Os Maias

Os Maias Eça de Queiroz

Resenhas - Os Maias

Marília 03/03/2022

Esse livro mostra como as brigas de família podem trazer sofrimentos que ultrapassam gerações e fazem mais mal do que bem.

Marcia 05/02/2022

Minhas impressões sobre o livro
Finalizada minha viagem por Portugal da metade do sec XIX com esse livro incrível do escritor português Eça de Queirós.
Livro "Os Maias".
Gente, que história! Eu não conhecia nada, não foi tema quando prestei vestibular e não assisti a mini-série.
Quantas reviravoltas, quantas emoções. O livro trata muito da sociedade portuguesa, do como o povo português estava pacato e foca muito na vida fútil da alta burguesia. Em vários momentos me irritou a futilidade e o consumismo desrregrado. Por exemplo, as vezes eu falava: ( sim, eu converso com os personagens kkk) "- Carlos da Maia! Reage homem, não fica parado não, vai atras de seus pacientes e do seu livro "
Mas por outro lado, que delícia passar pelas ruas de Portugal, conhecer os casarões, participar dos almoços, dos jantares e ouvir suas conversas sobre a política e os enredos dos personagens. Enfim adorei esse livro. É um livro grande, tem muitas páginas mas confesso que não vi passar.
Agora a surpresa, susto, impacto que levei com a revelação bombástica de um dos personagens foi demais. Até achei que se tratava de uma obra grega e não portuguesa kkk Para essa leitura eu fui sem ler resenhas e nem as sinopses e para mim foi ótimo. Aproveitei cada momento da leitura sem imaginar o desfecho.
Quem não leu e gosta dessa temática recomendo.
E fnalmente tirei essa pendência da minha lista pois faz um tempão que estava para ler.
Se vou assistir a mini-serie? Decidi que não vou. Eu criei tantas imagens na minha mente que não quero interferir.
Sinopse: " A obra ocupa-se da história da família da Maia ao longo de três gerações, centrando-se depois na última geração sendo protagonista :Carlos da Maia
Nessa parte o autor faz uma crítica à situação decadente do país (a nível político e cultural) e à alta burguesia lisboeta oitocentista, por onde perpassa um humor (ora fino, ora satírico) que configura a derrota e o desengano de todas as personagens.
Rafael Kerr 05/02/2022minha estante

Marcia 05/02/2022minha estante
Legal! Obrigada. Irei ler sim

ninischob 31/01/2022

Eu nunca, em toda a minha vida, chorei TANTO como eu chorei lendo esse livro. Já reli ele umas 4x, e em todas elas eu me acabo de chorar. Nunca vou esquecer a primeira vez que o li..... chorei tanto que fiquei doente por uma semana (sabe-se la por qual razão).
Eu tenho vontade de bater na Maria Monforte toda vez que lembro o que essa desgraçada fez com o Pedro. MEU MENINO NAO MERECIA ISSO, VIU DONA!?
E o que dizer do Carlos Eduardo e da Maria Eduarda????? Uma tragédia que poderia ser evitada se o orgulho tivesse sido deixado de lado, né "vovô"????

Por favor, leiam essa obra. É simplesmente divina!!!!! Eça de Queiroz sabe o que faz, e faz muito bem feito.

Raquel 29/01/2022

Vale muito a pena ler "Os Maias"
Em “Os Maias” acompanhamos a história de três gerações da família Maia: da juventude do avô, Afonso, até a vida adulta do neto, Carlos. A trama principal divide espaço com outro foco narrativo: a crítica à sociedade burguesa de Portugal no anos 1880.
O livro teria menos da metade do tamanho se fossem narrados apenas os fatos mais relevantes da família Maia, mas com certeza perderíamos toda a caracterização da sociedade lisboeta do final do século XIX e cenas engraçadas (principalmente com o João de Ega, melhor amigo de Carlos da Maia). A imagem de Portugal criada pelo autor é de um país repleto de idiotas (uma “choldra ignóbil”): o povo só se preocupa com frivolidades, os políticos só fazem trapalhadas. Há a valorização das pessoas e dos valores estrangeiros, principalmente da França e Inglaterra.

Entre os Maia, o avô Afonso foi o que achei mais carismático, mas Carlos da Maia, que considero o personagem principal, merecia um soco na cara em vários momentos da história. O melhor personagem é o João de Ega, um bom vivant, fanfarrão que vive às custas da família.

Eu gostei da escrita do autor, achei fluida e repleta de sarcasmo e ironia, mas há um desfile de personagens secundários, que muitas vezes podem confundir, e as inúmeras passagens que nada tem a ver com a trama principal, que caracterizam a crônica de costumes. Li até o final, ansiosa por saber o que aconteceria com a família, e gostei muito da conclusão.

É longo?? É, mas vale muito a pena ler “Os Maias”.

Sleifer 16/01/2022

Os mais episódios da vida romântica.
Magnum Opus de Eça de Queiroz.
Com certeza o maior escritor português do século 19. E este livro certamente é sua maior obra.
Leitura obrigatória para quem é fã da obra deste escritor, juntamente com O Primo Basílio e O Crime do Padre Amaro.

A narrativa bem extensa acabou me cativando e fazendo com que eu não parece de ler até o final trágico da obra. Os personagens, cada qual com suas características únicas, faz com que o leitor acabe escolhendo os seus favoritos e também se.identifisndo mais com certos personagens, meu caso.

Nina 21/12/2021

Leitura de outros tempos
Feliz e aliviada por concluir essa extensa obra. Não assisti a (mini)série, mas conhecia o enredo, o que não estragou a experiência.

Por algumas vezes as visões da época causam asco, mas com o andar da obra me pareceu mais com crítica de costumes que exaltação.

De qualquer modo segue 'O primo Basílio' como meu favorito do autor.

Larissa3225 21/11/2021

Desculpa, mas é chato.
Avaliar Os Maias foi um tanto difícil para mim. Apesar de conseguir ver toda a qualidade do livro, entender os motivos pelos quais ele é considerado um dos clássicos da literatura portuguesa e reconhecer o esforço feito pelo autor em fazer um retrato da sociedade portuguesa do século XIX, a minha experiência de leitura foi horrível. E é da combinação desses dois fatores que vem a avaliação: cinco estrelas pela qualidade e relevância, uma estrela pela experiência ruim.

De forma resumida, achei o livro extremamente cansativo e arrastado, com alguns poucos momentos divertidos e interessantes. Em alguns dias, eu lia por horas e avançava apenas 20, 30 páginas. E o fato dos capítulos serem infinitos não ajudou nem um pouco.

Porém, a parte estranha é que eu estava interessada na família Maia e gostava de ler sobre o que acontecia com eles. O problema é que, entre uma coisa ou outra que acontecia de interessante com alguém da família, existia um grande nada preenchido com a vida cotidiana dos personagens. E eu entendo que esse era o objetivo: retratar a vida da alta sociedade de Portugal naquela época. Mas isso não impede de a vida dessa gente ser desinteressante. Talvez dizer desinteressante seja exagero, até porque as amizades, as brigas, os casos, as traições são legais de ler sobre. Mas todos os debates sobre política, literatura, economia, como a vida deles é uma merda, o país terrível que era Portugal, etc, era chato de acompanhar.

E por falar em como "Portugal era um país terrível", preciso deixar registrado que não existe um "grupo" de pessoas que não é ofendido (por falta de palavra melhor) por algum personagem: portugueses, espanholAs (sim, mulheres da Espanha), brasileiros, negros, indígenas e africanos (tratados como selvagens), mulheres, pessoas gordas, e por aí vai. Apenas os franceses se salvam. Essas passagens não me fizeram diminuir a nota, porque entendo que eram pensamentos comuns à época (e, infelizmente, ainda existem hoje) e, por isso, faz sentido que estejam presentes no livro. Apenas me chamaram atenção por acontecerem com uma frequência enorme. (Lá pelas tantas, eu já não aguentava mais ler sobre como Fulana de tal é maravilhosamente branca, pálida, como mármore ou porcelana, de um branco ebúrneo, etc).

Acredito que por estar muito mais interessada na vida d'Os Maias do que no retrato da sociedade da época, gostei mais dos primeiros e últimos capítulos do que do meio do livro. Nos capítulos iniciais conhecemos melhor a família e de onde ela vem e, nos últimos, temos a conclusão de um problema familiar. Problema este que, na época, deve ter sido um grande plot twist, mas que agora vem revelado na sinopse do livro. (OK, não existem spoilers de um livro escrito em 1800 e bolinha. Mas não é como se todos os leitores do mundo fossem grandes consumidores de literatura clássica e soubessem de todas as reviravoltas de todos os livros já escritos). Acho que teria gostado de me surpreender com a revelação.

O livro não funcionou para mim. Eu reconheço toda a qualidade e acho que ele faz muito bem o que se propõe a fazer. Dito isso, a proposta é chata. A vida, o cotidiano, as ideias dessas pessoas... É tudo chato. Contudo, existem duas exceções. Preciso enaltecer dois personagens que, toda vez que apareciam, eu já esperava alguma palhaçada divertida: Dâmaso, com sua obsessão em ser "chique a valer", e João da Ega com o seu desprezo pela moralidade.
Ega, vestido de Diabo, chateado que foi pego no flagra é TUDO PRA MIM.

Roma 12/10/2021

Amo essa obra, historia trágica. Mas é impossivel ler Jhon da Ega e não lembrar da voz de Selton Melo. Quem viu a miniserie irá saber.

Luiz.Goulart 15/09/2021

a decadência de uma família portuguesa
Só havia lido antes de Eça de Queiroz o livro O Primo Basílio e assim como ele, foi adaptado como minissérie pela TV. O livro envolve o leitor na atmosfera da Lisboa de fins do século XIX em que os personagens vivem as aspirações, conflitos e paixões da sociedade em Portugal. A história gira em torno do velho Afonso da Maia e seu neto Carlos Eduardo, os últimos remanescentes da família.

André Hausmann 24/08/2021

Livro denso de diversas formas. No tamanho da obra, ser considerado um clássico e pela quantidade de referências sociais e culturais de um final do século XIX que não vivemos. Mas também está ai um dos motivos da minha curiosidade sobre essa obra, e descobrir isso através do ponto de vista da família Maia e seus amigos foi muito interessante,
Apesar de um texto longo e com muitas partes descritivas, não o achei desinteressante, apesar de que certos trechos poderiam ser abreviados. Todo seu detalhamento e caracterização transporta o leitor para a cidade de Lisboa e arredores, era como estivéssemos acompanhando a história em tempo real.
Apesar de se chamar Os Maias, a maior parte da obra está focada na terceira geração representada por Carlos Maia, mas cuja vida é marcada pelas tragédias que envolvem o passado da família. E no desenrolar dessa história familiar, o autor faz diversas críticas a sociedade da época. Existem muitos personagens nesse drama, e o melhor que ninguém é perfeito, com suas falhas a criticar as imperfeições dos outros.
Se analisarmos friamente, veremos que muita coisa não mudou até hoje, principalmente em relação a política e postura social.
Embora com toda a crítica negativa que possui, e nem todas sem razão, é uma obra que precisa ser lida quando o leitor já possuir maturidade para pensar e refletir sobre esse incrível texto.
Minha crítica é em relação a edição que eu li, senti falta de algumas notas explicativas e de certas traduções, mas nada que tire o brilho do trabalho aqui executado. Pois mesmo depois de toda a leitura, a lombada não ficou marcada.

Mia 17/08/2021

Um bom clássico
Todos já sabemos a importância que este livro teve no reflexo dos costumes da época da sociedade portuguesa, mas se tiverem alguma paciência para o início, este livro é o Bridgerton português que vc precisa

Calina 15/08/2021

apesar de tudo o que dizem a leitura é demasiado extensa, pouco interessante e deixa muito a desejar. a ação do livro apenas se dá no final deste o que torna a sua leitura demasiado repetitiva, cansativa e desinteressante

marri 29/07/2021

8,5/10
Confesso que o medo me possuiu e quase não comecei a leitura, mas como era obrigatório na escola tive que ler. E ainda bem, porque iria perder UMA OBRA GENIAL.
Toda gente dizia que era uma obra longa, chata e com muitas descrições. No entanto, para mim o ponto forte deste livro foram essas características que o fazem sobressair.
O inicio prendeu-me muito porém no meio ficou um bocadinho chatinho (mas nada que me fizesse pensar em largar o livro) e depois a partir do capítulo 15 foi das leituras mais rápidas que fiz.
Este livro chega a ser macabro, devido as suas críticas e à própria história.
Um livro que nao podem perder, e que eu recomendo a 100%

Xaaaa 29/07/2021

Ai Ai prazer!
Que livro mais maravilhoso! Eu tava com um medo HORRÍVEL de ler esse livro porque muita gente sempre fala que é chato, longo, desinteressante, parado, e a lista negativa segue?

Mas logo que eu li o primeiro capítulo, eu sabia que ia ser um livrão! Os capítulos sempre acabavam de uma forma tão inesperada que eu pensava ?só mais um capítulo? e era difícil fechar o livro e sair de todo aquele mundo realista.

Eu adoro livros que são super descritivos por isso eu não tenho nenhuma reclamação? Foi realmente como ver um filme e ouvir cada movimento e fala.
Só senti que faltou algo mais bonito no final, pois a história foi tão cheia e bela.
marri 29/07/2021minha estante
o soco nos betos q n gostam desse livro