O progresso do amor

O progresso do amor Alice Munro




Resenhas - O Progresso do Amor


2 encontrados | exibindo 1 a 2


Islane 19/08/2023

Contos profundos em forma e conteúdo
É o primeiro livro da autora que leio, e o brilhantismo da Alice munroe está em cada página de cada conto. São 11 contos em que a temática do amor está contida implicitamente nas relações entre os personagens. O amor conjugal, de amigos, irmãos etc é retratado em histórias do cotidiano, o que torna ainda mais fácil a identificação dos leitores com os personagens. Com uma escrita simples, e extremamente profunda em forma e conteúdo, os contos são excelentes.
comentários(0)comente



Higor 16/07/2017

Sobre o velho e conhecido amor, em novos prismas
Sem mais livros inéditos, anunciado pela própria autora, cabe ao leitor se aventurar com as histórias já publicadas, e esperar, quem sabe, alguma editora traduzir os livros restantes. ‘o progresso do amor’, para leitores desavisados, é um livro bem antigo de Munro, de 1986, mas com enredos atuais.

Como sempre, Munro vai além de uma simples história aparentemente batida, logo, a coletânea, em que o amor é o foco, não é contada de maneira convencional. O amor de Munro pode ser uma amizade permeada por inveja, ou a hesitação dos pais com relação à educação dos filhos; pode ser ainda o silêncio de um cônjuge diante da dor.


Não importa, pois como sempre, Munro mostra que toda pessoa, por mais rotineira que possa ser sua vida, tem uma boa história a contar. As que se destacam nesta coletânea são, principalmente, ‘Miles City, Montana’, onde mostra a agonizante reflexão sobre ser pai, ter filhos, e educá-los para serem cidadãos exemplares. ‘A lua sobre a pista de patinação da Rua Orange’, com o amadurecimento de dois irmãos em uma cidade grande, diferente na natal, tem um final, no mínimo, desconcertante.

Contos como ‘Liquens’ ‘Monsier lês deux chapeaux’, embora consistentes e bem trabalhados, não chegam a brilhar os olhos do leitor, mas, por se tratar de gosto, podem facilmente ser o favorito de muitas pessoas.

Bom, após seis livros lidos da autora, e consequentemente resenhados, basta ao leitor dar uma chance a Alice Munro, caso não a conheça. O mérito de ter sido laureada com o prêmio máximo da literatura, tendo publicado apenas contos, algo inédito, não é por acaso.

Este livro faz parte do projeto 'Lendo Nobel'. Mais em:

site: leiturasedesafios.blogspot.com
comentários(0)comente



2 encontrados | exibindo 1 a 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR