estória entre um homem e uma mulher, e, gente, como eu shippo forte esses dois! - meio estranho, mas ok.

O único ponto negativo dessa HQ é que ainda não temos o segundo volume. PRECISO MUITO!

Fica aqui a minha super indicação! A edição da @geektopiaoficial está linda demais!

site: www.instagram.com/nickmafra
comentários(0)comente



JCarlos 20/08/2017

Alex + Ada é um deleite visual e uma ficção-científica não tão distante
Em um mundo onde humanos e andróides ultra-realistas convivem, o solitário Alex busca entender Ada, modelo X5, muito além de sua personalidade apática e programada. A princípio nem com ela queria ficar, um presente de aniversário de sua avó, preocupada com seu neto e sua rotina, sem nada acontecer. Mas, seria ou poderia ser Ada senciente? Sua interação poderia ser humanizada, mais... real? Poderia desenvolver livre arbítrio? Um excelente drama de ficção-científica, onde mais uma vez nos é mostrado um mundo controlado, onde convivemos com avatares, realidades virtuais e inteligência artificial, onde começamos a deixar nossos valores simples e adotamos a complexidade de um sistema, onde tudo é interligado, mais que não se descarta a possibilidade desse sistema vir a ser tão ou mais inteligente que a própria humanidade. Sarah Vaughn é quem nos traz essa saga futurista. Jonathan Luna quem ilustra, do nascer ao por do sol, numa narrativa gráfica incomum. Difícil parar de ler. Recomendo.

"Sua X5 tem tudo de que precisa para ser senciente... Ela só precisa ser destravada. Ela precisa ser libertada."

"Eu me lembro de tudo, Alex."
comentários(0)comente



21 encontrados | exibindo 16 a 21
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR