Ringer

Ringer Lauren Oliver

Resenhas - Ringer

Lauraa Machado 28/02/2018

Tenso e emocionante!
Eu não consigo imaginar ninguém no mundo que poderia ter criado e escrito os livros dessa duologia além da Lauren Oliver. Durante muitos momentos desse livro, me lembrei da trilogia Delírio, da mesma autora, e de como ela conseguiu descrever as cenas de ação maravilhosamente bem. E também me lembrei de como tinha ficado impressionada com seu jeito de escrever as cenas mais românticas. Ringer, como seu anterior Replica, prova mais uma vez que a Lauren Oliver é a autora perfeita para eles.

Esse livro tem mais ação que o primeiro, mais tensão também. Replica tinha tensão, mas nesse é algo mais direto, mais presente do que uma ameaça desconhecida. Aconselho a ler a parte da Gemma antes da Lyra, como eu fiz, porque ela é mais tensa ainda e saber os poucos detalhes que tem em comum com a da Lyra antes pode tirar boa parte da graça. A própria história da Lyra, aliás, tem um ritmo mais lento, e o que eu mais gostei nela foi mesmo ver outros detalhes do mundo lá fora e de como pessoas que não têm nada a ver com o enredo estão encarando toda a questão do Instituto Haven.

O ponto alto, na verdade, da parte da Lyra é o jeito que ela vê o mundo, principalmente em relação ao romance com o Caelum. A autora usa metáforas, o que talvez em outros livros me incomodariam, mas que funcionaram sempre aqui! Gosto muito de como a Lyra vê o mundo, das coisas que percebe, do que questiona, do que admira. Tem muito disso também na história da Gemma, mas o ponto alto lá é outra coisa. Na da Gemma, tem mais tensão e ação, mas ainda tem questionamentos parecidos.

Quando digo que a autora é perfeita para esses livros, quero dizer que não consigo imaginar ninguém questionando o que significa ser humano como ela fez. A escrita dela consegue ser delicada, mas forte e profunda ao mesmo tempo, e as metáforas ajudam bem nisso. Muitas vezes me senti tão perdida ou tão emocionada quanto os personagens e não consigo pensar em uma única vez em que esse livro deixou a desejar nessas coisas. E é bem interessante também ver como ela conseguiu deixar as duas partes extremamente paralelas, sem se perder ou fazer qualquer cena ser mais forçada.

Minha única crítica é que eu queria um final maior, queria ver mais de como a vida ficou depois. Só um epílogo já estaria ótimo! Mas não tem como negar que eu vou levar essa história para sempre entre minhas favoritas e adoradas.

Se você leu Replica e gostou, vai amar esse livro. Se ainda não leu, precisa ler, porque a duologia é tão interessante, instigante e emocionante quanto parece. E demorou para alguma editora no Brasil publicar essa ideia brilhante e maravilhosamente executada!