Aqui

Richard McGuire

Resenhas - Aqui

1 | 2 | 3 | 4

Lara 01/01/2018

Quadrinho genial, criativo e super diferente de tudo que eu já li.A leitura não é linear.Você tem que estar preparado para experimentar algo novo.
Primeiro quadrinho lido em 2018!Narrativa gráfica (quase sem balões) que nos faz refletir sobre o tempo através de várias cenas que acontecem num mesmo lugar através dos anos.Gostei muito da leitura.Depois ficamos pensativos sobre acontecimentos marcantes que aconteceram ao longo das nossas vidas.

Bel 24/01/2018

O mistério do passado.
Uma vez, durante uma viagem, eu estava sozinha em uma igreja construída em 1756 e inadvertidamente um órgão começou a tocar.
Aquilo despertou em mim uma epifania. O que será que já aconteceu naquele lugar? Vieram imagens. Casamentos. Ritos. Violências. Assassinados?
É uma experiência muito singular estar em um local com centenas de anos de história, mas o que não percebemos é que todos os locais tem essa história.
Em Aqui Richard McGuire mostra a história de um espaço de uma forma não-linear. Durante dezenas, centenas, milhares, milhões de anos. Flashes de acontecimentos banais e às vezes não tão banais assim vão construindo a história daquele lugar.
Aqui é genial. Uma obra de arte genial.
Não posso evitar pensar que há cem anos o prédio em que moro não existiria e eu estaria dividindo espaço com alguns tucanos em pleno vôo.

Clau Melo 01/06/2023

Interessante
Literatura americana, 2017. HQ

Aqui conta a história de um canto de uma casa, e o que aconteceu ali durante centenas de milhares de anos. Aguardada há quase três décadas, Trata-se da versão final de uma ideia que McGuire publicou numa revista independente nos anos 1980. Dramático, cômico e amplamente inovador, é o testemunho não apenas de um grande artista no auge de sua forma, mas também das possibilidades infinitas da linguagem dos quadrinhos. Ao extrapolar regras e inverter convenções, McGuire criou uma obra única, que não poderia ser contada de outra forma, um trabalho pioneiro que vai marcar para sempre o cenário das HQs.

Beatrice37 30/05/2023

Ainda não consegui processar
Sinceramente, não sei dizer o que acho desta leitura. Li o quadrinho em uma tacada só - afinal, não há muitas falas e a história flui - entretanto, não sei se consegui processar a obra que acabei, não sei se a absorvi bem, ou se entendi o que estava acontecendo.
Acredito que é o tipo de HQ que valha a pena realizar inúmeras leituras, e cada vez, se extrai algo de novo dela.

?Aqui? conta a história de uma casa. Não de pessoas que moraram nela, por assim dizer, mas de uma casa (e antes desta ser construída naquele local. E também centenas ou milhares de anos depois que essa casa se foi desse mundo. Com uma ?narrativa? não-linear e pouquíssimos diálogos, vamos a fluidez do tempo e repartição dos momentos históricos em uma só página, como se eles estivessem acontecendo simultaneamente. É interessante, é bonito. Mas eu não sei se entendi

day 26/04/2023

MUITO interessante que tudo se passa no mesmo lugar, em tantas épocas e é muito legal ver como o cômodo em si começou, são poucas falas na real mas da pra entender o que quer dizer, adoreii

Cris 27/02/2018

O livro literalmente desenha a passagem do tempo num espaço único, estruturada em pessoas que podem ou não habitar aquele espaço, mas que objetivamente fala sobre o reflexo de nossas ações dentro de um círculo vicioso que é a própria vida. Mais do que narrar fatos, AQUI questiona o significado de ser e estar no tempo e no espaço físico. É belo e reflexivo.

Bruna 07/08/2021

O livro é muito legal, desenhos são bonitos e é interessante pensar em como um pedaço de terra tem tanta história. Vale a leitura.

Thiago Tiengo 24/01/2023

Que histórias guardam uma sala de estar?
Para fazer esse quadrinho, Richard McGuire se apropria de um lugar, a sala de uma casa, o lugar de contar histórias, e através dela consegue contar não uma, mas dezenas de histórias. Amor, amizade, família, felicidade, solidão, morte, doença, etc. McGuire consegue falar de tudo sem muitas vezes nem precisar de balão, afinal nessa HQ o texto é só um complemento, o que realmente guia a história é a arte. E meu Deus, como ele consegue desenhar com tamanha maestria, ao mesmo tempo que conta diferentes eras, pessoas e culturas sem se perder em nenhum quadro, faz parecer ser fácil.
Quem nunca se perguntou: o que será que aconteceu aqui a tantos anos atrás? Quem viveu aqui? Qual será a história desse lugar? Até mesmo: será que alguém já morreu e foi enterrado aqui? Todas essas perguntas Richard McGuire também se fez, e decidiu contar para nós. Quadrinho excepcional, que me surpreendeu em todos os quesitos, me trouxe sentimentos que nem consigo me expressar.

Xulio Mackfly 18/09/2020

Só aqui!!
Basicamente a história de muitos anos no futuro, passado e presente de um só lugar, um só ângulo é só aquilo é só aqui.

1 | 2 | 3 | 4