Winter

Winter's Heart Robert Jordan

Resenhas - Winter's Heart

Jussara 18/02/2022

O começo desse livro é um pouco cansativo, mas com certeza ele pega um ótimo estimo lá pelos 30%, e de todos os livros do slog esse foi o melhor, tem um ótimo final que te deixa empoçada para já começar a ler a sequência.
Pedro 23/01/2024minha estante
O que é slog?

Lucas1429 15/06/2020

Cada vez mais emocionante
Apesar de fazer parte dos livros que o fandom em geral considera arrastado, eu não ando achando esses livros tão complicados de ler. Eu gosto muito dos momentos onde a história parece parar um pouco, quase como de estivéssemos dando uma longa respirada até tudo começar de vez a acontecer. E era fato desde o começo que essa era uma história pra ser lida com paciência e carinho, até porque são quatorze livros.
Tenho algumas ressalvas, como alguns personagens que eram preferidos meus no começo e agora não estou gostando nem um pouco - Perrin, estou olhando pra você - mas fora isso a trama vai se desenvolvendo aos poucos e tem um dos finais mais maravilhosos e explosivos de toda a série. Eu achei que iria demorar pra me impressionar de novo com um final depois dos poços de Dummai, ou até depois do Rand perdendo as estribeiras contra o exército Seanchan, mas esse desfecho me deixou realmente sem fôlego.
MariPhoenix 12/04/2021minha estante
Eu achei o sétimo e oitavo bem paradoes, mas esse nono, caramba, foi incrível!

julia 03/09/2022

Winter's Heart foi um sacooooo. Acho que talvez 2 ou 3 coisas importantes aconteceram aqui e foi isso. Eu gostei muito de Mat estar de volta, no entanto!

Math 16/01/2023

Está limpo, está limpo!!!!!
Me arrepiei e me emocionei com esse final!
Eu amei Os personagens nesse livro, principalmente o Rand e o Mat, que no final do livro viu na sua cara a profecia do 4° livro sendo cumprida, a filha das nove luas, sua esposa
Não sei muito oq fala além de que eu amei esse livro, e o final só fez tudo ficar melhor

Joao.Victor 08/01/2023

Lento, mas com um final sensacional !
Winter's Heart começa com um dos prólogos mais interessantes da saga mostrando o aprofundamento da relação da Elayne e Aviendha (que é uma das poucas relações na série e não se resumem a disputa de poder ou briguinhas), mostra um aspecto que é pouco explorado nos livros mas muito interessante que é o avanço da tecnologia nesse mundo, e também continua diversas tramas paralelas que foram abertas no 8 livro.
Esse aqui também é um volume bastante lento e devagar, pois os arcos são continuações de Caminho das Adagas mas não são finalizados nenhum, a não ser o arco do Rand. O ponto alto desse volume aqui com certeza é o final que é simplesmente ÉPICO pra caralh0 e muito frenético, um dos melhores finais da roda do tempo e um dos desfechos mais incríveis que já li.

Falando sobre personagens o livro começa com o Perrin que está complemente focado e nada mais importa a não ser sua amada. Arco chato que mal anda e não tem nada de interessante.

Elayne é a que tem mais destaque em Winter's Heart e novamente digo que é uma personagem sem carisma e que não me desperta nenhum sentimento. Você lê páginas e páginas e parece que todo o plot da Elayne é o dia a dia dela em Andor tentando resolver os problemas relacionados ao trono, mas sem nada que te instigue a ler ou se importar.

Nynaeve finalmente me conquistou nesse volume, ver o quanto ela se importa com o Rand e o quanto ela quer ajudar ele na jornada do dragão é muito bom. Nyna pra mim sempre foi uma personagem difícil de tragar, porém depois de um tempo (bem longo) você compreende que ela só quer o bem dos seus amigos de quem ela sempre cuidou.

Mat finalmente está de volta nesse volume, porém ainda continua em Ebou Dar o que deixa a parte dele um pouco repetitiva e sem muito progresso. Mas mesmo assim ele é um personagem com diálogos muito divertidos de acompanhar, e finalmente uma pessoa a muito tempo aguardada aparece nesse livro aqui.

Rand é o melhor personagem da série e se não fosse por ele esses livros pra mim seriam muito mais difíceis de conseguir acompanhar e gostar. O personagem se afunda mais dentro de si mesmo, e o peso do mundo nas suas costas, e a loucura de saidin, estão cada vez mais deixando o personagem mais fechado, frio e apático. Ver aquele menino inocente do primeiro volume virar uma pessoa tão traumatizada e com um peso tão grande nas costas que a sua resposta pra tudo é continuar como se nada tivesse acontecido, me faz ficar triste pelo Rand. Seus arcos continuam interessantes e sempre dão um gás no ritmo desses livros mais lentos.

pipocareads 26/09/2023

Uma luz no fim do slog?
Já é senso comum entre os fãs de WOT que os livros 7 a 10 são parte de um slog difícil de superar. Mas por que esse livro foi tão satisfatório pra mim?
Bom, em parte isso se deve ao fato de que não sou fã de grandes cenas de ação (eu durmo nos finais de filme da marvel que tem muita luz e lutas) e sou bem mais atraída por solução de mistérios, pistas em diálogos e construção de mitologia. E esse livro tem tudo isso!
A única coisa que me desagrada nessa série toda, não só nesse livro, é a falta de ritmo, de escalada do plot. São várias e várias páginas de antecipação pras coisas serem resolvidas rápido demais e acontecerem todas de uma vez. Creio que seja um problema da escrita do Robertinho mesmo.
No mais, fiquei feliz de ver respostas pra perguntas há muito deixadas no ar (hello, Daughter of the Nine Moons) e de ver uma sequência de capítulos emocionantes e de tirar o fôlego de Mat, seguido por um último capítulo que poderia servir de um episódio de série sem nenhuma adptação e com aquele gostinho de: $%&#@, COMO ESSA HISTÓRIA É ÉPICA!!

Joao.Sedai 26/07/2022

Final Épico
Winter?s Heart foi o Nono livro da roda do tempo. É um livro que tem um dos finais mais épicos da saga, porém tem um ritmo muito estranho, os personagens aparecem em um lugar, depois somem durante muito tempo e quando aparecem estão em outro. É um dos que eu menos gostei, mesmo tendo um final alucinante

Emerson 25/09/2016

Espetacular
"Night fell. On the hilltop, the wind blew dust across the fragments of what had once been a ter?angreal. Below lay the tomb of Shadar Logoth, open to give the world hope. And on distant Tremalking, the word began to spread that the Time of Illusions was at an end."

Eu colocaria esse livro como um dos três melhores da série até o momento, sem sombras de dúvidas.
Mesmo com o começo bem lento, com capítulos de Perrin e Faile, o livro tem um ritmo bem agradável, melhor ainda quando Mat volta a trama após um livro sem aparecer. Seus capítulos são bem humorados e quebram um pouco do gelo da tensão da trama.
Temos algumas surpresas ao decorrer dos capítulos, principalmente nos capítulos que envolve o trio parada dura: Min, Elayne e Aviendha. (pra quem leu sabe do que estou falando).

E isso sem contar os capítulos do Rand que sempre são fodaa demais.

Sem mais delongas...

QUE FINAL!
QUE FINAL ESPETACULAR!!!

Roger.Rayner 25/04/2023

Lento... mas um lento bom!
Esse livro começou de forma muito morna, até demorei bastante para empolgar com a leitura. Mas a partir dos 30/40% deu uma guinada na história e eu voltei a empolgar com os personagens (exceto Perrym que nesse livro o arco foi bem sofrível).
Vamos pro décimo livro então né! Kkkkkkkkkkkkkkk

Kissia 20/05/2020

Um dos melhores da série... Procurando o famoso slog e nao achei

Dani 23/09/2020

Para minha surpresa, gostei muito de Winter´s Heart. Baseado no último volume, eu esperava muita enrolação e pouco desenvolvimento do enredo, mas bastante coisa interessante aconteceu. Acho que a forma em que li também ajudou bastante, pois li sem pressa, parando sempre que iniciava um POV menos interessante e pegando outras leituras para depois retornar. Acho que o grande problema desse "slog" é que além do desenvolvimento mais lento da história, são muitos os POV secundários em que você leva até o final do capítulo para entender quem é, o que está acontecendo e como ele se conecta com a história ( pelo menos foi minha experiência). As partes de Elayne, Rand e Min foram as melhores. Matt foi OK ( não entendo o amor do fandom por ele) e Perrin continua tedioso.

Rafael 01/10/2022

Injustiçado
O que faz uma história mudar de marcha? O desenvolvimento de personagens e set-ups para o futuro precisa se tornar um vale na montanha de uma na narrativa?
Coração Invernal, em tradução livre, pois ainda não há versão no Brasil, o nono (nossa, nem parece que foram tantos assim) livro da Roda do Tempo, faz parte do conhecido slog pelos fãs da série, onde o autor parece dar uma parada brusca no movimento até então frenético da história.
O segundo volume do tenebroso slog, tem visivelmente duas partes. A primeira é arrastada, com uma grande dificuldade para pegar no tranco. A segunda é muito mais ágil e fácil de ler, trazendo peso aos personagens e a trama, fazendo Jordan encontrar novos momentos de ápice em sua escrita, não vistos desde Senhor do Caos, seu sexto livro.
Apesar de serem diferentes, ambas as partes funcionam basicamente com a mesma estrutura. Setups para o futuro, em novos livros. Há muito desenvolvimento em Coração do Inverno, mas nada de muito conclusivo, como o fechamento de um grande arco. O que temos, no entanto, é um final arrebatador, mas ainda extremamente previsível. Não que haja algo de errado nessa previsibilidade. É bom quando o plano dá certo, e é justamente isso que causa a implosão de tudo que nos foi apresentado até então, que joga expectativas enormes para os que virá em seguida.
Ainda assim, o peso da apatia das primeiras 200 páginas é grande demais para não ser perceptível. Os setups e desenvolvimentos apresentados ali chegam a ser sofríveis, como se fossem uma obrigação, como o caso de Perrin.
O aparente desinteresse de Jordan por Perrin, um dos personagens mais queridos pelos fãs da série nos primeiros livros, é ao mesmo tempo estranho e frustrante. Estranho, pois de uma hora para outra, um dos seus personagens mais bem escritos não é mais interessante de se ler, e frustrante, pois o autor nem mesmo parece se importar com isso. Aqui, nem ao menos vemos um desfecho para o plot que nos apresentado, ficando novamente, para outro livro, fazendo parecer que seus capítulos foram colocados aqui só para dar mais volume, já que os fãs poderiam achar estranho se Perrin não aparecesse novamente.
A sensação que passa ao se ler Coração Invernal é de que se ele fosse acrescentado ao volume anterior, com o corte de umas boas partes, poderíamos ter um livro nos moldes dos que eram os primeiros volumes da série. Mas ainda vale a pena, no final. Nós que já chegamos até aqui, não vamos desistir por causa do dito pior livro da série que se aproxima. O apego pelos personagens é como os raios de sol de primavera, depois de um inverno excessivamente gelado, e nos faz continuar em frente.

O Crowler 07/10/2023

Mais um passo...
Achei um livro bacana, a primeira metade inicial com o Perrin é insuportável, ninguém aguenta mais Perrin assando essa batata gigantesca, gostava bastante dele nos primeiros livros mas quanto mais o tempo passa mais chata fica a trama dele. Os capítulos de Elayne em Andor são ok, eu gosto um pouco dela e apesar da imprudência continuo achando ela legal.
Mat com os seanchan...Não sei muito o que esperar, costumo gostar do Mat mas sempre fiquei agoniado da trama dele com a rainha abusadora sendo tratado como piada. Capítulos do Rand estão muito bons e gosto da jornada da Nynaeve, escolher soltar a Alivia mesmo com todos os perigos que ela poderia causar era o mais correto a se fazer, e não vou mentir que gostei muito da Alivia. Cadsuane continua sendo um ponto alto e vamos vendo aonde a trama vai levar após todas as grandes mudanças desse livro...