Asilo nas torres

Asilo nas torres Rute Bueno

Resenhas - Asilo nas torres

Davenir - Diário de Anarres 11/05/2023

Obra para conhecer o passado da nossa FC
"Asilo nas Torres" é uma obra obscura da ficção científica brasileira escrita por Ruth Bueno e lançada em 1979 pela editora Ática. Minha versão é do Círculo do Livro, antigo clube de livros por assinatura com obras em capa dura muito comum de encontrar em sebos pelo Brasil.

A obra é uma distopia narrada de forma fragmentada, por múltiplos pontos de vista ora por personagens sem nome, personagens com nome que são apenas uma letra ou, também, duas personagens chamadas Salomé e Assunta. A obra não é dividida em capítulos, mas em inserções dos personagens que descrevem algum aspecto da vida nas torres em Saturno. Não é o Saturno que conhecemos, mas um lugar impreciso e que a autora descaradamente não tenta explicar. Boa parte da obra não se trata de alguma trama em específico, mas várias passagens que formam um mosaico da vida nas torres.

Tiramos deste mosaico, um sistema de prédios onde se concentra a vida da administração pública deste mundo. Um local com uma burocracia rígida, voltada para a manutenção da própria existência e não das pessoas, por exemplo, nelas o ar é mantido em temperatura tão baixa para a manutenção das máquinas que as pessoas tem dificuldades de permanecer trabalhando perto delas. A organização burocrática é tomada de conchavos e sem amizades e laços fortes, qualquer um é levado ao ostracismo e vira mais um entre tantos funcionários. A estrutura patriarcal é especialmente cruel com as mulheres, principalmente as de pensamento minimamente livre, não obstante, as únicas que tem nomes próprios na obra.

A leitura não é fluida, ainda que o romance seja curto (128 páginas) demorei mais de uma semana para terminar a leitura. Acredito que o paralelo da cidade de Saturno, na obra de Ruth, e a cidade de Brasília, a torne mais interessante de se saber antes da leitura e quem sabe, a torne mais agradável. Nada que vá deixar a obra fácil, mas certamente não me arrependi de ter lido.

site: http://wilburdcontos.blogspot.com/2023/05/resenha-284-asilo-nas-torres-ruth-bueno.html