Serraria Baixo-Astral

Serraria Baixo-Astral Lemony Snicket

Resenhas - Desventuras em Série: Serraria Baixo-Astral

Mateus 17/10/2010

Quando Lemony Snicket fala na sinopse de Serraria Baixo-Astral que este é o livro da série mais triste em sua opinião, nunca imaginaria que ele falava a verdade. Para este dramático autor, cada passo dos órfãos Baudelaire são tristes e funestos, e são todos igualmente terríveis. Mas ele diz totalmente a verdade. Durante todo o decorrer do livro, a desgraça se abate sobre esses pobres órfãos de um jeito que não havia chegado antes (pelo menos até agora).

Neste volume, Violet, Klaus e Sunny vão parar na Serraria Alto-Astral (que com certeza está mais para Baixo-Astral), onde o seu novo tutor Senhor, que ninguém sabe pronunciar o nome, os coloca para trabalhar arduamente. De almoços de chicletes, passando por óculos quebrados à uma terrível hipnotizadora, definitivamente dá para perceber que os Baudelair nunca passaram por tanto sufoco. Sua estadia pela cidade de Paltryville será lembrada para sempre - como o pior lugar em que já pisaram.

Como em todos os outros livros, aparecem personagens bondosos mas que nada podem ajudá-los contra o pérfido Conde Olaf: Charles, o sócio de Senhor, que faz de tudo para agradar as crianças usando tudo o que tem a seu alcance, e Phil, o trabalhador otimista que mesmo em perigo de morte consegue ver um lado bom em tudo.

Mais uma vez as ilustrações do livro me encantaram, e a leitura ágil, rápida e cheia de ação me fizeram acabá-lo em poucas horas. O que diferencia Serraria Baixo-Astral de todos os livros da série até agora (além de sua indescritível tristeza), é a morte sangrenta de um dos personagens. Até o momento, apenas mortes limpas e pouco tenebrosas apareceram, mas sangue começou a jorrar. Nem imagino o que irá surgir nos próximos livros.
Matheus Caixeta 29/12/2010minha estante
Ótima resenha! :)

Luiza 10/04/2020minha estante
você resumiu perfeitamente o que senti ao ler o livro!

edisik 31/12/2023

Mais uma desconcertante aventura dos irmãos. Dessa vez um pouco mais obscura. Ansioso pelos próximos livros.

Suellen 06/02/2022

Os Baudelaire estão fugindo do conde Olaf e vão parar na serraria Baixo-Astral. Mas isso não significa que a vida deles irá melhorar. Muito pelo contrário. Eles são obrigados a trabalhar na serraria, até a pequena Sunny, e ganham um chiclete como almoço.
Mas o mais estranho é que ninguém se incomoda com a precariedade do serviço, ou a falta de pagamento. Mas há uma explicação para isso. Há uma hipnotizadora no lugar, que faz com que todos aceitem tudo sem reclamar.
O conde Olaf demora para aparecer nesse livro, tanto que você começa a achar que ele conseguiu se disfarçar bem desta vez.
Quando ele aparece, o estrago é grande. Klaus acaba sendo hipnotizado e causa um grave acidente.
Quando você pensa que a história vai se repetir mais uma vez (esperamos mais um tio(a) distante), mas não é o que acontece desta vez.
Mas nem por isso eles tem mais sorte do que antes.
Mas o que eu mais gosto nessa história é a maneira como os irmãos cuidam de si. Mesmo passando por tudo o que eles tem passado, eles continuam unidos e sempre com esperança que as coisas irão melhorar.

site: https://www.instagram.com/sula_fenix_

Guguzinn7657 06/03/2024

Perfeito
Eu quase não encontro palavras para descrever Desventuras em Série. Todos os livros terão essa resenha copiada e colada, pois tudo o que vou falar é dos livros eu geral. Eu sou muito fã dessa série. Tanto da adaptação da Netflix, quando dos livros em si. Eu amei desde o início a construção das personagens, diálogos, etc. Cada um dos irmãos Boudelaire tem uma agilidade própria, e isso é muito bem aproveitado no livro e mostra que, é muito importante eles estarem juntos para as coisas funcionarem. Mas também eles aprendem como se virar sozinhos. Durante toda a série, temos uma expectativa de que as coisas melhores, que eles possam finalmente ser felizes, mas isso não acontece. Lemony Snicket avisou desde o início que não havia um final feliz para os Boudelaire, e foi o que aconteceu. Esse livro mostra que, por mais que tentemos ser o melhor de nós mesmos, ser pessoas boas, ninguém é inteiramente bom o tempo todo. Os três irmãos tiveram que fazer coisas eticamente duvidosas para sobreviver aos ataques do conde Olaf, mas isso não os tornava ruins. Eu realmente AMEI a escrita, a história, o enredo, as personagens... de verdade: um dos meus livros preferidos da vida. Recomendo que todos leiam. Pelo menos assistam a série, não vão se arrepender.

@rccardopereira 08/12/2020

Me surpreendeu muito. Amei.
Achei mesmo que fosse achar esse livro menos bom que os outros por eu não ter curtido muito essa parte da serraria na série, mas nossa, eu amei muito. A dinâmica de tirar um dos irmãos do cenário e os outros dois precisarem salvá-lo me remeteu a Harry e Rony trabalhando sozinhos enquanto Hermione estava petrificada em A Câmara Secreta (e isso foi algo maravilhoso).
Gostei da inversão de papéis em que Violet teve de ser a leitora e Klaus o inventor, pra conseguirem descortinar e acabar com as armações do conde Olaf.
Sunny como sempre fofa e com os dentes mais poderosos. Capazes até de lutar esgrima. Ah e amei as referências a George Orwell.

xelaoloc 24/04/2022

Caro ser bípede tridimencional
Bem-vinde a mais uma resenha escrita por moi (mim em francês), espero que tenha apoveitado os deliciosos e merecidos feriados de abril, ou seja lá quando você por acaso lê a isto;

De qualquer maneira, lhe dou parabéns por ter chegado a esta altura da saga, onde nosso querido e aventureiro autor descreve uma situação totalmente nova em que os pobres órfãos foram parar.

Durante a leitura, poderá se sentir incomodado, a espreita de alguma desventura, mas não se preocupe!, eventualmente tudo fará sentido...

Com uma pitada de manipulação, intriga e situações de "algo-de-errado-não-está-certo"; a curiosidade (e a falta de coisa pra fazer) nos mantém de olhos abertos aguardando revelações.

Se, ao ler isto, você decidir continuar a saga de desgraças envolvendo três crianças, será por sua conta e risco -- mas nada o impede de deixar a história de lado e ler algo com menos coisas-ruins-acontecendo-com-pessoinhas a cada página que passa.

Honestamente transmitindo boa leitura via despedida da resenha,
?????? ????? ???? ???
Anatwo
greatlucaa 24/04/2022minha estante
mano, q resenha perfeita>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

xelaoloc 24/04/2022minha estante
hihihihi bgddd???

Cleber 25/04/2022minha estante
?????

Bruu 25/04/2022minha estante
Resenha perfeita como sempre né anatwo ??

xelaoloc 25/04/2022minha estante
falo a pft da ???

Kamy 17/12/2020

Até agr esse foi o livro mais difícil de suportar o que essas crianças sofrem.
Ao chegar na Serraria "Alto"-Astral as crianças encontram uma pessoa que só não é pior que o Conde Olaf, mas que é uma pessoa que não se importa com ninguém, horrível. E também encontram com um capataz horrendo.
Mas sempre tem um pouquinho de alegria e ao menos duas pessoas são legais com eles.
Que livro difícil viu.

Stefany* 05/05/2022

E fica pior, pobres Baudelaires!
Nesse volume os irmãos Baudelaire vão parar na Serraria Baixo- Astral o novo tutor nada tem de parentesco com os órfãos. Ele os trata como a seus empregados, que cá entre nós são mais como escravos, não recebem remuneração e o almoço é apenas um chiclete!
Por aí da para se ter uma ideia da falta de cuidados para com os irmãos, até mesmo a pequena Sunny é obrigada a trabalhar na fabrica e ela é só um bebê.

O começo do livro já não é nem um pouco auspicioso para os Baudelaire como nos outros livros. Aqui eles já começam no tormento e a situação só vai piorando no decorrer do livro. Você fica imaginando se essas coisas terríveis não são obras do conde Olaf e onde ele está que não apareceu ainda. Tudo indica que ele está ali, mas ninguém sabe ao certo.

Foi o mais angustiante até agora, e estamos só no quarto livro. Pobres Baudelaires!

@90semy 12/08/2021

4 livro.
Legal até, mas não achei ?deprimente? como muitos dizem. Achei a história bem demorada, e sem ?emoções?.
Eve 12/08/2021minha estante
Olá! Sabe, Desventuras não é deprimente, nem triste mesmo. Na verdade é cômico sem comédia... Não sei explicar kkk... Mas acho que esse é o charme. Serraria foi o que menos gostei de todos. Mas continue lendo e dê uma chance aos próximos, pelo menos eu gostei muito principalmente a partir de quando alguns mistérios principais finalmente começam a se quase desvendar. Digo quase porquê... Bom você vai entender kkk!

@90semy 12/08/2021minha estante
Oi amor, sim, eu sei, hsushsu. Eu já assisti a série, e realmente ela é bem fiel ao livro, e já cheguei a ler alguns uns tempos atrás, na escola. Muitas pessoas disseram (até mesmo o Lemony), que esse livro em específico, era um dos mais tristes até o momento (o que eu sinceramente não achei, foi um dos mais tediosos, parados e sem sal). Sou apaixonada nessa saga, ela tem meu coração! ?

Eve 14/08/2021minha estante
Que bom ??? Realmente Serraria é o mais sem graça de todos. Meus favoritos são O escorregador de gelo e A gruta gorgônea, eu gostei muito desses.

@90semy 15/08/2021minha estante
Eu sou apaixonada na sala dos répteis & do hospital!

Erick166 16/05/2023

Um livro muito bom, mas sinceramente que ódio do senhor caralh* a quatro ?, e achei incrível como colocaram a dra. Orwell e como ele teve um mistério e um ótimo desenvolvimento, um livro bem diferente da série porém incrível.

Mayara811 17/02/2023

O melhor que eu já li da coleção até agora. A cada livro os Baudelaires lidam com situação cada vez mais difíceis, e eles sempre precisam quebrar a cabeça pra conseguir uma solução.

Esse livro traz temas como trabalho infantil e a péssima condição em que muitos trabalhadores vivem, o que me fez pensar imediatamente que é um livro com ótimo repertório para algumas redações. Ou seja, livro foi muito bom e útil.
marina 17/02/2023minha estante
essa coleção tem meu coração ?

IgorX96 16/04/2021

Talvez seja mesmo o livro mais triste até então, aqui os órfãos são obrigados a trabalhar e sem receber salário ou sequer alimentação. Tudo isso enquanto tentam fugir do Conde Olaf.
Andressa 16/04/2021minha estante
Pesadíssimo

hluiza 16/04/2021minha estante
só piora

lets 09/02/2023

Pra ser bem sincera eu não lembro mais muito detalhes dessa história pra frente então vai ser uma experiência diferente!!
Adouard 09/02/2023minha estante
eu amo tanto esses livros

Evelyn301 09/02/2023minha estante
mds isso me lembra que tenho que voltar a ler essa série

juliarfs 20/08/2020

ai mds é muito sofrimento kkkkkkkk não aguento mais credooooo, vontade de matar o conde olaf que raiva
JP_Felix 16/11/2020minha estante
Conde parece até um santo perto do Senhor