Paixão e Crime

Paixão e Crime João Paulo Balbino

Resenhas - Paixão e Crime

Luiza Helena (@balaiodebabados) 26/02/2017

Originalmente postada em https://balaiodebabados.blogspot.com.br/
Paixão e Crime reúne quatro contos que, aparentemente, não tem ligação alguma. Cada conto relata um crime - motivado seja por amor, paixão ou somente sexo.

No livro, cada conto é transcrição de declarações salvas em fitas cassetes que um ex-policial guarda como hobby. Em Dilema da Morte, vemos o dilema de uma psicóloga que mantém um relacionamento com o namorado de uma paciente e, quando este morre, esse relacionamento pode acabar com sua carreira. Em Misterioso homem em minhas fotos, uma jovem contrata um detetive particular para investigar a vida de um homem que conheceu na internet, mas acaba descobrindo que tem um stalker. Em Helena F. - Prostituta e Serial Killer, acompanhamos Helena tendo sua liberdade ameaçada com a volta de uma de suas vítimas. Em Proposta Indecente, conhecemos um pescador que é induzido a cometer um assassinato em nome do amor.

Os contos são curtos, mas são feitos na medida certa para te envolver e logo ansiar pelo final. De início, parece que a única ligação entre os crimes é o fato de terem sido passionais, mas não para por aí.

A escrita do João é rápida, direta, sem rodeios, mas bastante envolvente. Quando terminei os quatro contos, eu pensei naquele ditado "o amor é cego". Mas não somente o amor nos cega como também o medo. Além de movidas pelo amor, algumas atitudes dos personagens também foram movidas pelo medo, como em Misterioso homem em minhas fotos. Eis então que uma questão surge: será se essas pessoas foram punidas por seus crimes?. Algumas vezes, a punição vem de uma forma pior que ir para a prisão.

Não tenho o que reclamar da edição. Folhas meio amareladas, que não cansam a vista; fonte de tamanho bom também. E o início de cada conto é marcado por uma ilustração que tem relação com a história.

Leia mais resenhas em https://balaiodebabados.blogspot.com.br/

site: https://balaiodebabados.blogspot.com.br/2017/02/resenha-142-paixao-e-crime.html

Vickawaii 18/03/2017

Um livro repleto de contos instigantes
Paixão e Crime é uma coletânea de quatro contos envolvendo romances e uma pitada de violência. Um personagem resolve transcrever os relatos contidos em quatro fitas de um policial que tinha o curioso hobby de gravar depoimentos sobre crimes, e é assim que temos acesso às histórias. Todas as histórias são ambientadas em cidades brasileiras e apresentam personagens de diferentes estilos de vida. No primeiro relato, uma psicóloga divorciada envolve-se com o namorado de uma cliente, mas ocorre um assassinato e a protagonista passa a ser a principal suspeita. Já no terceiro relato, a protagonista é uma prostituta serial killer que apavora-se ao saber que sua última vítima pode estar viva. Cada trama tem suas peculiaridades e é interessante à sua maneira, mas o certo é que sempre ocorre uma tragédia.

A escrita é competente e instigante, de modo que devoramos o livro em pouco mais de uma hora. Apesar de eu já imaginar alguns dos desfechos (talvez por ser grande leitora de romances policiais?), achei muito interessante acompanhar o desenrolar das tramas e cada conto é muito bem desenvolvido, é impressionante como o autor nos entrega histórias com início, meio e fim e ainda sugere interligá-las ao final. É uma leitura dinâmica e potencializada pela ótima edição da Luva, que proporciona uma fonte confortável e nos entrega um livro de ótima qualidade.

Leia a crítica completa no blog FINDING NEVERLAND

site: https://wheresmyneverland.blogspot.com.br/2017/03/resenha-paixao-e-crime.html

Maria - Blog Pétalas de Liberdade 18/03/2017

Resenha para o blog Pétalas de Liberdade COM SORTEIO DE 1 EXEMPLAR!!! (CONFIRA O LINK)
"Paixão e Crime" traz quatro relatos de crimes em forma de depoimento, e o mais interessante é que todas as histórias tem uma certa ligação entre si.

O primeiro relato, intitulado "Dilema de morte", é feito por Sara, uma psicóloga que tem depressão. Ela começa a atender Carmen, uma jovem aparentemente feliz, mas que precisa sim de acompanhamento psicológico. Em uma das consultas, Sara conhece o namorado de sua paciente, Edgar, e eles acabam tendo um romance. Não bastasse ter um caso com o namorado da paciente, eis que ele foi assassinado, e agora Sara sentia que a qualquer momento a polícia descobriria seu caso e ela se tornaria suspeita. O que fazer agora? Fugir do país? Se entregar para a polícia? Será que a morte de Edgar teve algo a ver com o relacionamento dos dois? Como lidar com Carmen querendo a ajuda de Sara para tentar descobrir algo sobre o falecimento do namorado? O que lhes digo é que o desfecho desse caso é surpreendente!

"Mais uma vez fiquei sem reação. A palavra Chocolate ecoou em meus pensamentos. Carmen estava me convidando para ir atrás de mim mesma em um local em que todos os garçons, com certeza, me reconheceriam. Em estava sempre lá com Edgar. Aquilo tudo confuso demais." (página 30)

O segundo caso: "Misterioso homem em minhas fotos", nos traz a história de Anita, uma mulher que conheceu Jonas pela internet e eles começaram a namorar, mas ela achou melhor contratar um detetive particular para investigar o rapaz, para ter certeza que ele não era nenhum criminoso tentando lhe dar um golpe. Ricardo, o detetive particular, fez a investigação sobre Jonas, mas nas fotos que ele tirou havia um homem que parecia estar seguindo Anita. Ela ficou apavorada com a ideia. Assutada, Anita pediu que o detetive lhe ajudasse a descobrir quem era o homem nas fotos. Só assim ela poderia voltar a viver em paz. Anita depositou toda sua confiança em Ricardo, o único que parecia capaz de ajudá-la. O que será que ela descobriria? Já adianto que é uma coisa chocante!

"- O que têm esses três? - perguntei confusa.- São a mesma pessoa, Anita, e acho que esse cara está te seguindo." (página 44)

O terceiro caso, "Helena F. - Prostituta e Serial Killer", como o próprio nome já diz, traz como protagonista uma prostituta, que também é uma serial killer. Certo dia ela recebe um bilhete que diz "Leonardo está vivo", mas como ele poderia estar vivo se foi sua última vítima? Para mim, é o caso mais pesado do livro.

"Piquei o corpo com cuidado - primeiro membros superiores, depois membros inferiores, como se seguisse um ritual macabro -, coloquei-o em um saco e saí de carro pela madrugada para jogá-lo em um rio." (página 70)

Por fim, em "Proposta Indecente" conheceremos Miguel, um guia turístico que teve seu coração partido por uma mulher chamada Isabel. Pouco depois, apareceu Glória, uma turista com quem se repetiu quase que o mesmo ritual acontecido com Isabel: eles conversam um pouco, começam a se encontrar na casa dele, ele descobre que ela é casada e tem o coração partido novamente. O diferencial é que Glória lhe fez uma proposta: se ele matasse o marido dela, eles poderiam ficar juntos, já que ela herdaria muito dinheiro com a morte do esposo que era um homem rico. Será que o Miguel toparia e finalmente viveria uma história de amor com final feliz? Meio difícil, né?!

"Paixão e Crime" é um livro curto e rápido de se ler, mas foi uma ótima leitura, talvez pela escrita fluida do autor. Todos os casos me surpreenderam com o desenrolar das histórias. O perfil dos personagens criados pelo João Paulo foi muito interessante para mim, assim como a forma como os relatos se interligaram.

Super recomendo a leitura. Acho que a obra é uma prova do quanto a literatura nacional tem potencial. A Luva Editora já iniciou seus trabalhos com uma ótima publicação. Falando sobre a edição: gostei da capa, as páginas são amareladas, margens, letras e espaçamento tem um bom tamanho e há poucos erros de revisão. Achei bem bonitas as ilustrações que separam os casos.

site: http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/2017/03/resenha-premiada-livro-paixao-e-crime.html

Babi @leiturasdababi 22/03/2017

Resenha do blog Myself Here
Esse livro contém 4 contos, cada conto relata um crime que no início não parecem ter nenhuma relação, mas que acabam se interligando por conta do tema em comum, a paixão ou em algum outro ponto. Os contos são relatos de declaração feitas em fita cassete que foi guardada por um ex-policial. A cada página você fica mais envolvido na história, amantes, serial killers, detetives, tudo que nos faça ficar instigados na leitura.

PRIMEIRO CONTO - Dilema de Morte: Conhecemos Sara, ela é uma psicóloga, e que apesar de tratar de pacientes na maioria com depressão, ela mesma sofre disso. Após o divórcio com seu marido, ela passou sua vida inteira ligando para os problemas alheios e esquecendo dos próprios. Até que um dia chega Carmen, uma nova paciente, e a partir daí sua vida mudará completamente, pois Sara acabará se apaixonando pelo namorado de sua paciente.

SEGUNDO CONTO - Misterioso Homem em minhas fotos: Somos apresentados a Anita, uma mulher de 31 anos que está se relacionando com Jonas, porém muitas coisas já ocorreram em seu passado e que a faz ficar desconfiada desse rapaz, então decide contratar um detetive para investigar mais a vida de Jonas. Mas durante as investigações muitas coisas estranhas começam a aparecer, muito mais coisa do que Anita realmente gostaria de saber.

TERCEIRO CONTO - Helena F. Prostituta e Serial Killer: Nesse conto conhecemos Helena, ela é uma prostituta que tem um gosto muito peculiar, ela sempre gostou de matar as pessoas, por puro prazer. Nesse relato conhecemos mais sobre esse universo de serial killer dela, e com muita satisfação ela conta o jeito que mata as pessoas, como descarta os corpos e esses afins. Porém um dia ela recebe um bilhete muito misterioso, escrito: "Leonardo está vivo!".

QUARTO CONTO - Proposta Indecente: Nesse último relato é falado sobre crimes onde o motivo principal é o amor. O protagonista é Miguel, ele conhece Glória porém ela é casada com um cara bem rico e de grande influência. Miguel se vê completamente envolvido por Glória e acaba recendo dela uma proposta indecente mas ao mesmo tempo irrecusável por ele...

"Quais barreiras morais uma pessoa seria capaz de transgredir por uma paixão? Quatro histórias que se interligam de forma surpreendente."

Com uma escrita super leve e cativante, o autor consegue nos prender do início ao fim da leitura. Recomendadíssimo!!!

Título: Paixão e Crime | Autor: João Paulo Balbino| Editora: Luva Editora | Nº de páginas: 110 - Nota: 4/5

site: https://blog-myselfhere.blogspot.com.br/2017/03/resenha-paixao-e-crime-joao-paulo.html

Cacau @dra.leitora 04/04/2017

Crítica: Paixão e Crime
Olá gente, eu não sei se todos vocês conhecem, mas a Luva Editora é uma empresa recente no mercado e que veio disposta a investir nos autores nacionais. Quando a Isa e a Rafa, as responsáveis pelo blog, me perguntaram se eu queria ficar com essa parceria, fiquei encantada quando descobri qual era a missão e a visão deles e resolvi entrar com tudo nesse trabalho, pois se tem uma coisa que eu amo descobrir são autores nacionais dignos de destaque e que competem de frente com muitos outros autores que nós importamos por aí. E nessa leitura garanto a vocês que não me decepcionei e sai muito animada com a proposta da Luva.
No livro Paixão e Crime o autor aborda em quatro contos esses dois pontos controversos e que muitas vezes acabam se interligando na vida real e na ficção. A leitura foi tão gostosa e fluida que li todo o livro em um dia e ainda fiquei querendo mais. Sou fã de livros de suspense, e quando eles envolvem crimes passionais e uma boa pitada de mistério, é um prato cheio para o sucesso.
O livro se inicia com uma breve introdução, contando sobre como o narrador teve acesso a esses relatos que ele descreve em cada um dos contos. O seu sogro é um ex policial e tem como hobby guardar fitas k7 com os depoimentos de pessoas envolvidas em crimes, e ele é incumbido da tarefa de queimar essas fitas depois que ele falecesse. Após o falecimento do seu sogro, quando vai cumprir seu desejo, ele encontra no meio das fitas um papel com um numero de telefone fixo. E a partir disso então, ele recebe do dono desse numero, quatro fitas com quatro depoimentos de crimes diferentes, mas, que tem uma ligação. O narrador então irá nos contar em cada conto, o conteúdo de uma fita k7.

"É um hobby macabro que eu tinha - explicou. - Trabalhei por muitos anos como policial e tive acesso a depoimentos. Muitas dessas fitas são gravações que eu mesmo coletei. Gostava de ouvi-las vez ou outra. Não sei porque, mas gostava. Estou contando isso para você pois chegarão até essa caixa após a minha morte, e eu não tenho coragem de jogá-la fora."

No primeiro conto, que se chama Dilema de Morte, temos a história de uma psicóloga que se apaixona pelo namorado da sua paciente. O segundo conto, Misterioso homem em minhas fotos, temos a historia de uma mulher que conhece um homem pela internet e contrata um detetive para investiga-lo e descobrir se ele não é nenhum psicopata, mas, durante a investigação, descobre que tem uma outra pessoa a segui-la, esse foi o conto que mais gostei, cheio de reviravoltas e o final é surpreendente.
No terceiro conto, Helena F. prostituta e serial killer, temos a história de uma prostituta que usa de seu trabalho para conhecer pessoas e depois assassina-las, uma psicopata de sangue frio. No quarto e ultimo conto, Proposta indecente, temos um caso de amor entre um rapaz pobre e uma senhora, casada e rica, e que juntos bolam um plano para se livrar do marido dela e assim poderem finalmente ficar juntos, o final desse conto também me surpreendeu, não imaginei nada, nem parecido com o que acontece.
No final o narrador nos conta que esses crimes estão interligados, e fiquei super curiosa para saber como isso seria possível, ansiosa por uma continuação...
Acho que deu para perceber o quanto gostei desse livro e o quanto me apaixonei pelo autor, e mesmo tendo lido no Kindle achei o capricho com a edição incrível, a revisão perfeita. Super recomendo para quem está afim de uma leitura rápida e instigante.

site: http://floraliteraria.blogspot.com.br/

Laboralivros 07/09/2017

Resenha por Elielton Castro
Quem nunca teve ou conheceu alguém que tinha algum tipo de coleção? Quem sabe ainda a tenha! Moedas, discos de vinil, selos, bonecas, fotografias antigas e até mesmo aquele lindo jogo de porcelana mantido impecável na estante da sua tia-avó: qualquer objeto possui grande potencial para se tornar colecionável e, para quem o coleciona, não se trata de entulho, mas sim de algo especial.
No entanto, o que pensar quando esse hobby bastante comum revela-se… macabro?

Em Paixão e Crime, uma prática e inteligente trama policial, somos apresentados ao peculiar hábito de colecionar fitas k7 contendo relatos de crimes, sejam eles contados pelas vítimas ou pelos assassinos. É revelada, inclusive, a existência de um estranho Clube dos Relatos, onde pessoas trocavam esses tipos de depoimentos pelo simples deleite de ouvi-los.

O livro nos traz uma visão peculiar de como é frágil a linha que separa a paixão da loucura, mostrando que o homem possui extremo potencial para ser o grande predador da própria raça. Morrer por alguém pode nos remeter a romances trágicos, atos de heroismo, por aí vai, certo? E quanto a matar por alguém? Matar por si próprio? Matar.

A paixão tem a irredutível capacidade de gerar amores extasiantes, assim como pode gerar dramas inesquecíveis. Tudo depende da sensatez.

“Gostava de ouvi-las. Não sei por que, mas gostava.” — pág. 8

Nosso protagonista é introduzido a esse universo de apreciador de tragédias através do seu sogro, embora seja a curiosidade sua melhor/pior conselheira. A narrativa é iniciada sem rodeios, oferecendo as explicações necessárias para uma ligeira introdução, e conserva essa postura simples e ágil no decorrer da história.

Somos apresentados então a quatro diferentes subtramas, as quais se entrelaçam de maneira sútil, o que é divertido de se observar, pois o autor elabora uma bela teia onde os fatos — de fácil compreensão — se interligam em pontos minuciosos, mas que terminam compondo um enredo excitante muito bem trabalhado.

Na primeira subtrama, intitulada Dilema de Morte, conhecemos Sara, uma psicóloga que sofre de depressão. Soa irônico, não?

Sara se envolve em um perigoso caso amoroso e se vê numa situação desesperadora. Há o irresistível recurso do “Quem matou…”, e o mistério se prolonga quase até a conclusão, porque para quem for atento, solucionará a questão a partir de um diálogo-chave segundos antes de tudo ser esclarecido. A revelação não chega a ser chocante, porém, cumpre com o seu papel de surpreender — não adianta, você vai pensar que o assassino é fulano, e vai errar.

“Por isso ouvir o sofrimento alheio me alivia. É minha forma de lembrar que existem outras pessoas na pior também.” — pág. 11

Já na segunda subtrama, Misterioso Homem Em Minhas Fotos, é relatada a história mais original e instigante do livro.

Aqui conhecemos Anita, mulher de 30 e poucos anos que tem certa paranoia quanto à segurança pessoal; que também soa irônico, afinal, para alguém desconfiada, Anita se atira fácil demais em relacionamentos, além de não saber se precaver — a respeito de confiança — mesmo quando é aparentemente perseguida por um maníaco desconhecido.

Em dado momento — de novo, para os mais atentos —, a história se torna óbvia. Ainda assim, é interessante compreender as razões que motivaram o antagonista da vez. O final, sim, é inesperado e satisfatório.

“Ricardo puxou a cadeira para mais perto de mim. Pegou a foto em que eu aparecia almoçando e apontou para a ampla vitrine do restaurante que dava para a rua. Lá, havia um homem em pé de casaco azul e boné preto.” — pág. 25

A terceira subtrama, Helena F. — Prostituta e Serial Killer, é de longe a mais complexa e estimulante do livro. A história é contada pela perspectiva da assassina, uma mulher de frieza notável. Estar por dentro da mente maníaca é uma experiência alucinante, apesar de poder gerar desconforto naqueles mais sensíveis, principalmente durante seus monólogos pessoais em que Helena compartilha seu ritual sagrado de como lidar com os cadáveres de suas vítimas. A personalidade vil da personagem é construída devagar, adicionando pouco a pouco teores mais hediondos à serial killer — como ela própria se reconhece. A sensação é de que acompanhamos lado a lado os passos da mulher rumo à sociopatia.

Para ser justo, preciso salientar que em instante nenhum a história cai na obviedade, muito pelo contrário, ela segue uma linha de mistério e suspense capaz de seduzir e enganar qualquer um. A criatividade do autor se faz valer outra vez, tanto que ousarei dizer que este é o melhor capítulo.

“Certa vez, um cliente trouxe uma faca para que eu o cortasse de leve durante o sexo. Aquela experiência me transformou: a cada pequeno corte que eu fazia, sentia um prazer que orgasmo nenhum até então tinha me dado.” — pág. 38

Quanto a Proposta Indecente, a quarta subtrama, é interessante o modo como ela mistura o conceito das anteriores. Vemos novamente alguém frágil, passivo e com tendências perigosas, vemos essa pessoa ir afundando em uma idealização cega de amor obviamente destinada ao fracasso.

Percebe-se logo de cara como as coisas terminarão, entretanto, a vontade de prosseguir devorando a história não desaparece, não porque você espera que esteja errado sobre suas deduções e espere se surpreender, e sim porque você espera a realização delas.

“Tenho uma ideia já há um tempo. Preciso de coragem e ajuda para executá-la. Talvez você possa…” — pág. 49

Ao final dos depoimentos, nosso “real” protagonista retorna abalado com o que ouvira. Ele tenta, em vão, esquecer os relatos. Mas a curiosidade é maior. O instinto humano de se atrair por desgraças fala mais alto. Basta um simples empurrãozinho…

E levando em consideração esta época em que, por exemplo, diante de um acidente gravíssimo, sempre há quem registre imagens da tragédia apenas pelo prazer de compartilhá-las posteriormente na internet e assim ganhar atenção, o enredo de Paixão e Crime não poderia ser mais verossímil – e arrepiante.

site: https://clubedelivroswattpad.wordpress.com/2017/01/16/resenha-paixao-e-crime/

Clarissa (@proximaprimavera) 20/09/2017

Maravilhoso!
Devo dizer que comentei o livro inteiro enquanto o lia com a minha amiga, eu ficava chocada a cada revelação nas transcrições e estava inclusive criando cenários mentais de como poderia ter acontecido o crime. Eu me fixei tanto ao modo em que as fitas foram transcritas que realmente imaginei (que imaginação fértil!) as pessoas contando aquilo cena por cena enquanto um mini gravador registrava cada palavra. E as histórias me impressionaram bastante. Vou falar um pouco sobre as duas primeiras aqui só pra aumentar ainda mais a curiosidade de você aí que está lendo isto aqui.

A primeira transcrição é da Sara, uma psicóloga que mantém problemas pessoais que a deixam bem depressiva. Um sinal claro de que mesmo ela sendo psicóloga, ainda é humana, e passa por tudo que passamos. Sara começa a narrar suas consultas breves - sem muitos detalhes, óbvio - com uma moça que ela diz ser muito bonita e em um belo e errado dia, Sara acaba conhecendo o namorado de sua paciente e se envolve com ele. O que me deixou com o dedo coçando para virar as páginas foi o misterioso assassinato de seu amante e namorado da paciente. A vida inteira dela seria investigada? Descobririam sobre Sara? Ela perderia sua licença? Quem matou o cara afinal?

A segunda, particularmente, foi minha preferida. Uma moça fala sobre suas dúvidas sobre seu novo namorado que conheceu virtualmente e contrata um detetive para investigar a vida dele e ver se está tudo de acordo. Quem nunca né? Super normal isso. Só que esse detetive super renomado acaba a alertando sobre um sujeito que aparece em todas as fotos tiradas da moça com o namorado virtual. Um stalker? Ele estaria esperando para a sequestrar? A moça conta seu envolvimento com o detetive e a busca do misterioso cara das fotos. A história me deu arrepios na espinha, juro.

O livro em si é bem curtinho e eu queria mais. Sim, descobri dentro de mim uma paixão por casos policiais e bateu um desejo de ler mais relatos assim. Farei isso. Bem bizarro, já que sou cagona e agora vou ter bastante cuidado com cada pessoa que converso. Vou ficar neurótica? Não a esse ponto, mas o livro em si trás uma realidade que acontece todos os dias nesse país. Sequestros, violência, homicídios, tudo isso por mais absurdo que seja, acontece a cada minuto em cada canto desse Brasil e devemos SIM ter muito cuidado com quem andamos, onde andamos e o que estamos fazendo. Mesmo que seja difícil dizer que não temos liberdade de andar sem medo, essa é infelizmente uma realidade que devemos nos proteger e ao mesmo tempo lutar contra denunciando e alertando mais pessoas.

site: http://www.proximaprimavera.com/2017/03/resenha-paixao-e-crime-joao-paulo.html#more

Bibi 23/09/2017

E eu gostei e uma aventura mortal vou ve o filme e deve ser mais emocionante ainda