O Livro dos Espelhos

O Livro dos Espelhos E.O. Chirovici

Resenhas - O Livro dos Espelhos

Juliana1933 25/04/2024

Não esperava o final do livro, que reviravolta interessante... Realmente, bem escrito, sem perambular por coisas sem sentido, até o final fiquei sem achar o verdadeiro culpado.
Amei e recomendo a quem realmente queira ler um bom Thriller...

Helder 10/04/2024

A verdade de um, é a mentira do outro.
Peter Katz, um agente literário, um dia recebe em seu escritório um envelope de uma pessoa chamada Richard Flynn.
Eu uma carta muito bem escrita, Richard explica à Peter que está lhe enviando um manuscrito que ele escreveu sobre um fato que mudou sua vida em 1987 e pede sua apreciação, e informa que se houver interesse, lhe enviará o restante do livro.
Curioso com a qualidade da carta, Peter começa a ler o manuscrito chamado O Livro dos Espelhos. E como a narração é feita em primeira pessoa, nos leitores também começamos a ler o manuscrito junto com ele.
O Livros dos Espelhos de Richard Flynn é narrado em primeira pessoa e conta a história de Richard que era um estudante de Inglês em Princetown quando conheceu e se apaixonou por Laura, uma pós-graduanda de Psicologia e seu professor Joseph Wieder, renomado psicólogo que além de dar aulas na universidade, também colaborava com a polícia na avaliação de réus que afirmavam ter cometido crimes em momentos de insanidade.
Lendo o manuscrito vamos nos envolvendo na história destes personagens. Laura apresenta Richard para Wieder que o contrata para organizar sua enorme biblioteca. Porém a relação entre estes personagens é muito estranha, pois parece ser cercada por um clima de mentiras e ciúmes, o que termina em um assassinato.
Porém o manuscrito acaba quando informa que irá acontecer um assassinato. Richard só tinha enviado os 6 primeiros capítulos de seu livro para Peter.
Percebendo o potencial do livro, Peter tenta entrar em contato com Richard para ler o restante do livro e contrata-lo para editar, porém quando ele o encontra, descobre que Richard está em coma, em estado terminal, devido a um câncer no pulmão que acaba por leva-lo a óbito.
Querendo muito o livro, Peter pergunta para a esposa de Richard se ela sabe onde ele deixou o restante da obra, mas ela lhe informa que nunca soube que Richard tivesse escrito um livro, pois para ela, ele era um publicitário, não um escritor.
Mas como assim?????
E é neste momento que o leitor é pego pelo livro, pois assim como Peter, a gente precisa saber o que aconteceu naquela história, e principalmente conseguir saber se aquilo era verdade ou ficção.
O livro é dividido em 3 partes, com três narradores diferentes. E eu achei isso bem interessante, pois para mim cada um dos narradores teve uma voz específica.
E a cada parte vamos conhecendo uma versão do que ocorreu.
Richard e Laura eram amantes? Laura teve um caso com seu professor? Laura pediu para uma amiga mentir para ela? Quem é o assassino e porque?
Aquilo que em um capitulo aceitávamos como definitivo, em outro capitulo, a partir da visão de um outro personagem, já muda completamente. E aí eu me perguntava: O que é verdade nisso aqui??
É incrível o talento do autor em brincar com as diversas saídas possíveis, pois todas as opções que ele escolhe são plausíveis e dependendo do ponto de vista, aquele que achávamos ser o mais vil vilão, se torna uma pessoa maravilhosa e às vezes até sofrida.
E assim a gente percebe que a nossa verdade pode estar somente na nossa cabeça, e isso abre milhares de opções neste livro extremamente inteligente que só vai te trazer a verdade nas ultimas páginas.
Mas será que ele nos mostra toda a verdade?
Leiam este livro.
OBS: Vai estrear um filme no cinema chamado A Teia baseado neste livro, o que despertou minha curiosidade, mas pelo trailer a história foi bem modificada.

Emy 05/04/2024

Achei bem mediano, estava gostando muito da parte 1, mas a parte 2 e 3 em alguns momentos estava achando chata e entendiante.

helenabonamigo 01/04/2024

Um editor recebe os primeiros capítulos de um livro baseado na vitória real de um assassinato nuca resolvido, mas o autor morre inesperadamente e o resto do livro não é encontrado. Então ele entra em contato com um colega jornalista, e pede para ele investigar. Quando o jornalista desiste do caso, o policial que investigou o crime na época entra em cena para narrar a terceira parte, e resolver enfim o crime

Alguns pensamentos que tive durante a leitura:
? Nao gosto quando usam o transtorno dissociativo como explicação para algo violento, esse é um mecanismo de defesa que acontece na infância e raramente as diferentes personalidades são capazes de assassinato (20%, Derek)
? Até agora o livro teve 3 narradores, e o autor conseguiu diferenciar bem o estilo de escrita deles. (40%), com o 4° também!
? Algumas pontas ficam solta mas não de uma maneira ruim: sabemos quem matou, e porque. Laura continua um mistério, mas podemos deduzir que ela é uma mentirosa. O livro não foi para o lado que imaginei, mas mesmo assim gostei muito.

Neferet 08/03/2024

Um bom suspense pra uma ideia morna
O livro inteiro é uma eterna perseguição de gato e rato , mas chegando no final , não temos nada demais . O caso é mais simples do que toda a trama envolvida, o que me deixou bem decepcionada, eu esperava um grande plot e não teve , foi uma eterna perseguição de rabo? no geral eu gostei muito da trama , achei a escrita fluida pra caramba , era impossível de parar , a divisão em 3 pontos de vista eu gostei , mas falharam pq ficamos sem algumas respostas sobre a vida desses personagens e no final também acho que faltou alguns detalhes que vou dizer abaixo pois tem spoiler

-afinal o derek matou a esposa ?
O que o policial quis dizer com o fato de não terem conferido se o pai dele realmente tinha ido embora da cidade ?
Laura roubou o manuscrito ou falou a verdade ?
O que dizia o resto do manuscrito do richard ?
Eles tiveram alguma coisa ? Ou Laura era a última rainha grega e era cercada por homens obcecados por ela kkkkk ?

Ricardo743 15/02/2024

É um bom suspense...
Porém peca em sua execução...

Li o livro e gostei muito do plot, onde uma pessoa envia um manuscrito de seu livro pela metade contando a historia de um crime, e o editor contrata um jornalista para pesquisar sobre a historia e terminar o livro.

Esse jornalista descobre que o autor do livro escreveu o manuscrito em seus ultimos dias de vida e a historia foi terminada incompleta, por isso inicia-se uma grande jornada de investigação.

Estava super comprado com a ideia, pois inclusive durante o manuscrito e investigação descobre-se algo "paranormal" na pesquisa médica desenvolvida sobre memorias, algo relacionado aos espelhos mencionado no titulo do livro, e o livro encerra sem desenvolver essa parte, parece que o autor esqueceu.

Se alguem entendeu diferente bora conversar!!

Me segue no meu canal @livroemdialogo

site: @livroemdialogo

rlc.blurryface 04/02/2024

Deveria se chamar "O livro das memórias"
"Um grande escritor francês disse certa vez que a lembrança das coisas passadas não é necessariamente a lembrança das coisas como aconteceram. Acho que ele estava certo."

Último trecho do livro e resume muito bem a história toda, que é contada em fragmentos soltos, nem sempre verdadeiros.

A_Sarah_Soares 21/01/2024

Tedioso
Um agente literário recebe um manuscrito parcial que desperta sua curiosidade, por envolver um caso de crime real do qual o autor aparentemente está envolvido, porém ao solicitar o restante do livro descobre que o autor está morto.

Certo de que o livro será um grande sucesso, o agente contrata um repórter investigativo para apurar os fatos e descobrir o restante da historia.

Desde o início a história nao envolve e não desperta curiosidade, a investigação é morna, revelando o previsível, a insistência em buscar pessoas (que por sinal não despertam curiosidade em saber o que elas tem a dizer) se torna cansativo.

Tive a sensação de ler apenar para finalizar a leitura de uma vez porque não foi algo agradável.

Regiane @agentejaleu 16/01/2024

Boa trama
Um manuscrito inacabado que conta uma história ocorrida mais de 20 anos atrás, desperta o interesse de um editor que sai em busca do restante do conteúdo. Porém não encontra. Ele decide contatar um repórter investigativo para tentar reconstituir o que houve é tentar descobrir o que de fato aconteceu. Eu não descobri o desfecho, são muitas camadas e versões , como um jogo de espelhos, e para descobrir qual parte é a real, deu bastante trabalho.

Dora 13/01/2024

O Livro dos Espelhos
Um bom suspense, mas senti o desenvolvimento um pouco confuso. Muitos personagens tentando desvendar o mistério principal e no final senti muitas perguntas sem respostas.
victoryx 13/01/2024minha estante
Eu achei esse livro tão sem graça

Regina 11/01/2024

Medio
É um livro de suspense médio. Gostei da escrita, fluida e mediamente amarrada. Achei trechos do livro desnecessários mas é uma boa leitura

Kaká 21/12/2023

Fragmentado
Durante toda a leitura eu me senti fragmentado em diversas opiniões sobre quem poderia ser o assassino. A cada capítulo minha opinião mudava, minha interpretação mudava. A escrita prende demais e no decorrer das páginas distorce todas as suas teorias. Estranho, no bom sentido ?

Embora não tenha cenas tão EMOCIONANTES, o depoimento de cada personagem soa verossímil e real; cada personagem foi bem construído e seus depoimentos prendem demais a atenção.

Um bom livro, mas caso houvesse cenas mais voltadas à ação (como vemos nos filmes policiais, tiros, etc, você sabe) seria ainda melhor. Mas está ótimo do jeito que está...
Filipe.Bertoline 21/12/2023minha estante
esse livro é mto bom mesmo, essa sensação de fragmentado é incrível, nunca da pra prever quando algo é ou não é