Contos de Andersen

Contos de Andersen Hans Christian Andersen

Resenhas - Contos de Andersen

grazi225 08/06/2023

Amei esse livro,ficou tão famoso por um bom motivo,tem histórias que se sustentaram através dos séculos e foram bases para milhares de outras.
Existem histórias com significados profundos e outras nem tanto,mas todas são incríveis.

Chisanakittsune 05/12/2022

Ótimos contos para ler para crianças. As reações são sempre de alegria e "quero mais". Adoro os contos de Andersen

Camila0831 30/07/2022

Dor, sofrimento e morte com um sorriso
Histórias para se ler e repensar a infância e as mazelas que esperam o adulto que passa por ela. Doçura e tristeza na mesma dose, quase como se indissociáveis uma da outra. Assim como a infância e as crianças que ela vivem, a crueldade e a ingenuidade permanecem unidas e trazem a dor, o sofrimento e a morte com um sorriso.

Magasoares 15/03/2022

Contos
Li esses contos quando era adolescente. Muito diferente reler agora. Alguns são bons, outros nem tanto, mas o conto que nunca mais esqueci, é que continuo a gostar muito é "O Pequeno Claus é o Grande Claus", maravilhoso. Recomendo

Moises Celestino 10/08/2020

Recordação de infância...
Eram tempos difíceis os anos 70, dificuldade financeira para adquirir livros. Por sorte, conheci um amigo que colecionava livros juvenis e o mesmo chegou a me emprestar este maravilhoso "Contos de Andersen", fabulosa história que se tornou um dos clássicos da literatura universal. Saudades...

Mim 05/09/2015

Amo
Esse Livro do Andersen, contém alguns dos seus contos mais conhecidos, sinceramente, sinto gosto da infância quando leio esse livro, me traz tanta nostalgia, é um livro que com certeza eu lerei para meus filhos e netos, simplesmente incrível, possui uma linguagem de fácil compreensão, maravilhoso.

Mim 05/09/2015

Melhor livro de contos
Se você é daqueles que ama contos, este é o livro indicado, tem desde o mais inocente, até aqueles com suspense, com uma pitada de romance, recomendado para todas a idades.
Contos de Andersen aflora a imaginação, e em parte, dá uma saudade imensa da infência, ótimo para ler em qualquer ocasião, não sai da minha mesinha de cabeceira.

Dayana116 29/01/2014

Entre a fofura e as lágrimas
ANDERSEN, Hans Christian, 1805-1875. Contos de Andersen. São Paulo: Paulus, 1996.

Que livro lindo! Não só pelos contos mas as ilustrações que também são muito bonitas. As ilustrações são de Matthieu Blanchin.

Acredito que todo mundo conhece Hans Christian Andersen ou se não conhecem o autor com certeza conhecem a sua obra. Ele é o autor de alguns contos que são clássicos da literatura infantil como o patinho feio, a sereiazinha, a princesa e o grão de ervilha, o valente soldadinho de chumbo, a pequena vendedora de fósforos etc.

Seus contos carregam uma certa melancolia, alguns com finais tristes mas sempre muito bonitos e delicados. Não tem como não se emocionar com a sereiazinha, o soldadinho de chumbo, a vendedora de fósforo. Mas Andersen não é só melancolia ele também tem contos mais engraçados como A roupa nova do imperador. Acho que aquela piada que fazíamos na infância "só enxerga quem for inteligente" pode ser inspiração desse conto.

A leitura desses contos me trouxe uma certa nostalgia da infância e acredito que talvez para Andersen o ar melancólico dos contos simbolize a nostalgia pelos anos da infância, talvez pela perda da inocência.

Esta edição contém apenas treze contos da vasta obra do autor são eles: A pastora e o limpa-chaminés; O pinheiro; Polegaria, O isqueiro mágico; A velha casa; A sereiazinha; O patinho feio; A princesa e o grão de ervilha; O valente soldado de chumbo; O rouxinol do Imperador da China; A pequena vendedora de fósforo; A roupa nova do Imperador e O duende e o comerciante.

Meus preferidos são: O pinheiro, O isqueiro mágico, A sereiazinha, O patinho feio, O valente soldado de chumbo, A pequena vendedora de fósforo e A roupa nova do imperador.

Milena Karla - Mika 21/07/2012

Minha mãe pegou este livro na biblioteca pra minha irmã ler. Minha irmã, chamada Amanda, amou.
Amanda começou a ler, e lia o dia todo. Porém não dizia nada sobre o que estava lendo. Ela não dizia algo como: - Nossa! Esse livro é bom! Apenas ficava calada. Lendo. A única coisa que ouvi ela dizer foi: -Esse livro tem histórias bem parecidas com outras que já vi.

Eu, é claro, estranhei. Já que é de praxe que Amanda fale o dia inteiro. Então resolvi perguntar: - Porque tá calada o dia todo lendo esse livro? - Isto eu perguntei já eram dez da noite.
- Ah, é que ele é meio estranho...
- Estranho como? Defina estranho.
- Ele é meio assustador. Eu agorinha mesmo tive um calafrio. Amanhã de manhã eu te mostro essa história aqui pra você ver senão você pode ter pesadelos.

Ok. No outro dia resolvi conferir. Não tive calafrios mas realmente as histórias de Andersen são sinistras.
Histórias com finais tristes, mortes, fantasmas, demônios. A maioria eu achei com final triste, senão todas. Fala sério.

Eu pensei, pelo que tinha escrito nas orelhas do livro que seria um livro interessante e com magia. Mas na verdade tinha magia sim. Magia negra. Claro que eu não gostei muito. Mas como as histórias foram muito bem escritas e prendiam o leitor deixando-o curioso para saber o fim, achei bom. Porém sempre me sentia triste ao fim de cada história e com vontade de ficar calada diante de tanta tristeza e finais tristes. Talvez Andersen tenha passado para os seus livros a tristeza de ser adulto, a tristeza de crescer. E como o mundo é lá fora. Como as pessoas ruins o fazem ser ruim.

Pra quem gosta de histórias de terror pode ser um bom passatempo. Eu garanto. Mas quem não gosta, nem tente ler. As histórias caminham mais pra esse lado melancólico mesmo. Ah, e se quiser manter sua irmã calada só pra variar, esse livro pode ser uma boa pedida.
Mateus 30/07/2012minha estante
Sempre tive muita vontade de ler as histórias originais do Andersen. Li uma reportagem uma vez, em que dizia exatamente o que vc disse: o autor passou para os livros a tristeza e a dificuldade que é crescer e se tornar adulto. Só a Disney pra colocar finais felizes em a Pequena Sereia e O Patinho Feio...
Ótima resenha :D

Milena Karla - Mika 18/10/2012minha estante
É verdade. Não há como negar, e obrigada Matt! *-* Uma honra você comentar em uma das minhas resenhas!

Olívia 01/05/2012

É um livro muito interessante para quem quer ir além da fantasia com contos de fadas. Fala da vida, inclusive em alguns pontos tristes dela. Explora as expectativas do ser humano em relação aos mais diversos assuntos e temas, por isso posso dizer que trata do que é ser humano. Apesar de hoje ser considerado um livro para crianças, uma leitura mais atenta mostra que não o é.