Compre-me o Céu

Compre-me o Céu Xinran




Resenhas - Compre-Me O Céu


18 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Vinder 02/04/2024

Mais um livro excelente da Xinran (pra quem ainda não leu « as boas mulheres da China? »). Dessa vez, a escritora conta a história de alguns « chineses filhos únicos ». Por conta da política de planejamento familiar, hoje temos uma grande quantidade de filhos únicos na China, com características muito diferentes de outras gerações.
comentários(0)comente



Luiz.Garrido 11/02/2024

Histórias de chineses intercambistas
Ter acesso a relatos de vivências diferentes da sua pode ser intrigante. Para essa leitura, precisei deixar de lado alguns preconceitos e apenas prestar atenção no que a autora trouxe de interessante da vida de vários jovens filhos únicos chineses que saíram de sua terra natal para ter acesso ao ocidente. Dentre as histórias apresentadas, minha preferida foi a de "Cintilante", que traz a tona a história de jovens chineses gays que são obrigados a recorrer à namoradas falsas para agradar suas respectivas famílias. O que mais me chocou foi a forma como os privilégios foram aparecendo no decorrer do livro, mesmo que por vezes escondidos nas entrelinhas. É perceptível como a corrupção estatal e desigualdade social causam distorções irritantes, como filhos herdeiros de grandes fortunas que tentam parecer rebeldes enquanto outros menos afortunados desejam apenas evitar que suas famílias não sintam fome. Infelizmente, casos como esses também são comuns no Brasil.
comentários(0)comente



Cleitao 25/01/2024

Mais um Ótimo Livro da Xinran
Para quem gosta dos livros da Xinran. Para quem quer conhecer mais sobre as histórias das mulheres chinesas do interior e das grandes cidades leiam este livro. Leiam Xinran. Nesse livro ela conta sobre algumas histórias de filhos únicos fruto da política de natalidade do Partido Comunista Chinês para frear o.crescimento populacional. Filhos que ela conheceu e ajudou os a viver no exterior para onde eles foram mandados para estudarem . Quem leu As Boas Mulheres da China . Vão adorar esse. Eu adorei. Todos os livros da Xinran. São muito bons. Leiam. Vão gostar .
comentários(0)comente



Fer Kaczynski 21/11/2023

Mais um livro maravilhoso desta que é das melhores autoras que conheço, a Xinran.
Neste livro, ela relata histórias de alguns dos filhos únicos chineses que ajudou em suas formações, em cada uma sentimos uma empatia muito grande, a forma como a autora escreve é magnífica.
Recomendo todos os seus livros!
comentários(0)comente



gilmorebru 23/06/2023

Ótima leitura!
Estou obcecada por tudo que Xinran escreveu, parece que essa mulher tem uma forma tão suave de descrever as coisas, que mesmo temas pesados tem trechos frescos e poéticos. Mas uma vez me vi chorando com as histórias narradas por Xinran.
comentários(0)comente



Anny Campos 29/12/2022

A história dos filhos unicos através de varios casos
A Xinran é ótima em escrever, não nego, mas ao mesmo tempo, a forma dela escrever, me é estranha, muitos rodeios para chegar em um ponto, mas pelo pouco de chineses que li, é uma normal cultural?
Os casos foram bem escolhidos e cada um é um choque ao leitor, me fez ter outra visão sobre a China e a sociedade atual.
comentários(0)comente



Giulia29 25/06/2022

Compre-me o Céu
"não temos irmãos com quem conversar nem com quem partilhar nossos pais, ou com quem dividir o espaço familiar. Precisamos trabalhar nossos sentimentos e juízos relativos a nossos pais e chegar a um entendimento totalmente sozinhos."
comentários(0)comente



Karen 29/03/2022

Um livro, inúmeros aprendizados
Xinran me encantou com sua escrita, com toda certeza é uma das melhores contadoras de histórias do mundo. A China me parece outra depois da leitura desse livro.

Aprendi tanto sobre a política do filho único, sobre os inúmeros conceitos/modelos de família e suas implicações no social.

Eu, como filha, me senti tocada em cada história de filho único narrada. Mesmo não possuindo esse modelo familiar, cada relato me fez questionar sobre algumas verdades sobre caráter e ideais de família e de sociedade que tenho/tinha.

Recomendo demais a leitura.
comentários(0)comente



Joaoitalo18 20/11/2021

Um outro mundo?
Um livro que expande nossa visão de mundo, ensina bastante da cultura de filho único da China e sobre vários aspectos das novas gerações chinesas, fiquei muito curioso para conhecer mais sobre ?Jornada ao oeste? & ?O Dizigui?!

Super recomendo, após esse já vou começar a ler ? As boas mulheres da China ?? ?, da mesma autora.
comentários(0)comente



Taisa 07/10/2021

Xinran é minha nova Svetlana
Eu li um livro da Svetlana após o outro.
Agora é Xinran sempre na fila das leituras.
Muito sensível, ela nos mostra a transformação da China nas últimas décadas e, de alguma forma, como isso reverbera nas transformações pelas quais o mundo todo, globalizado, vem passando.
comentários(0)comente



Rebecca.Valenca 16/08/2021

Filhos únicos.
A Autora nos surpreende com várias histórias de filhos únicos nascidos a partir de 1979. São eles provenientes das mais distintas origens Geográficas e situação econômica, política e social. Uma verdadeira aula sobre a sociedade chinesa e sua peculiar forma de agir e pensar.
comentários(0)comente



Helaine 05/04/2021

A China pelos olhos e ouvidos de uma chinesa
Xinran relata as vivências, os medos e anseios de uma série de chineses que vieram das primeiras gerações da política de filho único. A autora nos leva a um mergulho na vida cotidiana de diferentes classes sociais chinesas e mostra a dualidade de um país que por um lado é tão rico em cultura e tradições milenares e ao mesmo tempo possui tantas rupturas sociais e morais na atualidade. Não é uma leitura muito complexa, mas aviso que alguns trechos são realmente doloridos e/ou revoltantes de ler. Foi um livro que me deixou bastante pensativa após o fim de cada capítulo. Recomendo.
comentários(0)comente



Carol2248 17/09/2020

Estava buscando livros sobre a vida dos chineses e encontrei uma escritora que explicasse de forma simple, mas muito aprofundado, Xinran. As vezes parece que tudo é muito diferente do que aqui, mas ao ler o livro descobri várias semelhanças, coisas iguais pelo que passamos ou podemos passar. Foi o segundo livro que li da autora, espero ler mais.
comentários(0)comente



Matheus.Andrade 07/07/2020

Radicada em Londres por não conseguir publicar um livro em 1997, a jornalista Xinran parte de um anseio por entender a geração de seu filho e faz uma extensa pesquisa sobre os filhos únicos na China. O livro imerge nos costumes cotidianos da China, nas políticas públicas e nos sentimentos dos pais que superprotegem os únicos herdeiros. E, assim, faz um panorama do quanto a política de controle de natalidade pode causar efeitos colaterais na vida das famílias chinesas.
Ela recolhe o depoimento de 12 filhos únicos que toparam com ela em algum momento e, depois de uma longa troca de confissões pessoais, pergunta o que acham do caso de um filho chinês, de família rica, que matou a mãe e ainda atropelou outra moça porque não recebeu o dinheiro que pediu.
Apesar de ser uma obra jornalística, falta análise aprofundada e global de alguns problemas que a autora julga serem só da China, além do claro discurso meritocrático que ela defende. A autora atribui muitos dos problemas chineses mais à cultura ou a um esvaziamento moral, usando como modelo positivo a vida no Ocidente. Na verdade, quase todos os fenômenos que Xinran descreveu com tanta habilidade no livro são típicos de uma sociedade do capital, e se tornam ainda mais acentuados num período confuso de crescimento desenfreado como é o da China. Ou seja, não importa se é do ocidente ou do oriente, os problemas civilizatórios não são meramente locais, e sim fruto de componentes do sistema capitalista que se manifestam, a seu modo, no país em questão.
Ainda assim, é um mergulho muito raro de se encontrar, não só na vida urbana da China, mas também nas vivências silenciadas que se instalam na enormidade rural desse país que tem quase a metade da população mundial.
O livro é tão abrangente e intrigante que ainda fornece alguns detalhes esparsos sobre a Revolução Cultural que ocorreu pouco antes da política do filho único.
Mal posso esperar pra ler outros livros da autora e conhecer um tiquinho mais sobre a China.
comentários(0)comente



Priscila.Carron 23/01/2020

Compre-me o céu
Lembro de ter lido um outro livro de Xinran: mensagen de uma mãe chinesa desconhecida e me recordo que o livro era mais interessante e uma leitura mais prazerosa. Gostei do livro, mas sabe aquele livro que você não vê a hora de acabar? Para poder ler outro? Não é uma leitura que me cativou tanto. De qualquer forma, acho uma leitura válida pois nos possibilita conhecermos a cultura chinesa, tão desconhecida por nós, ocidentais e as consequências da política do filho único para a China.
comentários(0)comente



18 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2