Principia Discordia

Principia Discordia Malaclypse o Jovem

Resenhas - Principia Discordia

Peixoto.Melo 08/11/2023

Viva Éris!
Simplesmente o livro sagrado do discordianismo. Anti-caras-cinzas, anti-destruição, anti-senso-comum. O budismo para ocidentais.

Matheus Wirz 08/11/2022

entrega o que propõe.
Um livro confuso, caótico e acima de tudo ÉRISIANO. O livro é uma clara tentativa de re-interpretação da deusa Éris (grego), equivalente a "discórdia" para os romanos. O principal ponto do livro é em defesa da discordia, deixando crer que todo sofrimento e frustração da humanidade vem da tentativa de instaurar ordem em meio ao caos, muito parecido com o que o taoismo faz, ao ler percebe-se diversas influências do mesmo, como o ying yang que nas mãos discordianistas se torna Eris e Aneris.
Na minha opinião, o erro de toda religião está na adoração exclusiva à Éris. A discordia deriva da concordia, nem todo tipo de instauração de ordem em meio a desordem é falho, há de haver equilíbrio para gerar harmonia (assim como o taoísmo nos ensina), afinal, se não fosse a *ordem espontânea* no começo da humanidade, muito provavelmente vocês não estariam lendo esse texto.

Sâmya Mesquita 23/01/2022

Confuso, excêntrico e maravilhoso!
O livro não é um manual de magia. Muito menos um trato filosófico. É um apanhado de conceitos discordianos aplicados à discordaneidade contemporânea (não ficou claro, eu sei, nas o livro também não é,).
A zoeira só mostra que não podemos nos levar tão a sério. E que magia vai muito além da cerimonial.

Conry Mapel 27/06/2021

"Não existem regras em lugar algum. A deusa prevalece."
"A raça humana começará a dissolver seus problemas no dia em que parar de se levar tão a sério. Até então, a POEE propõe a contramedida do NONSENSE COMO SALVAÇÃO."

Frank 23/05/2020

Louvemos a Discórdia
Esse foi com certeza o "livro" mais estranho que já li na vida. É um compilado de textos de vários autores que fala desde a organização do universo até a arte da necropanificação (reviver um pão). Eu achei sensacional