Trilogia do adeus

Trilogia do adeus João Anzanello Carrascoza

Resenhas - Box - Trilogia Do Adeus

Sofia 09/01/2022

Há quem, diante de uma paisagem grandiosa, prefira capturá-la mais no monitor do que na alma;
O verdadeiro sentido do amor na relação entre pai e filhos. Foi isso que eu senti ao ler os três livros do Carrascoza: Caderno de um Ausente, Menina escrevendo com o pai e A pele da terra. No primeiro livro, temos o pai João escrevendo para sua filha recém nascida Beatriz. João acredita que não vai viver muito tempo para aproveitar todos os momentos com a filha, então deixa para ela uma carta, falando sobre o mundo, sobre as relações humanas, sobre a vida. No segundo livro, temos a Bia contando sobre seu ponto de vista, após ler a carta, sua relação com o pai e tudo que eles vivenciaram juntos. E no último livro, temos o Mateus, filho mais velho do João e meio irmão da Bia, contando sobre uma aventura ao lado do seu filho.

Essa trilogia foi uma grande surpresa para mim, pois eu não esperava tamanha poesia e delicadeza nas palavras. A literatura do Carrascoza nos abraça e nos envolve. Nos emociona e nos castiga, ao mesmo tempo. Esses livros foram um abraço no meu coração e sinto que aprendi com cada um desses personagens. Uma sensibilidade sem tamanho.

marcioenrique 27/04/2017

os livros seguintes ao caderno de um ausente (incrível) são decepcionantes...

KaioPi 22/02/2023

Iniciei esse ano com um projeto de ler (pelo menos) 1 livro nacional por mês, e Trilogia do Adeus caiu como uma luva. Não ache que só pelo tamanho a leitura vai ser rápida, a dica que que dou é ler devagar, até por que a escrita tem uma pegada bem poética. Enfim, leitura super necessária.

Isis243 22/02/2024

Quantos são os nossos: adeus?
Novamente o que me
Prejudicou foi a expectativa? ah precipitada e injusta desta tal ?expectativa?.

São três pequenos romances escritos com poesia, ainda que sendo uma prosa.

Dos três livros o meu preferido foi o segundo. Aquele narrado pela personagem Bia. Várias foram as páginas que me levaram as lágrimas.

O primeiro foi surpreendente pelo
Final. O terceiro não me
Conquistou.

Os três tratam de situações cotidianas, experiência já vivenciadas por um olhar sensível sobre a saudade, as despedidas e a morte. A separação de quem amamos é como dizer esse fatídico ADEUS.

A trilogia é sensibilidade pura.

Recomendo, boa leitura
e divulgar-se ;)

romulorocha 22/07/2021

Trilogia do adeus, de João Carrascoza - Nota 10/10
João Anzanello Carrascoza nasceu em Cravinhos (SP). É autor dos livros O volume do silêncio, Aquela água toda, Aos 7 e aos 40, Diário das coincidências, entre outros. Suas histórias foram traduzidas para diversos idiomas. Recebeu os prêmios Jabuti, APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte), Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, Fundação Biblioteca Nacional e os internacionais Guimarães Rosa (Radio France) e White Ravens (International Youth Library Munich).

Em trilogia do adeus, somos apresentados a João, uma pessoa sensível e amorosa, que torna-se pai novamente depois dos 60 anos. Rodeado de medos e preocupações pela sua avançada idade, ele decide escrever uma carta à sua filha, Bia, registrando o mais íntimo de suas emoções. Neste enredo de prosa e poesia, ouvimos as emoções e Impressões de Bia e Matheus também, seu primogênito. O que há de comum nos três relatos? Muito amor, generosidade e o valor das pequenas coisas.

O livro é divido em três volumes, ambos narrados em primeira pessoa. O primeiro, narrado por João. O segundo, por Bia. O último por Matheus. Esse é um livro para ler devagar. Sentir devagar. E apreciar a beleza das palavras, quando se encaixam perfeitamente com o que sentimos.

Eu já havia lido o primeiro volume da trilogia antes, caderno de um ausente. Ler a trilogia completa torna a experiência melhor ainda. Recomendo esse livro sem medo a qualquer pessoa. Gosto muito do autor e da forma como ele brinca com as palavras, encaixando-as perfeitamente em sentimentos. Para mim, João Carrascoza é um dos autores brasileiros da atualidade que mais tenho prazer em ler.

#resenhasdoromulo
#teilogiadoadeus

renanlp 03/05/2021

Um respiro em meio ao caos
As palavras de Carrascoza, em cada um dos três livros que compõe a obra (Caderno de um Ausente, Menina Escrevendo com Pai e A Pele da Terra), são de uma sensibilidade marcante. De leitura leve, porém profunda, a poética na escrita do autor faz o texto fluir de forma com que, ao nos darmos conta, estamos imersos em sentimentos em sua mais pura essência.

Daqueles livros que a vontade é a de sublinhar vários e vários trechos.

Mariana 27/02/2021

No início da quarentena fiz uns stories enfatizando essas leituras, recomendadas especialmente para driblar o peso da realidade em que nos encontramos. Trata-se de uma ode ao amor, às relações familiares, ao ser humano em toda sua complexidade. É a linguagem em sua forma mais plena e bela.
Parece mórbido ou estranho que um pai, ao assistir ao nascimento da filha, pense na finitude da vida. Em "Caderno de um ausente", porém, João não somente o faz, como resolve escrever sobre as coisas que aprendeu e gostaria de lhe ensinar, antecipando a própria ausência. Conforme apresenta o mundo a Bia, ele foca no menos palpável, metaforizando lembranças, dores, o parentesco e até a fala. Assim, nos conduz a um final de tirar o fôlego, narrado, como tudo o mais, com muita delicadeza.
"Menina escrevendo com o pai" é a resposta. Descobrimos o impacto desse acontecimento ao passo que a nova geração assume a narrativa, relembrando momentos com o pai e fazendo referências ao caderno que, agora, já conhece. Apesar de ser meu "menos-favorito" dentre os livros, gostei de conhecer o processo de crescimento dessa personagem.
Por fim, "A pele da terra" retoma a dedicatória de pai para filho dando voz ao primogênito de João e meio-irmão de Bia, Mateus. Ao longo do trajeto - uma trilha rumo a Rabanal que faz junto ao novo João da família, com quem convive menos do que gostaria - ele reflete sobre essa relação. Também fala do cultivo de sentimentos como o amor e explora o duplo sentido das pegadas deixadas na terra - a marca do caminho que percorremos. Vejo algumas pessoas se referirem a este com menos apreço pois que foge do núcleo principal. Para mim, porém, o efeito foi reverso: ao último coube o título de meu favorito na trilogia!
Sei que muita gente aqui já conhece e ama esses livros tanto quanto eu. Para que mais ninguém fique de fora é que faço essa publicação. Depois vocês podem me agradecer 😅

site: instagram.com/eu.melivro

Deia 04/08/2022

Não sei o que dizer
Confesso que fui pega de surpresa pelo estilo da escrita, gostei e achei bem poético. Apesar de gostar do enredo e da ideia, achei o terceiro livro sem graça e talvez desnecessário.

Junior Rodrigues 15/08/2022

"O amor aumenta e se torna, como certas dores, maior do que suportamos."
Nesse primeiro volume dessa trilogia do Adeus, Carrascoza nos brinda com um relato de um amor puro e cristalino, repleto de nuances que vão se moldar durante a convivência entre pai e filha, mas que também é uma ode ao amor que transborda em palavras para a mãe de sua filha que é uma parte essencial dessa jornada e que ganha homenagens cheia de carinhos aqui nesse volume.
Uma singela retrospectiva de um pai contando como foi o tempo antes e o inicio da vida da filha para que ela saiba anos depois, a trajetória, os sentimentos, as pessoas e as histórias que precederam sua vinda ao mundo.
É uma bela homenagem a que João faz para Juliana e que no segundo livro, Beatriz (Bia) traz em sua essência e em suas palavras para o pai e também para a mãe. O impacto de tudo o que acontece em sua jornada é relatado de maneira nua, crua e bela, singela como o vento que toca em seu rosto ainda pequena.
De João para Beatriz e Juliana, de Beatriz para o Pai e para a mãe...e para finalizar de Mateus para João (neto).
Achei interessante a finalização dessa trilogia ao trazer uma simbólica caminhada entre pai e filho como uma metáfora da vida que passa e que assim como uma caminhada. o foco é sempre em um passo de cada vez e aqui acompanhamos a jornada desses dois personagens em um encontro que traz muitas lembranças e um belo desfecho.
Recomendo!

Leticia 25/01/2024

Outro livro lindo do Carrascoza
Livro lindo. O primeiro volume parece uma poesia, um pai de meia idade escrevendo um livro com lembranças para a filha que acaba de nascer.
No segundo volume a filha, ja mais velha contando as memorias da vida com seu pai idoso.
E no ultimo volume o filho do primeiro casamento contando da sua vida para o seu filho, relembrando a relação com seu proprio pai.
O ritmo do primeiro livro é mais impactante, fluido, poetico mas os outros sao bonitos e valem a leitura